Cultura Americana, undercategorized

Por Que Escrevo Sobre Os EUA?

Em 2009 surgiu a idéia para criar o Viver Nos EUA. Naquela época já estava morando aqui há algum tempo (às vezes até penso que deveria ter criado o blog antes) e quando buscava informações para me adaptar melhor nos Estados Unidos online, encontrava diversos sites.

Porém, eles eram ou extremamente pessoais (nada contra se esse é seu estilo, simplesmente não sou fã) ou sites que somente falavam de imigração ou ainda sites que tinham o intuito de falar sobre os EUA mas acabavam falando de objetos (!) ou seja lá o que for ao invés do assunto que eu procurava.

Pois o que faltava, na minha cabeça, era um site que explicasse mais da cultura e costumes americanos para os brasileiros. Enfim, um site que informasse sobre esse grande país que é os EUA e sua diversidade, a qual por sinal é imensa e que infelizmente muitos brasileiros desconhecem.

Olha, eu poderia ter limitado a abrangência do blog e só falar do meu tipo de visto (o de noiva) ou só do meu casamento (algo que meu marido certamente não apreciaria pois ele não gosta de aparecer) ou ainda só falar do meu cotidiano e da minha família e estou ciente que muitas pessoas já me pediram para fazer isso e que adorariam ler um blog assim.

Mas meu objetivo aqui  é ajudar aqueles que um dia pretendem vir para cá para que eles saibam no que estão “se metendo” antes mesmo de desenbarcar (sim, escrevi desenbarcar com N antes de B, outra coisa de quem mora há algum tempo nos EUA acaba fazendo de vez em quando) desembarcar nos EUA 😀

Considero o fator da cultura importantíssimo, aliás se você lê o blog há algum tempo deve saber que sequer separo esse fator do aprendizado da língua inglesa. Você não tem como aprender um idioma sem aprender sobre os costumes daquele povo e sem comparar seus diferentes costumes e tradições.

Procuro estressar a importância de entender o que se passa aqui para melhor se adaptar ao cotidiano americano.

Sei que tenho um estilo que não é para todos os gostos e entendo se ele não for, como americanos dizem por aqui, your cup of tea… porém estou aqui para passar informações que sejam de interesse geral.

E quando vejo que há leitores e pessoas aqui nos Estados Unidos e no Brasil, em Portugal e até no continente Africano (sim, temos leitores de lá e de outros continentes também) que entendem as mensagens que o blog passa e que me informam disso, fico extremamente alegre. Isso me dá mais confiança de que posso continuar com meu trabalho no blog.

Continuar dando minhas dicas e dar uma luz para aqueles que sonham em estudar, trabalhar e fazer a América, independente dos que não entendem minhas idéias, dos haters e dos spammers.

Mas o que me toucou recentemente, foi  quando recebi um comentário no facebook de uma leitora (que vive aqui e que representa o tipo de leitor que eu quero atingir desde que comecei o blog) me dizendo o quanto ele está sendo útil na preparação de mudança dela.

Adorei e quero compartilhar com vocês algumas das mensagens de leitores que mostram que o blog está cumprindo seu objetivo:

 

” (..) seu blog é ótimo leio apenas por curiosidade,mas acredito que ajuda muitas pessoa que tem a intenção de morar no EUA.Parabéns pela iniciativa.”

 

“Esse blog é ótimo e tem ajudado as pessoas a conhecer o Estados Unidos melhor. Eu só comecei a conhecer os EUA, quando eu comecei a ler essa blog. Muito bom! Obrigada mesmo!”

 

“Penso que o blog está muito bem feito, e a meu ver é o melhor blog em Português sobre os EUA, sou portuguesa e acerca de 1 ano e meio que acompanho o blog e adoro (…)”

-Luiza – Porto, Portugal.

 

“O blog apresenta um conteúdo muito bom, os assuntos abordados são sempre relevantes. O Passaporte Brasil Usa já me trouxe muitas informações, sanou duvidas. É ótimo! “

 

Enfim, fico muito, mas muito agradecida mesmo pelos leitores assíduos, pelos leitores citados acima, pelos que seguem nas redes sociais, pelos assinantes e os que compraram os ebooks.

Muito obrigada pelos comentários, mensagens, emails, críticas e sugestões. O blog existe para vocês e seu apoio é demais! 😉

Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

17 comentários sobre “Por Que Escrevo Sobre Os EUA?

  1. Parabéns pelo blog!

    Um dia ainda pretendo viajar para os EUA e este blog é um manual para mim. Todas as vezes que tenho alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, venho aqui para conhecer um pouco mais sobre a cultura Americana.

    Espero que você continue escrevendo por muuuito tempo, pois é de grande importância para muita gente que se familiariza com a cultura americana e estuda inglês.

    Abraço!!!

  2. Oi Lu

    Também gostaria de deixar meu comentário por aqui.

    Fazem 3 anos que acompanho os teus posts, sempre achei de grande valia tudo que você coloca para nossa apreciação.
    Desde guri tenho um sonho de viver nos EUA, hoje tenho 46 e ainda não fui, mas vejo na minha filha o complemento deste sonho, principalmente se ela quiser se preparar melhor naquilo que ela escolher como objetivo profissional.
    Agradeço pelo conteúdo que tu tão gentilmente nos disponibiliza, pois, quando os leio, fico a me imaginar caminhando pelas ruas de Boston, tomando um café num desses bares tipicos ou comprando os ingredientes para o Dia de Ação de Graças.
    Me sinto um americano fora de casa, aprendi muitas coisas através daquilo que tu escreve aqui.
    Fico muitíssimo agradecido por tudo.
    Um abraço

    Gilmar

  3. Muito obrigada pelo comentario, Gilmar. Fico feliz em saber que o blog e de valia para voce. Saiba que quem corre atras alcanca! De uma forca para sua filha sim, ajude ela a estudar bastante e acima de tudo siga seus sonhos. 😉

  4. Ola Michel. Muito brigada pelo comentario. Sim, o objetivo principal do blog e ajudar com dicas, seja quem esta aqui ha algum tempo, quem acabou de chegar, quem quer dar uma visitada aqui e tambem quem esta estudando ingles, seja no Brasil e ate aqui. Tenho certeza que voce vai curtir sua viagem por aqui 😉

  5. É muito bom ter a opinião de alguém que vive e presencia todos os dias as diferenças entre os Estados Unidos e Brasil. É diferente da experiência que temos quando simplesmente viajamos.
    Obrigada Lu. Continue firme e forte.

  6. Em marco deste ano vao fazer 50 anos que estou neste grande pais e o meu ‘love affair’ com os EUA continua. Seu blog apresenta este pais aos brasileiros de maneira positiva e a ‘cultura americana’ como eh na realidade. Estou curtindo seu blog e espero que continues este ‘passeio’. Eu acho que o povo brasileiro – em geral – nao esta bem informado sobre os EUA e este seu blog abre os olhos pois eh realmente um ‘espelho’ do que acontece aqui. Muito obrigado and please keep up the good work. You’re doing very well!!!

  7. Oi Lu,

    Tenho acompanhado seu blog há algum tempo já. Realmente tem bastante coisa interessante e útil. Moro na Califórnia há alguns anos e também tenho contado como tem sido a experiência no meu blog. Seria legal se mais gente tivesse a disposição de compartilhar essas experiências. Dá trabalho, mas como bem disseste, é recompensador.

    Marlon

  8. Olá. Moro no Japão ha 24 anos e, embora goste muito dos EUA, não pretendo morar ai. Entretanto, sempre dou uma passada aqui para ler os posts, que são muito interessantes. Parabéns pelo trabalho. Carlos.

  9. Olá Bruno,

    Muito obrigada pela participação. Fico feliz em saber que estou fazendo com que a realidade americana seja mais acessível aos brasileiros que que derrube “mitos” que eles possam ter sobre esse país. Volte sempre! 😀

  10. Olá Carlos,

    Muito obrigada pela participação aqui nos comentários. Fico contente em saber que tenho leitores no Japão 😀 e que os posts matam a curiosidade sobre os EUA. Apareça sempre 😉

  11. Oi Lu. Por seu seu blog ser de conteúdo tão significativo e acompanhamento frequente por mim, gostaria que você postasse como eu e família poderíamos nos mudar de vez ao invés de ficar viajando todo ano para os EUA. Sendo que eu estou aposentado, minha esposa é Podóloga e meu filho(10 anos), ainda estuda. abcs

  12. Olá Luiz Augusto,

    Obrigada por acompanhar o blog. Uma opção seria um de vocês dois vir para cá para estudar ( e os outros como acompanhantes) e nesse tempo fazer um networking profissional para ver se consegue um visto de trabalho na área de estudo. Se conseguir o visto de trabalho há a opção de no futuro obter o green card. Seu filho é muito novo senão ele poderia vir como estudante e vocês como acompanhantes. Outra opção é se você tem mais de 500 mil dólares tentar um visto de investidor. Seria isso…

  13. Oii Lu, sou noiva de um americano e estou completamente apaixonada pelo seu blog 😀 e gostei das dicas sobre o visto k1.
    Muito obrigada msm por todas as dicas!!!
    Abracoos

  14. Olá Amanda. Muito obrigada por dar uma passadinha aqui. Volte sempre e se tiver dúvidas, é só perguntar.

  15. Amo seu blog minha meta é ler tudo, todo dia leio um post ou muitos.Meu sonho é viver aí.

Faça parte da conversa: