Curiosidades

Comida Chinesa Nos EUA

comida chinesa nos EUA
Dim sum

A comida chinesa é uma das favoritas dos Americanos entre as de origem estrangeiras, outras favoritas são a italiana, mexicana e japonesa. Eu mesma sempre me esqueço /confundo qual macarrão é o lo mein e o chow mein e etc.

Veja abaixo uma lista com alguns dos pratos mais encontrados em restaurantes chineses nos Estados Unidos, ou seja, um pequeno guia para você entender a culinária chinesa servida por aqui:

Lo mein:

Macarrão chinês cozido. A textura tem que ser tenra. Escolhas de acompanhamentos variam mas como em praticamente todos os pratos chineses nos EUA ele é servido com carne de boi, galinha ou camarão e vegetais.
comida chinesa nos EUA

Chow mein:

Macarrão chinês novamente mas nesse caso ele é frito. O original tem que ter textura crocante. Finalmente você sabe de uma vez por todas as diferenças desses dois pratos e pode pedir o que você quer sem se arrepender depois quando abrir sua sacola de take out.

comid chinesa EUA
White Rice:

Arroz comum sem muito gosto de nada e servido em quantidades absurdas.

comida chinesa EUA
Fried Rice:

Arroz frito com molho de soja, vegetais, ovos e carnes.\
arroz chines nos EUA

Dumplings ou potstickers:

Há dumplings em diversos formatos, cada um com seu nome chinês específico mas os que você mais encontrará em restaurantes chineses daqui são chamados de wonton ou dumplings mesmo e geralmente em sopas (na sopa de wonton) ou como um sidedish. Os recheios são de porco, carne de boi ou camarão.

comida chinesa EUA
As sopas:

De wonton como falei acima:
sopas chinesas EUA

Há também a famosa egg drop soup, com ovos e tofu.

Hot and sour soup:

Com ingredientes apimentados e azedos.
comida chinesa EUA
Egg rolls:

A versão chinesa dos rolinhos primavera (aqui chamados de spring rolls).

comida chinesa EUA
Fried wontons (wontons fritos):

A massa de wonton frita.

comida chinesa nos EUA

Esses são somente alguns dos pratos chineses e sinoamericanos mais comuns por aqui. A lista é enorme e varia de acordo com a região chinesa de origem mas agora você já tem uma noção do tipo de de comida chinesa vendida por aqui.

Crédito Imagens:
 1. By Eric T Gunther (Own work) [CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons
 2.  3.  Public domain
 5. By Gossipguy (Own work) [CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons
 6. By Alpha [CC-BY-SA-2.0], via Wikimedia Commons
 7. Hot and sour By jeffreyw (Mmm... hot and sour soupUploaded by Fæ) [CC-BY-2.0], via Wikimedia Commons
 8. Public domain
 9. By gildemax (Own work) [CC-BY-SA-2.5], via Wikimedia Commons
topo: "SFO-Chinatown". Licensed under CC BY-SA 1.0 via Wikimedia Commons.

Quer morar e se adaptar nos EUA? Veja as Mil e Uma Dicas da Lu

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

5 comentários sobre “Comida Chinesa Nos EUA

  1. Nas muitas viagens a NYC a trabalho nunca comi em um dos muitos restaurantes chineses da cidade porque não me pareciam muito limpos. Anos mais tarde já casada com um Americano, que infelizmente para minha batalha constante com o peso, cozinha 4 estrelas inclusive comida Chinesa. Minha favorita a Cantonese. E ate certo ponto fácil de fazer. Nos usamos o “wok” panela bem funda de ferro, e o segredo mesmo e a temperatura do óleo, bem alta. Para o “fried rice” por exemplo e sempre bom usar o arroz dormido. Aliais chega a ser engraçado, no Brasil eu nem podia pensar em cozinhar ou fazer certos trabalhos domésticos, ou mesmo trabalhar no jardim. Aqui aprendi e ate sinto um prazer enorme em ver o resultado de todo o trabalho feito por mim. Realmente os EUA faz a cabeça da gente!

  2. Faz sim, Neusa. Nossa percepção e jeito de vida muda bastante e quando passamos férias no Brasil é quase como se fossemos outra pessoa, tanto a gente quanto os conhecidos de lá notam a mudança.

  3. Nossa Lu, me deu uma água na boca sem tamanho! Meu prato chinês favorito era o Chow Mein acompanhado com wontons e aqueles bifinhos meio doces que não recordo o nome! São uma delícia, sinto falta desse tipo de comida aqui no BR.

Faça parte da conversa: