Como É Morar Em Panama City Beach?

morando em Panama City Beach

por brent_nashville via flickr

Durante nossa série de entrevistas sobre a vida pelos quatro cantos dos Estado Unidos, fomos à Califórnia (San Fran, San Diego, Los Angeles), Texas (Austin, San Antonio e Dallas) , Arizona (Phoenix), Nova Iorque, Vermont e Massachusetts, mas ainda nada do Sunshine State.

Por isso hoje entrevistarei o Thadeo, que vive com sua esposa em Panama City Beach, na Flórida. Eles são administradores do grupo Brasileiros em Panama City FL & Destin.  no facebook.

Interessante notar que Panama Beach City se encontra no Noroeste do estado e suas praias atraem turistas de todo pais pela beleza de suas areias branquíssimas.

Bem, vamos ver o que o Thadeo nos conta sobre sua vida na Flórida, o que ele recomenda e dicas para os interessados em se mudar ou simplesmente visitar Panama City Beach:

localizacao de panama beach city no norte da florida EUA

By Seth Ilys at en.wikipedia [GFDL or CC-BY-SA-3.0], from Wikimedia Commons

 

Viver Nos EUA: Em que cidade e estado americano você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e onde no Brasil você morava antes de vir para cá?

Thadeo.: Panama City Beach – FL. Vivo na Florida há 2 anos. Morava no Rio de Janeiro e vim para cá com minha esposa e nossa cadela, uma Pit Bull agora com 11 anos de idade.

 V.N.E.: Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre o Rio de Janeiro e  Panama City Beach?

 T.: Minha adaptação ainda está sendo. Viemos do Rio e lá você sabe é uma agitação tremenda e a cultura americana é bem diferente, mas temos certeza que fizemos a escolha certa. É como se aqui as coisas funcionassem de acordo com o manual e no Brasil de acordo com a improvisação.

 V.N.E.: O que você mais curte na sua região?

T.: Curto a tranquilidade versus agitação. Porque no inverno a cidade pára e fica super tranquila com a maioria do comércio da praia fechados e quando me sinto entediado com isso vem a temporada do Spring Break super lotando a cidade dando uma agitada e surgimentos de festas. É uma invasão de adolescentes e bagunça.

V.N.E.: O que você menos gosta dessa área?

 T.: A influência dos Rednecks! Geralmente bebem muito, não são muito educados e na maioria das vezes ainda não aceitam bem os estrangeiros. Mas o que menos gosto é não ter uma Highway por perto, a mais próxima, que é a I10 fica a uma hora dirigindo por cidades menores e com muitos sinais.

V.N.E.:O que mais te surpreendeu na Flórida assim que você chegou aí?

T.: A beleza das praias e o fato da comunidade brasileira aqui ser muito, mas muito pequena mesmo (acho que menos de 100). Quando eu vinha a passeio a alguns anos atrás na FL com minha esposa tudo era uma surpresa, mas depois de vir mais de três vezes e agora morando então, tudo parece igual. Afinal estamos no país das franquias.

como é viver em panama beach city na florida EUA

by drustefanstone via flickr

 

V.N.E.: Como você descreveria sua a vida em Panama Beach City?

 T.: Acho que como a grande maioria de nós aqui nesse país, “matando um leão por dia”. A única diferença que talvez seja mais expressiva é o que eu falei, não temos muitos brasileiros por aqui, então é uma vida mais tranquila. Vivemos no ritmo da cidade!

V.N.E.: Quais atrações turísticas da sua área você já visitou e quais delas você ainda não visitou e por que?

T.: Visitamos quase todas as atrações da cidade que são totalmente voltadas para a época do Spring Break.  O que falta é ir no GulfWorld pois é muito caro, mas um dia vamos. Tem uma ilha aqui chamada Shell Island que é simplesmente apaixonante!

O que gosto é que não estamos tão londe da Georgia e North Carolina, então é facil de dirigir rapidinho e curtir umas montanhas.

Também tem todo ano em Abril um encontro de motos que simplesmente lota toda a cidade. Ruas, hotéis e restaurantes ficam entupidos de motociclistas e o ponto de encontro e shows deles é na Harley Davidson.

Shell Island Boardwalk #2

Boardwalk em Shell Island by pamramsey via flickr

 

V.N.E.: Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os leva e onde você jamais os levaria?

A maioria dos amigos não vem aqui, afinal estamos longe de onde os Brasileiros gostam de “turistar”. Mas a minha sogra vem sempre e o passeio imperdível é levar a praia, ao shop e para os restaurantes.

Aliás tem o Pier Park que é um shop a céu aberto na beira da praia que tem cinemas, Dave Buster, local para shows e etc..

Na alta temporada tem uma balada bem legal que é o La Vella e o Spinnaker. Dizem que o La Vella é a maior boate da FL. Não levaria a um bar frequantado apenas por “Rednecks”.

V.N.E.: Como é seu fim de semana típico e o lazer na sua cidade?

T.: Normalmente vamos a praia ou piscina. Levamos nossa Pit a Shiva no Frank Brown Park, faço um churrasco brasileiro mesmo em casa com os poucos amigos.

E as vezes vamos a uma cidade vizinha pela Rodovia 30A, que é uma rodovia litorânea famosa por ter em sua maioria mansões de famosos e belíssimos restaurantes estilo Europeus, chamada Destin que é linda!!!!

Tudo depende da estação do ano. Aqui na cidade tem sempre um evento específico para cada estação. Mas é claro que na alta temporada tem muito, mais muito mais coisas.

como e viver em panama beach florida EUA

V.N.E.: Há um perfil específico de pessoas que vivem em Panama Beach City? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?

 T.: Sim. A cidade é dividida na minha opinião em 4 tipos de perfis:

  1.  O militar, pois aqui tem duas bases muito grandes e importantes, então há muitos militares que ficam alguns anos e se mudam.
  2. O morador local, aquele que nasceu aqui ou nas cidades próximas e que geralmente tem um nível educacional mais baixo.
  3. A forte influência do povo asiático e mexicano apenas. Em outras cidades maiores eu vejo isso bem mixado com outros povos, mas não aqui.
  4. Pessoas já bem sucedidas economicamente na vida que se mudam para cá e abrem seu negócio. Geralmente vindo da Georgia e outros estados do norte.

como e morar numa cidade praiera nos EUA

V.N.E.:  Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar para outra região ou cidade americana?

T.: Sim! Penso nisso. Gostaria de uma cidade mais populosa, com mais brasileiros onde a economia tivesse um equilíbrio maior entre as estações.

E também gostaria de ficar mais próximo aos locais de turismo dos brasileiros, pois só assim teria mais oportunidade de rever os amigos que deixamos no Brasil.

Todo ano tem algum pela Disney, por exemplo.Mas ao mesmo tempo vejo aqui como uma cidade promissora para muitos negócios.

V.N.E.: Você já morou em outra parte/cidade dos EUA? Como você compararia ela a Panama Beach City?

T.: Sim, moramos por 6 meses em Fort Myers, FL e lá a comunidade brasileira é muito grande, inclusive com uma igreja católica com missa em português.

Também na questão de urbanização o sul da Fl é mais desenvolvido do que aqui. Outra coisa que observo é que lá você encontra muitos cubanos também, coisa que eu quase não vejo aqui. O progresso ainda não chegou aqui totalmente.

Como é a vida em Panama City Beach

Panama Beach City à noite por jcpiercy via flickr

 

 V.N.E.: Com o que você se acostumou mais rápido nos EUA?

 T.: Com o ritmo de jantar cedo, dormir cedo e etc… No Rio eu saia do trabalho tarde e normalmente dirigia por mais ou menos 40 milhas e levava quase duas horas e então só dormia super tarde e acordava super cedo. O ritmo daqui é ótimo.

V.N.E.: Com o que voce não se acostumou aqui até hoje?

 T.: O calor humano, o chopp com os amigos no kioske na praia, alguém aparecer na sua casa sem avisar e te chamar para sair, as noitadas até de manhã do Rio de Janeiro e é claro da família e amigos. Esses nunca vamos nos acostumar sem!

V.N.E.: Você já pensou em voltar para o Brasil? Quando isso aconteceu e por quê?

 T.: Pensar já pensei, mas não de uma forma concreta. Apenas na emoção da falta de tudo que tinha por lá. Afinal é difícil começar uma nova vida sem esquecer a anterior.

como é morar em Panama City Beach EUA

by jcpiercy via flickr

 

V.N.E.: Você tem algum conselho que gostaria de dar para aqueles que desejam morar no Norte da Flórida ou nos EUA em geral?

T.: Sim. Vejam todos as maneiras que vocês podem aplicar para o GC (green card) ainda estando no Brasil, não é tão dificil como todos dizem, basta você estudar o assunto. Quem sabe você consegue…

Os Estados Unidos não é a Disney, venha preparado para trabalhar duro, ficar longe da família e aprender que o “povo brasileiro” que você conheceu ficou no Brasil, aqui muitos são diferentes!!! Fica a dica.

E por último dinheiro não cai do céu, então se a cabeça, ouvido e bocas não funcionam quem vai funcionar são as mãos e os braços.

 

Termina aqui a entrevista. Muito obrigada Thadeo pelas dicas e pela cortesia das fotos. Fique ligado nas próximas entrevistas sobre a vida nos demais estados.

Você já morou ou visitou a mesma área da Flórida? Gostaria de morar lá? Deixe seu comentário abaixo.

 

Quer mais dicas sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais!

Comentários

  1. jpsnews

    Impressionante como a brasileirada ta fazendo de tudo pra FUGIR do Brasil… quem tem a oportunidade não ta pensando 2 vezes… maioria jovens meninas buscando seu principe gringo. Pra quem quer estudar considero um excelente investimento, mas vemos que o real motivo é fugir mesmo.

  2. Lívia

    “É como se aqui as coisas funcionassem de acordo com o manual e no Brasil de acordo com a improvisação”.

    É triste mas é verdade.

  3. Post
    Author
  4. Cassiana

    Lu! Acompanho seu blog a muito tempo e acho ele ótimo!!! Eu gostaria de dar uma sugestão para um artigo, creio eu nunca ter visto um artigo desse tipo aqui no blog! Acharia muito interessante você fazer uma comparação do Direito Americano com o Direito Brasileiro! Sou estudante de direito e uma coisa que achei muito interessante é que, nos Estados Unidos por exemplo, ou juízes são eleitos pela população, o que não é o caso no Brasil!!! Como sempre! Parabéns pelo Blog!!!

  5. Post
    Author
  6. Post
    Author

Faça parte da conversa: