Dicas Para A Parte Falada Do TOEFL iBT

como estudar para a parte falada do TOEFL ibt

Você vai encontrar diversos posts pela internet sobre a parte escrita do TOEFL, a parte de interpretação de texto e etc. Posso dizer isso pois já escrevi artigos sobre esses assuntos. Porém um dos artigos que você não vê todo dia é sobre a parte falada do TOEFL iBT (TOEFL internet based test).

Isso mesmo, esse teste possui uma seção na qual você tem que abrir a boca e eles gravam tudo que você disser. Ela analisa sua habilidade de se comunicar em ambientes acadêmicos americanos, ou seja, universidades.

A seção falada do TOEFL iBT dura 20 minutos, dos quais você tem de 45 a 60 segundos para responder a 6 atividades, podendo elas ser perguntas, pedir para você dar sua opinião sobre palestras ou responder/comentar sobre diálogos que você ouviu.

O tempo para preparar sua resposta é de 15 a 20 segundos. Você pode fazer anotações, mas com esse tempo você tem que ser rápido ao escrever.

Mas como você treina para isso? Veja algumas opções e dicas para treinar sua fala para a parte falada do TOEFL iBT abaixo:

 

  • Você pode praticar no site oficial do TOEFL. Eles respondem a todas suas dúvidas e você pode comprar uma mini-versão do teste e ver como você se sairia e o que você tem que melhorar.
  • Contrate um professor particular de inglês e treinar com ele especificamente para essa seção do teste. Você pode também participar de aulas de inglês especializadas no TOEFL iBT.
  • Grave sua voz: Ler ou ouvir a uma pergunta e gravar sua resposta. Com isso você pode ver quanto tempo você demorou para formular e responder a pergunta e melhorar.
  • Use um timer: Você pode usar um timer e/ou um alarme para te avisar que os 20 segundos que você tinha para formular sua resposta já passaram.
  • Peça ajuda para um amigo que fala inglês fluente ou a um amigo estrangeiro: Se você quer ir um passo além você pode pedir a um conhecido americano para “julgar” a fluência das suas respostas.
  • Converse com americanos, na sua escola de inglês ou online. Isso vai te ajudar a ficar mais tranquilo ao falar o idioma.
  • Baixe aplicativos: Você pode ainda baixar aplicativos de celular (ou no seu computador) que treinem essa parte específica do TOEFL iBT.  Inclusive você pode achar aplicativos e extensões para todas seções desse e de outros testes padrão de inglês.
  • Melhore o tempo que você leva preparando sua resposta: Outra coisa importante a fazer é ser rápido com suas anotações durante os 20 segundos que você possui para formular o que você vai dizer no microfone.
  • Use de letra legível e de abreviações no seu rascunho: Se você acha que vai ter problemas ao escrever o que vai falar, você pode treinar essa área também. Use um timer e procure seguir uma sequência lógica, escrever de maneira legível (já que você terá que entender o que rascunhou) e usar abreviações para ajudar a diminuir o tempo que você demora escrevendo.

Bem, essas são algumas dicas para melhorar a parte falada (speaking) do TOEFL iBT. Já fez o teste? Tem outras dicas? Já usou algumas das dicas citada acima? Deixe seu comentário abaixo.

Quer mais dicas de inglês? Leia os ebooks da Lu!
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Minha esposa está tentando atingir os 26 pontos no speaking (por exigência do órgão responsável de fisioterapia nos USA, pois ela quer validar a profissão lá) e já fez o teste quatro vezes e “empacou” nos 24 pontos. Todas as dicas que deu são muito importantes, mas ela teve que apelar para professores americanos especializados que dão dicas importantíssimas sobre o critério de avaliação do TOEFL. Parece caro, mas não é… Porém a abordagem é totalmente diferente dos livros oficiais do TOEFL e do que o próprio site indica e ensina! Mesmo assim, se vc já tem um conhecimento avançado ou fluente, estudando sozinho pode chegar tranquilamente à pontuação que as universidades pedem, até 24 pontos. Já para encarar uma validação de profissão os órgãos são mais exigentes!! Aproveitando, gostamos muito do seu site e estamos sem atentos às dicas… Espero estar aí por esses lados em breve!

  2. Olá Marcos. Obrigada pela participação. Volte sempre e sucesso para vocês dois!

  3. LU EU TAVA DESESPERADAAAAAAAAAAAAA COM MILHÕES DE DÚVIDAS, E DEI DE CARA COM TEU BLOG AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII OBRIGADAAAAAAAAA.

  4. Olá Barbara. Muito obrigada pelo comentário. Há mais dicas de inglês na seção “aprenda inglês” do blog. Sucesso nos seus estudos!

Leave a Reply

Faça parte da conversa: