Curiosidades, Dicas de viagem, Para imigrantes

Afinal, Ter Passaporte Europeu Dá Green Card?

passaporte europeu dá green card?
por ykoutsomitis via flickr

Muitos leitores sempre perguntam se ter passaporte europeu dá green card, outros se tirar passaporte europeu ajuda na hora de entrar nos Estados Unidos.

Sim, ter passaporte europeu certamente ajuda, mas o que eles geralmente querem saber mesmo é se a cidadania européia deles vai oferecer alguma vantagem em relação a outras coisas quando eles já estiverm em solo americano.

Bem, isso vai depender muito dos objetivos que o brasileiro com dupla cidadania quer alcançar em terras americanas. Veja como ter um passaporte europeu ajuda abaixo:

 

“Quero passear/turistar nos EUA”

O passaporte europeu isenta o visto de turista. A pessoa pode assim entrar nos Estados Unidos sem precisar tirar o visto, ainda assim ela precisa lidar com o formulário do ESTA e vai passar por inspeção na fronteira e pode ser negada a entrada como qualquer outro estrangeiro na fronteira. E restrições ou não também dependendem da origem do passaporte europeu, ou seja, além de ficar de olho no site do consulado americano no Brasil e no site do departamento do estado americano, se quiser saber como entrar nos EUA com passaporte europeu tem que se informar do processo e pormenores no site do consulado americano no país europeu do qual você tem a cidadania, ou seja, você vai ter que saber o idioma deles também ou pelo menos a língua inglesa.

 

“Quero estudar, trabalhar, morar definitivamente nos EUA”

Já se você pretende ir aos Estados Unidos com outras intenções (estudar, trabalhar, morar e etc)  você ainda terá que tirar o visto que permita que você faça aquilo que quer. Ou seja, se você quer trabalhar, tem que tirar um visto de trabalho, se quiser estudar o visto de estudante e assim por diante.

Então não é só chegar aqui com o passaporte europeu e fazer o que quiser.  Aliás somente o passaporte europeu não dá direito de abrir o processo para obter a autorização de trabalho nem de abrir o processo para Green Card.

Então respondendo à pergunta do título desse texto:

“Ter passaporte europeu dá green card?”

Não.

Você estará aqui como turista e poderá passear, se divertir, dirigir, alugar um carro e até comprar uma casa (aliás não é preciso ser residente nos EUA, ou seja, possuir o green card, para comprar imóveis aqui).

No entanto para outras coisas você precisará do visto adequado para seu caso. Quem sabe se a reforma imigratória sair as coisas mudam nesse quesito. Até lá…

 

Fique por dentro dos posts do blog!

Coloque seu email abaixo

Quero morar nos eua!

44 comentários sobre “Afinal, Ter Passaporte Europeu Dá Green Card?

  1. Esse post da a falsa ideia de que é só chegar ao aeroporto com passaporte europeu e entrar e isso não é verdade.

  2. Pelo que me informei em todos os lugares que pesquisei é praticamente impossível imigrar legalmente para os EUA (com caráter permanente).

    As hipóteses são:

    (a) Casar-se com um(a) americano(a).
    (b) Investir de US$ 500.000,00 a US$ 1.000.000,00 em projetos pré-definidos (de alto risco) e se eles derem certo você recebe o greencard, caso contrário perde o dinheiro e não ganha nada.
    (c) Ser um grande cientista ou coisa similar, um grande atleta ou grande sumidade em seu país de origem.

    Até mesmo o visto de trabalho necessita que uma empresa esteja tão desesperada por funcionários que vá te buscar em seu país de origem e patrocine seu visto. E mesmo essa hipótese está cada vez mais complicada. E mesmo assim, não é garantia de greencard futuro. Pode ser que você passe alguns anos e depois tenha que voltar (ou siga sendo ilegal).

  3. Certissima mais uma vez! Meus filhos possuem passaporte alemao, como exemplo, minha filha veio fazer um MBA aqui e o consulado no Rio deu um visto estudante de 4 anos no passaporte brasileiro dela, estudantes estrangeiros aqui virou um bom negocio para os EUA dai a facilidade. Mas o green card ou residencia e mais dificil, como queria que ela ficasse aqui pedi a residencia pra ela, dai soube que a fila e grande e leva no minimo 4 anos, isso porque sou cidada Americana e minha filha e solteira. Ela nao gostou daqui, Florida, e preferiu voltar para o Rio, meu pedido ainda esta la e espero que um dia ela mude de ideia. Agora se voce tem $$$ sem problema. Procure um negocio para entrar de socio, geralmente bar ou restaurante. Mas tem que checar bem, com advogado, porque aqui tambem tem malandro. Ai sem problema se o negocio emprega X Americanos. Como a lei muda constantemente e bom checar antes. So uma coisa tenho certeza com $$$ se entra em qualquer pais. :-((

  4. Já que VC citou sobre ter imóvel aqui nos usa… Isso ajudaria em conseguir alguma forma pra morar legalmente??
    Chegarei daqui a um mês …. Pretendo ficar de vez …. Mesmo que irregular…. Vou me matricular em um curso pra pedir visto de estudantes…. Estou finalizando nesta semana a compra da casa…. Vou pedir visto de estudante pra mim, minha esposa e minha filha mais velha. Porém tenho mais filhos e pedirei pra eles o visto de acompanhante… Você teria alga dica pra mim….

  5. Denise,

    Supus que todos saibam que quem decide se você entra nos EUA ou não e por quanto tempo pode ficar é o oficial de imigração no porto de entrada. Se você preferir posso colocar isso no texto mas sinceramente não achei isso necessário.

  6. Olá Sandro,

    Queria ter algo mais positivo pra te dizer porém qualquer pessoa pode comprar imóveis aqui (escrevi sobre o processo tanto para quem é residente e para não residentes nos EUA) ou seja, tendo GC, sendo cidadão ou estrangeiro sem green card, turistas etc mas infelizmente isso não dá direito imigratório algum. É complicado, mesmo com o visto de estudante morar aqui é temporário, a não ser que sua filha mais velha venha como estudante universitária e quem sabe consiga um visto de trabalho, daí a possibilidade de mais futuramente conseguir o green card e daí ela aplicar para você e sua esposa. O processo é longo e complicado. Outra opção é que você conseguisse um visto de trabalho da mesma forma e daí pudesse patrocinar o gc para o restante da família depois de conseguir o seu.

    Mas minha dica principal é, não faça a besteira de ficar ilegal.

  7. Muito obrigada pelas dicas e pelo comentário Neusa, realmente os processos demoram e são complicados.

  8. Boa tarde.
    Estou pensando sériamente em ir aí pra gringa. Mas ainda não tenho nada definido. Eis as minhas dúvidas:
    Será que posso tirar um passaporte de visitante, e logo em seguida pegar o passaporte de trabalhador?

    Você acha que na entrevista do consulado, se eu responder que ainda não tenho foco na visita, eu posso ser reprovado?

    Depois de quanto tempo nos EUA eu posso solicitar o green card?

  9. Acabo de voltar de viagem aos EUA na qual utilizei meu passaporte italiano + ESTA. Nunca é demais lembrar que mesmo com o ESTA, é obrigatória a apresentação do formulário de imigração no controle de passaportes (aquele cartão distribuído durante o vôo). Se a companhia aérea não tiver disponível o da sua nacionalidade, ele poderá ser encontrado na área de controle de passaportes do aeroporto em que você desembarcar. Não vá na conversa das comissárias da TAM de que o ESTA é suficiente. Fiquei mais de uma hora na fila do controle de passaportes do JFK e quando chegou minha vez precisei sair para ir preencher o form, que tem basicamente as mesmas perguntas que são respondidas no ESTA. E a propósito, boa notícia para os portadores de passaporte italiano: a famigerada taxa anual foi extinta em julho de 2014.

  10. Excelente seu post Elianete. Esclareceu sobre o I 94 e deu a notícia muito boa do fim da taxa anual do passaporte italiano. Obrigado

  11. hola boa tarde,adorei seu posts,tenho uma duvida sou brasileira com passaporte com cidadania italiana e quero comprar uma casa em orlando sendo assim eu posso viver legal nos estados unidos…..

  12. Olá Luciana,

    Infelizmente comprar imóveis nos EUA não dá direito a se tornar residente, ou seja, de se obter o green card. Mas você tem outras opções de visto que abrem esse caminho, como o de trabalho, o de negócios e os vistos da categoria de família. Você pode ler mais sobre esses diferentes tipos de vistos e seus processos no site do consulado americano no Brasil. Eles explicam como tudo funciona. Sucesso!

  13. Bom dia! Meu passaporte italiano vence em 2017, já estou com meu ESTA. Como a taxa anual do passaporte italiano foi extinta em jul/14 , mesmo que no passaporte italiano ainda esteja colado o ultimo “selinho” de taxa anual vencido, posso viajar tranquila para o Eua , ou seja , este selinho vencido nao tem relevancia na entrada dos Eua? Grata e parabéns pelos posts!! Teresa SP

  14. Ola boa tarde, tenho passaporte europeu e estou no EUA a 2 meses e meio e Gostaria de ficar mais 3 meses, album me sabe dizer se posso fazer o pedido por mais 3 meses nalgum Lugar, como passaporte europeu nao necessitate de visto nao sei se e possivel porque so colocam um carimbo com permanencia de 3 meses

  15. Ola Marco,

    Se o carimbo é de 3 meses então você somente tem 3 meses. Você terá que sair do país e depois entrar novamente para poder ficar mais tempo. Mas você pode dar uma lida sobre isso no site do consulado americano, estou certa que eles devem explicar os procedimentos para portadores de waivers europeus.

  16. Oi brother td bem? eu tenho passaporte espanhol r gostaria de saber qual éo limite de tempo , que com o ESTA posso ficar no EUA ? eu sei que brasileiros pode m ficar até 6 meses como turista ..e para gente ?

  17. Olá Renan, sister não brother rsrs na realidade o limite de tempo é indefinido para qualquer pessoa que vai para os EUA, infelizmente nao se sabe quanto tempo vai “ganhar” para ficar nos EUA. Como assim? Até mesmo uma pessoa com visto de turismo, que deveria ganhar 6 meses para poder ficar no país, depende do carimbo do oficial no porto de entrada, é ele/ela quem decide de verdade quanto tempo a pessoa tem autorizacao para ficar nos EUA, e é a mesma coisa com o ESTA, voce vai passar por uma inspecao e eles vao decidir quanto tempo te dar. Pode ser uma semana, um mes, 2 meses, 3 meses, 6 meses… Entao na teoria seria 6 meses mas na pratica vai ser o que o oficial quiser.

  18. Ola lu, minha pergunta é: tendo cidadania europeia, posso permanecer nos eua o tempo q eu quiser? Grata

  19. Olá Letícia. Infelizmente não. Você vai passar pela mesma inspeção no porto de entrada nos EUA e lá o oficial de imigração vai decidir por quanto tempo você pode ficar dentro do país, se você passar do tempo permitido por ele/a, estará ilegal.

  20. Ola.
    Vim passar as ferias na casa de uma prima e ela esta me convencendo a ficar.
    Eu entrei com meu visto de turista e meus filhos com o passaporte portugues .
    Agora ,quero aplicar para estudar ,mas pelo que tenho lido, nao consigo visto de acompanhante, para meus filhos.

    Alguem saberia me dizer ,qual o procedimento para conseguir visto de acompanhante para meus fihos , com passaporte portugues?

    Julina

  21. Olá Juliana. Infelizmente seus filhos não tem como trocar o waiver deles para o visto de estudante ou como seus acompanhantes pois quem entra com passaporte europeu não pode fazer isso. Recomendo que você assista aos vídeos de imigração desse post: Advogados respondem a dúvidas de imigração comuns. Também que você leia sobre o waiver dos seus filhos no site do consulado/embaixada americano em Portugal (tem que ser o site em Portugal pois eles entraram com o passaporte europeu e o site brasileiro não dá esse tipo de informação) e também no site da imigração americana, o USCIS.gov.

  22. Que eles preferem mais europeus, isso é verdade.
    Não gostam negros, latinos e árabes.

  23. Bom Dia. Estou com uma dúvida, sou brasileira e esposa de europeu. O meu marido tem dupla cidadania a brasileira e a portuguesa , possui o passaporte europeu, porém nunca usou em viagens, usou apenas o brasileiro para entrar na Europa. Nunca fomos para os E.U.A , gostaríamos de conhecer a Disney , Miami , Orlando e etc… Percebi que é muito mais prático , rápido e barato tirar o visto americano pelo passaporte europeu do meu marido, mais como fica a minha situação como esposa de europeu, pois sou brasileira , posso tirar esse visto no Esta como européia ou não ? como é o procedimento ? não consegui nada na internet sobre o assunto. please !

  24. Olá Dani,

    Se voce tem passaporte portugues voce pode tirar o ESTA, se nao tem nao tem como tirar pois nao é cidada portuguesa, a cidadania nao é transferida para voce automaticamente só por que seu marido a tem. Agora, se voce quer tirar sua cidadania portuguesa para poder tirar o passaporte portugues, voces vao ter que entrar em contato com o consulado portugues mais proximo da sua cidade e ver se isso é possível pois em alguns países europeus ser casado com um cidadao dá direito a cidadania, em outros países nao e sinceramente nao sei como isso funciona em Portugal. Entao seu marido deve conversar com funcionarios do consulado portugues e ver se isso é possível e como é o processo e etc.

  25. Boa noite estou fazendo minha cidadania italiana, mas minha esposa terá direito só daqui a 2 anos minha dúvida eu com dupla cidadania consigo entrar nos estados unidos mas e pra ela facilita a entrada dela ou ela terá que tirar o visto de turismo?

  26. MEU FILHO ESTA NASCENDO NO EUA, COM ISSO ME AJUDA EM ALGO?? COMO DAR ENTRADA NO GREEN CARD, ISSO SENDO TB QUE SOU CIDADAO EUROPEU

  27. Olá Thiago,

    Te ajudará daqui a 21 anos. É aí que ele poderá pedir um green card para você e sua esposa. A não ser, claro, que as leis em relação a isso mudem no futuro. Para dar entrada no green card você precisa ter o que esse gráfico mostra: Quem tem como entrar na fila do green card?, ou seja, ou ter parente imediato que seja em alguns casos portador do green card ou cidadão americano na maioria dos casos, ou ter capital suficiente para investir ou ter qualificações profissionais para conseguir um visto de trabalho.

    Veja os vistos que mais dão chances se se obter o green card aqui: Tire um deles e sucesso!

  28. Olá boa noite, tenho uma dúvida, estou prestes a pegar meu passaporte europeu quero ir para os EUA mas quero levar mulher e filhas será q meu passaporte europeu facilitará o visto delas?

  29. Sinceramente não sei, mas já vi brasileiros tendo problemas ao entrar nos EUA com passaporte europeu. Se quiser tentar, tente. Só assim para saber. além do mais visto nao é garantia de entrada de qualquer maneira… Só tirando para saber se consegue e só vindo aqui para saber se entra. Sucesso!

  30. Olá Lu, pretendo ir para os Estados Unidos trabalhar e estudar. Porém não vou ficar mais de 6 meses. Possuo cidadania Italiana. Quais os procedimentos para tirar o visto de trabalho e estudo?

  31. Você quer dizer o visto para au pair? Pois é somente esse tipo de visto que permite que o brasileiro trabalhe e estude ao mesmo tempo dentro dos EUA. Você mora, trabalha, paga imposto e tem casa na Itália? Pois se não tiver o processo vai ser o mesmo que para qualquer brasileiro e com passaporte brasileiro pois se mora no Brasil o processo tem que passar pelo consulado americano no Brasil.

    Agora se você mora na Itália há anos, tem raízes lá e tem como comprová-las, daí você tem que ver os procedimentos no site do consulado americano na Itália para ver as diferenças, se é que há alguma diferença no processo pois mesmo com passaporte italiano você vai ter que tirar um visto de au pair de qualquer maneira.

    Sobre morar nos EUA como au pair:
    Trabalhando como au pair nos EUA
    Estudando como au pair nos EUA

    Você encontra maiores informações sobre o visto de au pair e o procedimento no site do consulado americano no Brasil. Sucesso!

  32. Olá boa noite. Existe alguns países que participam da loteria do greencard inclusive Portugal, meu esposo e português por atribuição e eu por aquisição, sabe informar se podemos participar da loteria??? Obrigada!

  33. Olá Luana, leia as instruções da loteria para o ano de 2018(em inglês) no link abaixo, Portugal faz parte dos países participantes mas acho que o prazo de inscrição para 2018 já passou mas ao menos vocês podem se informar melhor sobre como o programa funciona no site oficial e se preparar para o próximo sorteio:
    Diversity Visa – US Department of State Site

    E se você quer uma história de quem já participou e ganhou pode ler essa aqui (em inglês):
    I am French and won the green card lottery

    Sucesso!

  34. olá!
    Meu Nome é Mariana, eu gostaria de saber se com a cidadania portuguesa eu poderia entrar no programa de loteria para o Green Card?

  35. Olá Lu. Estou tirando minha cidadania portuguesa e tenho interesse na cidadania americana, também. O tio da minha esposa, irmão da mãe dela, é cidadão americano, então, por ter ligação familiar, minha sogra é elegível para Green Card através dele. Só que o processo para GC, para irmão, leva (segundo pesquisas que fiz) de 10 a 15 anos para terminar. Você sabe me dizer se o processo de Green Card para irmão que seja cidadão português é mais rápido que para cidadão brasileiro? Grato

  36. Olá Mario, se você ver a tabela do site do visa bulletin, verá que o tempo de processo para irmãos e outros casos é o mesmo para “all other countries”, todos outros países fora Filipinas, México, India e China. Sucesso!

  37. Olá Lu!! Parabéns pelo conhecimento e ajuda nas dúvidas de todos. Eu tenho uma. Estou interessado em trabalhar e morar nos EUA. Trabalho numa empresa americana no Brasil, com possibilidades de mudar para a matriz dos EUA. Tenho também possibilidades de obter o passaporte europeu (italiano), pois tenho primos que já tiraram. Caso a matriz me convidasse para trabalhar lá ela pagaria meu visto. Isso é habitual dessa empresa. Minha principal dúvida é: Como minha esposa ficaria nessa situação? Caso a empresa pague meu visto de trabalho, ela tem a possibilidade de ter um visto de acompanhante? O tempo de duração desse visto de acompanhante é o mesmo do meu visto de trabalho? Ou seja, enquanto a empresa bancar meu visto, minha esposa conseguiria ficar legalmente nos EUA? Obrigado pela ajuda e disponibilidade.

  38. A empresa sempre arca com o processo, Leonardo. Se eles pedirem para você pagar pelo processo é fraude. Sua esposa pode vir como sua acompanhante se a empresa incluir ela no processo como tal, você tem que se certificar e se informar com eles sobre isso. Se não me engano o visto dela dura o quanto o seu durar, ou seja, o visto dela é dependente do seu, sem seu visto ela não consegue o dela. Ela pode ficar contigo aqui, até estudar mas não poderá trabalhar. Há maiores informações sobre isso nos sites oficiais,recomendo que você bata um papo com o representante/advogado da empresa que quer te patrocinar e leia os sites do uscis.gov, travel.state.gov e do consulado americano no Brasil. Sucesso!

  39. Bom dia Lu, obrigado pela paciência de responder muitas vezes a mesma pergunta sempre de forma gentil. Minha pergunta é : Se eu entrar na loteria do GC isso me atrapalha entrar como turista? Eles podem me recusar a entrada pq sabem que quero morsr aí? Obrigado

  40. Boa noite
    Minha esposa tentou 3 vezes o visto americano e negado eu e minha filha temos na sua 3 tentativa o Consul avisou a ela que o meu também estaria cancelado e agora como faço para saber se realmente tá cancelado

Faça parte da conversa: