Semelhanças Entre Americanos E Brasileiros

o que Brasil e USA tem em comum?

Desde que criei o blog tenho falado bastante das diferenças culturais entre brasileiros e americanos porém ainda não falei das semelhanças. Sim, embora nossas culturas sejam diferentes ainda temos pontos em comum, veja quais são eles a seguir:

  1. Ambos somos de raças misturadas e descendentes de imigrantes. Uma mistura de nações veio a formar ambos países.
  2.  E nossas culinárias refletem isso. É um quebra cabeça de sabores de origens diferentes em ambos lados.
  3. Simpáticos. Sim, ambos são povos simpáticos, turistas que vem para cá de outros países e que vão ao Brasil dizem o mesmo. Turistas mal-encarados de outros países lamentam a simpatia dos americanos e provavelmente teriam um piti no Brasil haha E brasileiros que vem para cá ficam espantados com a simpatia americana.
  4. Ambos sabem muito pouco do país do outro. Se você diz para americanos que falamos português ou que há brancos no Brasil, eles ficam boquiabertos. Se digo que há americanos sarados e que ao contrário do que se pensa eles são adeptos do DIY e não filhos mimados que não sabem fazer nada sozinhos e que esperam ter tudo nas mãos, os brazucas ficam boquiabertos. Portanto há idéias e caricaturas erradas de ambos lados.
  5. Ambos somos nações pouco entendidas pelos demais países. Os EUA com sua dicotomia de Igreja e Estado, saúde e obesidade e o Brasil com sua dicotomia de país conservador e país da libidinagem.
  6. Ambos temos idiomas complicados de aprender e de entender.
  7. Ambos temos regiões distintas dentro do próprio país com suas sub-culturas e forte identidade regional.
  8. Ambos temos dialetos engraçados dentro dos nossos países e que variam bastante .
  9. Sem dúvidas ambos queremos ver nossos países numa situação melhor. E ambos reclamamos da situação atual.

Enfim somos similares pois queremos respeito, educação, um futuro melhor para as próximas gerações e liberdade de expressão, religiosa e de orientação sexual (ou pelo menos a maioria quer). E viva as nossas diferenças!

Você mora nos EUA e gostaria de adicionar outros pontos semelhantes entre americanos e brasileiros? Deixe seu comentário abaixo.

Veja mais dicas sobre a vida nos EUA!
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

Comentários

  1. Karollayne

    Muto bom esse post, Lu! Tem como você fazer um post sobre operadoras telefônicas e de celulares? Obrigado, Lu. Bjs.

  2. Post
    Author
    Lu

    Olá Karollayne. Obrigada pelo comentário e sugestão. O que exatamente você gostaria de saber sobre as operadores telefônicas e de celular americanas?

  3. Nicholas

    Lu,
    enfatizando o comentario da Carol:
    Voce pode falar sobre custos,planos,cobertura, plano de dados, pós venda, estrutura de telefonia móvel,regulações(se e feita pelo governo ou pela associação seja ela que for),etc. Ha inúmeras hipóteses a ser levantadas entre os dois países nessa área de comunicação tao vital para a população de suas nações.

  4. rita

    meu marido nao gosta de falar português,não quer aprender,mas fico chocada,cada brasileira que conheço,como os seus maridos americanos amam o Brasil e querem sim aprender português,a maioria fala,e muito bem,outro dia fui visitar meu filho em North Carolina,fiquei tao feliz,conheci um americano esposo de uma brasileira,nunca vi um americano amar tanto o Brasil,inclusive ele fala português muito bem,um fato engraçado,ele queria tanto estar em conexão com os brasileiros,que ele fez questão de tirar um CPF,e quando não sabia falar nossa língua,ela disse que passava vergonha,haha,ele ficava olhando e tirava o CPF do bolso e mostrava e dizia:eu tenho CPF,muito legal

  5. Post
    Author
  6. Post
    Author
    Lu

    Pois é, Rita. São raros os que querem rsrs Mas se levarmos em conta que não é só com o português, é com qualquer outro idioma.

  7. Post
    Author
    Lu

    Olá Nicholas,
    Obrigada pelo esclarecimento. Vou preparar algo sobre o assunto. Quanto a pós venda, falei sobre esse tipo de atendimento nesse post: o SAC de pós venda nos Estados Unidos
    e uma das maiores empresas de telefonia dos EUA está listada no artigo e há um vídeo sobre ela.

  8. Nerilene

    Olá! Estou em Chicago a quase 3 meses em um intercâmbio pago pelos EUA. Concordo sim com as semelhanças,porém há alguns pontos que acho bem diferente aqui: os norte -americanos são simpáticos, mas ao modo “não me toque” de ajudar. Penso que são receptivos, mas tão pouco hospitaleiros. Hospitalidade é um fator forte do Brasil e elogios não faltam para isso. Ao meu ver acho o Brasil conservador sim, até isso ser de debatido quando a conversas durante as minhas aulas no college que estudo. Muitos aqui acham o país é mais liberal e democrático que US. E as fundamentos vão desde a constituição brasileira ser recente até aos sistemas de saúde e educação públicos. E sobre os norte americanos acharem que o Brasil respira sexualidade, sim isso é verdade.

Faça parte da conversa: