
A entrevista de hoje é com a Joelma, ela é do Amazonas e atualmente em Ohio. Veja o que ela tem a dizer sobre suas experiências sendo estrangeira por lá:

Viver Nos EUA: Há quanto tempo você mora nos EUA e onde? Em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?
Joelma: Bem,moro em Ohio na cidade de Orwell há 5 meses. No Brasil minha cidade natal é Manaus, no Amazonas.Vim para os Estados Unidos com o visto de noiva (K1) já que meu esposo é cidadão Americano.
V.N.E.: Como foi seu processo de adaptação tendo em mente as diferenças da sua cidade natal no Brasil e na cidade que você vive?
Joelma: Na verdade ainda estou em fase de adaptação. Tudo muito diferente aqui. Moro no interior,onde há muitas fazendas,muito pacato,não tem ônibus e nem se vê muito movimento de carros. Estava acostumada com a loucura da cidade, fora o frio que aqui é uma loucura, para quem estava acostumada a uma temperatura de quase 40 graus aqui chega a -20 graus.
V.N.E.: O que você mais curte em Ohio?
Joelma: Estou adorando que aqui os vizinhos vivem longe um do outro, cada qual vive sua vida, ninguém se incomoda com ninguém. Não se escuta música alta de vizinho inoportuno e ainda me sinto mais segura que no Brasil onde a violência está cada vez pior. Os Americanos podem carregar armas para se defender, então isso é bom para mim.
V.N.E.: O que você menos gosta nesse estado?
Joelma: Com certeza o frio extremo, não é muito agradável sair de casa quando o vento congela seu rosto e você tem a sensação que vai se tornar um boneco de neve.

V.N.E.: O que mais te surpreendeu ao chegar em Ohio?
Joelma: Duas coisas que vi me deixaram bem surpresa: Uma delas é Banco 24 horas Drive Through, simplesmente vocênao precisa descer do seu carro para sacar seu dinheiro, isso é maravilhoso, não se vê isso no Brasil. Outra coisa que até hoje ainda me surpreende é chegar nos locais como supermercados e ver aquelas senhoras de 50 e poucos anos ou 60 trabalhando nos caixas ou arrumando os produtos nas prateleiras, aqui é muito comum. Sabe-se que no Brasil essa mão de obra de pessoas mais velhas é totalmente descartada pelos jovens.
V.N.E.: Há alguma atração turística em Ohio que você recomenda?
Joelma: Na verdade, Orwell é uma cidade pequena então as pessoas costumam se deslocar para Cleveland para se divertirem. Há algumas coisas para se fazer e visitar, por exemplo, o Rock and Roll Hall of Fame Museum, Progressive Field Cleveland Indians para quem curte baseball, The Great Lakes Science Center é um museu muito interessante para quem gosta de experiências científicas.E tem muito mais para ver.

V.N.E.: Há um perfil ou perfis típicos dos habitantes de Ohio?
Joelma: Onde moro tem muitas pessoas mais velhas, aposentadas. Aqui eles realmente procuram estudar e ter uma profissão,muitos são casados. É o que tenho observado.
V.N.E.: Você trocaria sua vida em Orwell pela vida em outra cidade ou estado americano?
Joelma: Sim, trocaria para a Flórida, um lugar onde não neva. Nem meu esposo que vive aqui a vida inteira nunca se adaptou ao frio horrendo. Imagina eu.
V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido na sua cidade?
Joelma: Com a comida. Tudo aqui é diferente. Mesmo que tenha o mesmo nome que em português, não se iluda, o sabor é totalmente diferente. Mas não é ruim, eles tem comida boa sim.

V.N.E.: Com o que você não se acostumou até hoje?
Joelma: Com o frio sem pensar duas vezes. Aí você é obrigada a ficar só em casa sem fazer nada, sem poder sair. Fica muito monótomo.
V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil?
Joelma: Na verdade, ainda não. Gosto daqui. As pessoas são muito boas, os lugares são lindos. Então voltar para o Brasil ainda está fora dos meus pensamentos.
V.N.E.: Do que você sente mais falta do Brasil?
Joelma: Da minha família linda e a comida. Oh como faz falta.
V.N.E.: Que conselhos voce daria para quem quer viver nos EUA?
Joelma: Na minha opinião para quem quer viver aqui, poderia começar com algum curso, estudando e quem sabe futuramente encontrar um emprego e ai começar uma vida aqui. Se encontrar o amor da sua vida daqui, melhor ainda, que foi meu caso.
Termina aqui a entrevista com a Joelma, agradeço a ela pela participação. Você mora em outro estado americano e gostaria de contar suas experiências para nós? Use o formulário de contato para falar comigo.
Como eu poderia entrar em contato com a Joelma?
Adorei a entrevista, estou indo morar na Alemanha, então foi ótimo,ajudou muito.
estou indo me casar com um americano de Lancaster Ohio tem algo a dizer dessa cidade