Por Que Se Arrependeram De Morar Nos EUA?

razoes brasileiros se arrependem de morar fora
by mrsdkrebs via flickr

Nem todos gostam da vida nos Estados Unidos e não são todos que conseguem se acostumar por aqui. Veja abaixo algumas das possíveis razões pelas quais brasileiros que vem morar nos Estados Unidos se arrependem:

  1. Por que eles não se prepararam direito ou não tinham informações e suporte necessários para melhorar de vida ou para alcançar os objetivos deles aqui. Veja dicas de como evitar tudo isso aqui.
  2. Por que eles se depararam com dificuldades durante o processo imigratório. A empresa desistiu do processo de trabalho ou não renovou o contrato, o imigrante não pôde trazer toda a família junto e coisas do tipo.
  3. Por que ele vieram de “qualquer jeito” e isso complica tudo, o que faz a vida ser mais difícil e em certos casos insuportáveis.
  4. Por que eles não aguentam de saudades (estejam eles legais ou não dentro do país) seja da família, dos amigos, da comida, do “calor brasileiro”, da agitação.
  5. Por que eles gostavam de dar um jeitinho em tudo no Brasil ou tinham uma posição elevada lá, tinham regalias, e ao chegar aqui se deparam com uma realidade diferente, que eles são tratados de maneira diferente e para a pior por causa do “jeitinho”.
  6. Por que eles simplesmente não conseguem se acostumar com a vida nos EUA, com o jeito dos americanos, com o clima, com os valores da sociedade aqui em geral. Nem todo mundo é flexível e aberto a novas experiências (sejam elas positivas ou negativas) o suficiente para viver fora.
  7. Por que eles têm preconceitos arraigados contra os EUA, por incrível que pareça tem gente que tem a oportunidade de vir para cá (facilmente) e simultâneamente se encaixa nessa categoria.
  8. Por que eles tem uma vida toda construída (família, carreira boa dinheiro, status, um legado ou negócio de família a continuar etc) no Brasil e não querem recomeçar do zero aqui. EUA para eles é igual a férias, compras e só isso. Morar? Só se for temporariamente.
  9. Por que eles não aguentam o tranco. Viver fora pode ser uma maravilha mas não é fácil e não são todos que aguentam ser imigrante no exterior, especialmente se eles estiverem sozinhos e sem apoio algum seja da família no Brasil ou sem amigos nos EUA.
  10. Por que eles amam o Brasil demais para querer viver em qualquer outro lugar do mundo.

Essas são as razões mais comuns pelas quais alguns brasileiros que vivem nos EUA podem se arrepender de viver aqui.

Já morou nos EUA e hoje vive no Brasil? Quais seus motivos para ter deixado a Terra do Tio Sam? Conte para nós nos comentários abaixo.

Quer saber mais sobre os EUA? Leia os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe!

More about Lu

Brasileira casada com americano. Moro nos EUA há mais de uma década.

9 thoughts on “Por Que Se Arrependeram De Morar Nos EUA?

  1. Vivian

    Tive o prazer de morar la por pouco mais de um ano, e mesmo tendo que comecar do zero teria ficado la de vez se nao fosse meu visto nao ter dado certo quando vim renovar e fazer tudo dentro la lei americana. Nao ficaria aqui e a vida la é mais dificil, mas com mais qualidade. Infelizmente tenho que admitir isso! Agora seja como Deus quiser! ??????

  2. Lu

    Obrigada pela participação, Vivian. Volte sempre!

  3. carlos

    Eu só voltei pro Brasil porque as autoridades americanas não permitiram que eu ficasse ai, eu amo essa terra um dia vou voltar é só terminar minha faculdade, e eu grencard ficar pronto

  4. Lu

    Obrigada pela participação, Carlos.

  5. Luís Henrique

    Morei no estado de Washington por um ano e meio durante intercâmbio, tinha visto de estudante, bolsa… mas a bolsa acabou e tive que voltar pra este país em crise. Quero muito voltar pra ficar, não aguento mais o Brasil, não aguento o governo e nem a cultura. Não tive uma experiência boa nos EUA pra conseguir estágio, foi muito difícil e acabei conseguindo um que não foi exatamente o que queria então sai com a impressão que não é fácil conseguir emprego nos EUA sendo brasileiro, mesmo com permissão de trabalho. Penso em formar e tentar conseguir a validação de diploma para fazer a prova PE e conseguir licensa pra trabalhar como engenheiro. Sei que esse processo é muito longo, caro e sem garantias. Gostaria de morar na California. Perdi a oportunidade de me casar com uma americana, agora não sei se vai ser fácil morar legalmente nos EUA, posso tentar conseguir uma vaga em uma empresa brasileira que tem filiais lá como a Odebrecht, posso tentar uma bolsa de pós graduação. Se voce pensar em outras formas que eu poderia ter outra oportunidade de morar ai por favor me diga.

    facebook.com/luishenriquearagao
    este é o link da minha página no facebook

  6. Leila Franzen Boeing

    A pergunta é: com cidadania alemã facilita para conseguir emprego nos EUA?

  7. Lu

    Olá Leila,

    É a mesma coisa, tanto um brasileiro que tem somente o passaporte brasileiro quanto um que tem o passaporte alemão vão ter que passar pelo mesmo processo de seleção e de visto de trabalho. Agora, se a vaga que você busca dá pontos por se falar alemão e você fala o idioma, mais o português e inglês fluente, daí você pode ter alguma vantagem. Mas isso seria para vagas que pedem esses idiomas. O que muda para quem tem passaporte europeu é no visto de investidor, daí europeus tem que investir menos capital para abrir o processo.

  8. Tânia Maria Vieira de Oliceira

    O aposentado brasileiro tem direito a algum visto especial?

  9. Lu

    Não.Você pode ler sobre todos os vistos disponíveis para seu caso no site do consulado americano no Brasil. Sucesso!

Faça parte da conversa: