Do Amazonas A Ohio


Warning: preg_replace(): Unknown modifier '/' in /home/passap5/public_html/wp-content/plugins/jetpack/class.photon.php on line 332
como é morar em Ohio
por liorshapira via flickr

A entrevista de hoje é com a Joelma, ela é do Amazonas e atualmente em Ohio. Veja o que ela tem a dizer sobre suas experiências sendo estrangeira por lá:

OHMap-doton-Orwell
mapa de Ohio com Orwell em destaque via wikimedia commons

Viver Nos EUA: Há quanto tempo você mora nos EUA e onde? Em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?

Joelma: Bem,moro em Ohio na cidade de Orwell há 5 meses. No Brasil minha cidade natal é Manaus, no Amazonas.Vim para os Estados Unidos com o visto de noiva (K1) já que meu esposo é cidadão Americano.

V.N.E.:  Como foi seu processo de adaptação tendo em mente as  diferenças da sua cidade natal no Brasil e na cidade que você vive?

Joelma: Na verdade ainda estou em fase de adaptação. Tudo muito diferente aqui. Moro no interior,onde há muitas fazendas,muito pacato,não tem ônibus e nem se vê muito movimento de carros. Estava acostumada com a loucura da cidade, fora o frio que aqui é uma loucura, para quem estava acostumada a uma temperatura de quase 40 graus aqui chega a -20 graus.

V.N.E.:  O que você mais curte em Ohio?

Joelma: Estou adorando que aqui os vizinhos vivem longe um do outro, cada qual vive sua vida, ninguém se incomoda com ninguém. Não se escuta música alta de vizinho inoportuno e ainda me sinto mais segura que no Brasil onde a violência está cada vez pior. Os Americanos podem carregar armas para se defender, então isso é bom para mim.

V.N.E.:  O que você menos gosta nesse estado?

Joelma: Com certeza o frio extremo, não é muito agradável sair de casa quando o vento congela seu rosto e você tem a sensação que vai se tornar um boneco de neve.

como é morar em Ohio
por Mark K. via flickr

V.N.E.:  O que mais te surpreendeu ao chegar em Ohio?

Joelma: Duas coisas que vi me deixaram bem surpresa: Uma delas é Banco 24 horas Drive Through, simplesmente vocênao precisa descer do seu carro para sacar seu dinheiro, isso é maravilhoso, não se vê isso no Brasil. Outra coisa que até hoje ainda me surpreende é chegar nos locais como supermercados e ver aquelas senhoras de 50 e poucos anos ou 60 trabalhando nos caixas ou arrumando os produtos nas prateleiras, aqui é muito comum. Sabe-se que no Brasil essa mão de obra de pessoas mais velhas é totalmente descartada pelos jovens.

V.N.E.:   Há alguma atração turística em Ohio que você recomenda?

Joelma: Na verdade, Orwell é uma cidade pequena então as pessoas costumam se deslocar para Cleveland para se divertirem. Há algumas coisas para se fazer e visitar, por exemplo, o Rock and Roll Hall of Fame Museum, Progressive Field Cleveland Indians para quem curte baseball, The Great Lakes Science Center é um museu muito interessante para quem gosta de experiências científicas.E tem muito mais para ver.

via wikimedia commons

V.N.E.:   Há um perfil ou perfis típicos dos habitantes de Ohio?

Joelma: Onde moro tem muitas pessoas mais velhas, aposentadas. Aqui eles realmente procuram estudar e ter uma profissão,muitos são casados. É o que tenho observado.

V.N.E.:  Você trocaria sua vida em Orwell pela vida em outra cidade ou estado americano?

Joelma: Sim, trocaria para a Flórida, um lugar onde não neva. Nem meu esposo que vive aqui a vida inteira nunca se adaptou ao frio horrendo. Imagina eu.

V.N.E.:  Com o que você se acostumou mais rápido na sua cidade?

Joelma: Com a comida. Tudo aqui é diferente. Mesmo que tenha o mesmo nome que em português, não se iluda, o sabor é totalmente diferente. Mas não é ruim, eles tem comida boa sim.

como é morar em Ohio
por cats_mom via flickr

V.N.E.:  Com o que você não se acostumou até hoje?

Joelma: Com o frio sem pensar duas vezes. Aí você é obrigada a ficar só em casa sem fazer nada, sem poder sair. Fica muito monótomo.

V.N.E.:   Você já pensou em voltar para o Brasil?

Joelma: Na verdade, ainda não. Gosto daqui. As pessoas são muito boas, os lugares são lindos. Então voltar para o Brasil ainda está fora dos meus pensamentos.

V.N.E.:  Do que você sente mais falta do Brasil?

Joelma: Da minha família linda e a comida. Oh como faz falta.

V.N.E.:  Que conselhos voce daria para quem quer viver nos EUA?

Joelma:  Na minha opinião para quem quer viver aqui, poderia começar com algum curso, estudando e quem sabe futuramente encontrar um emprego e ai começar uma vida aqui. Se encontrar o amor da sua vida daqui, melhor ainda, que foi meu caso.

Termina aqui a entrevista com a Joelma, agradeço a ela pela participação. Você mora em outro estado americano e gostaria de contar suas experiências para nós? Use o formulário de contato para falar comigo.

Quer saber mais da vida nos EUA? COMPRE MEUS EBOOKS!

Gostou do post? Compartilhe!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Leave a Reply

Faça parte da conversa: