Curiosidades, Dicas de viagem, Para imigrantes

Como É Morar Em Downtown Chicago?

morar em downtown Chicago
por pagedooley via flickr

Quer morar em Chicago? Gostaria de saber como é a vida nessa grande cidade americana? Então veja o que a Michelle Sanchez Dieterle, que morar em Downtown Chicago (ou seja, no centro da cidade) nos conta sobre a experiência de vida por lá. Veja o que ela disse na entrevista abaixo:

Como é a vida em Chicago?
Localização de Chicago no mapa dos EUA

 

 

 

Viver Nos EUA: Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?

Michelle Dieterle: Fazem quase 5 anos que moro em Chicago. Eu sou de São Paulo… Morei lá 26 anos e depois decidi vir para cá como AuPair para melhorar meu inglês.

 V.N.E:Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre São Paulo e sua vida aqui?

Michelle: No comeco foi bem difícil…Chicago é uma cidade grande também, mas bem menor que São Paulo. Achava tudo estranho, principalmente a comida. Sentia muita falta da minha família e amigos.

Chicago e São Paulo são cidades bem diferentes. Acho que o meu maior problema aqui até hoje é o inverno. O frio de Chicago é rigoroso demais.

Temos dias de -17 graus! Sinto falta do clima de São Paulo. Uma coisa que não sinto falta de São Paulo é a falta de segurança. Aqui não me preocupo com nada, é um lugar ótimo e seguro.

 

V.N.E:O que você mais curte em Chicago?

Michelle: Adoro a sensação de cidade grande rodeada pelo lago Michigan. O lago é tao grande que as pessoas aqui chamam de praia.

A vista da cidade é linda! A noite é bem agitada, com ótimos restaurantes e bares. Adoro andar pelos diversos parques e pontos turísticos daqui.

V.N.E.:O que você menos gosta dessa área?

Michelle: O inverno, com certeza.

V.N.E: O que mais te surpreendeu nessa cidade assim que você chegou aí?

Michelle: A organização, educação e limpeza. Pessoas aqui são educadas demais e a cidade é muito limpa.

V.N.E.:Como você descreveria sua a vida nessa cidade?

Michelle: Eu amo viver aqui. Minha vida aqui é tranquila, trabalho, casa, marido e lazer. Amo andar pela cidade e admirar a vista, lago e os prédios. Chicago tem algo que encanta todos que passam por aqui.

V.N.E.:Quais atrações turísticas de Chicago você já visitou e quais delas você ainda não visitou e por que?

Michelle: Acho que já visitei quase tudo. Adoro o aquário, parques. Ainda não visitei o jardim botânico. Quero muito ir, mas estou esperando a primavera.

 

 V.N.E.: Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os leva (algo imperdível para fazer aí) e onde você jamais os levaria (algo que é uma perda de tempo ou uma tourist trap)?

Michelle: Millenium Park, Navy Pier, Lake view, Shedd aquarium, Museus, Willis tower e handcock, que são os predios altos de Chicago que você consegue ver a cidade toda! A vista é espetacular!

Quem vier aqui tem que fazer o passeio no river/lake. É imperdével. E claro, jazz à noite, porque Chicago também é conhecida como a cidade do Jazz. Eu não perderia muito tempo no planetário.

V.N.E.: O que você faz em Chicago nos fins de semana para relaxar?

Michelle: Adoro fazer compras… Quando preciso relaxar vou para a Michigan Avenue e faço umas comprinhas. rsrs  Eu e meu marido adoramos sair para jantar, bares e no verão andar perto do lago.

V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem em Chicago? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?

Michelle: Muita gente que mora em Chicago não nasceu aqui, porque aqui é uma cidade com bastante oportunidades de trabalho, então você encontra pessoas dos EUA inteiro e claro, pessoas de outros países também.

V.N.E.: Como é a vida cultural e a questão do lazer em Chicago?

Michelle: Aqui tem muitos museus, shows, pecas de teatro. O Lazer é bem variado…Tem para todos os gostos.

 V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar para outra região/cidade dos EUA ? Por que sim? Por que não?

Michelle: Eu amo Chicago, mas já pensei em mudar so por causa do frio. Só que é dificil achar uma cidade aqui nos EUA que eu ame tanto quanto Chicago, então vou ficar por aqui mesmo!

V.N.E.: Você já morou em outra parte/cidade dos EUA? Como você compararia ela a Chicago?

Michelle: Não…

 

 V.N.E.: Você tem algum conselho que gostaria de dar para aqueles que desejam morar nessa cidade?

Michelle: O verão daqui é maravilhoso…muitas coisas para fazer. O inverno é bem frio, mas quando neva a cidade fica linda. E se você gosta de inverno e tudo o que essa estação traz, aqui e o lugar certo! Ice skating, skiing. Em Chicago voce tem sempre o que fazer, não importa a hora, o dia ou a estação.

V.N.E.: Qual a diferença que voce mais notou em morar nos subúrbios e downtown Chicago?

Michelle: O subúrbio, como toda cidade de interior é mais calmo. As lojas fecham cedo, restaurantes também. O subúrbio que morei era Burr Ridge, um subúrbio bem legal com pessoas de um nível social alto. Burr Ridge não era tão longe de Chicago, só uns 30 minutos de carro, então no final de semana para me divertir e sair sempre ia para Chicago.

Agora que moro na cidade, sinto falta da minha vida de subúrbio. Como toda cidade grande, é complicado de achar vaga para estacionar na rua, algumas lojas aqui em Chicago não tem estacionamento.Por outro lado o metrô na cidade te leva para qualquer lugar e passa a cada 2 minutos.

O transporte público na cidade é melhor, mas para andar de carro é mais complicado. As pessoas na cidade tem mais pressa e eu as acho menos simpáticas…. Esse é o preço de se morar em cidade grande!

Acaba aqui a entrevista. Muito obrigada Michelle pela participação. Você já morou, mora ou está pensando em se mudar para Chicago? Comente abaixo.

EBOOK MORAR NOS EUA

 Como é morarm em Downtown Chicago Viver Nos EUA passaportebrasilusa.com

7 comentários sobre “Como É Morar Em Downtown Chicago?

  1. Parece ser uma cidade bastante interessante para viver. Já morei do lado de NYC (Mount Vernon) e acho que seria bem interessante morar em Chicago. Tenho procurado trabalho em escolas de línguas em Chicago também. Se der certo… Parabéns pela entrevista!

  2. Olá Marcelo,

    Obrigada pelo comentário. Tomara que dê certo, quem sabe logo logo você não vá morar lá?

  3. Chicago é uma das cidades menos valorizadas pelos turistas brasileiros, principalmente pela posição geográfica. Está cercada pelo midwest, consevador, com indústrias pesadas, agricultura e muito caipira. E no meio disso tudo tem Chicago: moderno, cosmopolita, sofisticado e com uma história de muito poder nos EUA. A primeira vez que fui fiquei impressionado. Era muito mais do que eu esperava. Os restaurantes, os bares, os hotéis, tudo muito bacana. A localização pode não ter o charme das costas, mas é realmente uma senhora cidade.

  4. Olá,
    Eu moro em Santa Catarina e gostaria muito de morar nos EUA, especialmente em Chicago que acho uma cidade interessantíssima. Vou iniciar ano que vem uma faculdade de Arquitetura e, talvez durante ou depois, gostaria de me mudar para Chicago. Esta profissão vai bem por aí?
    Parabéns pelo Post!

  5. Olá André,

    Recomendo que você dê uma lida nas projeções do BLS sobre sua profissão (faça uma busca por arquiterura nesse site): Busca BLS

    Sucesso!

  6. Lu, boa tarde! Pode me falar um pouco dos valores / custo de vida por exemplo: locação de imóvel, alimentação, gastos com transporte… Obrigada!

Faça parte da conversa: