
Quer saber como é viver na Georgia e no estado do Maine? Leia a entrevista que o Victor Menezes nos concedeu abaixo, ele conta suas experiências de vida nesses dois estados.
Viver Nos EUA: Em que cidades/estados americanos você morou/mora e há quanto tempo você vive nos Estados Unidos? Em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?
Victor: Eu sou de Campo Mourão, Paraná, e com 16 anos decidi fazer um intercâmbio de 1 ano antes do vestibular. Apliquei para bolsas de estudos em escolas particulares americanas e recebi 5 oportunidades. Em 2012, acabei escolhendo ir para a Thornton Academy em Saco, Maine. No final do intercâmbio, escolhi terminar o ensino médio na minha escola americana. Eu recentemente me formei no ensino médio e agora estudo engenharia na Georgia Tech, em Atlanta, Geórgia.
V.N.E.: Como foi sua adaptação inicial em Maine? O que foi mais difícil, o que foi mais fácil, como você lidou com tudo isso?
Victor: A minha adaptação no Maine foi relativamente tranquila. O pessoal do Maine é muito amigável e isso me ajudou na transição. O mais fácil foi fazer amizades e interagir com os americanos. O mais difícil foi ficar longe da minha família pela primeira vez, desenvolver meu inglês e enfretar o frio do Maine. Para alguém que nunca tinha visto neve, enfrentar nevasca com 2 metros de neve e temperaturas de -30C não foi fácil.
V.N.E.: Como foi sua adaptação na Georgia? Qual dos dois processos de adaptação foi o mais fácil?
Victor: A minha adaptação na Geórgia foi tranquila porque eu já sabia a lingua e já conhecia o país. O mais difícil foi me adaptar com o pessoal daqui. Eu sai do extremo norte para o sul dos EUA. A maior diferença são as pessoas. No Maine, todo mundo é muito educado e amigável. Aqui na Geórgia, o pessoal vive mais no stress da cidade grande. Também eu sai de um estado onde 95% da população é branca, para uma cidade onde 70% é afrodescendente.

V.N.E.: O que mais muda, ao seu ver, ao estudar nos EUA versus no Brasil?
Victor: Estudar nos EUA é mais produtivo que no Brasil. Honestamente, eu consigo ir ao banco e pegar ônibus sem enfrentar fila. A universidade tem tudo que eu necessito para focar nos EUA: dormitório, refeitórios, bibliotecas, centro de saúde, academia, e entre outros. Outra coisa é que os alunos são forçados a aprender e não somente decorar. Existem “provinhas semanais” que exigem a dedicação do aluno.
V.N.E.: O que você mais curte em Maine e o que você mais curte na Georgia?
Victor: O que eu mais gosto do Maine é poder esquiar todos os finais de semana durante o inverno, e poder ir à praia quase todos os dias durante o verão. O que eu mais gosto da Geórgia é o clima mais parecido com o do Brasil, e as opções fora do campus, como parques e restaurantes.
V.N.E.: O que você menos gosta nesses dois estados?
Victor: O que eu menos gosto do Maine é o frio, e o que eu menos gosto da Geórgia é como as pessoas te tratam.
V.N.E.: Como você descreveria sua a vida nesses dois estados? Qual a maior diferença em viver neles?
Victor: A vida no Maine é muito calma e tranquila, enquanto a vida na Geórgia é muito intensa. No Maine, eu aprendi a ser uma pessoa mais humilde, educada e a ter mais empatia. Na Geórgia, estou aprendendo a ser uma pessoal mais competitiva e produtiva. Realmente, a maior diferença é a convivência com as pessoas.
V.N.E.: O que você fazia para passar seu tempo livre em Maine e o que faz na Georgia?
Victor: No Maine, eu jogava tênis, ia para academia, esquiava e saia com amigos. Aqui na Geórgia, eu tenho menos tempo livre, mas consigo ir para a academia, ir para festas e sair com os meus amigos.
V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas nessas duas áreas? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ?
Victor: Como eu já citei, a população do Maine é mais idosa, 95% branca, com nível educacional mais alta, normalmente democrata, e com sonhos de viver perto de casa. Na Geórgia, a população é mais jovem, 70% é afrodescendente, nível educacional é mais baixo no geral, e com mais diversidade.
V.N.E.: Quais dos dois estados você mais gostou de morar?
Victor: Eu prefiro morar na Geórgia por causa das oportunidades e do clima. Porém, sinto muita falta das pessoas do Maine.
V.N.E.: Você já visitou outros estados americanos? Acha que gostaria de morar em algum deles?
Victor: Eu já visitei 17 estados americanos em 4 viagens de carro e avião. Eu teria vontade de morar na Califórnia se possível. O clima é ótimo e as pessoas parecem ser bem animadas.
V.N.E.: O que brasileiros que desejam morar em Maine devem saber? E que dicas você daria para os brasileiros que querem viver na Georgia?
Victor: O brasileiro que forem para o Maine devem estar preparados para o frio e a neve, porém fique tranquilo que as pessoas estarão de braços abertos. Para o brasileiros que vierem para a Geórgia, esteja preparado para o choque entre diferente etnias, para a “pressa” das pessoas, e o inglês difícil de entender. Às vezes, parece que não se fala inglês na Geórgia, parece mais um dialeto cheio de gírias.
V.N.E.: Que conselhos são os mais importantes, na sua opinião, para quem deseja vir para os Estados Unidos da maneira que você veio?
Victor: O meus conselhos para o estudante que quiser vir para os EUA são: esteja aberto para todas a oportunidades, aproveite cada experiência nova, conheça novas culturas e outras partes dos EUA, e nunca desita dos seus sonhos. Além disso, seja humilde e entenda que o mundo é imensamente maior que o Brasil. Honestamente, hoje vejo nosso país com outros olhos. Porém, nunca deixe seus valores e suas essências.
Termina aqui a entrevista. Agradeço ao Victor Menezes pelas respostas e pela cortesia de imagens. Você também já morou ou vai morar ou em Maine ou na Georgia e tem dúvidas ou gostaria de acrescentar algo à entrevista? Comente abaixo.
Ayy didn’t understand any of this but congrats Victor!!
Não entendi o que você disse sobre a diferença entre a população dos dois estados , afrodescendentes conversam menos?
Você já estudou em universidade brasileira ?
Lucilene, ninguém melhor do que o Victor para te explicar. Mas relendo a entrevista, não vi nada que diz que afrodescendentes conversam menos. O que ele disse das diferenças foi o seguinte:
Que em Maine a maioria da população é de raça branca e na Geórgia de raça negra, especialmente em Atlanta.
Que em Maine eles são mais liberais, progressistas e democratas e na Geórgia a maioria da população é mais religiosa e conservadora. Mas Atlanta é mais misturada nesse sentido.
Em Maine a população em geral têm maior nível educacional e na Geórgia o nível educacional em geral é menor.
Mas estou curiosa… Por que você perguntou se ele já estudou em alguma universidade brasileira?
Oi. Tem um programa no Maine de visite lá e se resolver ficar e trabalhar a empresa paga suas despesas. Só que divulgaram isso para o mundo todo. Logo lá tem muita oferta de trabalho e não tem mão em obra. Qnd entrei no site das empresas disseram que ouve um erro ao ser traduzido para os brasileiros. Achei isso um absurdo.
Nossa Thatiane! Interessante pois o governador do Maine não gosta muito de imigrantes…
thatiane. Li o mesmo que vc. Foi por isso que vim parar nesta pagina, com a entrevista do vitor. Achei que era sobre trabalhe em Maine. A divulgacao eh visite Maine e more em Maine. Inclusive falando sobre a escassez de mao de obra em determinadas areas. Bem…acho que se trata de uma dessas ciladas da internet.O site que traz a propaganda eh ViajeiBonito!!!
Vitorrrrr….ha possibilidade de viver trabalhando em Maine????