Visto De Noivo Ou Casado? Qual O Melhor?

visto de noivo (K1) ou de casado (K3)
por bazzat via flickr


Uma grande parte das brasileiras noivas de americanos debatem se é melhor tirar o visto de noiva (K1) ou o de casada (K3) mas há outras opções de vistos para cônjuges de cidadãos americanos e residentes permanentes nos EUA.

Talvez você esteja se perguntando isso, como a Monica, que me enviou um email outro dia me explicando sua história e pedindo qual desses vistos seria o melhor.

Mas a pergunta é, qual tipo de visto é o melhor para sua situação: o de noiva ou o de casada? De uma forma geral o tipo de visto vai depender do país onde o casamento acontece. Como você pode ver neste artigo da embaixada americana há 3 opções para quem pensa em se casar com americanos/as:

Se vocês (você e seu noivo) estão com pressa e querem se mudar para os EUA logo,  a melhor escolha é o visto de noiva, o K1. O site oficial afirma que o visto mais rápido atualemente é o de noiva (K1), ou seja, se tempo é o maior problema no seu caso.

Eu sequer sabia da existência dos chamados vistos de imigrante IR1 e CR1! Os vistos da categoria K são chamados de vistos de não-imigrantes, mesmo tendo em mente que o estrangeiro que o pede pretende morar nos EUA, vai entender essa classificação!

Quando fiz meu processo as opções mais conhecidas eram a do K1 e a do K3. A escolha era mais simples: Quer se casar nos EUA? O K1 é a única opção. Quer se casar no Brasil? O K3 é a opção.

Hoje em dia as coisas estão um pouco mais complexas com os vistos  do IR1 e CR1. Para você ter uma ideia, quando vim para os EUA, não havia a possibilidade de casais gays se casarem  e obterem benefícios imigratórios, não havia também a possibilidade de residentes permanentes patrocinar o green card para seus cônjuges. Muito mudou desde então…

Voltemos às suas opções: Se você não se importa em esperar mais tempo e quer se casar no Brasil, os vistos de imigrantes (IR1 e CR1) costumam ser  mais demorados, porém eles podem sair mais rápido do que o K3. Isso sempre depende da agilidade do consulado em lidar com os diferentes tipos de vistos, então não é algo exato que sempre será verdade.

Algumas perguntas comuns e um visto compatível:

Meu futuro cônjuge é cidadão americano. Qual a melhor escolha?

Se seu future cônjuge é cidadão americano, vocês tem as 3 escolhas de vistos (K1, K3 e IR1/CR1).

Meu futuro cônjuge não é cidadão americano, ele só tem o green card, qual visto escolher?

Agora, se seu futuro cônjuge somente tem o green card, ou seja, se ele é um residente permanente (ainda não é cidadão naturalizado) a única escolha é o IR1/CR1.

Quero me casar no Brasil!

Se vocês querem que o casamento seja feito no Brasil, o visto K1 (de noiva) está fora de cogitação, somente o K3 e o IR1/CR1 são dados para pessoas casadas fora dos EUA.

Quero me casar nos EUA!

A escolha fica mais fácil pois só há uma: O visto de noiva, K1.

Quero meu green card logo!

A melhor escolha então fica entre o IR1/CR1, embora o tempo de espera pelo visto seja maior, o tempo de espera pelo green card é menor. Outra vantagem do IR1 é que com ele pessoa pode começar a trabalhar mais cedo.

Estou casada há menos de 2 anos com um cidadão ou portador de green card:

Então a opção é o CR1. Essa é inclusive a maior diferença entre o IR1 e CR1: O tempo de casado.

Já estou casada com um cidadão ou residente permanente americano há mais de 2 anos:

Então a opção de visto é uma: O IR1.

Quero a opção mais barata:

Então o K3 está fora de cogitação, ele é o mais caro de todos e por isso caiu em desuso.

Tem outra opção?

Sim, ela é chamada de  DCF (Direct Consular Filing), mas é somente dada para americanos que também possuem residência no país no qual o casamento ocorreu, dando um exemplo: Você mora no Brasil e conhece um americano que mora há anos no Brasil e ele é também residente permanente no Brasil e vocês se casam no Brasil.

O processo do DCF é aberto no consulado/embaixada americana no Brasil e se transforma num processo de Ir1 ou Cr1. Então o DCF é como um precursor dos dois vistos de imigrante citados anteriormente.

Uma comparação entre visto de noivo (K1), de casado (K3) e de imigrante (IR1/CR1)

Uma tabela de comparação entre os vistos de noiva (k1), casada (k3) e de imigrante (IR1/CR1).

Tabela de comparação (em inglês)

A tabela acima não é de sites oficiai,  portanto sempre compare elas com as informações atualizadas que você obter (tempo de processos, formulários, valores e etc) nos sites oficiais.

Importante:

Tenha em mente que (essa é outra dúvida comum que recebo) não basta somente se casar com um cidadão americano para ficar em dia com seu status legal. É preciso que o cônjuge dê o segundo passo, o qual é dar continuação no processo para o green card.  Não basta só se casar pois somente fazer isto não te dá o green card automaticamente ou qualquer benefício imigratório.

O número de histórias de brasileiras e outras estrangeiras que se casaram e perderam o tempo para se legalizar dentro do país por que os esposos não abriram o processo do green card é incrível, mesmo vindo com tudo legal, algumas acabaram ficando ilegais por causa disso! Por essa razão você tem que estar inteirada sobre seu tipo de visto, não somente os direitos que ele te dá mas os seus deveres e o que você precisa fazer para manter seu status legal dentro do país.

Mesmo se seu marido cuidar de tudo para você e/ou se vocês contrataram um advogado para cuidar do caso é preicso entender o processo posi seu marido pode cometer erros,  linguagem jurídica é complicada em qualquer idioma e duas cabeças pensam melhor do que uma. Quanto ao seu/sua advogado/a, ele/a tem inúmeros casos imigratórios para cuidar, é seu dever ficar em cima dele/a e se informar sobre os detalhes para ter certeza que tudo está correndo como previsto…

Onde se informar mais sobre o assunto?

No site do USCIS.gov (inglês e espanhol) e no site do consulado americano no Brasil (em inglês e português).

Você veio para os EUA através de casamento? Qual foi sua escolha de visto e quanto tempo demorou seu processo? Conte sua história para nós nos comentários abaixo.

ebook morar nos EUA

101 Dicas Para Quem Quer Morar Nos EUA
Price: $7.00 USD

Gostou do Post? Compartilhe!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Muito obrigada porque eu e o meu noivo americano estamos em um momento de indecisão sobre o que vamos fazer, casar aqui ou nos Estados Unidos

  2. De nada, Jael. Muito obrigada pela mensagem. Sucesso!

  3. Estou estudando a melhor opção…Vou atualizando nos comentários. 🙂 Meu noivo vai conversar com o advogado hoje em St Louis.

  4. Obrigada pela participação, Renata.

  5. Oi,sou casada com cidadão americano ha 1 ano,casamos no Brasil,já estou morando nos EUA tem dois meses.Já tenho ID americana,social security.

  6. Oi Alcione…Então você veio com o visto de casada… Quanto tempo demorou seu processo no todo?

  7. Minha sogra poderia ser minha sponsor ? Pra eu casar com meu noivo que é permanent resident ?

  8. Se eles aceitarem e preencherem os requisitos financeiros, pode ser os co-sponsors. O sponsor sempre será o noivo/a americano/a.

  9. Se a pessoa não tem a cidadania americana ainda, apenas possuí o Green Card. A única saída é o CR1? Por que não pode ser o K1?

  10. Por que a pessoa não tem a cidadania americana. Ela somente pode patrocinar o K1 se for cidadã, Marcelo.

Leave a Reply

Faça parte da conversa: