Como É Morar Na Louisiana?

como é morar na louisiana
por clayjar via flickr


Anteriormente entrevistei uma brasileira recém-chegada em Baton Rouge, na Louisiana, mas hoje falarei com o Allan Dill Souza, que vive no mesmo estado há algum tempo e que morou na Georgia também. Veja o que ele tem a nos dizer sobre a vida nesses dois lugares abaixo:

como é a vida na lousiana EUA
Localização de Slidell no mapa da Louisiana

 

Viver Nos EUA: Em que cidade e estado americano você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá ?

Allan: Moro em Slidell, LA. Vivo nos EUA há 15 anos. Sou do Paraná.

 

V.N.E.: Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre o Paraná e a Louisiana?

Allan: A adaptação aqui foi muito difícil. Eu era um garotão na época sem inglês algum. Os primeiros 6 meses foram muito perturbadores. Tudo é diferente, não sabia a língua.

Mas graças a programas de inglês em escolas americanas (ESOL) eu fui capaz de me virar com um ano de estudo.

A vida aqui nos EUA é incomparável com a vida no Brasil. Eu tinha uma vida simples no Paraná, e ao chegar aqui me deparei com uma vida na qual luxo e conforto estão por todos os lados.

 

V.N.E.: O que você mais curte na sua área?

Allan:  O que mais gosto na Louisiana é o crawfish boil (cozido de lagostim), das pessoas humildes daqui. New Orleans é incrível, adoroa a Bourbon Street lol. Muita pescaria em água salgada e água  e o clima é perfeito.

como é viver na louisiana EUA
crawfish boil by gjcharlet via flickr

 

V.N.E.: O que você menos gosta nessa área?

Allan: Da humidade.

 

V.N.E.: O que mais te surpreendeu na Louisiana assim que você chegou aí?

Allan: As pessoas e as vizinhanças são amigáveis, a arquitetura das casas. O jeito que as cidades daqui se formaram me lembra muito do Brasil.

 

V.N.E.: Como você descreveria sua a vida em Slidell?

Allan: Minha vida aqui é muito boa e agradável. Uma cidadezinha pequena perto de Nova Orleans, com pouco trânsito e que tem tudo que você precisa.

 

V.N.E.:Quais atrações turísticas da sua área você já visitou e quais delas você ainda não visitou e por que?

Allan: Já visitei o Audubon Aquarium, o Audubon Zoo e insectarium, o French Quarter, o Riverwalk. Estou em busca de conhecer mais atrações. Ainda não fui em nenhuma das tours pelos pântanos daqui para ver os famosos alligators da Lousiana pois não tive tempo.

como é viver no estado da louisiana EUA
Audubon Aquarium em Nova Orleans by officiallouisiana via flickr

 

V.N.E.: Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os leva e onde você jamais os levaria?

Allan: New Orleans é o lugar para se visitar aqui. Baton rouge, na minha opinião, é um lugar cheio de coisas para se fazer mas no geral é uma tourist trap.

 

V.N.E.:O que você faz nos fins de semana para relaxar e como é o lazer na sua cidade?

Allan: Relaxo em casa, cuido nos jardins de casa, lavo meu carro com minha filha pequena. Há muitos parques e praias artificiais para visitar no Lake Ponchartrain se você estiver de passagem pela minha cidade. Aqui é calmo e sem trânsito.

como é morar na louisiana EUA
Lake Ponchantrain by nolaphotogoose via flickr

 

V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem onde você mora? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?

Allan: A média de idade e de nível educacional da população é bem balanceada. Diria 50% mais madura e 50% mais jovem. 80% das pessoas aqui são humildes e de personalidade bastante agradável.

 

V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar para outra região/cidade americana?

Allan: Realmente curto meu estilo de vida aqui. Muitas coisas não me fazem querer me mudar. Mas se algum dia tiver que me mudar, seria ou para a Califórnia, para a Flórida ou para Michigan.

 

V.N.E.: Você já morou em outra parte/cidade dos EUA? Como você compararia ela a cidade onde voce vive atualmente?

Allan: Sim, já vivi em Marietta na Georgia (foto abaixo). A vida lá era boa mas bem melhor aqui na minha opinião.

como é morar na Georgia e na Louisiana EUA
Marietta Georgia by Ken Cook via flickr

 

V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido?

Allan: Com a conveniência, o acesso rápido que temos a tudo que precisamos.

 

V.N.E.: Com o que você não se acostumou nos EUA até hoje?

Allan: Me acostumei com tudo.

 

V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil?

Allan: Sim, há quatro anos atrás. Algo estava faltando na minha vida mas encontrei o amor da minha vida bem aqui em Slidell. Nós somos felizes e temos uma filha de 2 anos e os EUA agora é meu lar .

 

V.N.E.: Você tem algum conselho que gostaria de dar para aqueles que desejam morar na sua cidade e nos EUA?

 Allan: O que recomendo a todos que querem vir morar nos EUA ou na cidade que moro é que deixem sua cultura no Brasil e tentem viver como pessoas daqui.

A coisa que não entendo e que já vi acontecer é que se você está no solo deles (americanos) você tem que respeitar a cultura deles e não tentar mudá-la para que ela se enquadre na sua.

Nota da Lu: Para quem quer ver mais imagens de atrações turísticas da Louisiana, recomendo o perfil OfficialLouisiana no flickr.

Acaba aqui a entrevista com o Allan. Agradeço a ele pela participação. Você mora ou já morou na Georgia e na Louisiana também? Tem dicas ou gostaria de adicionar algo ao texto? Deixe seu comentário abaixo.

Crédito mapa topo:By Catbar [GFDL or CC-BY-SA-3.0], from Wikimedia Commons

 Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

More about Lu

Brasileira casada com americano. Moro nos EUA há mais de uma década.

8 thoughts on “Como É Morar Na Louisiana?

  1. Nivia Viggiani

    Moro em New Orleans e não existe lugar tão bacana para se viver aqui na EUA..já morei na Flórida ,Tennessee e Louisiana é Maravilhosa!

  2. Vic

    Lu achei essa entrevista incrivel e amo o seu blog
    Eu estou pensando em me mudar para Houston no TX com uma amiga ou em Missouri. voce acha lá um bom lugar?Voce ja foi ao Texas? Missouri?

  3. Lu

    Muito obrigada pela participação, Nivia. Volte sempre!

  4. Lu

    Olá Vic,

    Nunca fui ao Texas nem ao Missouri mas conheço gente que mora no TX e eles a-do-ram. Eu sinceramente não moraria lá mas eles só me dizem coisas positivas do lugar e do estilo de vida lá. Quanto ao Missouri, não sei muito, também nunca sequer passei por lá. Quem sabe não consigo alguém para me falar mais sobre o Missouri nas futuras entrevistas do blog, ah você ainda não leu as entrevistas do Texas? Recomendo:

    Como é a vida em Frisco, TX?
    Como é a vida em San Antonio, TX?
    Como é a vida em Austin?
    A vida em Grapevine, TX

    Dá para ter uma idéia.

  5. Lu

    De nada.

  6. Fabiano batista de oliveira

    Sou Fabiano e Recebi uma proposta de emprego e moradia em New Orleans, hoje moro na florida mas tenho muitas duvidas sobre a cidade e o estado de Louisiana, se alguem puder me dar umas dicas ficarei super grato.

  7. Anadia Figueira

    Ola gostaria de saber como seria a vida de um jovem (17 anos) brasileiro, morar sozinho em New Orleans para estudar? É um garoto quieto, evangélico, nunca saiu de casa, fala ingles.

Faça parte da conversa: