De Soldado A Cidadão Americano

 

cidania americana atraves do exercito e marinha

Pensa-se que para poder entrar para as forças armadas americanas é exigido ou ser cidadão, ou já ter o green card (também chamado de cartão de residência permanente) ou estar no processo de conseguir um dos dois.

Porém desde 2010,  as forças armadas americana (mais precisamente o Exército e a Marinha) contam com um programa de recrutamento pelo qual estrangeiros portadores de certos vistos das categorias não-imigrantes podem pular o processo do green card e ganhar a cidadania rapidamente.

Para clarificar as coisas, há duas categorias de vistos para os Estados Unidos, a primeira é a de vistos de imigrantes, ou seja, esses vistos dão um caminho para o estrangeiro aplicar para o processo do green card – quando você obtém um desses vistos subentende-se que você irá morar indefinitivamente nos EUA desde que você siga o processo certinho ou que terá a oportunidade para tal num futuro próximo – e os vistos de não-imigrantes, os quais não dão essa oportunidade de morar indefinitivamente nos EUA.

Voltando ao programa, ele é chamado de MAVNI (sigla para Military Accessions Vital To The National Interest) e sua premissa é de recrutar estrangeiros com profissões em alta demanda nas forças armadas (atualmente eles estão em busca de profissionais da área médica) e/ou que sejam nativos e tenham habilidades linguísticas em idiomas específicos, os quais por sua vez são importantes para comunicações em solo estrangeiro. Um desses idiomas é o português.

Além da cidadania rápida, o estrangeiro qualificado também poderá obter dinheiro para continuação de seus estudos e treinamento na sua área profissional.

Quais os requerimentos?

O site do exército americano lista os requerimentos nessa página mas podemos dizer que basicamente sejam esses:

  • Diploma do ensino médio e uma boa nota do teste de conhecimento gerais que o Exército/Marinha aplica.
  • Os estrangeiros interessados tem que pertencer a categorias específicas de vistos não-imigrantes (todas elas listadas no site do link acima).
  • Eles devem morar nos EUA legalmente por um período de no mínimo 2 anos e sem ter se ausentado do país por mais de 3 meses.
  • Para os que tem habilidades profissionais em demanda  é preciso ter licença  e/ou certificações americanas para poder exercer a profissão.
  • E obviamente terminar o treinamento do programa e o mínimo de tempo de forças armadas requerido, pois se o processo for interrompido o estrangeiro perde seus direitos imigratórios.

Maiores informações podem ser obtidas no centro de recrutamento do exército/marinha mais próximo de você.

Você é brasileiro e está alistado ou tentando entrar para as forças armadas dos EUA? Já ouviu falar desse programa? Conte para nós sua experiência nos comentários abaixo.

Quer mais dicas? Leia os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Como faço para obter a licença G-845?

  2. Olá Anderson, Recomendo que você pesquise sobre isso aqui: USCIS G-845

  3. Oi tudo bem? estou na Irlanda em Dublin quero saber se com meu passaporte espanhol eu poderia aplicar para o exército. E NO CASO EU IR COMO turista quanto tempo eu posso ficar com passaporte europeu ( mudando de assunto) são 3 meses ou da para ficar 6 com o Esta

  4. Olá,

    Para se alistar nas forças armadas é preciso ter no mínimo o green card, você pode confirmar isso no link do exército listado no artigo, dê uma pesquisada por lá. O tempo permitido vai depender do oficial no porto de entrada, é ele/ela quem decide quanto tempo você poderá ficar dentro do país, pode ser uma semana, 2, 3 meses ou os 6 meses em sua totalidade. Não tem como saber até passar pela inspeção do porto de entrada.

  5. você só pode se alistar no exercito como imigrante se estiver residente a 2 anos e 3 meses ?? fora isso não tem outra opção ??

  6. Lucas, pelo que sei as forças armadas exigem que a pessoa já tenha permissão de morar e trabalhar nos EUA antes de se alistar, ou seja, que já tenha documentos. Os detalhes não sei ao certo. Você tem que checar isso no site do ramo das forças armadas que mais te interessa. Quanto ao programa MAVNI, ele não parece ter sido renovado e portanto não será viável até que eles decidam renová-lo. Para saber quando e se eles vão renovar o programa, você tem que ficar atento aos sites das forças armadas americanas. Sucesso!

Leave a Reply

Faça parte da conversa: