Para Estudantes, Para imigrantes

Dicas Para Aprender Phrasal Verbs

Outro dia o Mauricio me pediu dicas para aprender Phrasal Verbs no facebook. Veja minhas dicas sobre o assunto abaixo:

 1. Saiba o que é um phrasal verb:

É importante conhecer a estrutura deles para quando se deparar com phrasal verbs saber reconhece-los, além de saber como procurar por eles em dicionários. Mas qual é a estrutura de um phrasal verb?

Um verbo + uma preposição (ou um advérbio) que quando juntos não fazem sentido se traduzidos ao pé da letra.

Exemplo:

Look = olhar

Look into= investigar

Look (verbo ) + into (preposição) = phrasal verb

Um só verbo em inglês pode dar origem a diversos phrasal verbs de significados completamente diferentes. Ainda com look, podemos encontrar:

Look after = cuidar de alguém ou de algo

Look for = procurar por alguém ou algo.

Look up = melhorar

Alguns phrasal verbs tem mais de um tipo de uso. Como na lista acima o look up que pode significar melhorar ou procurar por  algo num livro ou texto ou dicionário, por exemplo.

2. Memorize o phrasal verb com a preposição ou advérbio embutido nele.

Não adianta você somente se lembrar do look, quando a estrutura completa é look into, por exemplo, e os significados de look e look into são diferentes.

3. Estude exemplos de uso do phrasal verb:

Você certamente encontrará isso em dicionários já que eles sempre dão frases como exemplos do uso de cada um deles. Às vezes você não encontrará o phrasal verb completo logo de cara.

O que fazer quando isso acontecer? Você terá que procurar pelo verbo sem a preposição primeiro e depois achar o phrasal verb que te interessa . Outro motivo para lembrar que esse tipo de verbo leva preposição a tiracolo para onde quer que ande e que por isso a preposição ou o advérbio é essencial.

4. Use aplicativos para treinar suas habilidades:

Seja um aplicativo de flashcards no qual você pode ir adicionando mais phrasal verbs conforme você for aumentando seu vocabulário ou for encontrando mais deles durante suas leituras (suponho que você esteja lendo em inglês para melhorar seu vocabulário, caso não esteja recomendo que você o faça, essa é uma das melhores maneiras de aumentar seu vocabulário) ou simplesmente um aplicativo com perguntas e respostas sobre o assunto.

Tenho certeza que você encontrará um aplicativo que satisfaz essa necessidade. Como americanos dizem, there’s an app for that.

 5. Use um dicionário específico:

Há muitos tipos de dicionários online que você pode usar, incluindo de phrasal verbs, um deles, bem basiquinho, é esse aqui,  o qual lista exemplos de uso.

Enfim, o segredo dos phrasal verbs é mais ou menos a mesma coisa que aprender idioms: Memorizar, treinar e usa-los para não esquecer.

Quer mais dicas de inglês? Veja o Novo ebook da Lu

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

3 comentários sobre “Dicas Para Aprender Phrasal Verbs

  1. Oi Lu! Gostei muito deste post. Confesso que tenho certa dificuldade com alguns Phrasal Verbs devido as mais diversas traduções possíveis. Você mencionou acima apps que nos ajudam a aprender mais sobre os Phrasal Verbs. Quais você recomenda? Existem alguns apps de jogos que facilitam também? Desde já agradeço!!

Faça parte da conversa: