Muitos leitores tem me pedido sobre a vida nos estados mais “desconhecidos” dos Estados Unidos, já cobrimos alguns deles, como Utah e Michigan, mas ainda estou em busca de cobrir os estados restantes.
E hoje entrevisto uma das brasileiras que vivem nesses estados menos conhecidos, a Camille Grandin Ito, que escreve para o blog americanito. Vamos ver o que ela tem para nos contar sobre a vida no gélido estado de Minnesota abaixo:
Viver Nos EUA: Em que cidade e estado americano você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?
Camille: Atualmente eu moro no estado do Minnesota, na cidade de St. Paul. Eu e meu marido viemos pra cá porque ele foi transferido para trabalhar na unidade da empresa daqui. Estamos aqui há oito meses e anteriormente morávamos em São Paulo capital.
V.N.E.: O que mais te surpreendeu nessa cidade/estado assim que você chegou aí?
Camille: O que mais me surpreendeu foi a simpatia das pessoas nessa região do país. Visitei os EUA em outra ocasião e as pessoas não eram tão simpáticas e solícitas com as daqui. Depois fui saber que esta é uma característica do estado em vivo, os próprios americanos chamam de estilo “Minnesota nice” de ser.

V.N.E.: Como está sendo sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre a cidade brasileira que você morava e sua vida aqui?
Camille: O primeiro mês foi o mais difícil porque morei em Wisconsin, em uma cidade super pequenininha. Para quem saiu de São Paulo, parece loucura se imaginar em uma cidade sem transporte público e opções culturais de lazer. Foi bem difícil! Entretanto, depois que mudei pra Minneapolis tudo mudou. Adoro este lugar!
V.N.E.: O que você mais onde você mora?
Camille: O que mais gosto daqui é a segurança e a abertura que as pessoas têm com os imigrantes. Não sofri nenhum tipo de preconceito e sempre fui bem recebida em todos os ambientes sociais que frequento.
V.N.E.: O que você menos gosta dessa área?
Camille: Com certeza o frio! A média da temperatura no inverno é de -30°C, podendo ser menor…

V.N.E.:Como você descreveria sua a vida nessa cidade ?
Camille: Acredito que a qualidade de vida que tenho aqui nem se compara com a que tinha em São Paulo. Moro super perto de Minneapolis, uma das maiores cidades dos EUA, tenho muitas opções de lazer e muita segurança. Posso sair para caminhar em meu bairro a noite sem preocupação. Não tenho engarrafamentos ou trânsito caótico. Enfim, posso aproveitar meu tempo de forma mais saudável.
V.N.E.:Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os leva (algo imperdível para se fazer aí) e onde você jamais os levaria (algo que é uma perda de tempo ou uma tourist trap)?
Camille: Como aqui não é uma região que atrai muitos turistas (devido ao frio intenso), não tem os “espertinhos” que querem tirar vantagem dos estrangeiros, como encontramos em Miami e NY. Sempre levo meus familiares para fazer “Snow tubbing”, patinar no gelo, visitar estações de ski e passear no “Mall of America”, o maior shopping dos EUA.
V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem onde você mora? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?
Camille: As pessoas aqui são muito solícitas. Sempre se preocupam com sua adaptação e fazem de tudo para ajudar. Principalmente no inverno, quando tudo fica mais difícil. Foi uma grande surpresa para nós, pois sempre ouvíamos falar da frieza e individualidade dos americanos de outras regiões dos EUA.
V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar para outra região/cidade dos EUA ?
Camille: Não troco a minha vida no Minnesota por nenhum outro estado dos EUA. Justamente devido ao frio, parece que estamos em uma região preservada.

V.N.E.: Você já morou, visitou outra parte/cidade dos EUA? Como você compararia ela a cidade onde voce vive atualmente?
Camille: Já visitei algumas cidades turísticas dos EUA, como Miami e Orlando. A diferença é gritante! Apesar de serem turísticas, não acho os americanos residentes nestas cidades simpáticos ou solícitos. Possuem um grande número de imigrantes ilegais, que tentam tirar vantagem em diversas situações. Sem contar que nem todos os bairros são frequentáveis. Uma vez em Miami fui parar em um bairro que dava medo!
V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido?
Camille: Foi super fácil me acostumar com o ritmo de vida aqui. Acordar cedo, comer um café da manhã reforçado; levar meu próprio almoço para o curso e depois jantar em torno de 18h. Adorei isso!
V.N.E.: Com o que você não se acostumou nos EUA até hoje?
Camille: O que não me acostumei ainda é ter bares e casas de show abertas até mais tarde. Você só irá encontrar isso em NY, Miami, ou Vegas.

V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil? Quando isso aconteceu e por quê?
Camille: Ficaremos aqui por um período determinado. Voltaremos para o Brasil em 1 ano mais ou menos.
V.N.E.: O que você acha que vai sentir mais falta e menos falta daqui quando retornar pro Brasil?
Camille: O que mais sentirei falta será a qualidade de vida, sem dúvidas. E o que menos sentirei será o frio, com certeza!
V.N.E.: Você tem algum conselho que gostaria de dar para aqueles que desejam morar na sua cidade e nos EUA?
Camille: O principal conselho que dou para quem quer morar no Minnesota é: São cinco meses de frio, mas tem sua recompensa!
Acaba aqui a entrevista com a Camilla. Agradeço a ela pelas respostas e pela cortesia das fotos. Se você mora nos EUA na mesma região e gostaria de falar mais sobre a área, deixe seu comentário abaixo.
Adorei as informações!!!
Obrigada Adecellis. Volte sempre!
Ótima entrevista!! Estou viajando para St. Paul essa semana e essa matéria me ajudou muito!
Fico contente em saber, Caroline. Boa viagem!
Tenho orado por essa cidade simplismente por que Deus mandou nem sabia onde era gostei muito de tudo que li me senti la .
Eu moro na região de Miami e realmente lá os americanos não são receptíveis! Talvez pq a imigração lá seja bem grande e os novos habitantes tragam dores de cabeça para os nativos! O atendimento é péssimo, assim como em NY!!! Mas, é difícil não amar esse país com tantas coisas positivas ao nosso redor!!! Adorei a reportagem!
Bom dia senhores que se encontram em Minnesota, entrei no Google para fazer uma pesquisa sobre Brasileiros residentes em Minnesota, pois gostaria de saber como é viver e trabalhar por ai, digo isso pois acabei de chamado para trabalhar em uma empresa POLYMET MINING, o processo de análise curricular foi muito rápido e bem transparente por parte deles e já me avaliaram em relação ao cargo oferecido, salário e as condições de trabalho e agora eu gostaria de saber dos senhores se realmente alguns de vocês conhecem bem a empresa e se há conhecidos dos senhores nesta empresa e ou amigos, pergunto isso pois estou indo as cegas em relação a moradia, cultura e tantas outras coisas que são bem diferentes aqui do Brasil, o que sei que o contrato é para 2 anos de trabalho na cidade de HOYT LAKES.
Por isso estou pedindo ajuda e orientações dos amigos Brasileiros.
Não sei nada desta empresa, Roberto.
Lu, muito obrigado desde já.
A coisa que me preocupa na verdade é que eu foi selecionado para participar de um processo seletivo nesta empresa(POLYMET MINING, hoyt Lakes, Mennesota), e fui andando com o processo e o que me deixou preocupado foi que eles nem se importaram de não falar nada do dioma e isso agora me fez parar para pensar, como eu iria para uma terra sem nada a saber, eles foram muito cordiais, porém como todo brasileiro esmola demais o santo desconfia e ai parei e enviei um e-mail a eles querendo saber do meu visto para trabalhar e tudo isso era realmente verdade e ai fui atrás de pessoas que morassem em Minnesota para me ajudar nesse sentido.
Muito obrigado pela ajuda e ciência.
Roberto
Ola, Sou Edson Pedrosa esta matéria é verdade?
Para atrair novos moradores, o governo decidiu que toda novo morador receberá aproximadamente 12 mil dólares. O mais interessante é que alguns terrenos na cidade estão à venda por essa faixa de preço, o que já garante que você terá um lugar para chamar de seu logo na mudança.
Se for, gostaria de saber como fazer para poder morar e trabalhar nesta cidade linda e de bom gosto?
Prezado Roberto Araujo dos Santos, tudo bem? Comigo esta ocorrendo um processo bem semelhante ao seu, com uma empresa diferente. Como esta sua situação hoje?
Olá Ayrton, tenho interesse em conseguir oportunidade de trabalho em Minnesota. Como foi o seu processo? Obrigada!
Moro em Minnesota ha 7 anos depois de ter morado em Ohio por quase 11 anos. O que mais gosto da cidade e exatamente o frio, que depois que voce se acostuma fica menos difícil suporta-lo, ja que as casas tem excelente sistema de aquecimento e seguro. Uma coisa impressionante eh que mesmo que voce more na periferia da cidade, voce encontra tudo o que uma pessoa precisa para viver. Caso necesite ir mais longe as estradas sao sempre muito bem conservadas.
Outra coisa importante eh a tranquilidade que voce vive e o respeito pelas pessoas de Minnesota, eles sao sempre muito simpáticas mas respeitam a sua individualidade, nao avançám o seu espaço, a menos que voce o permita.
Amo o Brasil e ja sou cidadão americano ( dupla nacionalidade) desde 2012 e so voltaria ao Brasil a passeio e continuo amando todo o povo brasileiro e torcendo para que o Brasil melhore e um dia as pessoas no Brasil possam ter uma vida similar a de este pais e estado. Que Deus continue abençoando o Brasil e meus irmãos brasileiros, abracos, JB, Minnesota- Setembro, 25, 2018.
Muito obrigada por passar pelo blog e por compartilhar sua experiência de vida conosco, Joao. Apareça sempre!
Acabei de voltar de Minnesota e acho que encontrei o lugar que quero morar nos EUA. Encontrei um brasileiro em Bloomington e foi bem legal. Sobre o frio, posso suportá-lo! kkkk
Olá!! Li os comentários sobre a cidade e confirmo. Minha filha mora em Minesota há algum tempo. Tive a oportunidade de conhecer Mineápólis, exatamente em St Paul. Gostei muito de tudo. As pessoas, o colégio onde minha filha estuda. Não passei por muito frio, pois saí de lá em novembro e ainda não estava muito frio…mas como gosto de frio, certamente moraria lá tranquilamente.
Olá à todos! Tenho um filho que se forma em maio de 2019 na Universidade de Minnesota, e nesse referido mês uma boa parte da família estará visitando Minneapolis. Abraços!!!
Gostaria muito trabalhar fora do Brasil. Aqui o infelizmente ter diploma curso superior mesma coisa que nada.
Olá! Gostei muito da entrevista! Estamos nos mudando para Rochester MN em maio. Estou no processo de procurar casa e acertar os detalhes. Alguem teria dicas nesse sentido? Obrigada!
Slnceros agradecimentos pelas informacoes
Olá pessoal! Muito legal a abordagem que deram a este estado incrível! Quanto mais leio sober ele, mais me apaixono. Evidentemente que há “downsides”, mas os “upsides” superam e muito os pontos negativos. Pois bem…ainda tenho encontrado dificuldades para obter informações sobre o mercado de trabalho em Minnesota ja que estarei me mudando pra lá em 01 mês. Gostaria de conhecer e manter contato com brasileiros que lá vivem…acho que vital para minimizar os impactos no processo de adaptação. Bom, espero encontrar alguem.
Valeu galera e parabens pelo trabalho.