
Em entrevistas anteriores conversamos com brasileiros em Austin, San Antonio e Dallas-Ft-Worth, hoje falaremos com a Priscilla, que morar em Frisco, no Texas.
Veja a seguir o que ela tem a nos dizer sobre essa área e dicas para os interessados em vir para cá fazer a América:

Viver Nos EUA: Em que cidade e estado americano você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e onde no Brasil você morava antes de vir para cá?
Priscilla: Moro em Frisco, Norte do Texas. Cheguei aqui faz 7 meses e vim de Brasília, mas sou natural do RJ. Viemos pra cá, pois meu marido, que trabalha com TI numa empresa multinacional, recebeu uma proposta de trânsferência.
V.N.E.: Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre
a cidade brasileira que você morava e sua vida aqui?
Priscilla: Sempre tive muita vontade de morar fora, então, vir pra cá foi algo que sempre quisemos. Esta parte do Texas me lembra muito Brasília. É um local bem plano, não há calçadas ou muita atenção aos pedestres, visto que a locomoção tanto aqui quanto em Brasília é prioridade dos carros.
O clima é bem diferente. As estações do ano são bem definidas. Muito calor no verão, vários dias acima de 100F, e também tem feito bastante frio nesse inverno. Recentemente com gelo e neve e a impossibilidade de se sair de casa ( essa é a parte que mais me assusta).
V.N.E.: O que você mais curte na sua área?
Priscilla: Frisco é uma cidade muito pacata, com cara de família. Èntretanto por estar no Metroplex, como eles chamam a area de Dallas- Fort Worth, há varias opções e fica a apenas 30 minutos do centro de Dallas. Há muitos restaurantes, cinemas, parques e estádios. Opçoes não faltam. As pessoas são muito amistosas e sempre querem saber um pouquinho mais sobre o Brasil.
V.N.E.: O que você menos gosta dessa área?
Por ser originalmente do Rio de Janeiro sinto falta das pessoas nas ruas. Nunca vi transporte público em Frisco, mas já ouvi falar que há. Taxis também são excassos. Não curto muito a dependência do carro. Não há nada que se possa fazer a pé.

V.N.E.:O que mais te surpreendeu nessa cidade/estado assim que você chegou aí?
Priscilla: Quando recebi a notícia de que viriamos pra area de Dallas o estereótipo do cowboy do comercial do Malboro veio logo a mente rs. Contudo, o texano em si me fez mudar de opinião sobre o local. É um estado de muita história e de muita luta.
Acreditava ser um lugar machista, mas a presença das mulheres na sociedade se dá há muitos anos e é muito forte. Quando fui ao capitólio do Texas em Austin pude perceber o quão importante a história é para seus habitantes e o porquê de tanto orgulho. O “Lone Star “ ou estrela solitária é o simbolo do estado e é visto por todos os lugares.
V.N.E.: Como você descreveria sua a vida nessa cidade ?
Priscilla: No Brasil eu tinha dois empregos e meu marido também. Vivíamos bem, mas o estresse era constante em nossas vidas. Aqui temos qualidade de vida. Dormimos mais cedo e o jantar em família é quase sempre possível.
V.N.E.: Quais atrações turísticas da sua área você já visitou e quais delas você ainda não visitou e por que?
Priscilla: Devido ao pouco tempo ainda não visitei tudo o que gostaria, mas já conheço Austin e San Antonio e recomendo. São passeios que tem muita história as paisagens são belíssimas.
Em DFW, já fui a show No American Airlines Center, ao The six floor museum ( local de onde o presidente JFK foi assassinado), ao Dallas World Aquarium, já fiz o passeio de trem de Grapevine a Fort Worth e Fort Worth Stockyards, a visita ao The Vintage Flying museum também é bastante interessante.
V.N.E.:Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde
você os levam (algo imperdível para se fazer aí) e onde você jamais os levaria (algo que é uma perda de tempo ou uma tourist trap)?
Priscilla: Quando a família e amigos chegam a maior preocupação é com as compras. Depois de saciarmos a sede de outlets e malls, o mais interessante é poder mergulhar na história local, vamos aos museus e se possível visitamos Austin e San Antonio. Ainda não sei de nenhum tourist trap, devido ao pouco tempo no local.

V.N.E.:O que você faz nos fins de semana para relaxar e como é o lazer na sua cidade?
Priscilla: Temos muitos amigos por aqui, então estamos sempre fazendo algo juntos. Seja ir a uma fazenda de abóboras pra escolher a Jack O’ lantern do halloween ou um churrasco de domingo. Tem sempre algo pra se fazer na cidade, a prefeitura tem bastante atividades comemorativas, como egg hunt agora na páscoa, pumpkin carving no Halloween e etc.
Semana passada, meu marido e filha foram ao Dad and daughter dance, evento anual onde pais e filhas vão para um momento de diversão. Mães e filhos tem um dia separado.
V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem onde você mora? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?
Priscilla: A ideia do americano gordinho e preguiçoso sempre morou em minha cabeça, mas confesso que não é nada disso. O povo aqui se cuida bastante.
A mulherada é bem magrinha de cabelos bem loiros e os homens estão sempre fazendo algum exercício, de golf ( que eles adoram) a corridas.
Algo nada fácil para uma brasileira que adora comer e achou que poderia dar umas “jacadas” e ainda se fazer de magra rs. Há muita preocupação com comida natural, orgânica e as academias estão sempre cheias.
V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar
para outra região/cidade dos EUA ? Por que sim? Por que não?
Priscilla: Gosto muito daqui. Não penso em me mudar, até porque os taxes (impostos) são bem em conta. Você vive bem, em casas maiores e paga menos por isso se comparar com outros estados, como por exemplo a California.
V.N.E.: Você já morou em outra parte/cidade dos EUA?
Priscilla: Não.
V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido?
Priscilla: Ao estilo de vida mais tranquilo. Mais tempo pra família. Não acreditava que pudesse dar certo, pois sempre fui ligada no 220v, no Brasil fazia mil coisas ao mesmo tempo, antes de vir pra cá cheguei a trabalhar cerca de 60h/semana, mas depois percebi que não quero mais dar conta, prefiro viver com folga.
Poder fazer a tarefa de casa com minha filha e preparar a janta pra família podem parecer pouca coisa, mas pra quem já viveu uma vida super corrida esses são os pequenos prazeres de uma vida tranquila.

V.N.E.:Com o que você não se acostumou nos EUA até hoje?
Priscilla: Pra falar a verdade, a carioca que habita em mim sempre tem medo de tudo. Não posso ouvir um barulho que já fico esperta. Rs
Deixar a bolsa na mesa e ir pegar uma bebida, nem pensar!!! No primeiro dia de escola da minha filha, vi as crianças deixarem as bicicletas jogadas na grama da escola pra correr pra aula e no fim do dia, elas ainda estavam lá no mesmo lugar.
Já fui a supermercados no verão e vi carros ligados com ar condicionado funcionando enquanto os donos faziam compras. Não sei se um dia serei capaz disso, mas aí me dei conta dessa qualidade de vida.
V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil? Quando isso
aconteceu- caso tenha acontecido- e por quê?
Priscilla: A saudade da família e dos amigos sempre aperta o coração, mas devido a atual situação político-econômica não pensamos num retorno. Pelo menos não por enquanto.
V.N.E.: Você tem algum conselho que gostaria de dar para aquelesque desejam morar na sua cidade e/ou nos EUA?
Priscilla: Quando as pessoas pensam em vir morar nos EUA elas geralmente tem em mente Flórida, NY ou Califórnia. O Texas me surpreendeu quanto a estrutura.
DFW é a 4ª. área metropolitana dos EUA. Por sua diversidade de atuação, há espaço na aviação civil ( hub da American Airlines), tecnologia ( grandes empresas de TI estão situadas aqui), agricultura, petróleo a economia do estado é bastante sólida. Definitivamente, esse é um ótimo estado pra se morar.

A carga tributária é alta, mas é possível ver a aplicação de tais valores. Seguro saúde agora é obrigatório! E ainda assim, o que se paga relativo a isso também não é nada barato. A grande maioria dos seguros saúde são baseados em co-pay, ou seja, de tudo que você usufruir, você paga uma parte. Desde exames a atendimentos de urgência/emergência.
ADOREI LU!
Frisco parece ser mtooo legal,tav cm saudades das entrevistas bjoos La
Nao sabia que no Texas nevava,cmo pode nevar se é um estado do sul ?
lu vc poderi me explicar ?
Vdd Lu cmo pod nevar la?
Obrigada Vic. Volte sempre!
Olá Laura,
As entrevistas dependem de eu ter entrevistados, ainda estou em busca de mais interessados, se você conhecer alguém, favor mencionar as entrevistas. Obrigada.
É devido a topografia do lugar, Esther. Veja aqui as médias de neve para todas as regiões do Texas: Medias neve no Texas
Neva em muitos estados do Sul, Mariah 🙂 Até no norte da Flórida já nevou.
Ótima entrevista! Adoro ler sobre os mais variados lugares dos EUA, meus parabéns Lu!
Muito boa a entrevista! Estava com saudades!
Obrigada, Thaisa. Havera mais entrevistas. Fique ligada.
Olá Lucas, obrigada pelo comentário. Haverá mais entrevistas.
Amo ler sobre as diferenças entre cada estado
Gostei da entrevista!! Consigo conversar mais com a Priscilla?
Olá meu nome é Elisangela, moro no Brasil e meu noivo é americano e mora em Frisco, queremos nos casar e fizemos a aplicação K1 , mas ainda assim não foi aprovado ainda para eu ir para o Texas .. Qual seria um modo mais fácil?
Não tem modo mais fácil, Elisangela. Voces vao ter que passar pelo processo de qualquer jeito. Como voce mora no Brasil, a melhor maneira é através do visto de noiva, o qual demora mas nem se compara com o tempo de espea de outros vistos de imigrante. Agora que já fizeram tudo é só aguardar as próximas notícias do consulado americano. Sucesso!
Gostei dos comentários. Gostaria de saber como faço pra ser legal e me mudar para Frisco
A resposta para sua dúvida depende do seu ponto de partida, ou seja, no país no qual você se encontra, nas suas qualificações para os mais variados tipos de vistos e etc. Então a melhor maneira de saber é você visitar o site do consulado americano no Brasil, na seção de vistos de imigrantes para ver qual deles é o melhor para você tirar de acordo com sua situação de vida. O primeiro passo é sempre se informar mais sobre as suas possibilidades nos sites oficiais da imigração nos EUA. Sucesso!
Moro em Frisco, mas no momento estou no Brasil esperando meu visto de casada! Frisco é uma cidade muito gostosa, calma, as pessoas são muito educadas, eu amo morar em Frisco !
Muito bom!
Gostaria de saber mais informações sobre escolas de Idioma em Frisco, pra um possível visto de estudante.
Olá Daiane. Faça uma busca por “ESCOL schools in Frisco” no google.com (não no google versão brasileira). Sucesso!