5 Dicas Essenciais Para Aprender Inglês

dicas aprender ingles rapido

por nicasaurusrex via flickr

Muitos dos leitores e assinantes do blog desejam melhorar ou aprender inglês. Então para dar uma forcinha, se tivesse que dar somente 5 dicas para você aprender inglês, independente do método que você escolher para aprender o idioma, eu diria o seguinte:

1. É preciso abrir a mente:

Aprender outra língua é ao mesmo tempo aprender sobre outra cultura, outra maneira de ver o mundo.

Se você não está preparado para entender uma maneira diferente de agir e pensar, você provavelmente terá dificuldades em aprender outro idioma (qualquer idioma). Se você detesta tal cultura vai ser mais difícil assimilar a mesma e entender como usar o idioma na prática.

Se você vive só com brasileiros, só conversa com brasileiros, somente lê livros em português, somente ouve música brasileira – mesmo morando nos EUA – como é que você vai praticar o idioma?

Infelizmente, ou felizmente- dependendo da sua opinião, não há como separar a língua da cultura na qual ela é usada. Por essa razão você também tem que ser firme na sua escolha de qual variante de inglês quer aprender ou seu inglês vai virar uma salada de frutas.

2. “Abrir os ouvidos”

A melhor maneira de aprender algo é “esvaziar seu copo” e enchê-lo novamente, ou seja, você tem que “esquecer” das regras de pronúncia e escrita em português para poder aprender as mesmas em inglês.

Se você insistir em pronunciar palavras em inglês da mesma maneira que as pronunciaria em português, elas vão sair erradas. Se você insiste em escrever palavras em inglês da mesma maneira que palavras em português são escritas, você vai escrever errado.

Se você insiste em querer tradução ao pé da letra para tudo (o que não existe – o primeiro item dessa lista exemplifica isso), você vai passar mais tempo tentando traduzir passagens do que aprendendo inglês.

Veja dicas de como melhorar seu listening aqui.

E veja 101 dicas para melhorar e aprender inglês aqui:

ebook aprender ingles

101 Dicas Para Aprender Inglês
Price: $15.00 USD





3. É preciso imitar:

Se você é um bom imitador você poder ter boas chances de aprender outro idioma mais fácil, para imitar bem você tem que ouvir bem, tentar reproduzir as palavras da maneira mais similar possível e para “apresentar” sua imitação você tem que perder a vergonha de ser julgado pelos outros.

 

4. Usar o idioma em todas situações:

Como outras pessoas e até sozinho. Pensar no idioma, tomar banho e cantar no idioma, criar diálogos na sua mente usando o idioma. Usar inglês para fazer coisas que vocês curte. Pode parecer bobo mas essas são maneiras rápidas de fixar o idioma na sua mente.

 

5. E por último: Perder o medo, a vergonha de se sentir burro por não saber falar tudo.

Quem tem vergonha e é tímido enfrenta maiores obstáculos ao aprender outro idioma, pois mesmo se você começar seu aprendizado sozinho você terá que mais cedo ou mais tarde conversar com falantes nativos do idioma. Essa é aliás é a maneira mais eficaz de testar seu aprendizado.

Você tem que entender que inglês não é sua língua materna, errar é portanto natural, faz parte do aprendizado e acontece até com pessoas fluentes em certas situações. Lembre-se que ninguém é perfeito ou sabe tudo. Nem americanos! (Se você é fluente em inglês e mora ou já visitou os EUA, te convido a deixar exemplos disso nos comentários abaixo)

Agora, você não deve se martirizar pelos erros cometidos mas errar também não é desculpa para continuar errando. Você tem que estar ciente da sua fala, escrita e sotaque para continuar aperfeiçoando o idioma.

Aprender outra língua é um processo consciente, você tem que “estar presente” durante o aprendizado e saber avaliar suas habilidades ou pelo menos conhecer alguém que possa fazer isso para te ajudar a ir além do que você já sabe, consertar seus erros e evitar que eles aconteçam novamente.

São essas minhas 5 dicas essenciais para aprender inglês. Sabe inglês? Quais as suas? Deixe elas nos comentários abaixo.

 

Quer mais dicas de inglês?

Gostou do post? Compartilhe!

Comentários

  1. Post
    Author
  2. Luiz

    Lu, esta certíssima. Visito a América todos os anos(ainda consigo me mudar definitivamente). Todas estas Tips que você deu são a única forma de se aprender English. Já ajudei muitos na américa com o idioma, sejam imigrantes ou estadunidenses. 99% das vezes em informações. Uma vez fui muito elogiado em my English por uma Mrs. Americana que ajudei na Universal e que até hoje nos comunicamos. Ela e a Família. Erre, não tenha medo, os americanos não iram zombar de você, pois são muito educados, até lhe ajudam(é muito legal, faz um bem enorme a alma). Raros casos negativos acontecem(infelizmente). Good luck and remember, err is human.

  3. Tânia Lucia Zilio

    Bom dia, quero ir aos EUA para estudar 3 meses de inglês, em fev de 2017. A sugestão do meu irmão, que conhece bem os EUA, é que eu vá a uma pequena cidade mais ao norte, sugeriu no Maine. Pois bem, vocês conhecem alguma escola que eu possa contactar para isso? Agradeço e aguardo resposta.

  4. Post
    Author

Faça parte da conversa: