Cultura Americana, Curiosidades

Presente Nos EUA? Nada De Surpresas

presentear nos EUA

 

Presentear amigos e familiares nos EUA é completamente diferente do mesmo no Brasil. Enquanto na terrinha o que costuma contar é a intenção e especialmente a grande surpresa, aqui as coisas são completamente diferentes.

Uma que temos que dar bem mais presentinhos durante o ano e para os mais variados tipos de pessoas (do seu porteiro à professora dos seus filhos), algumas das quais somente mantem um nível de contato mínimo contigo, ou seja, saber o que dar de presentes nesses casos é mais complicado simplesmente pela falta de conhecimento dos gostos do recipiente. Veja dicas do que fazer nesse e outros casos nesse post.

Mas se há uma coisa que não consigo entender até hoje aqui é o fato de eles perguntarem o que você quer de presente, seja de aniversario, para o dia das mães (se você for mamãe), para o Natal e assim por diante. O interessante disso é que eles costumam fazer essa pergunta para quem eles conhecem há mais tempo, para os “desconhecidos” eles simplesmente dão gift cards, o tipo vai variar de acordo com a idade e sexo da pessoa.

Entendo que em certas situações isso vem a calhar, mas me parece que americanos não gostam muito de surpresas em relação a presentes e até em outras situações (lembra do hábito de perguntar a lista de ingredientes num prato antes de experimentá-lo?).

Inclusive, há muitos americanos que pedem para que suas futuras noivas escolham o anel de noivado! Coisa que tradicionalmente é “responsabilidade” do noivo. Essa prática está cada vez mais comum em noivados nos EUA.

Na minha opinião presente é presente e o que vale é a intenção e não necessariamente o valor do mesmo. Claro que pesquisar sobre os gostos do recipiente é importante se você quer acertar na surpresa mas isso é completamente o oposto de perguntar diretamente o que ele ou ela quer de aniversário.

E como vi que essa pergunta é tipicamente americana fiquei curiosa para saber se outras culturas também fazem isso por aqui e perguntei sobre isso a alguns conhecidos hispanos. Como era de se esperar eles também acham estranho esse hábito americano e dizem que não há dessa nas terras deles.

Você mora nos Estados Unidos? Já passou por experiências similares por aqui? O que já tem pediram de presente? Você curte esse hábito americano ou nem tanto? Fale sobre o assunto nos comentários abaixo.

credito imagem: minxlj via photopin cc

Quer morar e se adaptar nos EUA? Veja as  Dicas da Lu

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

11 comentários sobre “Presente Nos EUA? Nada De Surpresas

  1. Minha grande surpresa foi ver que algumas pessoas daqui não gostam de receber presentes porque parece que ficam devendo algo igual para você, ou que estaria “comprando” elas (no caso de colegas de trabalho).

  2. A avó do meu ex era alemã. Ela devolvia presentes que nao gostava. Na cara. E dizia que nao ia usar, para pessoa trocar por algo mais util para ela propria.evil.O engracado era que ninguem dava sapatos a ela por ter pes complicados e usar sapatos ditos por ela especiais. Entao num aniversario dei a ela um Nike Air. Naquela epoca aos 86 anos ela fazia ginastica ainda. Ela amou o tenis. O esperimentou na mesma noite. Fez um pouco de vinastica para “testar” o presente e exausta acabou dormindo com ele. Há!
    O negocio dos presentes so pode ser complicado se a pessoa nao pensar com carinho na pessoa presenteada. E um pouquinbo de logica é claro.

  3. Dei um relogio da Victor Hugo ao meu namorado americano residente no Brasil e o mesmo ficou uma fera. Nunca me senti tao chateada como neste dia. Ele foi a loja pedir um refund e falou que queria apenas um cartao. Ainda falou na minha cara que eu deveria ganhar presentes caros nao ele… vai entender….

  4. Infelizmente isso parece ser normal, Érica 🙁 Mas no seu caso é bom por que você sabe que vai ganhar presentes bons rsrsr brincadeirinha. Eles preferem pedir o que querem ganhar de presente a não ser que eles sejam um pouquinho mais flexíveis nesse sentido, o que é raro, mas ainda assim você tem que dar um presente que você tenha certeza que vá agradar… Sinceramente até hoje esse tipo de comportamento me deixa confusa. Meu marido já devolveu um presente que dei pra ele, dizendo que “não precisava daquele tipo de presente” 😀 Mas tem americanos que querem coisas mais frugais outros presentes mais caros, isso varia bastante por isso o melhor jeito é estragar a surpresa e perguntar.

  5. Olá Daniela,

    Sim, o segredo é saber o mais próximo possível o que a pessoa quer ou simplesmente fazer como os americanos, perguntar mesmo. Obrigada pela participação e volte sempre!

  6. Aqui em Portugal mais precisamente na cidade do Porto e aldeias. Essa é uma pratica rara,kkkkk,eles não são de dar presentes e muito menos de te convidar para casa.São simpáticos(no verão) e te mantem em cafés para “conviveu”. Já me comentaram que na capital,Lisboa é um pouquinho diferente. 🙂

  7. POxa, agora fiquei com medo. rs Eu estou saindo com um americano e no final de maio ele faz aniversário. Super queria dar o ingresso de um show que ele quer ir… Muito arriscado?

  8. Tenho um namorado americano e ele nunca me dá presentes, isso é normal? Os namorados brasileiros sempre agradam com presentinhos quando viajam e essas coisas assim sem data especial, mas o meu Atual que é americanos não… Isso é normal?

  9. Deve fazer parte da personalidade dele. Tem gente que adora dar e receber presentes, outras preferem que o parceiro/a diga que os ama constantemente, outros preferem fazer outras coisas como prova de amor, tipo lavar ou consertar o carro da namorada, etc. coisas mais práticas. Mas tem americanos que adoram presentear as namoradas… vai variar de pessoa para pessoa.

Faça parte da conversa: