Como é Morar Em Indiana?

como é viver em indiana EUA
Bloomington, Indiana by viking3 via flickr

Continuando nossas entrevistas sobre a vida por todos os estados americanos, vou conversar com o Romário. Ele atualmente vive em Indiana mas já morou em Ohio e vai nos dizer sobre esses dois estados abaixo.

Viver Nos EUA: Em que cidade e estado americano você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?

Romário: Moro na cidade de Bloomington no estado de Indiana. Vivo aqui desde Outubro de 2014. Nasci e sempre vivi antes de imigrar pra cá em São Paulo capital. Sou paulistano com muito orgulho!

Decidi imigrar para os Estados Unidos após vir visitar meu namorado (atualmente marido). Conheci meu marido em 2012 quando fazia intercâmbio em uma universidade em Ohio. Voltei para o Brasil em 2013 e ficamos em um relacionamento a distância por 1 ano e decidi vir visitá-lo em 2014.

Quando estava perto de regressar para o Brasil decidimos que era melhor eu ficar por aqui enquanto ele termina seus estudos na Indiana University. Não queríamos ficar novamente em um relacionamento a distância. Então nos casamos e estou em processo de imigração.

como é morar em bloomington indiana
by alykat via flickr

V.N.E.: Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre São Paulo e Bloomington?

Romário: A adaptação foi um pouco difícil principalmente no primeiro mês. Eu não tinha amigos, tudo era novo. Deixei tudo no Brasil e vim pra cá.

Cheguei a imaginar que tudo ia dar errado. Porém, não deixei que esse sentimento me fizesse parar. Nesse primeiro mês, eu rodei a cidade inteira e comecei a encontrar coisas para fazer e novas amizades.

Encontrei um centro comunitário latino e fiz amizades com a comunidade latina da região. Também encontrei outros Brasileiros e uma escola pública que tinha aulas de inglês para adultos gratuitamente. Lá fiz muitas amizades e pratiquei um pouco mais meu inglês.

 

V.N.E.: O que você mais curte na sua área?

 Romário: A cidade de Bloomington é uma cidade que gira em torno da Indiana University. Comparada a outras cidades do midwest dos Estados Unidos, que é conhecido por ser bastante conservador, Bloomington é uma cidade mais mente aberta.

Se você opta por levar uma vida valorizando a comunidade local, você está no lugar certo. Aqui você encontra bastante restaurantes étnicos locais, é fácil o acesso a produtos de produtores orgânicos e locais.

Outra coisa que também me chama atenção e que eu adoro, é que a cidade é bike friendly e é rodeada por parques. Sair para uma caminhada é uma das atividades mais gostosas. Você ouve o barulho dos pássaros, dos riachos que cortam a cidade… Aqui tem muito verde!

 

 V.N.E.: O que você menos gosta dessa área?

Romário:  A cidade não possui uma vida noturna agitada. Não há baladas e os bares mais agitados, são dominados pelos estudantes universitários. Também não há muitos museus na cidade. Estou me adaptando a esse ritmo calmo de viver característico de Bloomington, mas pra um paulistano essa é uma tarefa nada fácil!

 

V.N.E.:O que mais te surpreendeu em Bloomigton assim que você chegou aí?

Romário: A quantidade de parques e o fácil acesso aos mesmos. Você encontra de tudo perto da sua casa. De verdade, se preciso ir para um lugar não levo mais de 10 minutos de carro. O trânsito aqui é fichinha perto do que eu estava acostumado em São Paulo. Tem transporte público e várias bikes lines.

 

V.N.E.: Como você descreveria sua a vida nessa cidade ?

Romário: Levo uma vida calma, sinto que meu dia rende. Passei a valorizar a comunidade local, o acesso a isso aqui é mais fácil.

como é morar em bloomington indiana
by helloeveryone via flcikr

V.N.E.: Quais atrações turísticas da sua área você já visitou ?

Romário: Fui uma vez ao museu de artes da Indiana University. Já conheci alguns parques e quase todos os restaurantes locais. Tenho vontade de fazer um tour mais detalhado pelo campus da Universidade.

Acredito que nesse summer farei isso. O campus é muito lindo! Ouvi dizer que tem um lago que se pode nadar em uma antiga pedreira. Está no minha agenda também.

 

V.N.E.:Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os leva e onde você jamais os levaria?

 Romário: O único familiar que recebi ficou aqui por 2 dias. Meu marido o levou para Universidade e ele foi ao museu de artes. Não se pode deixar de visitar o Campus da Universidade. Não vejo nenhum lugar que não valha a pena visitar aqui.

 

V.N.E.:O que você faz nos fins de semana para relaxar e como é o lazer na sua cidade?

 Romário: A cidade possui diversos restaurantes locais e parques.

 

V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem onde você mora? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?

 Romário: Como Bloomington é uma cidade universitária, se encontra muitos estudantes em praticamente todos os ambientes. Esses estudantes são mais liberais e nutrem a cidade com juventude e novas idéias.

 

V.N.E.: Você trocaria sua vida em Indiana e se mudaria para outro estado americano?

 Romário:  Eu acredito que me adapto bem a lugares diferentes. Estamos pensando em nos mudar para uma cidade grande como Chicago ou Los Angeles. Já visitamos essas cidades e nos apaixonamos. Porém, o custo de vida é mais alto nessas cidades. Em Bloomington, sentimos que o custo de vida é menor.

 

V.N.E.: Você já morou em outra área dos EUA? Como você compararia ela a cidade onde voce vive atualmente?

Romário: Morei em Dayton, Ohio. Dayton é uma cidade maior. Mas na época em que eu não tinha carro e morava perto da universidade onde estudei, longe de downtown. Não havia transporte público acessível e nos arredores da Universidade poucos lugares para sair, porém sempre que tinha uma oportunidade ia para downtown Dayton com amigos e sempre encontrava mais atividades culturais e também uma vida mais agitada. Porém sinto que a valorização da comunidade local é o diferencial de Bloomington!

 

V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido?

 Romário: Por incrível que pareça o clima. Eu adoro frio e aqui as temperaturas nesse último inverno chegaram a -20 graus Celsius. Não tivemos nenhum day-off mesmo com quase meio metro de neve =(. Mas estou animado para o verão. Esse será meu primeiro verão em Bloomington!

 

V.N.E.: Com o que você não se acostumou nos EUA até hoje?

Romário: Com a confiança das pessoas. Não me sinto seguro em deixar porta de casa, carro, destrancada. Os americanos fazem muito isso. Aqui na cidade nunca ouvi nenhum caso de assalto, roubo, abuso. A criminalidade parece ser bem baixa.

 

V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil? Por quê?

Romário: A saudade dos amigos e família é o que mais me faz sentir falta do meu país. Eu acredito que consegui me adaptar ao estilo de vida norte americano. Mas penso sim em voltar para o Brasil e viver por um tempo, depois voltar pra cá ou mesmo viver em outro país e experimentar uma outra cultura!

como é a vida no estado de Indiana EUA
Jackson creek em bloomington indiana by By Bwikil via Wikimedia Commons

 

V.N.E.: Você tem algum conselho ou dica para aqueles que desejam morar em Indiana ou nos Estados Unidos?

 Romário:  Bloomington é uma cidade que está de portas abertas para imigrantes. Nunca senti nenhum preconceito por parte dos moradores. A comunidade é bem hospitaleira e se você procurar vai encontrar seu espaço aqui.

Brasileiros que querem vir para os Estados Unidos, evitem acreditar em maneiras fáceis ou mesmo ilegais de entrar nos Estados Unidos. Convivo com outros imigrantes, principalmente latinos, e vejo como é difícil viver preocupado e não conseguir ser um cidadão pleno aqui na América.

Nada na vida é fácil. Pesquise bem e planeje sua viagem. Os Estados Unidos é um país ótimo para viver, cheio de oportunidades. Faça bastante amigos americanos, pratique seu inglês, não tenha vergonha de errar. Esteja pronto e com a mente aberta para respeitar uma cultura que é diferente da sua.

 

Termina aqui a entrevista com o Romário. Agradeço a ele pela participação, dicas e pela cortesia das imagens.

Você também mora ou já morou em Ohio ou Indiana? Quais suas dicas para quem quer viver nesses estados? Comente abaixo.

 Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Queria so dizer que compartilho a mesma opinião do Romario quanto a segurança,ate hoje vivendo aqui muitos anos,ainda checo as portas e janelas,as vezes chego,meu marido esta com a televisão altíssima,dormindo um sono profundo e a porta do nosso quarto que da para o jardim completamente aberta,ou sai pela manha primeiro que eu para trabalhar e deixa a porta da frente destrancada,vivo pegando no pe dele,ele so ri da minha cara,e sempre diz:Aqui não e Brasil,haha,forca do habito

  2. Boa noite. Me chamo Paulo e sonho em morar legalmente nos Estados Unidos. Porém não tem nenhuma americana interessada em mim (fora que eu já namoro uma brasileira), não sei que tipo de emprego eu poderia ter para a empresa tentar fazer um pedido de green card para mim e não tenho dinheiro o suficiente para fazer algum investimento.

    O que eu posso fazer??? Estou tão triste de estar preso no terceiro mundo… já até pensei em tentar pedir no consulado americano que está aqui na minha cidade, pois o não já é garantido, rs.

    Me ajude, sou triste por morar nesse país 🙁

Leave a Reply

Faça parte da conversa: