Curiosidades, Para Estudantes, Para imigrantes

Como Fazer Curso De ESOL Nos EUA?

 

Esses cursos grátis aos quais me refiro são chamados de ESOL. Falei mais sobre eles nesse outro artigo. Recomendo que você dê uma lida nele.

Mas vamos aos passos de fazer um curso de inglês grátis(ou quase gratuito) nos EUA:

  1. Tenha um visto para os EUA.
  2. Saiba o nome da cidade onde você vai ficar (sim, até turistas podem fazer ESOL).
  3. Procure os nomes dos colégios na cidade na qual você vai ficar.
    Ligue ou mande email ou visite o site desses colégios. Em alguns deles há funcionários que falam português ou espanhol (especialmente se você virá para Massachussets, Flórida, Texas ou Califórnia), se seu inglês não for básico, pode pedir para falar com um deles.
  4. Sigas as instruções do site ou que o funcionário te passar.
  5. Visite a escola pessoalmente, leve os documentos necessários, pague a taxa (muitos colégios estão cobrando uma taxa irrisória pelo ESOL), faça o exame que eles dão para avaliar seu nível de inglês e você estará pronto para começar suas aulas.

Agora se você quer pagar e vir com visto de estudante para estudar inglês, veja aqui um diretório com cursos de  ESL – não de ESOL – em todos os estados americanos.

Bons estudos!

Quer mais dicas de inglês? Leia o ebook da Lu!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

 

16 comentários sobre “Como Fazer Curso De ESOL Nos EUA?

  1. Oie!! Uma dica, vale a pena conversar com a escola para saber como é o curso. Por exemplo, o ESOL oferecido pela faculdade na cidade em que eu estou é super básico, voltadopara quem tem pouco conhecimento do inglês, no meu caso, que já falo ok, eu teria que fazer o inglês academico ou fazer aulas crédito da universidade.

  2. Boa dica Ana, é preciso perguntar como o curso vai ser, o que eles ensinam, qual o foco. Pois é importante lembrar que nenhum curso de ESOL é igual, os professores também tem estilos diferentes, às vezes eles são bons, às vezes nem tanto. São bastante variáveis a se considerar e as perguntas a se fazer devem ser similares as que coloquei no artigo sobre como achar a melhor escola de inglês no Brasil, é a mesma coisa só que em países diferentes. Obrigada pela participação.

  3. Eu faço aqui no Texas. Como devem saber, se faz um prova antes de ingressar no ESOL para saber qual o seu nível de inglês. E por semestre você progride para um nível mais avançado.

  4. Oi Dani_TX! Qual cidade do Texas você está fazendo o ESOL? Pergunto pois estou indo para Fort Worth e gostaria de alguma dica.

    Oi Lu! Estou amando seus artigos. Estou bem nervosa pois devo morar nos EUA com meu esposo como estudante e não sei por onde começar. Que Deus lhe retribua esse investimento em vidas.

  5. Tenho interrese em trabalhar nos USA. sou preparador fisico de soccer. Minha cunhada mora no USA, e meu entiado é americano mas mora aqui no Brasil. Como posso me informar sobre emprego na minha area?

  6. Olá Marlos, você pode encontrar mais informações no site do bls.gov. Simplesmente faça uma busca com o nome da sua profissão em inglês e leia os resultados, esse site passa dados, como trabalhar em quaisquer profissões regularizadas nos EUA. Você também pode pedir para sua cunhada se informar sobre isso aqui. Sucesso!

  7. Tenho interesse em enviar meu filho p/ a temporada de jan16, para aprimorar seu ingles…ele tem 16 anos (fez em ago15),porém por um período de 04jan16 até max 06fev16: Posso me utilizar do Esol, por um curto período como este?…a idade dele é impeditivo?…ele tem onde se hospedar em coconut Creek…próximo a Boca Raton…EXISTE ESCOLA NA CIDADE QUE ATENDEM AO esol?

  8. Olá Marcelo, como o ESOL não dá visto de estudante, ele pode sim. Ele certamente precisará de uma autorização de viagem pois é menor e ter todas informacoes de onde ficará hospedado e etc, mas fora isso não acho que deva haver problemas. Para saber se há escolas que oferecem ESOL , simplesmente coloque isso no google.com “ESOL classes in Coconut Creek, Florida”, uma lista com as escolas que têm esse curso aparecerá. Sucesso!

  9. Minha filha tem 17 anos e gostaria de saber se em Fort Lauderdale tem ESOL, ela ficará hospedado na casa do meu afilhado. Tenho que fazer tudo aqui pelo Brasil? Muito obrigada

  10. Olá Daniela,

    Desculpe a demora mas o site estava em fase de transição e ficou tempo indisponível.Sim , há ESOL em Ft. Lauderdale. Se você quiser achar esses cursos simplesmente digite “ESOL in Fort Lauderdale” em qualquer engenho de busca que verá as escolas que oferecem esse tipo de curso. Se sua filha somente vem fazer ESOL gratuito aqui, você somente precisa se preocupar e lidar com o processo de visto dela no consulado americano no Brasil, agora se ela vem fazer um curso de ESOL pago e longo o suficiente para se obter um visto de estudante, então sim, daí você tem que coordenar o que fazer com a escola/universidade que oferece o curso. Ou seja, entrar em contato com eles para saber o passo a passo. Sucesso!

  11. Olá, pretendo passar 3 meses nos EUA para aprimorar meu inglês. Sei que ao chegar posso me dirigir a alguma escola que ofereça o ESOL. Minha dúvida é se, na entrada, tenho que falar que estudarei inglês pelo ESOL ou se falo apenas de turismo mesmo???? Alguém já viveu isso? Tenho receio apenas de ser barrado, apesar de já ter ido várias vezes pra lá, mas por períodos de no máximo 15 dias.

  12. Oi lú, pretendo ir para a florida daqui a alguns meses e estava com duvida se eles tem algum certificado das aulas, e se eles emitem alguma comprovaçao da carga horaria das aulas e do curso.

  13. Gente como faço para localizar as escolas que oferecem o curso na minha cidade? Estou em Nova Jersey, entrei no site da cidade, mas não consegui encontrar.

  14. Engenhos de busca. Procure por “ESOL courses in…” onde o … é nome da cidade que mora. Ou entre diretamente nos sites da escolas, não da cidade, e veja se elas oferecem o curso ou não.

Faça parte da conversa: