Como É Viver Em Schaumburg, Illinois?

como é morar em Illinois
Village of Schaumburg, Illinois by kenlund via flickr

A entrevista de hoje é com um brasileiro que vive numa cidade do subúrbio de Chicago chamada de Schaumburg. Veja o que ele tem a nos dizer sobre sua experiência vivendo nos Estados Unidos abaixo.  

V.N.E.: Em que cidade e estado americano você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?

A.M.A: Schaumburg, IL. Apesar de ser a 7ª vez aqui nos Estados Unidos, em Illinois já estou há 6 meses. Sou do Nordeste do Brasil, Fortaleza. Conheci uma pessoa em outra vez e casamos.  

V.N.E.: O que mais te surpreendeu em Schaumburg assim que você chegou aí?

  A.M.A: A frieza do povo e ausência de comunicação.  

V.N.E.: Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre a cidade brasileira que você morava e sua vida aqui?

A.M.A: No início foi terrível. Quase desisti do casamento, pois cheguei a discutir sobre certos assuntos. Mas acho que isso era normal pois, sem ter autorização para trabalhar e nenhuma segurança no país, até conseguir o green card.  

como é viver nos subúrbios de chicago
by eldayvo via flickr

 

 

V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido durante sua adaptação nos EUA?

A.M.A: Comida. Apesar de não ser “ gordo” com todo respeito , sempre estou com fome para uma boa comida.

V.N.E.: Com o que você não se acostumou nos EUA até hoje?

A.M.A: Com a individualidade extrema de muitos americanos. Até entendo isso, mas não suporto, pois acho que todo mundo precisa de alguém.

V.N.E.: O que você mais curte na sua área?

A.M.A: Passear de bicicleta, e admirar os ganços nas lagoas.

V.N.E.: Quais atrações turísticas da sua área você já visitou e quais delas você ainda não visitou mas quer visitar?

A.M.A: Moro em uma cidade subúrbio de Chicago,e não existe atração turísticas.  

 

V.N.E.: Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os levam (algo imperdível para se fazer aí) e onde você jamais os levaria se eles já te visitaram, se não o fizeram onde você pretende os levar no futuro.

  A.M.A: Nunca vieram aqui.  

 

V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem onde você mora? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?

  A.M.A: Sim.Gente simples de poder aquisitivo baixo e de etnias diferentes, mas cada um na sua, nada de amizades.

Winter at Volkening Heritage Farm Schaumburg illinois EUA
by mike_miley via flickr

 

V.N.E.: Como você compararia o custo de vida na sua cidade e na cidade brasileira na qual você vivia?

A.M.A: Pra quem depende de dinheiro de meu país, é muito complicado, por que o Dollar está bastante forte.  

 

V.N.E.: Como você descreveria o mercado de trabalho e imobiliário na sua região?

A.M.A: Existem várias empresas e pontos comerciais ao redor. Sempre com anúncios de vaga de trabalho.  

 

V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar para outra região/cidade dos EUA ? Por que sim? Por que não?

A.M.A: Pra ser sincero, não gosto desta cidade. Claro que existe cidades menores que esta e são bem estruturadas. Mudaria de endereço, para uma cidade maior onde as facilidades, oportunidades são maiores.  

 

V.N.E.: Você já morou em outra parte/cidade dos EUA? Como você compararia ela a cidade onde voce vive atualmente?

A.M.A: Sim. Morei por pouco tempo em Tucson, Arizona, onde me senti em casa.

 

V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil? Quando isso aconteceu- caso tenha acontecido- e por quê?

A.M.A: Toda hora penso nisso. Lá apesar de crise, violência, mas é meu chão. Sei onde piso. Tinha padrão de vida melhor do que vivo hoje. Quero viver num lugar onde seja feliz, aproveitar a vida, ter contato com pessoas, compartilhar calor humano,  coisa que aqui não existe.  

como é viver em schaumburg illinois EUA
by mike_miley via flickr

 

V.N.E.: Qual (is) conselho (s) você tem para dar para aqueles que desejam morar nos EUA?

A.M.A: Aqui não é o que pesam. Existe perigo, violência,etc tanto quanto no Brasil. Aqui a pessoa trabalha muito e gasta muito, pois tudo é caro. Diria pra ter cuidado.

 

Acaba aqui a entrevista com o A.M.A. Agradeço a ele pelas informações. Você conhece a região onde ele mora e gostaria de dar seu pitaco? Então deixe seu comentário abaixo.

Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Que depressão esse relato haha

  2. A.M.A., visite a Igreja Batista Brasileira em Chicago, talvez lá vc encontre mais calor humano típico dos brasileiros além de ouvir mensagens que edificaram a sua vida.
    Brazilian Baptist Church
    801 Beisner Rd
    Elk Grove Village, IL 60007
    Estados Unidos

  3. Olá Hugo, podemos ver que nem todos curtem a vida na Terra do Tio Sam e se acostumam com todos os aspectos aqui. Isso é raro? Parece que sim, mas sempre há alguns desses casos.

  4. Boa dica, Pablo.

  5. Resumindo depois de ler essa entrevista : Não saia do Brasil.

  6. Essa é a visão do A.M.A., Giannine. Você pode comparar ela com as demais entrevistas dessa série pelo blog. Cada um tem suas dificuldades e vitórias nessa Terra, alguns jamais voltariam para o Brasil, outros o oposto.

  7. Hugo, não sei se choro ou se rio kkkkkkkkkkkk, verdade Lu, já acompanho seu Blogue desde 2012 e posso afirmar que são poucos com essa visão do À.MA.A

  8. OMG, tanta gente com o sonho americano, e ele me pareceu desdenhar, não que o moço seja obrigado a gostar, mas esse depoimento foi realmente depressivo, até nas perguntas mais simples, as palavras pareciam ser bem diretas e do tipo “whatever… odeio estar aqui” hahahahaha
    Pelo o que pude notar, está morando a pouco tempo, então, calma amigo, as coisas vão melhorar, sempre melhoram! 🙂

  9. Pois é, Aleh… Difícil 😀 No começo é sempre complicado, até para quem acha que vai gostar mas é tudo uma questão de se acostumar.

  10. ótimo texto, estou estudando, TI, aqui no Brasil na puc/sp, além de possuir o inglês fluente, vocês acham que após o término desse curso eu possa conseguir que uma empresa americana me contrate?

  11. Oi! Alguém poderia me ajudar? Como funciona os celulares pré-pagos nos EUA? Sobre planos e comprar eu sei, só queria saber como é o processo de colocar mais crédito ou pagar o plano mensal! É por meio de cartão ou na loja?

  12. Essa é uma possibilidae, Seiya. Se você não tentar, não saberá. Veja um exemplo de quem conseguiu nessa outra entrevista: como é conseguir o Visto de trabalho para os EUACorra atrás dos seus sonhos. Sucesso!

  13. Olha, a visão deste cara é farra(calor humano, kkk), troca de lugar comigo, eu amaria viver nos EUA, num lugar em que ninguém me importunasse.Brasil impostos altíssimos que não tem nada em troca.

  14. Troca de cidade querido. Tenta um estado mais quente por exemplo.

  15. Acho que se está infeliz então volte pata o Brasil…mas eu ja morei 6mes ai em philadelphia e amei…

  16. lu o teu blog e bastante interativo e voc tem otimos posts e bem esclarecedores parabens! mas eu quero que voc faça um post sobre numeraçãod e calçados masculinos e femininos e é verdade que ai a numeração e padrão? tipo o 38 sempre vai ser 38? n vai ter forma maior? por q me falram que a numeração ai e certeira , isso e verdade? a e parabens pelo blog fico no aguardo!!!!

  17. Olá Max,

    Já escrevi:
    Conversão Números calçados masculinos nos EUA
    Conversão números calçados femininos nos EUA

    Sim, os números são certeiros. É raro um número menor ou maior servir.

  18. Lu, faz uma entrevista com quem vive no Upper East Side ou no Upper West Side

  19. Olá Aleízy,

    Posso procurar por brasileiros nesssa áreas, sim. Mas você já viu a entrevista de NYC? Como é morar em NYC?

  20. obrigado por destruir meus sonhos e pisar neles como se fossem insetos 🙂

  21. Infelizmente América é para todos mas nem todos são para América, o frio aqui em Illinois é horrível, os dias nublados são terríveis. Primeira pessoa que tenho conhecimento que não gosta de Schaumburg, as casas de 3 quartos custam em média 300 mil dólares e um apartamento de 1 quarto custa em média 100 mil dólares. No ano de 20014 schamburg foi eleita entre os 10 melhores subúrbios de Chicago.
    De coração espero que A.M.A encontre seu caminho e seja feliz, Para que serve morar em uma boa área, com segurança e boas escolas, possuir green card e não ser feliz.
    Link do site : As melhores cidades de Illinois para famílias

  22. Eu não moro aí ainda mas sou louca para ir….Enfim, pelo que vejo nos outros posts ele ainda está em fase de adaptação… E se não se adaptar nessa cidade tente em outra… A Flórida é cheia de brasileiros… Já que ele sente tanta falta assim do calor humano…rs

  23. Eu também moro aqui em Schaumburg, mas eu sou do Distrito Federal, México. tudo o que este Senhor disse é verdadeiro pessoas estão aqui mais frio em comparação com o México e toda a América Latina. É verdade a violência está em toda parte, mas não há muito aqui. Schaumburg não há nada a ver é uma cidade bastante aborrecido com quase nada a fazer até, por vezes, chorar de tédio. Não é como eu sonhei que é totalmente o oposto do que eu imaginava. E aqui eu nunca viu nenhum brasileiros, a maioria das pessoas são asiáticos brancos e negros. Mas há outros bairros com mais latinos que falam espanhol como Hanover Park, Mount Prospect, Palatine, Hoffman Estates, Streamwood, Bartlett, e outros. Pena que não he olha nenhum brasileiro aqui, talvez lá em Chicago, mas não aqui nos subúrbios. Saludos de Schaumburg e se você tem perguntas eu posso respondê-los.

  24. Obrigada pela participação, Freddy. É a primeira vez que um mexicano deixa comentários aqui! 🙂 Volte sempre!

Leave a Reply

Faça parte da conversa: