Hoje entrevisto a Amanda. Ela está há poucos meses numa cidadezinha do Texas chamada Providence Village. Ela nos conta a seguir o que ela notou por lá:
V.N.E.: Em qual cidade americana você mora e há quanto tempo você está aqui?
Amanda: Estou morando em Providence Village no TX cerca de 3 meses.
V.N.E.: Qual foi a primeira coisa que você notou ao chegar nos
Estados Unidos?
Amanda: Não tem radar de velocidade como temos aos montes em SP. Aqui você vê carro de policia verificando a velocidade e infrações de trânsito.
V.N.E.: Qual a maior dificuldade que você enfrentou ou enfrenta no
país até agora no quesito adaptação?
Amanda: Eu sempre morei em SP e aqui é uma cidade pequena e pacata, não tem ônibus ou metrô. Se você precisa ir em algum lugar, precisa de um carro. Esse é o ponto que eu mais estranhei, usar o carro para tudo, mas tem seu lado bom: dirigir aqui é muito mais tranquilo que em SP.
V.N.E.: Tem algo que você detestou aqui e que você acha que não se
acostumará?
Amanda: Não existe nada aqui que eu tenha destestado.
V.N.E.: O que você mais gostou nos Estados Unidos até agora e com o que foi mais fácil se acostumar?
Amanda: Tranquilidade e segurança. Aqui não é a loucura que é em SP , estresse o tempo todo medo de qualquer hora você pode ser assaltado. Aqui é tudo tranquilo e sempre vejo carro de policia nas ruas.
V.N.E.: Qual a impressão que você teve do povo americano? Era
o que você esperava que seria ou diferente?
Amanda: Eu sempre tive a impressão que americano é grosso e trata todo mundo que não é americano muito mal. Mas pelo menos aqui no TX todos são bem educados e como existe uma grande concentração de mexicanos, acredito que já estão acostumados com quem não é americano.
V.N.E.: Qual seu nível de domínio da língua inglesa? Foi fácil se
adaptar nesse sentido ou não? Que dicas você daria para quem está aqui com o mesmo nível que você em relação ao idioma?
Amanda: Tenho inglês avançado mas mesmo assim encontrei algumas dificuldades. Tem pessoass que falam muito rápido e com sotaque carregado. Existem também expressões que são usadas que traduzindo para o portugues não tem sentido.
Mas eu nunca tive medo de perguntar, então toda vez que não entendo eu sempre peço para repetir ou explicar o que significa. Então a dica que eu dou é não tenha medo de perguntar.
V.N.E.: Você já passou por alguma situação engraçada ou curiosa no seu tempo aqui?
Amanda: Situação curiosa é que agora estamos na época de tornados e tempestades. Eu nunca pensei que um dia fosse ficar sobre alerta de tonado e tempestades na minha vida. Ter que procurar por abrigo caso esteja na rota de tornado.
V.N.E.: Você pretende morar aqui indefinitivamente ou sua situação é
temporária?
Amanda: Minha situação é temporária, como estou em férias prolongadas passando tempo com amigos americanos e aproveitando para conhecer a cultura. Estou com o visto de turismo e esse visto permite que você fique no país no período de até 6 meses. Tenho data marcada de volta para o Brasil.
V.N.E.: Seus familiares e amigos no Brasil apoiaram sua visita para cá ou criticaram sua idéia?
Amanda: Como tenho amigos que fizeram intrercâmbio e outros passaram férias, foi tudo muito tranquilo.
V.N.E.: Que conselho você daria para quem quer morar nos EUA?
Amanda: Venha com a mente aberta e disposto a aprender. Não fique comparando com o Brasil, pois aqui tudo é muito diferente e se você começa a comparar vai acabar se frustrando. Todo pais tem seu lado bom e ruim.
Acaba aqui a entrevista com a Amanda. Agradeço a ela pelas dicas e cortesia de imagens. Você já morou na mesma cidade ou quem sabe região? Gostaria de falar mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo.
Quer saber da vida em outras cidades texanas? Dê uma olhada nos links abaixo:
Como é a vida em Austin? (pelo Victor)
Como é a vida em San Antonio ?(pela Vanessa)
Como é morar em Frisco? (pela Priscilla)
Como á a vida em Grapevine ? (pela Natália)
Ótimo post, Lu! Simplesmente adoro!!! Lu, tenta entrevistar alguém do Oregon ou Washington, que eu me lembre não vi algo sobre esses estados bem interessantes! Abraços e continue sempre nesse progresso, muito sucesso!