Dúvidas Comuns Sobre O Green Card

O green card é um documento que ilude a muitos interessados em viver nos EUA, embora por cima todos saibam o que ter ele significa, não se sabe os pormenores de como obter e manter esse documento.

Lembrando que você, como imigrante ou futuro imigrante, não só pode como deve ler sobre seu processo e sobre o green card para seu tipo de visto nos sites oficiais (o do consulado americano no Brasil e no do USCIS.gov).

Se você tiver interessado em saber mais sobre o green card pode ler o que escrevi aqui. Porém ainda há algumas dúvidas comuns que sempre recebo sobre o cartão de residência permanente, veja algumas delas a seguir:

 

“Como conseguir o green card através de alistamento militar?

Veja como aqui.

 

“Como conseguir green card por trabalho?”

Saiba mais aqui.

 

“Quem tem green card tem direito ao visto de noiva?”

Quem tem o green card não precisa tirar visto de noiva. Talvez a pergunta aqui tenha sido que se a pessoa tem o green card ela pode patrocinar o visto de noiva para uma brasileira. Nesse caso sim, ela pode.

 

“Estudando nos EUA consigo o green card?”

Só estudando não. É preciso talvez conseguir um visto de trabalho vinculado a sua área de estudo, por exemplo.

 

“Somente pelo fato de ter nível superior posso ter o green card?”

Se você com seu nível superior completo conseguir um visto de trabalhador especializado, sim. Agora só ter o ensino superior não dá direito a green card.

 

“Alguém já conseguiu green card por irmão?”

Sim, há um processo para irmãos porém ele é demorado. Veja essa e outras maneiras de se obter um green card nesse infográfico.

 

“Europeu consegue green card por investimento nos EUA?”

Sim, europeu ou não se tem dinheiro o suficiente (o investimento é menor para europeus do que brasileiros) para investir.

 

“O green card tem validade?”

Sim, no caso do visto de noiva que se casaram pouco antes de abrir o proceso para o GC, o primeiro green card é chamado de temporário por um motivo rsrs ele vale por 2 anos, depois você tem que renová-lo e daí recebe o chamado de green card permanente, que dura 10 anos e que também deve ser renovado antes de expirar caso você decida não se tornar cidadão americano.

Para o tempo de validade em outros casos, favor ler o site do USCIS.gov.

 

“Para quê serve o green card?”

Esse documento dá ao brasileiro ou estrangeiro a permissao de morar e trabalhar e estudar dentro dos EUA. A pessoa tem quase todos os direitos de um cidadão americano.

 

“Quais as vantagens de ter o green card?”

Poder trabalhar no que quiser, estudar o que quiser, morar onde quiser nos Estados Unidos, poder sair para fora do país sem precisar pedir visto de re-entrada.

 

 “É possível perder o green card? Como? “

Sim. Das seguintes maneiras:

1.   Cometendo crime ou fraude.

2.    Ficando fora dos EUA por mais tempo do que a imigração permite para portadores do green card – maiores informações sobre esse período no site do USCIS.gov.

3.   Esquecer de renovar o green card de acordo com as instruções dos sites oficiais de imigração.

 

“O green card da direito a voto?”

Não. Somente cidadãos americanos ou estrangeiros naturalizados podem votar.

 

“O visto x tem que pagar dinheiro para obter o green card?”

Todos processos para o green card tem que ser pagos, há taxas de documentos, advogados se for preciso e etc.

 

“Posso ter um green card e morar no Brasil?”

Poder você pode, mas se morar fora dos EUA por mais do tempo permitido, já perdeu seu green card. O green card é dado para quem quer morar nos EUA. Se a pessoa quer morar fora, por que tirou o green card?

 

Essas são algumas das dúvidas sobre o green card que recebo constantemente. Para detalhes sobre o green card recomendo que visite o site do consulado americano no Brasil. Eles explicam tudo sobre vistos e processos para obter o green card.

Dúvidas adicionais? Comente abaixo.

quero morar nos eua!

Gostou do post? Compartilhe!

Comentários

  1. Luiz Santos

    Pois é Lu. Era um sonho meu e da família viver de forma permanente e legal nos EUA. Estou me aposentando e minha esposa é Podóloga ainda em atividade e meu filho ainda é criança(10 anos). Já tentei Canadá. Mas o perfil de aposentado tirou nossas esperanças. Você, com seu grande conhecimento demonstrado no seu blog(que sempre leio), veria alguma luz no fim-do-tunel para realizar este sonho? Tenho fluência no idioma e meu filho esta aprendendo. Grande abraço.

  2. Post
    Author
  3. Marlon Dutra

    Green card por trabalho não é limitado em 2 anos, nem condicional. O cartão já vem com 10 anos e o status é permanente, desde que as regras sejam cumpridas, como você bem escreveu.

  4. Post
    Author
    Lu

    Olá Marlon. A pessoa que fez a pergunta não especificou o visto. Expliquei com o processo pelo qual passei, o do visto de noiva e há variações até dentro dessa categoria sobre o recebimento do green card. Como o disclaimer diz, não sou advogada e como sempre lembro pelos artigos do blog os interessados sempre tem que se informar sobre os pormenores de cada visto e processo para o GC nos sites oficiais, ou seja, do consulado e do USCIS.

Faça parte da conversa: