Para imigrantes

Alternativas Para O Visto De Trabalho (H1B)

opções de vistos de trabalho além do H1B
por juhansonin via flickr

Esse post responde a essa pergunta: Não tenho as qualificações para conseguir o visto de trabalho,o que faço?

Se você não tem como tirar o visto H1B, pois não tem:

  1. 1 – diploma numa profissão com alta demanda nos EUA (diga-se engenharia, analista de sistemas, matemática, ciência e etc
  2. 2.  ou não tem o curso de tecnólogo em tecnologia de informação, por exemplo)
  3. 3- mais o tempo de experiência profissional exigido
  4. 4 – ou ainda não tem uma empresa americana que possa patrocinar esse visto para profissionais da sua área.
  5. As opções que restam são as seguintes:

A primeira é repensar seu plano, o que vale mais a pena para você?

  1. 1. Ter a chance de obter o green card no futuro (lembrando que nem com o H1B isso é garantido)
  2. 2. Ou você quer simplesmente trabalhar aqui por um tempo e ver como as coisas são, conhecer o lugar e etc ou talvez enriquecer seu currículo com o tempo de trabalho aqui, melhorar seu inglês, e depois voltar para o Brasil?

Se a opção que você escolheu é a número 1, infelizmente não tem jeito. Sugiro que você volte a estudar, seja por 4 anos para tirar diploma nas áreas citadas no começo desse texto ou por menos tempo num curso de tecnólogo.

Ou seja, isso vai demorar um pouco e leva investimento de tempo e dinheiro porém essas são as áreas profissionais com mais demanda aqui no momento e provavelmente pela próxima década.

Mude sua perspectiva:

Se você não está mais em idade universitária quem é que disse que você não pode voltar para a estudar? Sei que assim como há o pensamento de que se a pessoa passa dos 30 no Brasil ela está morta, há também a idéia errônea de que se você passou dos 25 estudar é perda de tempo, mas é muito ao contrário.

Que ao invés de incentivarmos o pessoal a estudar, o que fazemos é julgá-los negativamente pelas suas escolhas. Se você passou dessa idade, deixe de dar ouvidos a essas negative nancies e volte a estudar que suas chances de morar aqui melhoram e é um investimento que vale a pena independente do resultado ou o que você decida fazer com sua vida depois.

Tenha um plano:

E se você está em idade universitária ou prestes a entrar nessa fase, estude bastante! Escolha um diploma que te dê mais chances de conseguir o H1B no futuro próximo. Gostemos ou não diversos tipos de engenharia  e profissões que lidam com TI estão em alta demanda nos EUA pela falta de profissionais americanos especializados ou que sequer têm interesse em trabalhar com isso.

O que empresas americanas fazem? Elas precisam do que elas chamam de “talento” para preencher essas vagas. O visto H1B dá a oportunidade de obter o green card.

Não tenho parentes que sejam cidadãos ou grana:

Você não está sozinho nesse quesito, nem todo mundo tem a sorte de ter parente imediato que seja cidadão americano para patrocinar um green card ou o capitalpara investir num negócio (os vistos da categoria E). E ainda com essa “sorte” toda o caminho imigratório é tortuoso e demorado.

Agora, se você quer juntar o capital para investir num negócio aqui, ótimo. Corra atrás! Mas digamos que você não tem como pedir o green card por família, se acha muito velho para voltar a estudar, não é bom de matemática, matava suas aulas de ciência, tem alergia a tecnologia (o que goste ou não é o futuro dos empregos numa escala global) e quer trabalhar nos EUA?

Que tipos de vistos que oferecem um caminho para o green card sobram?

Bem, então você tem outras opções de vistos mas elas são bem mais complicadas de se conseguir:

Se você trabalha numa multinacional que tem filial ou matriz nos Estados Unidos, pode quem sabe pedir um visto de transferência, da categoria L. Você pode ler sobre o visto L1 nessa entrevista.

Se você tem renome comprovado na sua profissão, seja ela artística ou não, você pode tentar os vistos da categoria O. Você pode ter uma idéia do processo para os vistos dessa categoria nesse artigo (em inglês).

Se você é artista ou atleta renomado ou pertence a uma troupe de entretenimento famosa, dê uma olhada nos vistos P.

Não tem nenhum dos requisitos pedidos pelos vistos acima e ainda quer trabalhar nos EUA?

Então há outros tipos de vistos de trabalho que são temporários ou sazonais:

Os vistos da categoria H2A (para trabalhadores rurais, esse visto é sazonal) e os da categoria H2B ( geralmente dado para trabalhadores do ramo de turismo e hotelaria, também sazonal). Mas eles são temporários e não dão um caminho para o green card.

Ou seja, se você quer morar nos EUA através de trabalho, tem que se preparar, e se não tem os requisitos necessários tem que correr atrás.

Resumindo imigrar para os EUA não é fácil, tenha um plano e se ele não dercerto, não desanime! É aí que a flexibilidade brasileira ajuda. Adapte seu plano, corra atrás e sucesso na sua jornada!

Para maiores informações sobre os vistos citados, visite o site do consulado americano no Brasil, eles explicam tudo.

Fique por dentro dos posts do blog!

Cadastre seu email abaixo

Quer morar nos EUA?

Gostou do post? Compartilhe!

19 comentários sobre “Alternativas Para O Visto De Trabalho (H1B)

  1. Sim, a dificuldade é porém conseguir validar o diploma, tirar as certificações para o estado americano de interesse e conseguir um patrocinador para o visto.

  2. Oi lu
    Adorei o post, ja morei nos eua e queria voltar, começei a faculdade de enfermagem no brasil e nao terminei, hoje eu moro em portugal com meu marido e minha filha, queria terminar meu curso de enfermagem nos eua, vc acha que com o visto de estudante consigo fazer meu marido e filha de acompanhantes?

  3. É possível Lara, porém não tenho certeza se acompanhantes de estudantes podem trabalhar, ou seja, seu marido provavelmente não poderá trabalhar enquanto você estiver estudando aqui. Confira isso no site do consulado americano em Portugal. Eles explicam tudo que vocês precisam saber sobre os vistos de estudante. Pesquisem lá e sucesso!

  4. Oi Lu, eu tenho diploma de Publicidade e Propaganda, e estou agora entrando na reta da final do curso de Educação Física (esse segundo já vi que não é essencial para atuar na área nos EUA). Você acha que tem uma boa possibilidade de conseguir um visto de trabalho sem ter uma empresa que patrocine?

  5. Oi Cassia. Por lei, o visto de trabalho exige que se tenha uma empresa patrocinadora. Não tem como conseguir o visto de trabalho sem ter uma.

  6. Oi Lu,

    Estou próximo (1 ano) de finalizar minha faculdade de engenharia civil, e em breve farei meu estágio.
    Saberia informar se já posso dar entrada nas papeladas para solicitação do H1B?
    E se além das vaga para formados, se posso solicitar estágio em empresas americanas estando com esse visto H1B, ou se há algum específico para esse tipo de atuação de estagio.

    Agradeço a atenção

  7. Não sei, Rafael. O que sei é que quem dá entrada no processo é a empresa americana, não você. Ou seja, primeiro você tem que achar uma empresa americana que esteja em busca de um funcionário com as suas qualificações e que esteja disposta a patrocinar o visto H1B. Procure por vagas da sua área em sites de empregos americanos e veja quais empresas oferecem patroício e para que tipo de experiência, qualificações etc, para ver se há estágios sendo oferecidos ou se você precisará de mais experiência, etc. Alguns sites de empregos aqui, incluindo um exclusivo para empresas que contratam estrangeiros: Sites de empregos nos EUA. Também procure se informar mais sobre o processo nos sites oficiais americanos e faça seu resumè em inglês. Sucesso!

  8. Recentemente conclui o curso Técnico em Informática, tenho experiência em Desenvolvimento de Sistemas e, gostaria de saber se apenas com o Técnico seria possível arrumar trabalho em TI? Tenho a intenção de me graduar nos EUA a curto prazo.

  9. Olá gostaria de saber se é possível conseguir um emprego nos EUA sem falar inglês?

  10. Difícil hein, Joseane. Eles exigem inglês até de babás atualmente. Se você quer trabalhar aqui o mínimo pedido é inglês intermediário.

  11. Tenho diploma de técnico em enfermagem, ele vale para trabalhar nos EUA..o q eles pedem?

  12. Olá.
    Trabalho com TI há 9 anos. Tenho especialização em análise de sistemas pela PUC. Tenho diversas certificações de TI reconhecidas internacionalmente como: ITIL, COBIT e SCRUM. Me considero qualificável a uma vaga de TI nos EUA. Mas como posso tentar o HB1 vivendo no Brasil? Deveria tentar um visto de estudante nos EUA e já aí, tentar algo no mercado de trabalho? As empresas podem contratar com visto de estudante e pedir um HB1 posteriormente? Eu realmente estou bem convicto que tenho oportunidade nos EUA, mas não sei o que devo fazer, como fazer, por onde começar. Pode me dar uma luz? Agradeço se puder me dar uma sugestão. Muito obrigado.

  13. Olá Luiz Felipe. A resposta para esta e as suas dúvidas anteriores acabaram de ser publicadas no último post, pois minha resposta ficou enorme. Dê uma lida no artigo: aqui

  14. Eu quero me mudar para os EUA após a aposentadoria….não precisarei trabalhar, apenas curtir e dar oportunidade para meu filho estudar ai… é possível?

Faça parte da conversa: