Americano Dá Dicas De Fluência Em Inglês

como ficar fluente em inglês

Hello, how are you?

Meu nome é Kevin Porter e hoje eu vou confessar para você, como eu um americano, cheguei no Brasil falando português fluentemente, sem nunca ter estado aqui antes. Você não vai acreditar na minha história, mas pode ser que seja parecida com a sua!

Então, segue comigo, paciência com o gringo, que o gringo vai contar tudinho rsrsrs. Assim como você, só que ao contrário, eu queria vir para o Brasil desde muito cedo, eu achava o povo brasileiro muito interessante e queria servir como voluntário em uma comunidade no Paraná.

Lembro como se fosse hoje o dia em que ouvi pela primeira vez falar do Brasil, eu ainda era criança… Pegava o ônibus escolar (aquele grande amarelo que veja nos filmes) e na rota para casa, tinha uma Brasileira. Ela sempre era sorridente e feliz. Bem acolhedora. Resolvi saber mais sobre o Brasil e o que eu encontrei foi uma terra linda, cheia de natureza e muita gente bonita e sorridente.

Então cresci e esse desejo só foi aumentando, e meu desejo de ser voluntário também, então um dia um amigo me falou sobre a oportunidade de servir em uma comunidade carente no Brasil que precisa muito de ajuda, não pensei duas vezes disse sim.

Só que fiquei sabendo que ninguém da comunidade falava Inglês e eu falava 0 de Português… Precisei urgente aprender português. Eu pensava: “Como eu posso ir para um país estranho e não saber me comunicar?”

Então a primeira coisa que fiz foi procurar uma escola que ensinava português, mas essa escola não era boa, gastei muito dinheiro e não aprendi nada…fiquei frustrado e até pensei em desistir de meu sonho, talvez você esteja se identificando comigo, eu ouvia pessoas dizendo, “você só irá aprender português se morar no Brasil”… Mas eu pensava “Eu tenho que chegar nessa comunidade carente onde ninguém fala inglês falando português, porque meu serviço não será completo se eu não puder me comunicar”.

Então eu decidi que aprenderia ou morreria tentando. Um pouco dramático não? rs…Pode até parecer dramático, mas era minha decisão, meu desejo forte de servir e aquilo fazia meu coração se encher de motivação!

Do que eu contei para você até agora, eu posso deixar dois aprendizados, se você quer aprender inglês, como eu queria aprender português, você precisa:

1. Ter um motivo forte:

Eu queria vir para o Brasil, e iria dar meu sangue para isso, você precisa pensar qual seu grande motivo, aquilo que faz você pensar ”isso me motiva para aprender inglês?

  • Pode ser um emprego no exterior
  • Uma viagem
  •  Morar fora
  • Ter novas oportunidade
  • Ou fugir da crise

Qualquer coisa serve, mas tem que ser seu motivo.

2. Tomar a decisão:

Depois de tomar a decisão que eu iria aprender ou morrer tentando eu me tornei muito dedicado, afinal amo minha vida rsrs mas de verdade eu pensei que não iria parar até conseguir.

  • Faça a sua declaração, fale para você, que você irá assumir esse compromisso que é aprender inglês.

Assim eu segui meu caminho e minha missão, aprendi português em 4 meses e hoje sei falar 5 línguas, entre elas Dinamarquês, espanhol, italiano e um poquinho de Inglês kk.

Acreditem ou não, eu conheci minha esposa nessa comunidade no Brasil, então realmente era meu destino, hoje 9 anos depois, tenho uma família linda com 4 filhos, isso mesmo, 4 filhos e somos muito felizes, tudo porque não desisti do meu sonho.

Um dos segredos que vou revelar para você hoje: “É que precisa aprender com o que você ama, então das 3 dicas de ouro que vou deixar aqui hoje, você precisa encontrar assuntos que você seja apaixonado.” Exemplo: Se você ama conhecer curiosidade sobre países, use essas dicas.

Vamos as dicas para você, assim como eu fiz com o português, fazer com inglês, colocar o inglês na sua vida e aprender muito mais rápido que você pensa.

Dica 1:

Assista novelas, seriados e filmes em inglês, sei que pode parecer uma dica boba, mas aqui vem o grande segredo. Assista primeiro em inglês com legendas em português, depois troque as legendas para inglês e assista novamente.

Eu assisti muita novela brasileira quando morava fora e era muito engraçado, me lembro até o nome de uma “Como uma Onda no Mar”. Sim eu fui noveleiro, como vocês falam aqui no Brasil.

Dica 2:

Abra mão, isso mesmo, abra mão de uma coisa que você faz todo dia em português e faça ela inglês, assim todos os dias você coloca o inglês a sua vida, não precisa ser radical, cada dia abra mão de um coisa, ou cada semana, vá no seu ritmo.

Exemplo, se você ouve música todos os dias, ouça musica em inglês, preste atenção nas palavras, se tiver tempo, olhe a letra em inglês e veja quais palavras você conhece.

Se você adora ler, ao invés de ler um livro ou artigo em português, procure algo dependendo do seu nível, em inglês para ler, artigos em inglês, noticias em jornais ou livros.

Dica 3:

Encontre alguém para praticar, eu me meti em uma comunidade de brasileiros na minha cidade, eles me acolheram muito bem, e eu pude aprender muito, sempre ia a jantares e tentava estar ao máximo junto com eles.

Tem uma coisa que aprendi com todos os brasileiros que conheço, amigos e alunos do meu curso, é que vocês brasileiros tem uma vergonha enorme de falar errado, a última dica que eu dou é arrisque, perca a vergonha e vá em busca dos seus sonhos.

Quando cheguei no Brasil, uma coisa me chamou muita atenção, as pessoas ficavam chocadas com meu português e até achavam que eu não era gringo…

Quando percebi a necessidade que os brasileiros tinham com a língua inglesa, meu coração de novo bateu mais forte e eu senti que aí estava minha nova missão nesse país lindo, ajudar as pessoas a aprenderem inglês assim como eu um dia aprendi português.

Se você gostaria de aprender mais sobre a minha história e como derrubar os seus bloqueios de falar Inglês fluente, convido você para acessar o meu site.

Abraço e grato pela atenção!

Esse post foi escrito pelo Kevin Porter. Ele é americano, mora no Brasil e o criador do site Empreendedor Sem Fronteiras. Você encontrá-lo no Facebook e no YouTube.

Termina aqui o artigo do Kevin. Já experimentou alguma das dicas dele para aprender outro idioma? Tem outras dicas que acha importante para estudantes da língua inglesa? Comente abaixo. Morou ou mora nos EUA e quer partilhar sua experiência com o idioma conosco? Veja como fazê-lo aqui.

Quer saber mais sobre os EUA? Leia os ebooks da Lu!
Gostou do post? Compartilhe!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Parabéns pela história Kevin! Assim como você, sou parte disso exatamente ao contrário. Suas dicas são realmente eficientes. Grande Abraço, Ricardo.

  2. Eu fiz exatamente o que o amigo gringo disse, só que para aprender inglês. Na minha entrevista de visto o oficial consular estranhou meu sotaque, pois disse que eu falava como americano. Quando estive nos EUA, 1 mês depois ninguém acreditava que eu era estrangeiro e que nunca havia ido pra lá. Bom demais isso.

Leave a Reply

Faça parte da conversa: