Curiosidades, Para Estudantes, Para imigrantes

O Que É Homeschooling?

homeschooling
by martyhadding via flickr

Você sabe o que é homeschooling? Já ouviu falar? Além de ter a escolha de colocar seus filhos nos diversos tipos de escolas públicas ou particulares americanas, há outra opção para pais educarem seus filhos: Por conta própria e fazer isso nos Estados Unidos é chamado de homeschooling.

Por Que fazer homeschooling?

Os motivos que levam pais a educarem seus filhos dessa maneira são vários, alguns o fazem por motivos financeiros já que é caro pagar por escolas privadas, outros por pouca satisfação com o currículo escolar público, problemas com bullying, com a falta de segurança e violência nas escolas e ainda aqueles que o fazem por razões profissionais, seja por que a família viaja constantemente ou por um dos pais possuírem uma agenda mais flexível e/ou trabalharem de casa.

No caso de famílias com crianças especiais, o motivo costuma ser a falta de suporte e resistência das escolas em prover o necessário (devido a dificuldades físicas ou intelectuais das crianças) para as crianças se desenvolverem num ambiente escolar inclusivo. Nem todos os estados enfrentam esses problemas com a educação especial, no entanto ele ainda é persistente nos demais.

Como se dá o processo de educar seus filhos em casa?

Há leis de homeschooling e elas estão descritas nos websites dos distritos regionais educacionais, os pais interessados em fazer homeschooling devem se informar no site do distrito escolar onde eles moram. Como quase tudo nos EUA, cada distrito tem suas leis específicas.

Mas algumas informações gerais caso você esteja analisando a possibilidade de educar seus filhos em casa nos EUA:

Sobre o currículo:

O currículo, por incrível que pareça, não precisa ser o mesmo currículo das escolas públicas e é possível tanto comprar currículos prontos quanto montar um currículo específico de acordo com as necessidades da criança. Há ainda a possibilidade de matricular a criança em cursos online.

Sobre a socialização das crianças:

Uma preocupação constante de pais que cogitam homeschooling é a socialização dos pequenos mas isso não é um problemas já que há grupos de apoio a homeschooling que se reúnem regularmente para as crianças brincarem.

Como é que vou conseguir ensinar meus filhos?

Outro receio é ensinar a criança sem ter formação acadêmica ou curso para tal – embora alguns pais que façam homeschooling têm essa formação, claro –  e os grupos mencionados acima também trocam idéias sobre currículos e materiais, conversam sobre as dificuldades enfrentadas em homeschooling, fazem feiras de materiais usados, além de promover atividades recreativas e field trips para a molecada. É fácil encontrar esses grupos na internet.

Mas os filhos poderão entrar para a faculdade depois de terem sido ensinados em casa?

E como homeschooling é considerado tão válido quanto o currículo de escolas públicas americanas, mesmo depois de ter sido educada em casa a criança poderá entrar para a faculdade no futuro.

Você está cogitando a idéia de ensinar seus filhos de casa? Conhece alguém que já o fez? Já experimentou fazer homeschooling?  Que motivos te levaram a fazer isso e como foi sua experiência? Conte para nós abaixo.

Faça parte da conversa: