Curiosidades, Para imigrantes

Como a Vida nos EUA Mudou Por Causa do Coronavirus

Coronavirus
O uso de máscaras se intesificou devido ao coronavirus.

Muita coisa mudou aqui nos Estados Unidos devido ao coronavirus nestes últimos meses. Lembrando que minhas experiências são de quem vive no Sul da Flórida, se você mora em outra região do país, suas experiências podem variar, então não esqueça de deixar seu comentário depois do fim do post e compartilhar elas conosco 😉.

Não se entra sem máscara
Em muitos restaurantes e supermercados do Sul da Flórida: Não se entra sem máscara

As autoridades da região deram ordens para todos ficarem em casa (Stay-at-home orders) e para usar máscaras quando sairem para locais considerados “essenciais”, os quais ainda abertos, tais quais, supermercados.  O governo estadual da Flórida emitiu uma ordem executiva que vai durar até o dia 30 de abril (se não for estendida).

Somente 5 estados não deram stay-at-home orders. Para mais detalhes das ordens de “ficar em casa” de todos estados, veja estes gráficos.

Empresas, indústrias e comércios que não são classificados pelo governo como “essenciais” estão fechados. Até quando, não sabemos.

Trabalhadores essenciais nos EUA - coronavirus
Imagem – Lista dos tipos de indústrias consideradas essenciais e que não fecharam por causa do coronavirus.

Isso tudo tem afetado tanto empregados quanto empregadores. Muitos empregados foram demitidos ou tiraram licença com a esperança de que seus empregos ainda estejam disponíveis quando tudo voltar ao normal. Os que têm sorte trabalham de casa. Com isso o preço da gasolina caiu, um dos únicos pontos positivos no meio de tudo o que se passa. Mais de 26 milhões de americanos tiveram que pedir seguro desemprego desde que o COVID-19 atingiu o país.

Algumas famílias estão passando por dificuldades financeiras até para se alimentar. O governo liberou um incentivo financeiro para trabalhadores que receberam até certa quantia de salário anual no ano passado para melhorar a situação. Se você paga imposto aqui e ganhou menos que  $75,000 no ano de 2019 provavelmente já recebeu ou está prestes a receber seu cheque do governo. Uma nota importante aqui: Imigrantes que são casados com cidadãos americanos mas que não tem o green card ainda, não poderão receber ajuda do governo.

Se os processos imigratórios já estavam devagar antes, depois do COVID-19, Trump assinou uma ordem executiva suspendendo processos de green card por 60 dias para os que estão aguardando processo fora do país. Os que mais serão atingidos são os que esperam através do visto de trabalho.

Alguns restaurantes ainda estão abertos, porém somente com opções de entrega e pick-up orders. 

Durante as primeiras semanas da notícia do vírus, deu a louca por aqui e  supermercados ficaram sem papel higiênico, desinfetante, alcóol gel e sem papel-toalha. Em muitos mercados ainda não se acha papel higiênico ou papel-toalha. Limites foram postos sob estes produtos para que abusos não ocorressem mais.

Cena normal em supermercados americanos: Máscaras e algumas prateleiras sem produtos.

Por enquanto aulas não tem data para retornar ao normal. Os alunos da rede pública estão estudando de casa (homeschooling), o governo providenciou computadores para alunos que não tinham, e geraram um currículo escolar online. A mesma coisa acontece com estudantes universitários e muitos deles sequer serão graduados.

Algumas universidades se recusam a devolver tuition (taxa escolar) de certas aulas que não podem ser feitas online (ex: aulas de laboratório) e também taxas de estacionamento.

florida-covid-19-beach-closed
As praias nas maioria do estado estão fechadas.

As praias no Sul da Flórida continuam fechadas desde o dia 20 de março, no entanto em outros condados e regiões do estado, algumas praias estão parcialmente abertas. Fica na consciência de cada um escolher ir à praia ou ficar em casa.

Quanto aos testes, a situação ainda está devagar. Há  pouco acesso aos testes. Somente quem tem sintomas pode fazer o teste num dos drive-thrus da região. A notícia boa é que alguns orgãos não-governamentais estão comprando os testes e dando à populações mais carentes, os quais estão mais em risco.

Florida National Guard
Um dos Drive-thrus que oferece testes de COVID-19 na Flórida – porém somente para quem tem sintomas.

Por enquanto é isso que mudou, se você quiser compartilhar sua experiência ou tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Se cuide! Se cada um fizer sua parte, no fim vai dar tudo certo!

3 comentários sobre “Como a Vida nos EUA Mudou Por Causa do Coronavirus

  1. OI Lu obrigada por ser awesome !! amo esse blog estamos buscando dicas de lugares para retire.
    Gostei da galera de Wisconsin e Vermont achei bem positivos em relação ao frio .
    As dicas de Oregon foram ótimas porque não gosto de dias escuros.
    bjs a todos e super obrigada pela sinceridade nos comentários de sua cidade.
    Stay safe home , stay healthy logo essa pandemia passa se Deus quiser.

  2. Lexington em Kentucky está relativamente calma. Somos obrigados a usar máscaras e atividades de verão onde há aglomerações (como cinema ao ar livre em parques por exemplo) foram cancelados. Porém as visitas às reservas naturais e cavernas estão liberadas, algumas mediante reserva. Os restaurantes mantém distância entre as mesas. Todos estão respeitando e não há um estado exacerbado de temor evidente. Agora, o processo de green card está duríssimo, estou casada a um ano e passamos longos périodos sem respostas e quando enfim chega sempre há algo a ser revisto. Quem estiver no processo prepare a paciência e o bolso.

  3. Ola Andie, obrigada pela a informacao! que bom que tudo esta relativamente calmo por ai.Quanto aos processoa de imigracao se antes da pandemia ja estava de vagar agora entao parou tudo, realmente precisa se ter muita paciencia. Abracos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *