Dicas de viagem, Para imigrantes

Como É Viver Em New York City?

como é morar em NYC Nova Iorque
por paolomargari via flickr

Já vimos como é morar na região de Nova Iorque, mas na entrevista de hoje veremos como é a vida em New York City. Nossa entrevistada é a Bruna Calheiros, também conhecida como Baunilha, do site Ás de Baunilha.

 

Viver Nos EUA: Em que cidade e estado americano você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?

Baunilha: Há um pouco mais de 5 anos atrás mudei de São Paulo para Nova York em busca do meu mestrado.

 

 V.N.E.:    Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre São Paulo e sua vida aqui?

Baunilha: Acho que por ter morado minha vida inteira em uma cidade grande como São Paulo, minha adaptação em Nova York foi bem tranquila. Mesmo que minha fluência no inglês não era ótima, fiz alguns meses de aula e melhorei bastante.

Claro, a saudades da família e dos amigos é um fator sempre complicado, mas sempre tem alguém de férias aqui visitando a cidade e eu aproveito para matar as saudades e colocar o papo em dia.

 

V.N.E.:    O que você mais curte na sua área?

Baunilha: Eu sou completamente apaixonada por Nova York então fica difícil escolher uma coisa só. Adoro poder ir nas melhores peças de teatro do mundo em qualquer dia, visitar museus e exposições incríveis, não precisar esperar anos luz para ver um show de uma banda que sou fã, entre milhares de outras razões. Nova York é de verdade uma cidade que não pára e quem mora aqui tem milhares de desculpas para sair e se divertir.

como é morar em Nova iorque EUA
NYC – Midtown Manhattan – à noite by Davedjoe via flickr

V.N.E.:   O que você menos gosta em NYC?

Baunilha: Ter que lidar com o metrô completamente lotado durante os horários de pico é uma das situações de maiores stress! Ainda mais quando você está atrasada para o trabalho. Também adoraria se o aluguel fosse mais em conta, mas é uma daquelas coisas que você tem que aceitar (e negociar!) morando aqui.

como é morar em NYC, EUA?
Metrô em NYC by niceimages via flickr

 

V.N.E.: O que mais te surpreendeu em Nova Iorque assim que você chegou aí?

Baunilha: A alimentação. Diferente do que muitos pensam, aqui não se come apenas fast-food. Nova York é uma melting pot (grande mistura de raças e culturas) e a culinária da cidade é internacional.

Eu adoro explorar pratos diferentes e aqui pude realmente experimentar de tudo um pouco, e me apaixonar por comidas de diversas culturas.

Agora sou fã da culinária tailandesa, indiana, grega e coreana! Fora as milhares de opções para quem tem restrições alimentares ou para quem quer ter uma dieta orgânica e saudável.

 

V.N.E.:    Quais atrações turísticas da sua área você já visitou e quais delas você ainda não visitou ainda?

Baunilha: Já visitei quase todas as atrações turísticas daqui e os lugares que moram no meu coração são o Central Park, a estação de trem Grand Central, o Washignton Square Park, os museus Metropolitan e o MoMA e o bairro de Williamsburg. Eu ainda não coloquei meu pezinho na ilha da Estátua da Liberdade, estou guardando esse passeio para uma ocasião especial!

V.N.E.: Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os levam e onde você jamais os levaria ?

Baunilha: Eu tenho vários roteiros para fazer a pé por bairros diferentes que levo meus amigos dependendo dos gostos pessoais de cada um e do que eles já visitaram ou não aqui.

Normalmente não levo em uma atração turística específica porque sei que vão fazer isso por conta própria, então prefiro dar uma passeada por um dos bairros mostrando minhas lojas, restaurantes e lugares favoritos.

Eu jamais levaria qualquer um dos meus amigos em um dos restaurantes da Times Square (e não tem um que não vá!). Os restaurantes ao redor da Times Square todos pertencentes a cadeias de restaurantes, contam com uma comida bem mais ou menos, que você encontra em qualquer outra cidade dos EUA (e muitas vezes do Brasil!) e que vai acabar pagando muito mais caro do que deveria só porque ele se encontra na Times Square. Evite!!

 

V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem na sua cidade? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?

Baunilha: Em Nova York, tem gente de tudo o quanto é tipo, gênero, raça, cultura, religião. Nova York é o lugar onde todos encontram suas tribos e todas as tribos se misturam.

Mas no geral, acho que o perfil típico é de uma galera menos tradicional, de cabeça aberta, que aprecia essa mistura e curte assimilar as diferenças.Além de todo mundo sempre estar “na correria”, também existe uma grande ambição e competitividade entre os nova-iorquinos.

como é morar em New york city, USA
Nova-iorquinhos sempre com pressa. 5th ave , New York City by aguichard via flickr

 

V.N.E.: O que você pode nos dizer sobre o custo de vida em NYC?

Baunilha: custo de vida em Nova York está sem dúvida entre os mais altos do planeta. Os custos de aluguel, alimentação, transporte, plano de saúde e educação são muito mais altos do que na maioria das cidades dos Estados Unidos (com a exceção de talvez São Francisco).

Por exemplo, com US$1.700 por mês você mal consegue alugar um estúdio antigo e ele provavelmente será localizado fora da ilha de Manhattan. Com essa mesma grana, é possível alugar uma casa de 3 dormitórios com piscina e tudo mais em Houston!

Um apartamento em Manhattan de um dormitório em um prédio “padrão brasileiro” (aka porteiro e elevador) custa pelo menos US$3.000 por mês.

 

V.N.E.: Como você descreveria o mercado de trabalho e imobiliário na sua região?

Baunilha: Existem muitas oportunidades profissionais para todo e qualquer tipo de pessoas e interesses em Nova York. Isso não quer dizer que seja fácil ou que o mercado não seja ultra competitivo, porque é mais que competitivo!

Como Frank Sinatra já dizia, “If I can make it there, I’m gone make it anywhere” é a mais pura verdade (você precisa estar preparando já que profissionais do mundo inteiro procuram colocações na cidade de Nova York).

Mas se você é excelente no que faz, tem muita força de vontade, é aberto à aprender, à se adaptar e batalhar, você vai encontrar seu lugar. Em qualquer área de trabalho, sempre há a necessidade de pessoas qualificadas. Faça seu diferencial contar!

Steam from a New York City street by Paul Churcher via flickr

 

V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar para outra região/cidade dos Estados Unidos?

Baunilha: Nesse momento, eu não trocaria minha cidade por nenhuma outra, nos Estados Unidos ou fora. Eu amo Nova York assim como ela é, e sempre quando preciso fugir da bagunça e confusão da ilha, passeio em  bairros mais tranquilos ou dou uma escapada para cidadezinhas menores na região.

Mais para frente, talvez. Algumas cidades que, se eu pudesse, eu adoraria passar uma temporada prolongada são São Francisco, Barcelona, Florença, Paris e Londres.

 

V.N.E.: Você já morou em outra região Americana?

Baunilha: Nunca morei em nenhuma outra cidade dos EUA, mas sempre que posso procuro viajar e conhecer as outras cidades do país.

 

V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido durante sua adaptação nos EUA?

Baunilha: Fazer amizade com uma mistura de amigos brasileiros, americanos e internacionais acho que é o segredo para uma boa adaptação.

Muitos brasileiros se mudam para os EUA e se mantém fechados na comunidade brasileira, o que não ajuda na hora de se adaptar. Saber balancear a vida e as amizades é importante.

 

V.N.E.: Com o que você não se acostumou nos EUA até hoje?

Baunilha: Inverno! Infelizmente, não consigo me acostumar com o frio do inverno!

como é morar em NYC
Financial District, NYC by chrisgold via flickr

 

V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil?

Baunilha: Sempre dá aquela saudades do Brasil, da família, dos amigos e da comida. Mas nesse momento da minha vida, acho que minha escolha de mudar para os EUA foi certa e estou aproveitando todas as oportunidades que surgem por aqui. Quando for a hora, eu espero voltar sem arrependimentos.

 

V.N.E.: Quais conselhos você daria para aqueles que desejam morar em NYC?

Baunilha: Planeje bem quais serão seus passos e suas possibilidades em Nova York, junte (bastante) dinheiro e tenha sempre um Plano B e C em mãos.

Converse com pessoas que já passaram pelo caminho que você quer percorrer, tenha um objetivo claro em mente e junte dicas para que sua vinda não seja em vão.

 

Acaba aqui a entrevista sobre NYC com a Baunilha. Meus agredecimentos a ela pela participação. Também já morou ou mora em New York? Tem mais dicas? Deixe seu comentário abaixo.

Quer saber mais sobre os EUA?  compre meus ebooks!

Gostou do post? Compartilhe!

2 comentários sobre “Como É Viver Em New York City?

  1. Oie!
    Gostaria de compartilhar com vocês esse vídeo que fala sobre imigração e basicamente tudo que vivenciamos de uma forma positiva com uma nova abordagem!
    Eu realmente gosto da mensagem, então pensei em compartilhar aqui! Acredito que vocês vão gostar e se identificar!
    Por um mundo sem fronteiras!

    #weareallmigrants

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.