
Dando continuação a série da vida nos 4 cantos dos States: A entrevista de hoje é com o Alex Souza, empresário do ramo de turismo que mora nos EUA há um bom tempo. Ele reside em Miami e é dono do canal America Uncut no YouTube e do site Meu Guia USA. Dê uma conferida nos vídeos dele e se você sempre quis saber como é a vida nessa cidade, veja o que ele nos disse abaixo:
Viver Nos EUA: Em que cidade e estado americano você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?
Alex: Vivo nos E.U.A. a 17 anos dos quais os últimos 8 anos em Miami, os outros 9 anos eu dividi entre New York, New Jersey, Massachusetts, Mississippi e Arizona.
Eu nasci no interior do Espírito Santo em uma cidadezinha de 200 mil habitantes chamada Linhares. Meus pais são separados e meu pai veio morar em New Jersey com sua outra família e como eu sempre sonhei em conhecer o país dos filmes e desenhos da TV eu o convenci a tazer-me quando eu tinha 16 anos de idade, me encantei e aprofundei minhas raízes e aui estou até hoje e não pretendo mudar de país jamais.
V.N.E.: Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre a cidade brasileira que você morava e sua vida aqui?
Alex: Para mim a adaptação foi super tranquila por causa da idade, tudo era novo e minha mente estar nova e aberta ao novo, ao aprendizado, como no Brasil tudo que eu fazia era casa, igreja e escola tudo que vivi pela primeira vez foi aqui, tudo que aprendi de essencial para me tornar quem sou hoje foi aqui.

V.N.E.: O que você mais curte em Miami?
Alex: Eu amo Miami porque apesar da grande miscigenação que há aqui todos convivem bem e com maior aceitação e tolerância se comparados com outros lugares que já vivi, a diversidade cultural, a comida, o clima, a natureza, praias, museus, festas, a limpeza e planejamento urbano faz de Miami uma cidade tão única que atrai turistas do mundo todo desde celebridades até o mais anônimo dos visitantes.
V.N.E.: O que você menos gosta dessa área?
Alex: Junto com a diversidade cultural infelizmente também vem alguns maus costumes de algumas nacionalidades que acabam afetando diretamente os que vivem aqui e que não compactuam com certos hábitos e atitudes, como por exemplo maneiras de burlar as leis para benefício próprio, para fraudar outras pessoas e sistemas, sempre se tem notícias da prisão de alguém tentando dar um “jeitinho” para as coisas.
V.N.E.: O que mais te surpreendeu em Miami e na Flórida assim que você chegou lá?
Alex: A limpeza, organização, planejamento , variedades de atividades e coisas interessantes para se fazer, em 8 anos eu nunca me preocupei por não ter o que fazer.
V.N.E.: Como você descreveria sua a vida agora?
Alex: Muito feliz, satisfeito e a caminho da realização completa.
V.N.E.: Quais atrações turísticas da sua área você já visitou e quais delas você ainda não visitou e por quê?
Alex: A famosa Miami Beach, O museu Viscaya, o incrível Miami Zoo, o Parque Nacional do Everglades, o Art Deco District, o museu de história natural de Miami, O Museu de artes modernas de Fort Lauderdale, O Art District, entre várias outras atrações e parques que fariam esta lista muito longa.
Ainda me falta visitar o Miami Seaquarium que ainda não visitei porque não tenho pressa em visitar por se parecer muito ao “Aquatica Seaworld” em Orlando ao qual já estou bem familiarizado.

V.N.E.: Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os levam (algo imperdível para se fazer aí) e onde você jamais os levaria (algo que é uma perda de tempo ou uma tourist trap)?
Alex: A maioria das visitas que recebo querem conhecer Miami Beach, querem ir às compras nos outlet malls e shoppings de griffes de Miami e Aventura, Os levo ao Zoológico de Miami e uma mini viagem pelas ilhas do arquipélago de “Florida Keys” que são internacionalmente conhecidas por suas belezas naturais, águas turquezas e cristalinas, ótimas para mergulho ou simplesmente relaxar, algo indispensável para quem está só de passagem e não pretende voltar tão breve. Eu não consigo pensar em algum lugar que não os levaria.
V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem onde você mora? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?
Alex: Como já falei, por Miami ser uma cidade tão rica culturalmente é difícil notar uma personalidade que se destaque, há tantos jovens quanto há maiores de terceira idade, tantos C.E.O.’s quanto trabalhadores da construção civil, o que penso é que quase todos ou a maioria parece concordar que essa maioria ama festas!
V.N.E.: Como você compararia o custo de vida em Miami e Linhares?
Alex: Infelizmente não há comparação. Não se pode comparar o custo de vida X qualidade de vida (benefícios) entre minha cidade natal com Miami, pouquíssimas cidades brasileiras (se alguma) estariam áptas a competirem diretamente com Miami.

V.N.E.: Como você descreveria o mercado de trabalho e imobiliário na sua região?
Alex: Todo o país sofreu com a crise devido a explosão da bolha imobiliária no ano de 2008, e dos estados que mais sofreram foi a Flórida, e Miami a cidade que mais sofreu no país. E essa crise foi a pior que já vivi desde que vivo nos EUA, especialistas dizem que foi tão forte quanto a grande crise de 1929.
Miami é uma cidade baseada no turismo e no mercado imobiliário, e esse mercado não se recuperou totalmente ainda mas nota-se uma incrível recuperação de meados de 2014 até os dias presentes, e com isso o mercado de trabalho também está em alta pois os investidores voltaram à ativa e toda a economia voltou a girar e muito em breve estaremos tão bem se não melhores do que antes da crise de 2008.
V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar para outra região ou cidade americana?
Alex: Hoje eu não trocaria Miami por nenhuma outra cidade nos E.U.A. porque nenhuma outra cidade tem o pacote tão completo como Miami, quesitos tais como: Clima e posição geográfica, limpeza, organização, planejamento, natureza, diversidade cultural, atrações/coisas para fazer, oportunidades de trabalho e realização profissional, custo de vida x qualidade de vida mais compensador do país na minha opinião.
V.N.E.: Você já morou em outra parte/cidade dos EUA? Como você compararia ela a cidade onde voce vive atualmente?
Alex: Como já disse anteriormente eu já morei em vários estados e cidades de leste a oeste, de norte a Sul nos E.U.A., e o que posso dizer resumidamente é que Miami é uma cidade jovem, nova e atraente, com muito potencial e em constante crescimento.
Eu a vejo como uma mulher jovem, bem arrumada e bem cheirosa, descolada, inteligente e prazerosa de estar em companhia, e todas demais cidades que conheço no país as vejo como senhoras de mais idade, mais tradicionais, mais estudadas porém também mais custosas, mais despendiosas e mais estressadas.

V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido durante sua adaptação nos EUA?
Alex: Com o respeito que as pessoas tem em tudo! Com outras pessoas, com as leis, com o ambiente onde vivem.
V.N.E.: Com o que você não se acostumou nos EUA até hoje?
Alex: Com a distância do Brasil e a maratona que é para visitar famíliares e parentes.
V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil? Quando e por quê?
Alex: Sim, durante a crise de 2008 quando perdi tudo que tinha, minha empresa, trabalhos, segurança financeira, minha paz e até entrei em depressão por isso. Graças a Deus isso ficou no passado.

V.N.E.: Você tem algum (ns) conselho (s) que gostaria de dar para aqueles que desejam morar em Miami e nos EUA?
Alex: Estude, estude e estude. Aprenda o idioma e uma profissão que seja reconhecida e valorizada aqui para tornar sua transição mais fácil e sua vida mais gratificante a longo prazo.
Não cometa os erros que a maioria comete em vir despreparados e aceitando o mínimo que te oferecerem, mire na lua e ainda assim se errar acertará alguma estrela!
Acaba aqui a entrevista com o Alex. Já morou ou mora em Miami? Gostaria de adicionar algo ao texto? Deixe seu comentário abaixo.
Meu nome é Icaro sou Graduado em redes de computadores trabalho como programador, quero muito fazer um mestrado nos estados unidos na area de desenvolvomento so que como meu curso é de dois anos parece que tenho que completar a minha grade com mais dois. voce que mora ai a mais tempo entende como funciona esse sistema se pude me ajudar com essa duvida fico grato
Queria saber como é morar em Pompano Beach FL e sobre os crocodilos.
Assim que encontrar algum brasileiro que more em Pompano e que esteja disposto/a a falar sobre suas experiências nessa cidade, publicarei uma entrevista a respeito com certeza. Então fique ligada. Mas se você quer ter uma idéia, se você morar no litoral brasileiro já tem, é praticamente que nem morar numa cidade praieira brasileira, só tem brasileiro lá 😄
Quais são os direitos de uma pessoa que tenha 65 anos, recebeu o Greencard há um ano e nunca recolheu impostos. Digo como direitos, assistência médica, aposentadoria, ou algum benefício.Obrigado.
Olá Aldemar. Praticamente nenhum. O green card somente te dá o direito de morar, trabalhar e estudar nos EUA. Aposentadoria você teria que 1 ser cidadão e 2 ter recolhido anos de impostos aqui para poder receber. E se você quer se tornar cidadão, o que você poderá fazer daqui alguns anos (o tempo varia de acordo com o tipo de processo que te deu o green card) você não pode receber nenhum benefício de ajuda do governo senão não pode se tornar cidadão. Sucesso!
Boa noite, gostaria de saber sobre o custo de vida em Miami, sem luxos, mas sem passar necessidades, claro. Quanto eu deveria ter por mês para isso? obrigada!
Olá Lais, você pode ver sites que te passam o que você quer saber mais neste outro post.
Moro em Santa Catarina, sou profissional de educação física ( bacharel e licenciatura). Gostaria de saber como é o mercado para quem é dessa areá?
Olá Renata, faça sua pesquisa nestes sites: 4 sites para saber sobre profissões e salário nos EUA. Sucesso!