Cultura Americana, Curiosidades, Dicas de viagem, Para Estudantes, Para imigrantes

15 Dúvidas Sobre Os EUA – Parte 1

 

Abaixo 15 dúvidas comuns (e incomuns) sobre os Estados Unidos e as respostas para as mesmas:

1.

“Casamento entre pessoas do mesmo sexo podem receber o greencard?”

Sim. Saiba mais a respeito de como isso funciona aqui.

2.

“Como consigo visto para morar nos EUA?”

Conseguindo todos os requisitos que o consulado/embaixada americana dita para poder pedir o visto. Se você não tem todos os requisitos para tal visto. Pedir o mesmo é perda de tempo e dinheiro. Saiba mais sobre o que eles querem que você tenha para conseguir vistos da categoria de imigrante, ou seja, vistos para morar nos EUA.

 3.

“Americanos gostam de mulheres que correm atrás deles?

Nenhum homem, de nenhuma nacionalidade, gosta de mulheres que correm atrás. Se ele diz que gosta é por que é preguiçoso mas ainda assim ele se cansará disso e te trocará por uma mulher que não faz esse tipo de coisa. Claro que há esses tipinhos por aí rsrs

* Gosta = no sentido de querer algo sério. Gostar de dormir com mulheres fáceis, claro que homem gosta, até eles enjoarem 😛

 4.

“Brasileiro pode alugar e comprar imóvel nos EUA?”

Sim. Estrangeiros podem alugar imóveis temporariamente se estiverem aqui como turistas e apresentarem o passaporte válido e também podem comprar imóveis, mas se eles não tiverem um visto que dê permissão que eles vivam aqui, somente o fato de comprar o imóvel não dá direito a eles pedirem a residência permanente nos Estados Unidos. É por isso que há muitos brasileiros famosos que possuem imóveis aqui mas que não moram permamentemente aqui e passam temporadas no país somente.

5.

“Existe TV aberta nos EUA?”

Sim, saiba mais sobre o assunto no post a televisão nos EUA.

 6.

“Quero morar nos EUA. Como faço?”

Para morar nos Estados Unidos, você precisa tirar um visto que te dê maiores chances de obter um green card (que é o cartão de residência permanente). Visto de turismo, de estudantes e outros mais comuns não dão esse direito. Para isso voce precisa tirar um dos chamados vistos de imigrantes. Leia sobre todos eles aqui.

 7.

“Brasileiro é hispânico ou latino?”

Brasileiros são lusófonos portanto não são hispânicos. Somos latinos por razões geográficas, o Brasil está na América Latina. Mas não somos definidos pelo termo latino como os americanos (de certas regiões americanas) o definem, pois eles usam latino da mesma forma que usam o termo hispânicos ou até espanhóis. Latino e hispânico não é a mesma coisa em português. Mas há brasileiros que são hispânicos e podem ser considerados de latinos nos EUA por serem descendentes de espanhóis.

8.

“Com a cidadania européia posso viver nos EUA?

A cidadania européia somente te dá o direito de ir e vir para os EUA mas somente ela não te dá o direito de morar aqui. Para isso você precisa passar pelo processo de tirar um visto da categoria de imigrante, ou seja, um visto que te dê a oportunidade de conseguir o green card. Falei sobre o assunto nesse post.

 9.

“Como é a culinária americana?”

A culinária americana vai muito além de fast food e é tão diversa e rica quanto a culinária brasileira. Mas a base diária dela é carne e batatas ao invés do nosso arroz e feijão. Está curioso para saber mais da comida americana? Veja  as peculiaridades da comida americana aqui.

10.

“Como é o processo do green card?

Vai depender do tipo de visto que a pessoa tem. Mas simplificando podemos dizer que o processo básico fica assim:

  • Tirar o passaporte brasileiro
  • Juntar os requisitos para pedir um visto de imigrante
  • Pedir um visto da categoria de imigrantes
  • Ter o processo aceito/conseguir o visto
  • Se mudar para os EUA
  • Abrir o processo para o green card dentro do tempo determinado
  • Obter o green card provisório (em certos tipos de processos)
  • Renovar o green card de provisório para permanente.
  • Esperar x anos (o tempo de espera dependerá do tipo de visto com o qual se abrir o processo do GC) para poder abrir o processo para a cidadania (esse último passo não é obrigatório).
  • Fazer o teste da cidadania americana.

Você pode ver a diferença de tempo de espera e quem pode tirar um green card, ou como é mais conhecida, a famosa fila para o green card nesse gráfico.

 

11.

“Como é viver nos Estados Unidos?”

Acho que a série de entrevistas com brasileiros que vivem nos 4 cantos dos Estados Unidos responde bem a essa pergunta.

 12.

“Como estudar a língua inglesa nos EUA de graça?”

Fazendo os chamados cursos de ESOL. Explico o que é o ESOL, suas vantagens e desvantagens nesse artigo.

* É importante lembrar aqui que cursos de ESOL não dão visto de estudante, ou seja, você não tem como pedir que as escolas que fornecem esses tipos de cursos te dêem um visto de estudante ou que elas facilitem para você a obtenção desses vistos.

13.

“Como fazer ligações dos EUA para o Brasil?

Expliquei como no post de ligações internacionais dos EUA.

14.

“Como morar legalmente nos EUA com passaporte europeu?

Da mesma forma que uma pessoa que tem qualquer outro passaporte: Pedindo um visto da categoria de imigrante e fazendo todo esse processo e depois abrindo um processo para o green card.

15.

“Depois de casar com americano, posso voltar para o Brasil?

Sim, para visitar mas não para morar por anos e anos. Se você tem o green card e fica além do tempo permitido fora dos EUA (veja quanto tempo no site do USCIS.gov) pode perder o documento. Outra coisa importante a lembrar é que se você está com um processo de green card pendente mas ainda não recebeu seu cartão, você tem que pedir permissão (autorização de viagem) antes de sair do país, para não ter problemas quando for voltar.

Tem mais dúvidas? sugestões? Deixe-as nos comentários abaixo.

 

Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

19 comentários sobre “15 Dúvidas Sobre Os EUA – Parte 1

  1. Oi Lu,queria te fazer uma pergunta:eu não pedi minha cidadania,acho que não estou preparada,mas me disseram que depois que você pega o Green Card de dez anos isso não importa muito,meus filhos sim,porque como meu filho faz medicina e um requisito,e meu outro filho por ser soldado,e tal,mas quando meu Green card expira o que passa?porque tenho uma amiga que tem mais de 15 anos aqui,ela disse que o Green Card de dez anos expirou e ela simplesmente deixou,não fez nada,que não precisa ser cidada,ja morou por muito tempo aqui e isso não importa,e verdade?obrigado

  2. Alias queria fazer mais um comentário,me disseram que antigamente,quando você tinha um filho no exercito,automaticamente eles davam a cidadania pras maes tb,mas parece que mudou isso,agora so dao para maes cujo filho e soldado,mas ela vive em outro Pais e corre algum tipo de risco,não sei,mas ouvi falar

  3. Olá Rita,

    Não cheguei lá ainda mas o GC tem que ser renovado a cada 10 anos. Você recebeu meu email?

  4. Olá Rita,

    Sim, acho que muitas coisas em relação a GC e cidadania através de serviço militar mudaram na última década. A pessoa para manter o GC tem que viver nos EUA. Se ela fica mais do tempo determinado pelo USCIS fora do país ela pode perder o documento. Afinal, para que a pessoa vai pedir o GC e querer morar em outro país? Nunca entendi pessoas que fazem isso rsrs O intuito do GC é morar aqui. Agora quanto a cidadania, não estou certa de como funciona, pois é diferente, mas mesmo se não houver o mesmo tipo de coisa de tempo fora do país, se a pessoa quer usar a cidadania dela para patrocinar um GC para parentes ela tem que ter pelo menos vivido nos EUA por um determinado tempo entào, se ela pega a cidadania e se muda logo após e depois quer patrocinar o visto pra alguém, tem que morar aqui por X período de tempo antes.

  5. Ola Lu,obrigado por responder,cheguei agora vou checar,então,eu tenho vontade de pedir pelo fato que quero que minha irma venha para ca com meu sobrinho,viver comigo,eu estou aqui 6 anos so,eu tb não entendo não,inclusive vi num programa uma senhora foi pedir para retirar a cidadania dela,não entendi bem,mas ela disse que não quer viver aqui,vive mais no Mexico,e que e obrigada a pagar taxas e tudo mesmo não estando aqui,tb bom,se você se torna cidadao você tem os seus deveres não e?eu achei uma estupida me desculpe,tanto trabalho para estar aqui,construir uma vida,quando muitos lutam pra entrar e como você ja sabe melhor que eu perdem a vida por isso,e outros querendo desistir,mas valeu por isso,qualquer coisa que me informar melhor sobre tudo,eu te digo,beijos e obrigada

  6. Me esqueci de lhe dizer,eu tb fui para o Brasil so uma vez,não sai mais do Pais,nem pretendo,rs

  7. Oi lu, tenho uma duvida – morei 5 anos nos EUA e fui com o visto de turista (Q NÃO RENOVEI semestralmente) tenho um filho Amercicano que nasceu nesta época lá – hohe com 15 anos .O pai é brasileiro ,tá. Eu quero voltar a morar lá com ele e o outro filho que tive no Brasil – é verdade que não podemos pegar o mesmo voo quando formos ? Eu terei algum problema em passar com ele pela imigração? Quanto tempo terei de espera apos entrar com a documentação de cidadania que ele podera nós fornecer apos maioridade ? bjs

  8. Ah Rita,

    Quanto a sua amiga: Acho que se ela nao renovar ela provavelmente ja perdeu o documento. Ele nao e mais valido pois esta expirado. Se a pessoa nao faz a cidadania, ela TEM que renovar o GC a cada 10 anos, esse inclusive e um dos motivos (um motivo, nao o principal) pelos quais alguns escolhem fazer a cidadania, pois acham um saco ter que ficar renovando o documento a cada 10 anos. Se eu fosse ela, daria uma boa pesquisada no site do USCIS sobre isso.

    Quanto a senhora que tirou a cidadania e quer morar no Mexico, nao entendo esse pessoal. Claro que a vida e deles e eles fazem o que bem entenderem, mas concordo com o que voce disse, pra que tanto sacrificio e tanto tempo de espera e praticamente jogar fora a oportunidade de morar aqui quando ha tanta gente de tantos paises que sonham em ter uma so chance assim?

  9. Ola Rita,

    Sair do pais, tudo bem. Tem muitos brasileiros que vivem aqui e que visitam familiares e amigos no Brasil e no resto do planeta mas (eu ja o fiz). O que nao entendo e o pessoal que pega a papelada e some daqui ou que praticamente tenta morar no Brasil e aqui ao mesmo tempo. O objetivo do green card e morar nos EUA, se voce nao quer fazer isso, saia da fila e de essa oportunidade para quem queira viver aqui de verdade. Isso sem falar que a pessoa que fica fora do pais muito tempo perde o documento de qualquer jeito, depois ficam espantados se perguntando como isso foi possivel? Oras, todos imigrantes nos EUA tem que se informar sobre a documentacao deles e como mante-la em dia no site do USCIS.gov. Alguns se esquecem disso e lamentam depois.

  10. Ola Ana Paula,

    Quanto tempo faz que voces (subentendo que seu filho brasileiro tambem estava aqui contigo?) ficaram ilegais no pais? 10 anos ou mais? É melhor que vocês têm a fazer é consultarem um advogado de imigração antes de vir para cá, para ter certeza de que você e seu filho brasileiro (caso ele tenha ficado aqui contigo) não vão ter problemas ao tentar o visto e ao chegar aqui.

  11. Olá Gostaria de saber se consigo trabalhar como técnico em Radiologia em hospitais nos EUA? Muito obrigado e aguardo ansioso a resposta.

  12. Olá Lu.
    Parabéns pelo site, já acompanho há um tempo.
    EEntão, estou namorando um americano que venho a passei aqui no brasil, já faz 6 meses e ele quer casar e mora ai. Bom o problema é que será que por sermos homossexuais o processo de visto e mais complicado?
    Outra coisa, tenho um pouco de medo de ir pra lá, pois meu inglês na minha opinião e basico do básico, será que tem algum problema?

  13. Olá Junior,

    Vai depender do estado onde ele mora, vocês tem que se casar num estado que permite casamento gays, tem muitos estados que permitem mas esteja preparado pois alguns dos que permitem ainda assim complicam o casamento pois são muito conservadores. Eles tem que acatar as leis federais mas ficam enrolando. Então há casais que preferem se casar em outros estados por esse motivo. Agora, direito a abrir o processo para o green card pode sim, recentemente as leis imigratórias mudaram nesse sentido (já estava na hora mesmo rsrs) , e vocês podem se informar sobre os detalhes no site do USCIS.gov.

  14. Oi Lu.
    Muito obrigado pelas informações, o estado e delaware. Vou dar uma olhada na sua dica.
    Um abraço 😉

  15. De nada, Junior. Peça para seu noivo dar uma olhada também no site dos cartórios da sua área para ver os requerimentos. Sucesso para vocês! Abraços.

  16. Ola eu e minha namorada estamos pensando em ir morar nos EUA
    Detalhe minha namorada tem 16 anos
    Tem como nos morar nos EUA cm ela sendo d menor?

  17. E você tem quantos anos? Os pais dela sabem que ela quer fazer isso contigo e o que eles acham? Pois ela vai precisar da autorização deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *