4 Passos Para Aprender Inglês

passos para aprender inglês
por ucentralarkansas via flickr

Conheça abaixo os 4 passos para aprender inglês (ou qualquer idioma):

 

Primeiro passo: O sonho

Se você sonha em falar inglês fluentemente, tem a vontade de poder se comunicar usando o idioma, então você já tomou o primeiro passo.

Se você não tem a força de vontade para te propulsionar, não vou mentir,  seu caminho para aprender o idioma será mais complicado.

Saiba por que é mais complicado aqui.

E leia dicas de como mudar sua percepção do idioma.

E neste último caso, se você quer facilitar as coisas, o que tem que ser feito primeiro é mudar sua perspectiva em relação ao idioma.

Saiba por que você precisa aprender inglês, mesmo se não tem o sonho ou não gosta do idioma ou acha que não leva jeito para a coisa.

Segundo passo: A sua visão

O segundo passo é responder às seguintes perguntas honestamente (cada pessoa terá respostas diferentes):

1. Que mudanças você vê na sua vida se soubesse falar inglês agora?  O que mudaria? Como sua vida melhoraria?

2. O que você se vê fazendo com o uso do idioma?

Precisa de inspiração? Veja como falar inglês muda sua vida.

Como já disse acima, cada pessoa vai ter respostas diferentes e estas diferenças são o que você pode usar como motivação para alcançar seu objetivo de falar inglês fluentemente e também para saber em quais aspectos do idioma se concentrar.

Pois por mais que você queira você tem um tempo limitado e tem que se concentrar no que é mais importante no seu caso.

O que nos leva ao próximo passo.

 

Terceiro passo: O Seu Plano

OK, agora que você já sabe como quer colocar o uso do idioma em prática, redija um plano para colocar seu objetivo em ação.

Como?

Ex: se você quer cursar o ensino superior nos Estados Unidos, vai precisar se inteirar sobre o inglês acadêmico, ou seja, o tipo de inglês usado em universidades e faculdades americanas. Caso contrário você vai ficar perdidinho durante suas aulas e vai ter mais uma coisa para se preocupar além de aprender as matérias e entender o professor.

Se você quer trabalhar nos EUA, saber os jargões mais usados na sua área profissional (caso você queira trabalhar na mesma área) ou em outra área que te interesse (caso você pretenda mudar de profissão.

Se você quer montar seu negócio nos EUA também vai precisar de um vocabulário e termos específicos para negócios.

 

Quarto passo: A Sua Lista.

Agora faça uma lista com o que você precisa FAZER, as AÇÕES que você tem que fazer de acordo com seu plano.

No caso do brasileiro que quer estudar nos EUA, Ele/a  precisa se ligar em fontes que ensinem o inglês acadêmico e que ensine como lidar em situações em campus universitários, o academic English.

Como ele/a vai fazer isso? Engenhos de busca. Todo o conhecimento do planeta está nas pontas dos seus dedos.

O brasileiro que quer trabalhar nos EUA precisa se antenar em fontes que ensinem vocabulário profissional, o business English.

Como ele/a vai fazer isto? Assinando publicações em inglês da sua área profissional, tomando parte em grupos e associações profissionais internacionais, pesquisando fontes que ensinem os jargões que ele/a tem que saber e colocando-os em prática.

O brasileiro que quer montar seu negócio nos EUA também vai precisar do business English, porém com ênfase mais geral do que o citado acima e ao mesmo tempo específico para o tipo de negócio que ele ou ela quer abrir por aqui.

Exemplos de ações que você pode tomar se quer aprender inglês morando nos EUA.

Maneiras de como você pode aprender inglês, no Brasil, nos EUA ou em qualquer país.

Estes são somente 3 exemplos, a partir da análise do seu plano você fará uma lista dos passos que tem que fazer, ou seja, as ações a serem tomadas.

O intuito aqui é sair da sua cabeça, do seu sonho e colocá-lo em prática e assim tornar ele uma realidade. Como já dissen anteriormente, cada pessoa vai ter respostas diferentes e motivações diferentes para aprender inglês, mas o objetivo final é o mesmo.

Você já tem o sonho de falar inglês, agora coloque os demais passos em prática que seu sonho de falar fluente se realizará.

Sucesso!

 

ebook aprender inglês

More about Lu

Brasileira casada com americano. Moro nos EUA há mais de uma década.

Faça parte da conversa: