Como É Morar Em Minnesota?

como é morar em Minnesota
by mulad via flickr

Muitos leitores tem me pedido sobre a vida nos estados mais “desconhecidos” dos Estados Unidos, já cobrimos alguns deles, como Utah e Michigan, mas ainda estou em busca de cobrir os estados restantes.

E hoje entrevisto uma das brasileiras que vivem nesses estados menos conhecidos, a Camille Grandin Ito, que escreve para o blog americanito. Vamos ver o que ela tem para nos contar sobre a vida no gélido estado de Minnesota abaixo:

como é morar em Minnesota EUA
Mapa de Minnesota by We, Ruhrfisch and Appraiser via Wikimedia Commons

 Viver Nos EUA: Em que cidade e estado americano você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?

Camille: Atualmente eu moro no estado do Minnesota, na cidade de St. Paul. Eu e meu marido viemos pra cá porque ele foi transferido para trabalhar na unidade da empresa daqui. Estamos aqui há oito meses e anteriormente morávamos em São Paulo capital.

 

V.N.E.: O que mais te surpreendeu nessa cidade/estado assim que você chegou aí?

Camille: O que mais me surpreendeu foi a simpatia das pessoas nessa região do país. Visitei os EUA em outra ocasião e as pessoas não eram tão simpáticas e solícitas com as daqui. Depois fui saber que esta é uma característica do estado em vivo, os próprios americanos chamam de estilo “Minnesota nice” de ser.

 

V.N.E.: Como está sendo sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre a cidade brasileira que você morava e sua vida aqui?

Camille: O primeiro mês foi o mais difícil porque morei em Wisconsin, em uma cidade super pequenininha. Para quem saiu de São Paulo, parece loucura se imaginar em uma cidade sem transporte público e opções culturais de lazer. Foi bem difícil! Entretanto, depois que mudei pra Minneapolis tudo mudou. Adoro este lugar!

 

V.N.E.: O que você mais onde você mora?

Camille: O que mais gosto daqui é a segurança e a abertura que as pessoas têm com os imigrantes. Não sofri nenhum tipo de preconceito e sempre fui bem recebida em todos os ambientes sociais que frequento.

 

V.N.E.: O que você menos gosta dessa área?

Camille: Com certeza o frio! A média da temperatura no inverno é de -30°C, podendo ser menor…

como é morar em Saint Paul Minnesota
by capturingwonder via flickr

V.N.E.:Como você descreveria sua a vida nessa cidade ?

Camille: Acredito que a qualidade de vida que tenho aqui nem se compara com a que tinha em São Paulo. Moro super perto de Minneapolis, uma das maiores cidades dos EUA, tenho muitas opções de lazer e muita segurança. Posso sair para caminhar em meu bairro a noite sem preocupação. Não tenho engarrafamentos ou trânsito caótico. Enfim, posso aproveitar meu tempo de forma mais saudável.

 

V.N.E.:Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os leva (algo imperdível para se fazer aí) e onde você jamais os levaria (algo que é uma perda de tempo ou uma tourist trap)?

Camille: Como aqui não é uma região que atrai muitos turistas (devido ao frio intenso), não tem os “espertinhos” que querem tirar vantagem dos estrangeiros, como encontramos em Miami e NY. Sempre levo meus familiares para fazer “Snow tubbing”, patinar no gelo, visitar estações de ski e passear no “Mall of America”, o maior shopping dos EUA.

 

V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem onde você mora? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?

Camille: As pessoas aqui são muito solícitas. Sempre se preocupam com sua adaptação e fazem de tudo para ajudar. Principalmente no inverno, quando tudo fica mais difícil. Foi uma grande surpresa para nós, pois sempre ouvíamos falar da frieza e individualidade dos americanos de outras regiões dos EUA.

 

V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar para outra região/cidade dos EUA ?

Camille: Não troco a minha vida no Minnesota por nenhum outro estado dos EUA. Justamente devido ao frio, parece que estamos em uma região preservada.

como é morar em Minnesota
by jpellgen via flickr

V.N.E.: Você já morou, visitou outra parte/cidade dos EUA? Como você compararia ela a cidade onde voce vive atualmente?

Camille: Já visitei algumas cidades turísticas dos EUA, como Miami e Orlando. A diferença é gritante! Apesar de serem turísticas, não acho os americanos residentes nestas cidades simpáticos ou solícitos. Possuem um grande número de imigrantes ilegais, que tentam tirar vantagem em diversas situações. Sem contar que nem todos os bairros são frequentáveis. Uma vez em Miami fui parar em um bairro que dava medo!

 

V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido?

Camille: Foi super fácil me acostumar com o ritmo de vida aqui. Acordar cedo, comer um café da manhã reforçado; levar meu próprio almoço para o curso e depois jantar em torno de 18h. Adorei isso!

 

V.N.E.: Com o que você não se acostumou nos EUA até hoje?

Camille: O que não me acostumei ainda é ter bares e casas de show abertas até mais tarde. Você só irá encontrar isso em NY, Miami,  ou Vegas.

como é morar em Minnesota
by tboard via flickr


V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil? Quando isso aconteceu e por quê?

Camille: Ficaremos aqui por um período determinado. Voltaremos para o Brasil em 1 ano mais ou menos.

 

V.N.E.: O que você acha que vai sentir mais falta e menos falta daqui quando retornar pro Brasil?

Camille: O que mais sentirei falta será a qualidade de vida, sem dúvidas. E o que menos sentirei será o frio, com certeza!

 

V.N.E.: Você tem algum conselho que gostaria de dar para aqueles que desejam morar na sua cidade e nos EUA?

Camille: O principal conselho que dou para quem quer morar no Minnesota é: São cinco meses de frio, mas tem sua recompensa!

Acaba aqui a entrevista com a Camilla. Agradeço a ela pelas respostas e pela cortesia das fotos. Se você mora nos EUA na mesma região e gostaria de falar mais sobre a área, deixe seu comentário abaixo.

 Quer saber mais sobre a vida nos EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Adorei as informações!!!

  2. Obrigada Adecellis. Volte sempre!

  3. Ótima entrevista!! Estou viajando para St. Paul essa semana e essa matéria me ajudou muito!

  4. Fico contente em saber, Caroline. Boa viagem!

  5. Tenho orado por essa cidade simplismente por que Deus mandou nem sabia onde era gostei muito de tudo que li me senti la .

  6. Eu moro na região de Miami e realmente lá os americanos não são receptíveis! Talvez pq a imigração lá seja bem grande e os novos habitantes tragam dores de cabeça para os nativos! O atendimento é péssimo, assim como em NY!!! Mas, é difícil não amar esse país com tantas coisas positivas ao nosso redor!!! Adorei a reportagem!

Leave a Reply

Faça parte da conversa: