Curiosidades, Para Estudantes

Como Se Tornar Advogado Nos EUA?

Demora-se em média 7 anos para se tornar advogado nos Estados Unidos, os primeiros 4 anos são o bacharelado (os bacharelados de preferência são os de economia, política, história, matemática) e 3 anos para obter o doutorado em lei americana (Juris Doctor ou JD).

Como a maioria das Law Schools nos EUA exigem que o interessado tenha um JD de universidades americanas acreditadas pela American Bar Association (ABA), isso complica o objetivo de quem possui o diploma de advocacia brasileiro.

Para remediar essa falta de conhecimento das leis americanas, quem já tem o diploma brasileiro pode tentar admissão no mestrado chamado de LLM (Master of Law Degree), o qual demora de 1 a 2 anos.

A escolha por esse caminho se dá pois alguns estados americanos aceitam que estrangeiros façam o exame da BAR somente com o LLM de uma unviversidade americana. Porém é importante saber que não há garantias de que depois de gastar o tempo e dinheiro num LLM a pessoa conseguirá fazer o exame.

Outra opção é pedir uma revisão do seu diploma brasileiro diretamente com a ABA, o processo demora 1 ano em média, se a aplicação é aceita o estrangeiro pode prestar exame na BAR.

Descubra como se tornar advogado nos EUA do zero ou com diploma brasileiro no gráfico abaixo:

como se tornar advogado nos EUA

15 comentários sobre “Como Se Tornar Advogado Nos EUA?

  1. Lu, muito bom esta sua explicação. Gostaria de saber como se tornar Juiz de direito estadual, e como se tornar Juiz Federal. Para ser Juiz, necessita de prática jurídica ou basta ser aprovado em concurso. Tem que ter o BAR do estado como advogado para poder concorrer ao cargo de Juiz Estadual, e no caso de Juiz Federal ?

  2. oi lu adoro teu blog fico sempre na espequitativa do proximo post rs. mas queria saber se nas universits dos eua existe um limite de idade por que tenho 23 e vejo sempre galera jovem como eu nas universits dos eua. aqui no brasil tem gente de bem mais idade nas faculdades . por q isso acontece? perguntei por que vou estudar nos eua e prefiro pessoas proximas de minha estudando comigo pra ser mais facil pra mim se enturmar e fazer amizades. abraço!

  3. Ola… e como posso enviar o diploma para analise ? o Teste que voce mencionou é similar ao exame de ordem aqui ?

  4. Ola Cris. Não sei. Você tem que pesquisar isso nos sites das BAR associations dos estados listados no gráfico e se preciso entre em contato direto com eles. Quanto a como é a estrutura e etc do exame, simplesmente faça uma pesquisa em motores de pesquisa em inglês que obterá todas informações a respeito. Sucesso!

  5. Olá Lu! Tudo bem? Pretendo cursar Jornalismo no Brasil e, durante o curso, buscar possibilidades de aprimoramento que permitam uma imersão no contexto dos EUA (bolsas, conferências, intercâmbio, etc) para então almejar uma vaga no mercado de trabalho lá após o fim da graduação. Tens alguma informação sobre a necessidade de validação do diploma/situação do mercado para essa profissão? Abraços!!

Faça parte da conversa: