Curiosidades, Dicas de viagem, Para imigrantes

Como É Morar Em San Diego?

como é morar em San Diego California
por W. Tipton via flickr

Essa é mais uma entrevista de brasileiros que vivem nos Estados Unidos da série sobre o cotidiano em diversas cidades americanas.

Já falamos sobre Chicago Downtown e sobre Dallas – Fort Worth no Texas. A cidade de hoje é San Diego na Califórnia e nossa entrevistada é a Fernanda Arrington.

Vamos ver o que ela nos diz sobre essa cidade, pontos turísticos que ela indica e como é viver em San Diego:

 

Viver Nos EUA: Há quanto tempo você vive nos Estados Unidos e em que parte do Brasil você morava antes de vir para cá?

Fernanda: Morei na California em 2011 como estudante de inglês, escolhi a cidade de San Diego porque sempre gostei da vibe que esse lugar tem. Praia, surf e felicidade.

Após meu retorno para o Brasil em 2012, houve a famosa “síndrome do retorno”. Apesar de tentar, não consegui me adaptar de forma alguma a vida no Brasil.

Cheguei a me inscrever na faculdade e arranjar emprego, mas minha vontade de voltar para os Estados Unidos nunca foi esquecida.Finalmente em 2013, me inscrevi num intercâmbio de trabalho e estudo, e me mudei para San Francisco. Após quase um ano, acabei conhecendo meu atual marido, que, por destino, calhou de ser nascido em San Diego.

Após alguns meses morando em San Francisco, decidimos nos mudar pra San Diego. A vida na California é tranquila e feliz! Não troco por nada!

V.N.E.: Como foi sua adaptação, tendo em mente as diferenças entre a cidade brasileira que você morava e sua vida aqui?

Fernanda: Sou de São Paulo, um lugar com muita poluição, trânsito e stress. Depois que me mudei pra Califórnia, mudei drasticamente meu estilo de vida.

Passei a praticar mais esportes, a me preocupar mais com o meio ambiente, a me alimentar de forma mais saudável, a beber mais água.

São pequenos detalhes que mudaram bastante a minha vida de forma geral.

V.N.E.: O que você mais curte em San Diego?

Fernanda:  Sem dúvida: as praias! Seja Pacific Beach ou Coronado, sao todas lindas e aconchegantes. Amo o clima do sul da Califórnia! Me lembra muito a temperatura do Brasil.

como é morar em San Diego California
por Roozbeh Rokni via flickr

 

V.N.E.: O que você menos gosta dessa área?

Fernanda: Que pergunta difícil. Mas ja que preciso responder: Transporte público em San Diego não é um dos melhores. Quando morei aqui como estudante, não tinha carro e dependia muito de ônibus pra me locomover.

Recomendo a quem vir, comprar uma bike que em todo lugar tem a faixa de bicicleta, e ainda consegue levar no ônibus junto e você conseguirá se locomover muito bem!

V.N.E.:O que mais te surpreendeu nessa cidade assim que você chegou aí?

Fernanda: A gentileza no trânsito e a limpeza das praias. Foram as duas coisas que me surpreenderam quando eu vim pela primeira vez.

V.N.E.: Como você descreveria sua a vida nessa cidade?

Fernanda: Uma vida tranquila, com muitos bons restaurantes, filmes e praia!

V.N.E.: Quais atrações turísticas de San Diego você já visitou e quais delas você ainda não visitou e por que?

Fernanda: Eu adoro o Balboa Park (fotoa acima). Levo meus cachorros para dar uma volta, aproveito e ando pela Spanish Village e dou uma olhada nos artesanatos.

Sempre que posso vou andar na praia, eu gosto bastante da Ilha do Coronado. Organizado, limpo e um ambiente mais “familia”.

Também vou bastante na “Dog Beach” (praia de cachorro), levo meus dois cães para nadar e brincar na areia.

Ainda não tive a oportunidade de ir nas cachoeiras e alguns dos parques nacionais. Pretendo ir em breve, assim que eu tiver um tempo.

morar em San Diego California
por Ken Lund via flickr

V.N.E.:Quando seus amigos e familiares brasileiros te visitam onde você os leva (algo imperdível para se fazer aí) e onde você jamais os leva (algo que é uma perda de tempo ou uma tourist trap)?

Fernanda: Meus pais já vieram me visitar várias vezes e eu continuo os levando ao meu lugar favorito que é Sunset Cliffs, a praia em La Jolla e Balboa Park.

Eu costumava levar meus guests para o Sea World, mas após ler em varios sites de denúncia e maus tratos por parte dos treinadores para com os animais (nota da Lu: você pode assistir ao documentário Black Fish para saber mais sobre o assunto), eu decidi excluir a opção do meu roteiro.

Lembrando que isso é uma visão pessoal, não deixe de ir se achar que vale a pena.

V.N.E.:O que você faz nos fins de semana para relaxar em San Diego?

Fernanda: Um bom vinho num restaurante a beira do pier em Downtown é sempre o meu favorito! Durante o dia gosto de ir andar na praia com meus cachorros.

Gosto bastante de ir as compras nos mercados orgânicos naturais proximos à minha casa. Adoro a variedade de alimentos saudáveis que é possivel encontrar aqui.

V.N.E.: Há um perfil “típico” de pessoas que vivem em San Diego? Seja em personalidade, idade, nível educacional, aspirações ou qualquer outra coisa que você possa ter notado ao morar aí?

Fernanda: Eu acredito que a maioria das pessoas que moram aqui, tem um estilo mais tranquilo, despojado e saudável! Muito surfistas morando perto do mar, pessoas correndo logo as 6 da manhã na beira da praia. O clima “verão o ano todo” faz com que pessoas mais nesse estilo natural venham morar pra cá.

como é morar em San Diego California
por prayitnophotography via flickr

V.N.E.:Como é a vida cultural e a questão do lazer na sua área?

Fernanda: Onde moro tem muitos cinemas independentes, parques e museus. San Diego é um lugar com muitas opções e que agradam a todos os estilos. Amo esse lugar!

V.N.E.: Você trocaria sua vida onde mora ou já pensou em se mudar para outra cidade dos EUA ?

Fernanda: Eu pensei muito em me mudar para o Hawaii. O clima também segue a linha de “verão o ano todo” e tem a vibe bem parecida com a da Califórnia. Mas por ser uma ilha, o custo de vida lá é muito alto. Preferi continuar morando na Califórnia e ir ao Hawaii de férias.

V.N.E.: Você já morou em outra cidade da Califórnia ou dos EUA? Como você compararia ela a San Diego?

Fernanda: Morei em San Francisco por um ano. Eu gosto bastante de lá, mas meu grande amor sempre será San Diego, pelo fato de ter sido a primeira cidade que me “acolheu”, que me senti em casa. Tenho um carinho especial por ela.

Eu pretendo futuramente me mudar para San Francisco por questões de trabalho, estudo e família, eu acredito que os distritos escolares lá sejam bem melhores do que em San Diego, e a qualidade de vida, em relação a criação de filhos, seja mais “outdoorsy“.

como é morar em San Diego California
por osbornb via flickr

 V.N.E.: Você tem algum conselho que gostaria de dar para aqueles que desejam morar nessa cidade?

Fernanda: Venham preparados para se apaixonarem por San Diego!!! Parte do seu coração ficará por aqui, sem dúvidas.

Independente do objetivo de viagem, turistar ou morar definitivamente, procure sempre informações na internet sobre as melhores escolas de inglês, dicas sobre o transporte público, o que visitar, sobre vistos e etc. No mais, enjoy and welcome to Cali 🙂

Acaba aqui a entrevista. Obrigada Fernanda pelas dicas e informações sobre San Diego. Fiquem ligados pois mais entrevistas sobre outras cidades serão publicadas no blog.

Você já morou, visitou ou mora em San Diego, tem outras dicas ou simplesmente gostaria de falar sobre essa cidade? Então deixe seu comentário abaixo.

 

28 comentários sobre “Como É Morar Em San Diego?

  1. Não cheguei a visitar San Diego mas perto, sou apaixonada pela Califórnia e realmente, a Califórnia é tudo isso e mais um pouco.. Foi o lugar que eu deixei meu coração 😀

  2. Olá Alexia,

    Se eu achar alguém de lá que queira ser entrevistado, sim. Até agora ninguém 🙁

  3. Oi Lu, vc sabe me dizer quais lugares da califórnia sofrem (sofreriam) menos com um terremoto, eu vou morar ai tenho a opção de escolher o tennessee ou California mais tenho muito medo dos terremotos(n esse fraquinhos mais os que os fortes q podem acontecer)…saberia me dizer qual sofre menos com terremotos e se existe algum lugar da california que sofre menos que o resto. Abraço

  4. Ola Vinicius,

    O Tenessee sofre menos com terremotos mas sofre mais com tornados 😯 Escrevi outro artigo sobre os desastres naturais que mais ocorrem e onde eles ocorrem, recomendo que voce o leia. Nao sei que areas na California sao mais e menos ” atacadas” mas esse site sabe: http://www.consrv.ca.gov/CGS/rghm/psha/Pages/index.aspx De uma pesquisada nele, ha muita informacao sobre o assunto la e ele e site oficial do estado.

    De qualquer maneira, se voce for pensar nisso nao saiara do Brasil! rsrs Relax e curta sua estadia por aqui. Tenho certeza que voce vai amar tanto que sequer vai querer voltar para casa 😉

  5. Oi Lu, tudo bem? Bom, cheguei dos EUA tem uns 4 meses (depois de um intercambio de um ano e meio), ainda estou na sindrome do retorno haha mas tenho que formar aqui no Br e ver o que fazer depois. Ja tenho social number, mas sei que visto de trabalho é muito difícil de conseguir. Queria saber se há algum post ou ideia sobre o mercado de trabalho para a área de marketing/design/comunicação visual na região de San Diego já que vou me formar em design gráfico ano que vem. (É muito saturado? Dá pra trampar off the table pra quem ainda não tem visto?)

  6. San Diego! Amor a primeira vista! O clima é incrível, pessoas educadas! Tudo limpo! Não vejo a hora de voltar!

  7. Em minha primeira visita aos EUA, fui a San Diego. Fiz intercâmbio por 30 dias e preciso dizer que me apaixonei pelo lugar e pelas pessoas. No 3o dia, já me sentia em casa! A cidade parece saída de um filme, de tão limpa e organizada. As pessoas são educadas e muito carinhosas, onde eu ia escutava a pergunta : “How are you going today?” e recebia um sorriso! Andava pela cidade toda, a qualquer hora,e me sentia super segura. Há muitos bares e restaurantes na cidade e muitos lugares para compras também (meu Outlet preferido ficava na fronteira do México). Eu amo aquela cidade. ❤️❤️❤️❤️

  8. Oi Lu, você sabe me dizer sobre as difículdades de me mudar para San Diego com minha filha de 8 anos? Gostaria de passar 1 ano para desenvolver o meu inglês, e trabalhar para assumir as despesas, mas não sei se aceitam crianças extrangeiras nas escolas públicas, e se essas escolas são seguras, e de qualidade.
    Alguém consegue me auxiliar?
    Obrigada desde já! ?

  9. Olá Camila. Se você vem com visto de estudante, você não terá permissão para trabalhar. Sua filha sendo estrangeira e acompanhante de portador de visto de estudante não terá direitos a estudar numa escola pública somente no ensino primário, ela pode estudar numa escola particular e você provavelmente terá que pagar a tuition (mensalidade anual) dela avançada.

  10. Lu, nao entendi. Em San Diego, os filhos de portadores de visto de estudante nao podem estudar em escola publica? Achava que era lei nos Eua toda crianca estar na escola.

  11. Olá Cristiane. A resposta está parcialmente errada. Sim, filhos de portadores do visto de estudante e de outros vistos (mas não o de turismo), podem matricular seus filhos em escolas públicas desde que seja o ensino primário ou aulas para adultos, tipo ESOL e outros cursos para adultos, mas não colegial (high shool). Então não são todas crianças que tem direito a estudar nos EUA, filhos de turistas não podem pois estariam violando as regras do dito visto e colocariam em risco a probabilidade dos pais e da criança conseguirem outro visto no futuro.

  12. Tudo é bom lá, também fiquei maravilhada com a cidade, pessoas e as facilidades locais, penso em voltar para trabalhar.

  13. Oi Lu, Visitei algumas cidades americanas mas nada se comparou a San Diego. GVale salientar que perto de Los Angeles há um county chamada Hermosa Beach, que por seu nome já diz tudo. Um pier lindo e toda cidade é realmente hermosa. Em San Diego, onde estive por quinze dias em abril deste ano, 2016, tive mais tempo para conhecer mais da vida cotidiana. Como já mencionado, para todo canto da cidade ou fora dela, há limpeza pública, transito super educado, pessoas gentis, belas casas e muito para conhecer.
    Meu filho já mora nos EUA há dez anos e em SD há um ano. Eu e minha esposa temos a intenção de nos mudar para lá em mais quatro anos após ela se aposentar.
    Recomendo viver na Califórinia e em especial em SD sem medo de errar.
    Aproveito para parabenizar a LU e atodos que participaram do blog por levarem mais esclarecimentos sobre estas opções de vida.
    Abraços

  14. Olá Roger. Muito obrigada pelo comentário e por partilhar sua experiência em San Diego conosco. Volte sempre! Abraços.

  15. O primeiro Estado que morei foi o Arizona! Foi maravilhoso ter o Grand Canyon como o quintal de casa! Mas, quando vim visitar a minha cunhada e conheci San Diego! Me apaixonei pelo clima da Cidade! As pessoas são bonitas e felizes! A beleza é natural! Pele bronzeada, corpo saudável e uma simpatia sem igual! Me lebrou muito a minha Cidade Natal, o Rio de Janeiro! Mas, com uma grande diferença! Sem o trânsito caótico e sem a violência! Vivo em San Diego desde 2013 e não me vejo morando em outro lugar! O custo de moradia aqui é caro comparado a outros Estados dos EUA! Mas, pagamos o preço justo por morar em uma Cidade tão limpa, segura e coberta por belas paisagens!

  16. Obrigada por partilhar sua experiência nos EUA conosco, Karina. Se estiver interessada em participar da série de entrevistas contando seu ponto de vista sobre a mesma cidade ou até o Arizona, por favor me contate!

  17. Por favor alguém conhece algum bom advogado de imigração em san diego? Algum brasileiro com visto E-2 poderia me ajudar? Tenho cidadania italiana. Estou pensando em investir nos eua. Preciso muito de ajuda.

  18. Obrigada pela ajuda Lu! Não consegui encontrar nenhum brasileiro que utilizou o serviço de algum advogado em San Diego até agora para me recomendar algum bom. Precisarei de ajuda também com as questões de direito empresarial e tributário. Irei ler as dicas obrigada novamente!

  19. Tenho uma neta de 12 anos e eu tenho 62 anos e gostaria muito morar por 6 meses para estudar inglês e minha neta em uma escola normal. Seria possível? Preciso alugar um apto e colocá-la na escola e ver uma escola para mim de inglês. Como e o custo de vida e aluguéis. Lizeti

  20. Vou fazer intercambio para San Diego ano que vem e tenho um duvida.

    Qual o melhor lugar para morar: Dowtown ou Pacifc Beach, vou ficar somente 1 mês?

  21. Mudei para os Estados Unidos em 2.005 mais especificamente para Long Beach onde morei até novembro de 2.008, quando me mudei para San Diego, e realmente eu costume dizer que San Diego é uma cidade brasileira com desenvolvimento norte-americana kkkkk, amo tanto morar em San Diego que nunca visitei outras cidades dos Estados Unidos porquê San Diego é uma aventura e tanto kkkk, voltei para o Brasil (São Paulo) em agosto desse ano, descobri que sou portador de leucemia em estado avançado, como minha família inteira mora no Brasil nada melhor que superar essa fase ao lado da família, mais quando me curar pretendo voltar para San Diego, minha atual namorada é uma mexicana que também mudou-se para San Diego em 2.009, vejamos o que o futuro nos aguarda

  22. Oi ali, adorei seus comentários sobre esta adorável cidade.Estou aqui em S D , por pouco tempo,pois infelizmente já estou retornando p o Brasil agora no dia 07/01, mas tenho planos de retornar para cá breve.Sou artista plástica e desejo melhorar meu English .Por favor vc pode me dizer quanto custa o alugu de um apt c 2 quartos em Lá Koloa ou outro local próximo a praia?Desde já agradeço p informação. Abraços Tereza

  23. Que tal uma volta para mostrar o South East? Morei na Louisiana mas atualmente escolhi nossa casa de férias nas Keys, mas precisamente em Cudjoe Key,
    para morada definitiva. Em termos de cores diferentes na água do mar nunca vi igual, nem nas sofisticadas vilas do Mediterrâneo. Atualmente viúva já não velejo diariamente como antes mas o lugar e mágico tanto que já me considero uma local ou conck

Faça parte da conversa: