Como É Morar Em Vermont?

a vida de uma estudante universitária em Colchester VT

por scottmccracken via flickr

Se você conhece um pouquinho sobre o estado do Vermont vai pensar que só tem neve por lá, já visitei o estado e achei ele lindo de morrer mas será que dá para viver naqueles lados?

É isso que veremos com a entrevista da Maiary Voltolini, que está estudando em Vermont através do projeto Ciência Sem Fronteiras.  

Vamos ver o que ela tem a nos dizer sobre o lado bom e ruim da vida no Nordeste americano a seguir:

como é morar em Colchester Vermont

por hillaryann via flickr

Viver Nos EUA: Em que cidade e estado americao você mora? Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?

Maiary:  Moro em Colchester, que fica no estado de Vermont (”Nordeste” dos EUA) . Estou tendo o prazer de morar aqui desde Julho de 2014 e até então eu morava no Paraná, mais precisamente em Cascavel/Londrina  (Cascavel é a cidade dos meus pais e Londrina a cidade que eu estava morando pra fazer faculdade).

Em outubro de 2013 eu me inscrevi no programa Ciência sem Fronteiras, no edital 156/EUA, depois de muitos documentos e aplicações finalmente recebi a aprovação e aqui estou!

 Detalhe: os alunos não escolhem pra onde vão, é um processo um pouco randômico digamos assim… Talvez isso ajude a entender porque eu vim parar aqui rs!

Só mais um detalhe pra situá-los, Colchester tem cerca de uns 17 mil habitantes e o estado no total uns 600 mil.

V.N.E.: Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre a Cascavel/ Londrina e sua vida aqui?

M.: Posso dizer que me adaptei de forma muito rápida e fácil. Primeiro porque sou uma pessoa de facil adaptação a novos lugares e pessoas, sou moldavel como água.

Mas isso não significa que outra pessoa não poderia se adaptar fácil também, até porque, vamos combinar que não é muito difícil você se adaptar a vida em um país de primeiro mundo certo? rs

Tem também o fato de que meu estado brasileiro (PR) é de certa forma muito parecido com Vermont. La é sul, aqui é norte, ou seja, temperaturas baixas.

Lá é um estado que tem bastante natureza e farmings e aqui também. Há quem diga que quem mora no oeste do Paraná é ”caipira”, assim como tem gente que acha que vermonters são ”interioranos”.

V.N.E.: O que você mais curte na sua área?

M.: A infinidade de esportes disponíveis! Eu confesso que não sou praticante de nenhum esporte, até porque estou aqui por um período de 1 ano e com outros propósitos.

Mas se eu morasse aqui ia ser algo que eu me orgulharia muito. No inverno sabemos o quanto de coisas que se pode praticar aqui, como esquí, patinação, snowboard e muitos outros esportes que devo até desconhecer.

No verão tem lugares que você pode ir, não pra esporte, mas pra ter um bom lazer como cachoeiras, hiking, lagos. Pra que gosta de uma vida ativa em meio a natureza esse é o lugar certo!

 

uma brasileira em Vermont

por ulfhednar via flickr

V.N.E.: O que você menos gosta dessa área?

M.: Não é algo que me incomoda tanto, mas acho que a falta de vida noturna aqui deixa um pouco a desejar. Não sou muito fã de baladas e boates, mas se eu fosse ia pensar em me mudar pra uma cidade maior de outro estado.

Existem alguns lugares aqui pra sair a noite, mas são poucos e pequenos. Alias, não são nem na minha cidade, é na cidade do lado, Burlington, que é a maior do estado (mas não é a capital). (nota da Lu: Burlington é uma cidade universitária e com uma população mais jovem e muitos dos quais são alunos out-of-state, ou seja, vem de fora do estado).

V.N.E.:O que mais te surpreendeu nessa cidade/estado assim que você chegou em Vermont?

M.:  LIMPEZA DAS RUAS! Sim, precisei capitalizar e definir que são das ruas. Fiquei impressionadíssima de não encontrar bitucas de cigarro, embalagens de comida, e até mesmo terra nas ruas!

Claro que em Burlington, por ser centro tem um pouquinho de sujeira em algumas ruas, mas muito, muito pouco e incomparável ao que vejo no Brasil ou do que vi no centro de Boston…

Aproveitando a pergunta, vou acrescentar a calma a pacificidade que existe aqui. Tá, agora vocês vão dizer que sou exagerada, rs, mas  juro que nas primeiras semanas eu comparava esse lugar com o céu! Eu pensava, ”nossa, será que morri e vim pro céu?”. Aqui é tudo muito limpo, calmo, tranquilo, esquilinhos pulando…

V.N.E.: Como você descreveria sua a vida nessa cidade ?

M.: Acho que já acabei dizendo na resposta anterior, mas a descrição básica aqui é de uma vida segura, tranquila, calma e pacata! Parece que você não vai ficar doente por motivos de estresse!

V.N.E.: Quais atrações turísticas da sua área você já visitou e quais delas você ainda não visitou e por que?

M.: Tive a chance de visitar Shelburne farms and Shelburne Museum, ambos me surpreenderam bastante, não esperava encontrar tudo que vi!

Visitei também a fabrica de sorvete, Ben & Jerry’s, que todo americano ou brasileiro aqui já deve ter experimentado. (obs: a companhia nasceu em Burlington).

Tem um parque aquático aqui no norte do estado que não fui ainda, mas por falta de oportunidade mesmo. E também como já citei, os varios lugares pra hiking e cachoeiras que ainda não visitei por falta de tempo…

V.N.E.:Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde  você os levam (algo imperdível para se fazer aí) e onde você jamais os levam (algo que é uma perda de tempo ou uma tourist trap)?

M.: Bom, até hoje niguem nunca me visitou aqui, mas caso isso ocorra, eu os levaria em todas as atrações que já citei, gostei de todas que conheci, e tenho certeza que gostaria das outras que não conheço.

Mas a que eu eu apresentaria seria Shelburne Museum! É incrivel demais, super recomendo pra quem quer conhecer um museu diferente! 

morando em vermont EUA

por jalan68 via flickr

V.N.E.:O que você faz nos fins de semana para relaxar e como é a questão do lazer na cidade?

M.: Compras!! Haha, bom aqui da pra ir gastar umas ”doletas” com bobeiras  ou coisas que você realmente precisa. Dá pra encontrar de tudo.

No inverno da pra ir pras montanhas pra esquiar (mas não fui ainda), e no verão, (aahh o verão, cade você, seu lindo!) o que mais gosto de fazer é ir à praia.

Espera!? Aí voce, que já conferiu o mapa de VT, vai me dizer: mas aí não tem nem mar! Espere aí, deixe eu lhe contar que tem em Burlington uma ”praia” de agua doce ainda?!

É que, se você notou, tem um lago super-hiper-mega-grande entre VT e NY (estado), então uma praia artificial foi criada, uma maravilha (água que não danifica os cabelos)!

V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem onde você mora?
Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?

M.: O perfil das pessoas aqui, pelo que eu percebi, é aquele de quem vai ao trabalho fazer seu living e ficar em paz com a familia em casa. Diferente da vida corrida e talvez estressante que as pessoas levam nas grandes cidades, aqui é bem diferente.

As pessoas também dão valor aos produtos locais (que são muitos e deliciosos). Parte da população é constituida de famílias tradicionais, e não tradicionais também (VT é um estado super liberal pra relacionamentos não hetero) e parte da população é universitária.

Incrivelmente, tem um pouco de turistas também, geralmente que vem do Canada pra fazer umas compras. Ainda também tem um pouco de gente aqui que são refugiados de varias partes do mundo…

V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar
para outra região/cidade dos EUA ? Por que sim? Por que não?

M.: Talvez para um lugar menos frio? Rs. Bom, por enquanto nunca pensei em mudar, até porque na minha atual situação isso não se aplica.

Mas se um dia eu morar aqui em definitivo, eu talvez pensaria em mudar, mas só por título de curiosidade mesmo de saber como seria a vida em outro lugar…

V.N.E.: Você já morou em outra parte/cidade dos EUA? Como você
compararia ela a cidade onde voce vive atualmente?

M.: Não, ainda não morei em outro lugar. Só visitei Boston, NY city, Washington, and New Hampshire. Mas exceto pelas grandes cidades, acho que New Hampshire (estado aqui do lado) é bem parecido com VT.

V.N.E.: Com o que voce se acostumou mais rápido?

M.: Talvez a temperatura, o verão daqui não derrete, é super tranquilo. E o inverno, apesar de ser bem rigoroso, da pra suportar numa boa porque as roupas daqui são proprias pra que voce nao congele, além de ter aquecimento em qualquer lugar que voce vá.

Respondo essa pergunta colocando o clima como ponto porque eu imaginei que seria muito difícil me adaptar ao frio intenso, e imagino que outras pessoas devem pensar o mesmo..

como é morar em Vermont EUA

por Mark via flickr

 

V.N.E.: Com o que voce nao se acostumou aqui até hoje?

M.: COMIDA! De novo capitalizando aqui a resposta. Não dá gente, de verdade. Você pede uma carne achando que vai ter sal nela e na verdade ela vem doce (molho barbecue na maioria das vezes).

Você pede um frango imaginando que não vai doce e ele nao é, mas é picante que só cão (buffalo wings).

Apesar de não ser uma culinária totalmente diferente, como a japonesa por exemplo, aqui eles usam os temperos de uma forma que eu considero muito estranha! Ainda bem que consigo encontrar produtos aqui pra fazer comida brasileira senão….

V.N.E.:  Você já pensou em voltar para o Brasil? Quando isso aconteceu- caso tenha acontecido – e por quê?

M.: Devido ao meu programa de estudos eu voltarei de qualquer forma, mas se eu estivesse morando aqui acho que não iria querer voltar pra morar lá, só pra passear.

Quando fico homesick é por saudade da familia só mesmo. Mas não tenho saudade do lugar em si não. Isso não significa que eu não goste do meu lugar, eu gosto sim e muito! Mas a vida aqui é muito boa. As pessoas não tem o jeitinho ”brasileiro”.

Tenho muitos exemplos que poderia contar em outra oportunidade de como as pessoas aqui são de certa forma mais honestas. A qualidade de atendimento nas lojas também é muito diferente, não se importam como você está vestido ou não. E o consumidor não sai lesado, também tenho vários exemplos..

V.N.E.: Você tem algum conselho que gostaria de dar para aqueles que desejam morar nessa cidade e/ou nos EUA?

M.: Meu conselho é que, se você gosta de uma vida tranquila, quer ter uma familia com sossego, e não tem problemas com neve, pode vir morar aqui!

Por outro lado, se você é uma pessoa que adora a correria e muita vida noturna, não venha morar aqui, mas venha visitar que você não tem nada a perder!

 

Acaba aqui a entrevista. Agradeço a Maiary por nos dar todas as dicas e partilhar sua experiência conosco.

Você já morou por algum tempo em Vermont ou está pensando em se mudar para a área? Ou quem sabe veio para cá através do programa Ciência Sem Fronteiras? Deixe suas estórias, dicas e perguntas nos comentários abaixo.

Quer morar nos EUA também?

Gostou do Post? Compartilhe!

Faça parte da conversa: