Como Melhorar Seu Listening?

como melhorar o listening inglês
por naveenjamal via flickr

Quando aprendemos inglês há diferentes áreas que devemos dominar para nos virarmos bem: uma delas é a fala (speaking), a outra é a gramática (grammar), outra é a escrita (writing) e claro a escuta, chamada em inglês de  Listening (clique na palavra para ouvir como ela é pronunciada).

Saber listening é essencial para entender a língua inglesa, mas também uma das maiores dificuldades de alunos brasileiros. É importante saber, porém que dificuldades com o listening fazem parte do aprendizado de qualquer idioma.

Nosso ouvido não está acostumado a ouvir trechos longos em outra língua e não sabemos distinguir onde uma palavra começa e a outra termina. Então não é um problema com você e sim uma questão de costume.

E se você pensa que somente beginners (iniciantes) têm esse problema, se engana. Você pode achar que é fluente em inglês e pode falar super bem, ter estudado anos de inglês, mas é ao chegar nos EUA que vai se deparar com a rapidez dos nativos e poderá ter dificuldades para entender o inglês de certas pessoas também, até o da televisão e das rádios. O bom é que com o passar do tempo seu ouvido se acostuma, no caso dos alunos mais avançados isso se dá naturalmente.

Mas no caso de alunos iniciantes é necessário ter mais paciência e praticar mais. Com prática é possível “abrir” seu ouvido e passar a entender melhor o que americanos estão falando, mesmo se você for um beginner.

Nesse artigo vou dar dicas de como melhorar seu listening (para diferentes níveis de inglês) e sites que você pode usar para praticar com seu ouvido. Vamos às dicas:

1: Ouça podcasts em inglês:

Podcasts (clique na palavra para ouvir como pronunciá-la) são arquivos de áudio digitais, você pode baixá-los em ouvir no seu computador, tablete e até celular.

Exemplos de sites com podcasts:

  • ESL Gold  (esse site tem uma lista de diversos podcasts e também vídeos)
  • CNN podcasts (nível mais avançado, os áudios são que nem o de notícias na TV, ou seja, rápidos)
  • NPR podcasts (nível intermediário e avançado)

2: Baixe audiobooks:

Audiobooks são arquivos de livros falados. Alguns sites com audiobooks em inglês:

  • AgendaWeb (áudio de livros de literatura clássica mudial mais os download dos textos dos livros)
  • ESL Bits (áudio de livros de literatura clássica mundial e histórias curtas)

3: Ouça rádios americanas:

Se você é iniciante e mora nos Estados Unidos, não estou falando das estações do seu carro enquanto você está indo para o trabalho – pois os anunciantes falam muito rápido. Eu deixaria a rádio do carro para quando você tiver mais desenvoltura no inglês.

Estou me referindo a rádios online, tipo  NPR.org e VOA News (link abaixo). Depois que você tiver acostumado com o ritmo da NPR, por exemplo, você pode tentar o rádio do carro, o qual é mais rápido.

Sites:

  • VOA news (com áudio em diversas velocidades, perfeito para iniciantes e ainda por cima você fica por dentro das notícias mundiais)

 ebook aprender ingles

101 Dicas Para Aprender Inglês
Price: $15.00 USD

4: Use um dicionário online com pronúncia:

Todo aluno de inglês tem que saber como lidar com dicionários, sejam eles físicos ou online. A vantagem dos dicionários online é que muitas das suas entradas têm áudio de pronúncia. Então se você ouviu uma palavra esquisita e não faz idéia de como pronunciá-la, peça para quem a disse escrevê-la e você pode dar uma olhada e “escutada” num dicionário online.

Isso também pode ser útil quando você sabe que tem dificuldades em pronunciar certas palavras, é só checar no dicionário online e repetir até conseguir. Ou ainda quando você se deparar com palavras que não consegue /não tem certeza como ler pois a escrita delas é complicada.

Resumindo, faça uma lista daquelas palavras que você não consegue entender a pronúncia e ouça uma a uma no dicionário online. Repita cada um delas quantas vezes for necessário. Se precisar, grave sua voz e compare com a gravação nativa.

5: Assista televisão e shows em inglês:

Primeiro se certifique que o show é americano e tem atores americanos- isso é importante pois você quer melhorar a escuta de inglês americano não de outro país. No começo vai tudo parecer muito rápido mas com o passar do tempo seu ouvido se acostuma e você saberá o que eles estão falando.

Shows são cheios de gírias (slangs- clique na palavra para ouví-la) e expressões idiomáticas (chamadas de idioms -clique na palavra para ouvir a pronúncia). Se precisar entender gírias e expressões idiomáticas recomendo esses sites.

Se você está nos EUA isso é fácil, ligue sua televisão. Se você está no Brasil, Netflix é uma opção, agora não sei se os shows do Netflix Brasil são dublados, se forem não ajuda. Mas o Wanderson deixou um comentário sobre o Netflix e mais dicas interessantes:

“Que legal as dicas, Lu. Coisas que faço também são, colocar legendas em inglês no Netflix (…) e coloquei meu celular, ipad, PC e netbook e tv em inglês (…)”

-Wanderson

Aprenda inglês com clipes de filmes e seriados:

6: Use a opção do closed caption (legendas) da TV, nos vídeos do YouTube em filmes

Depois de ligar a TV, coloque legendas nos programas e shows. Já vou avisando que as legendas não vão ser perfeitas, mas  ajudam a quem sabe pouco do idioma. Mostrei como colocar legendas em vídeos do YouTube nesse artigo.

7: Use músicas com letras e tente acompanhá-las.

Você pode primeiramente tentar acompanhar a letra, você vai saber se não estiver acompanhando. Depois de se acostumar com a música, você pode testar seu ouvido com exercícios de completar a letra – esses tipos de exercícios são chamados de cloze exercises (nem todo cloze exercise é com música, ele pode serfeito  com um trecho de áudio ou até com um podcast) e são extremamente comuns.

Site para praticar o listening com letras de música:

8: Use websites com exercícios de listening.

Exercícios de listening vem em todos formatos e tamanhos. Como disse no parágrafo acima, com músicas e trechos de áudio para completar, ouvir um trecho e responder perguntas sobre o trecho e etc. Mais uma vez, tenha certeza que o inglês usado é americano. Alguns sites colocam uma bandeira nos áudios para indicar o país de origem dos falantes, já outros não.

Sites com exercícios de listening:

  • English Listening (com diferentes tipos de inglês, fique atento, mas você pode ouvir os áudios e 3 velocidades diferentes e 3 níveis)
  • ELLO (com transcrição dos áudios eexercícios)
  • ESOL Courses (lições com 4 níveis de inglês, do beginner até avançado mas eles possuem áudio em inglês britânico também).
  • ELS Lab (com 3 níveis de dificulade mais exercícios)

9: “Nada funcionou e agora?” Ou “Quero ir mais além”

Agora, se você ja tentou tudo que listei acima e ainda assim continua tendo problemas com seu listening, você precisa de ajuda e sugiro que você contrate um professor particular de inglês. Aulas em turma nesse caso só vão confundir seu ouvido mais ainda.

Sites de listening para estudantes mais avançados (vídeos em inglês):

  • EngVid (um vídeo com dicas de como melhorar seu listening, esse site tem diversos vídeos)

Indico o mesmo para quem queira praticar com um nativo e não tenha acesso a um. Você sequer precisa vir para os Estados Unidos para praticar, há inúmeros websites para contratar  professores nativos para aulas por Skype, Whatsapp e outros programas de chat.

Se você mora nos EUA são outros quinhentos, para praticar é só sair de casa e começar a falar, seja com o açougueiro, com o caixa do supermercado, com a vizinha, com o carteiro.

Enfim, jogue a vergonha para lá e fale pois timidez também atrapalha seu inglês. Você vai cometer erros? Claro que vai, inglês não é sua língua materna mas lembre-se de duas coisas: É  errando que se aprende e como americanos dizem practice makes perfect!

Pratique e boa sorte!

QUERO MAIS DICAS DE INGLÊS!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Lu, obrigada pelas dicas. Seu blog é ótimo. Queria um conselho, tenho a possibilidade de fazer um estágio nos Estados Unidos, estou estudando inglês em um intercâmbio e meu nível é pré-intermediário, daqui algumas semanas chego ao intermediário.
    Consigo me sair bem no estágio com nível intermediário? Claro que estando aí continuarei estudando e acredito que tendo contato com a língua posso melhorar.

  2. Que legal as dicas Lu, algumas coisas que faco tambem sao, colocar legendas em ingles na Netflix, escuto radios americanas no meu PC, assisto CNN na minha TV, e coloquei meu celular, ipad, PC, notebook e tv em ingles,faco exercicios na academia escutando meus podcasts em ingles, ESL, estou em uma aula particular tb, conversation.
    Bjoka e parabens pelo blog, acompanho por aqui e pelo facebook

  3. Olá Ana,

    Obrigada por acompanhar o blog. Olha, sinceramente não sei, você certamente terá que se esforçar mais num período de tempo menor, se você trabalha bem sob pressão, isso tende a ajudar. Agora se você se enbanana sob pressão, a situação tende a complicar. Mas minha recomendação é que você se concentre em diálogos, áudio e artigos relacionados a sua área de estágio e também um pouco de inglês acadêmico ajudaria, ou seja, busque materiais da sua área. Além disso , como você está no pré-intermediário tem que acelerar seu domínio de gramática e recomendo que você dê uma revisada nos seus pontos fracos gramaticais, todo mundo tem pontos fortes e fracos em todas as áreas, se concentre em melhorar os fracos pois você tem pouco tempo. É isso, sucesso e espero que você curta sua estadia! Apareça sempre!

  4. Nossa, Wanderson. Muito bom! Vou adicionar algumas das suas dicas ao artigo. Obrigada por partilhar sua experiência, dicas e volte sempre! Beijos.

  5. Amei o post! Foi muito útil!!! Obrigada!

  6. Obrigada Marília. Sucesso nos seus estudos!

  7. que bom que meu comentario foi util, viajo sempre aos USA e alugo um carro para desbravar o pais, isso deixa a gente bem proximo aos americanos
    Bjoka

  8. Olha me ajudou mas eu tenho um inglês bem bem básico to fazendo o 9º ano e na escola pública que ensina um inglês que não e suficiente para se comunicar por favor me indique um curso online

  9. Indiquei vários aqui, Anônimo: 10 sites para aprender e praticar inglês. Sucesso!

  10. Olha, muito boas suas dicas. Essa das rádios, então!!!!!! Obrigada, Deus te ajude tbm!!!!

  11. Obrigada Jos. Fico contente em saber que você curtiu as dicas e está colocando elas prática. Sucesso nos seus estudos!

Leave a Reply

Faça parte da conversa: