Cultura Americana, Curiosidades

Americano Conta Como É Morar No Brasil

Downtown
por Diego Silvestre via flickr

A entrevista abaixo nos foi concedida pelo Douglas, do canal Fala Aí Douglas no YouTube. Ele é americano, fala português (confira no canal dele), já morou temporariamente no Brasil e passeou bastante por lá. Aqui ele conta como é morar no Brasil através dos olhos gringos, quais as suas impressões sobre o Brasil, o que ele mais curtiu, menos curtiu e o que ele observou sobre a cultura  e o povo brasileiro.

Viver Nos EUA: De que cidade americana você é e em que cidade você mora atualmente?

Douglas: Eu sou de NYC (Manhattan). Agora estou morando em Filadélfia, (Philadelphia) onde eu estudei na faculdade. Espero voltar pra NYC o ano que vem.

V.N.E.: Quantas vezes você já foi para o Brasil e como foi seu processo de adaptação no Brasil quando esteve por lá?

Douglas: Eu fui pro Brasil duas vezes. A primeira vez foi em 2012 depois de fazer um intercâmbio na Argentina. A segunda vez foi em 2014 e fiquei 3 meses no Brasil. Nunca estudei no Brasil mas por um tempo em 2014, eu estava ensinando uma aula de conversação em inglês na USP.

V.N.E.: Com o que foi mais difícil de se acostumar no Brasil?

Douglas: A primeira vez no Brasil eu nem podia me acostumar porque so fiquei lá por 3 semanas. Não era muito difícil me acostumar a segunda vez porque eu estava em São Paulo que é grande mas é parecido com NYC.

V.N.E.: Com o que você teve mais facilidade de se acostumar no Brasil?

Douglas: O que eu tive mais facilidade de me acostumar era fazer amigos. Todos os brasileiros eram muito legais comigo, não importa se era um médico da classe alta ou alguém que vive uma vida bem humilde. Senti muito comfortável em conversar com pessoas que conheci no momento, isso não acontece muito aqui.

 

V.N.E.: O que você mais curtia na cidade brasileira que você morou?

Douglas: Nos 3 meses, eu fiquei em SP por mais ou menos 1 mês e meio. Também passei um mês no Rio de Janeiro. O que eu mais curtia de São Paulo eram os botecos (principalmente para comprar cerjeva e coxinha), os parques  como Parque Vila Lobos e bairros como Liberdade. No Rio de Janeiro o que eu mais curtia era a praia, os lugares para comprar açaí e sucos naturais, lapa e um parque para jogar futebol no bairro de Flamengo.

V.N.E.: O que você menos gostava em São Paulo?

Douglas: O que eu menos gostava em SP era que e muito difícil fazer várias coisas num dia só porque a cidade é tão grande. Às vezes demorou muito para chegar em outros partes da cidade mais isso não me incomodou tanto.

 

V.N.E.: Quantas cidades brasileiras você já visitou? Qual delas você mais gostou?

Douglas: Conheci São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Floripa e Porto Alegre. Até agora é difícil pra dizer o lugar que eu mais gostei, seria entre SP, RJ e Floripa. Mas eu não moraria em Floripa porque era pequeno e não vi muita diversidade lá, prefiro visitar. Eu achei Belo Horizonte uma cidade linda que muitos gringos não conhecem. Porto Alegre era legal mais só fiquei uns dias lá durante minha primeira viagem então não deu para conhecer muito.

 

americano conta como é morar no Brasil
por Mike Vondran via flickr

V.N.E.: O que mais te surpreendeu ao chegar no Brasil?

Douglas: O que me mais suprendeu minha primeira vez no Brasil era como as pessoas me ajudaram muito quando não sabia falar português, estava perdido várias vezes e as pessoas me levariam no metrô e tentaram falar comigo. Pessoas me convidaram para festas ou para jantar no mesmo dia que eu conheci eles.

 

V.N.E.: Você já morou (temporariamente) no Brasil e hoje mora nos Estados Unidos e conhece bastante brasileiros. Na sua opinião, você acha que brasileiros se comportam diferente quando eles vivem no Brasil de quando eles vivem nos EUA?

Douglas: Só morei lá por 3 meses e agora moro aqui. Conheço alguns brasileiros aqui nos EUA, incluíndo a minha namorada que é paulista. A família dela se mudou pra Washington DC o ano passado. Acho que se comportam diferente aqui porque a sociedade é diferente e têm dificuldade fazer amigos que são daqui. Acho que o que muda é o jeito de conversar com qualquer pessoa.

 

V.N.E.:  Você já pensou em morar no Brasil?  E em que cidade gostaria de morar?

Douglas: Eu ja pensei em morar no Brasil. Eu moraria em São Paulo porque tem escritórios de empresas daqui, também é mais parecida com NYC. Eu gostaria de morar no Rio de Janeiro também mas todo mundo me fala que e melhor só ir de férias, não sei não heim.

 

 V.N.E.: Você sente falta de alguma coisa do Brasil?

Douglas: Sinto falta da comida – coxinha, pastel, feijoada, picanha, pão de queijo, etc. Também comprar água de coco de um coco e não uma garrafa na loja. Sinto falta do clima, gosto muito de sair de casa de havaiana. Também sinto falta das pessoas que eram tão amigáveis. Não sinto falta de ficar longe da minha família mais era só isso haha.

 

americano conta como é morar no Brasil
por jacktwo via flickr

 

V.N.E.: Que conselhos você daria para americanos interessados em namorar brasileiras?

Douglas: Eu diria que as brasileiras são as melhores e seria bom para aprender português. Ajuda muito saber português porque não te limite em comunicar e entender o que ela quer dizer pra você, às vezes uma frase parece diferente em português que inglês. Acho que ajuda muito quando você pode entender mais sobre a cultura dela. Dá muito amor porque os brasileiros em geral são mais apaixonados e não tem medo de mostrar o amor/afeição.

 

V.N.E.:  Que conselhos você daria para quem quer morar nos EUA?

Douglas: Para quem quer morar aqui nos EUA, é importante entender que todos os países no mundo têm seus problemas. Lógico que vai ser diferente mais não é tão fácil. Também muitos brasileiros pensam, vou ganhar em dólar, mas você paga em dólar então a custo de vida em cidades como NYC, LA, SF e Miami é alto. Pode sobreviver sem falar inglês mais é muito mais difícil.

 

Acaba aqui a entrevista com o Douglas. Agradeço a ele pela participação. Quer dar sua opinião sobre a entrevista? Comente abaixo.

Faça parte da conversa: