O Tax Day E Seus Impostos

como fazer impostos nos EUA
por pictures of money via flickr

Dia 15 de abril é tax day nos Estados Unidos, ou seja, é a data final para a entrega dos impostos de todos cidadãos americanos e imigrantes que residem no país. Antes de mais nada vamos definir quem é que pode fazer seus impostos:

Você mesmo:

Se suas finanças não envolvem itens complexos, você não precisa de um contador ou de outro profissional para declarar sua renda. Você pode fazer isso por conta própria, simplesmente tendo em mãos seu documento W-2 (dado pela empresa que te contrata) e usando um dos muitos programas e sites de preparação de impostos pela internet. Alguns exemplos deles:

  • TurboTax
  • TaxAct
  • HrBlock
  • TaxSlayer

É importante saber que embora alguns desses websites ofereçam fazer os impostos de graça, em certos casos eles podem cobrar e os valores variam de acordo com sua situação, complexidade dos seus impostos e etc.

 

Quem precisa de um profissional para fazer impostos?

Mas é claro que em alguns casos a contratação de um profissional é indicada e  em outros até necessária. Se sua renda financeira é mais alta e/ou complexa (ou seja, com inúmeras fontes diferentes de renda), caso você tenha investimentos ou caso você tenha seu negócio nos EUA geralmente é uma boa idéia contratar um profissional.

Também se você é pago por uma empresa do Brasil, ou seja, recebe pagamentos estrangeiros  ou parte da sua renda seja de origem estrangeira- pois os formulários desse tipo são complicados.

E se precisar de um contador, tem que ficar atento a fraudes e saber quem é que tem a autorização para preparar impostos nos EUA e como checar se esses profissionais são licenciados para exercer tal função ou não. Falo mais sobre isso no fim do artigo.

 

Quais os profissionais que podem te ajudar?

 

1. Um contador:

Chamado nos EUA de CPA (sigla de Certified Public Accountant) eles são profissionais, tem que ter licença vigente e oferecem outros serviços além de preparação de impostos.

 

2. Um bookkepper:

Bookkeppers são pessoas que tomam conta da contabilidade de empresas. Eles podem ou não ter certificações e a necessidade de ter as mesmas depende das regras das associações de bookkeepers em cada estado. Como tuuudo nos EUA, get used to it.

3. Um tax preparer:

Pessoas que somente trabalham durante a época de preparação de impostos nos EUA, geralmente começando no mês de dezembro e indo até maio. Alguns deles são certificados como CPA’s, outros não tem sequer o ensino superior completo. Em alguns estados é exigido que eles tenham a licença de CPA para trabalhar como tax preparers, em outros não.

4. Um agente do IRS (sigla para Internal Revenue Service, a Receita americana) e certos advogados podem também fazer impostos.

Algumas dicas para fazer seus impostos:

Vai declarar seu imposto por conta própria?

Use um dicionário de termos financeiros em inglês se algum termo te confundir. Exemplos:

Use também a opção de ajuda do software se não entender algo no formulário. Embora esses softwares sejam bem fáceis de usar – contanto que você saiba inglês.

Cheque as reviews de sites e programas de taxes online ou peça para algum conhecido americano qual programa ele/a usa para fazer os impostos deles.

Vai contratar um profissional para fazer seus impostos?

Cheque se eles são licenciados:

 

  • Os contadores tem que ser licenciados na board de CPA do seu estado. cheque no site deles.
  • O advogado tem que estar em dia com a BAR association do seu estado. Cheque no site da BAR do estado em questão.
  • Ou, se você quer economizar tempo, coloque as informações do agente, advogado, contador ou aturário no site do IRS.

 

Enfim, jamais dê suas informações para pessoas sem checar as credenciais delas antes. Fazer isso é uma maneira de prevenir que suas informações pessoais caiam em mãos erradas durante a tax season.

Fique por dentro dos posts do blog!

Cadastre seu email abaixo

Quero morar nos EUA.

Gostou do post? Compartilhe!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. poderia fazer algum post relacionado ao trabalho no serviço público, ingresso, salários em comparação com a iniciativa privada, semelhanças e diferenças com a contratação/estabilidade/etc no Brasil
    Abraços

  2. Sim, Franciele. Obrigada pela sugestão. Abraços.

Leave a Reply

Faça parte da conversa: