Fatores Que Atrapalham O Aprendizado De Inglês

Aprender outro idioma pode não ser considerado fácil para alguns mas sabemos que fazer isso é importante para muitos e por diversos motivos.

Mas há certos fatores que acabam atrapalhando o aprendizado da língua inglesa. Listei sete deles abaixo:

  1. Falta de motivação.

É difícil aprender qualquer coisa se o que falta é motivação. O primeiro passo para aprender é que você tem que estar aberto para aprender.

  1. Ser “obrigado” a aprender o idioma.

Seja pelos pais por que eles acham isso ser importante para você (sorry, mas concordo com eles) ou pelo seu chefe. Essa pressão para aprender pode atrapalhar as coisas.

Como resolver isso? Somente você pode mudar sua percepção dessa situação e com isso tudo melhorará gradualmente. No meu ebook com dicas de inglês dou ideias de como melhorar a motivação e transformar sua percepção além de entender as vantagens em ser bilíngue.

  1. Impaciência.

Outro dia a Patrícia que é professora de inglês aqui disse isso nos comentários do post :

 (…) Sou professora de Inglês e moro nos EUA, e me assusta a quantidade de pessoas que acha que é só vir morar aqui e se matricular num curso que “Puff”, vão aprender Inglês magicamente. Não é bem assim: há a ansiedade de aprender logo, a frustração por não conseguir dialogar nem nas situações mais simples do cotidiano e a falta de respaldo dos professores americanos às dificuldades específicas dos alunos falantes de Português. Isso tudo pesa, e muito (…)”

Concordo com ela, muitas pessoas pensam que aprender outro idioma é algo instantâneo e quando elas se deparar com o primeiro obstáculo já desistem.

Desistir não é uma opção e se você não errar você não aprende. Além do mais é importante lembrar que ninguém sabe tudo portanto por que você vai dar bola se não acertar hoje? Amanhã você acerta.

  1. Falta de disciplina.

Como tudo na vida, disciplina sempre é bem-vinda, especialmente ao aprender algo novo. Quanto mais você treinar melhorar ficará.

  1. Falta de curiosidade.

A pessoa só fica na mesma coisa que ela aprendeu na escola ou nas aulas e não tem interesse em ir além ou não tem nem um pingo de curiosidade em pesquisar mais sobre o que ela está aprendendo no momento ou até de ver se ela entende sobre esse assunto num texto ou ouvindo a uma palestra, que seja.

Você tem que ter pelo menos um pingo de curiosidade para ter uma imersão completa num idioma estrangeiro. Curiosidade cultural também é importante. Não somente aquela que se refere aos aspectos gramaticais da língua.

  1. Timidez.

Alguns podem pensar que não, mas timidez atrapalha muitos alunos na hora de aprender. Uma por que é preciso se comunicar com outras pessoas, nativas do idioma também, para melhorar a fluência e outra por que fica difícil para o professor avaliar seus pontos fortes e fracos e adaptar suas lições se você não abre a boca para nada. Há professores que assumirão que ou o gato comeu sua língua ou você sabe tudo e não tem dúvida alguma.

  1. Ir na onda dos outros.

Essa aqui é para os jovencitos que estudam inglês. O que acontece de vez em quando é que alguns desejam aprender mas vão na onda dos amigos palhaços que não estão nem aí para nada.

O que você tem que pensar é no seu futuro, daqui há 5 ou 10 anos esse “amigo” pode nem mais fazer parte da sua vida e isso é razão suficiente para você não deixar ele ou ela afetar sua vida educacional e profissional mais adiante.

Lembre-se que as palhaçadas deles são passageiras mas seu conhecimento não.

quero aprender inglês!

Gostou Do Post? recomende para seus amigos!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. oi,bem…Eu tenho 14 e pretendo fazer intercambio quando eu completar 16 e eu queria começar a me programar mas eu não sei por onde começar, e estou em duvida de para qual cidade eu poderia ir… queria saber se vc poderia me dar algumas dicas sobre isso por onde começar, quanto dinheiro eu vo precisar mais ou menos, cidades para ode eu poderia ir

  2. Eu fico muito triste,quando me deparo com pessoas que dizem viver aqui mais de dez anos as vezes e nao fala quase nada de ingles,tenho alguns conhecidos que trabalham num restaurante muito famoso aqui,sao de Mexico,Venezuela,e outros Paises,trabalham duro,e enviam dinheiro pra familia,uma amiga me confessou que desde que chegou,trabalha tanto que nao tem tempo de ir a escola aprender ingles,e lamentavel,eu no comeco perdi o desejo,fiquei meia deprimida,porque toda vez que abria a boca pra falar,alguem sempe sorria,e tirava um sarro,como dizem os brasileiros,eu ficava envergonhada e dizia:Nao quero falar mais,rs,mas o tempo passando voce vai ficando mal,porque como viver e nao poder se relacionar com as pessoas,nao ter um trabalho melhor,nao conseguir viver em comunidade poque nao fala a lingua das pessoas,e terrivel,entao sai a luta,mesmo desmotivada as vezes corri atras,a hoje a coisa ta tao boa,kkk,que me pego escrevendo errado em portugues e me esquecendo de palavras simples me portugues,e eu que sempre fui amante da boa escrita

  3. Olá Izzy,

    Escrevi diversos artigos pelo blog que dão dicas sobre como descobrir qual o melhor lugar dos EUA para morar de acordo com as necessidades pessoais de cada um. Favor fazer uma pesquisa no blog. Quanto a dinheiro, recomendo os artigos sobre custo de vida nos EUA. Siga as dicas deles. Sucesso!

  4. Obrigada pela participação, Rita. Isso é comum mas a gente tem que correr atrás. Se não fizermos algo a respeito quem é que vai fazer, né? Outra coisa é que não podemos fazer dar bola para negatividade de certas pessoas (americanos ou de outras nacionalidades) quando queremos aprender é preciso ter coragem de errar, de bater a cara na parede mesmo por que ninguém sabe tudo e é errando que se aprende. Valeu a pena, não valeu? 😉

  5. Boa tarde,

    Teria um site bom que você recomendaria aprender inglês sem que seja num cursinho?

    Obrigado!

  6. Olá Ygor,

    Escrevi um post sobre o assunto, no qual recomendo 10 sites para níveis e objetivos variados. Favor fazer uma pesquisa pelos artigos do blog.

Leave a Reply

Faça parte da conversa: