Os esportes são outros:
No Brasil o rei dos esportes é o futebol, nos Estados Unidos é o futebol americano mas fora esse último há vários outros esportes com torcidas: basquete, beisebol, hóquei, boxe, corridas de carros, golfe são alguns dos que mais aparecem na telinha.
Há mais ligas:
Se usarmos o exemplo do esporte americano mais popular, o football, vemos que há duas ligas (a universitária, college football, e a nacional – NFL) e ambas atraem milhões de fãs e torcedores por todo país.
Conheço americanos que preferem assistir aos jogos das ligas universitárias enquanto outros seguem a NFL religiosamente. Geralmente é um ou o outro, são raros os que curtem e acompanham ambos campeonatos com o mesmo fervor.
Universidades americanas dão bastante ênfase a vida esportiva de seus alunos e praticamente todas tem seus times, devido a isso ligas universitárias de outros esportes são acompanhadas, como as de basquete, por exemplo.
Times rivais são de outros países… Dependendo do esporte:
Como no caso do hóquei, no qual o campeonato deles tem a participação não somente de times americanos mas também de times canadenses.Seria como se o campeonato brasileiro tivesse times de futebol argentinos competindo no meio da coisa – estranho.
Americanos torcem para o time de casa:
É comum torcer para o time da região (cidade) de origem da pessoa, embora alguns escolham a cidade onde cresceram ao invés do local de nascimento. Alguns americanos preferem times do estado de origem da família deles e mais raramente há aqueles que torcem tanto para o time da terra natal quanto o da residência deles.
Enquanto isso, no Brasil alguns os times mais famosos ainda parecem exercer influência em grande parte da torcida brasileira. É comum não ter nascido no Rio ou em São Paulo e ainda assim torcer para o Flamengo ou Palmeiras, não? 😀
Americanos torcem para os times de suas universidades:
Há times de universidades nos EUA (college football, por exemplo) e muitos americanos seguem esses times religiosamente.
Esporte é uma coisa de família:
Estádios americanos são cheios de segurança, alguns mais limpos e mais modernos que outros, claro, mas ainda assim torcidas aqui contam com a presença de famílias inteiras – dos mais jovens aos mais maduros, de mulheres e de crianças – não somente da homenzarada.
Penso comigo que a situação e infraestrutura dos estádios deve ter mudado no Brasil, espero que tenha, mas quando morava lá ir a jogos de futebol era coisa para homem e não devido a machismo mas ao quesito da segurança e maluquices das torcidas.
Esporte é organizado:
Além do quesito de infraestrutura, esportes nos EUA são levados a sério por seus fãs e organizados, como falei no post que explica o que é tailgating no futebol americano.
O entusiasmo das torcidas é o mesmo:
Mas como você pode ver nas duas fotos acima, o entusiasmo por esportes é o mesmo, o que muda são as cores, o tipo de jogo, o idioma e os uniformes.
Mora nos EUA? Já foi ou sempre vai a jogos daqui e quer contar sua experiência? Ou mora no Brasil e tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo.
Crédito imagens: By JAG [CC-BY-2.0], via Wikimedia Commons By Kiley (Flickr: Huskers - Touchdown Celebration) [CC-BY-2.0], via Wikimedia Commons Montreal Canadiens practice by Kristina Servant Uploaded by Carport. Licensedunder CC BY 2.0 via Wikimedia Commons.
Moro em São Paulo e desde criança vou aos estádios, quer dizer ia com mais frequência. Desde o advento das torcidas organizadas não fui mais aos Pacaembu ou Morumbi.
Hoje somos sócios dos Santos F. C. e vamos ao Estádio da Vila Belmiro pela facilidade e acesso reservado.
Fico por entender porque o esporte creio que mais popular nos Estados Unidos tem o nome de Football, se ele é jogado com as mãos (deveria ser Handball) e a bola não é bola, é oval.
Outros esportes por aqui estão crescendo em audiência mas como um segundo esporte.
O fato de torcedores de outros estados preferirem times do Rio ou de São Paulo é pelo seguinte:
Em locais mais afastados dos grandes centros o sinal de TV é via parabólica e o canal mais assistido é a TV Globo que transmite do RJ e claro só transmite partidas dos times Cariocas.
o que o silas falo é uma grande verdade
Adoro seu blog, vejo todos os dias! Parabéns
Sou do gaúcha, e não concordo com o que você disse de que o pessoal do RS torce para outro time. Se vieres aqui no RS verás que todos os gaúchos são colorados ou gremistas. Gaúcho é muito “patriota” com o estado, assim como americanos são com o país. Mais uma vez parabéns pelo teu blog.
Obrigada por acompanhar o blog, Ariane. Também sou gaúcha e usei o RS e outro estado como exemplo já que o que ocorre na maioria dos estados é ter pessoas torcendo para times de SP e do RJ. Já vi gaúchos fazendo o mesmo 😛 Mas como é de esperar a maioria dos brasileiros leva futebol muito a sério.
Pois é, o Toronto Raptors participa da NBA mesmo sendo canadense.
QURIA TER NASCIDO AMERICANA , INGLESA OU QUEM SABE SUÉCA ….. AFFFs MAS NASCI NESTE LIXO CHAMADO BRASIL
Só uma observação : EUA e Canadá são muito unidos psicologicamente …. eles muitas vezes se sentem como sendo um país só , tudo isso se deve á excelente colonização inglesa !
O mesmo não acontece em relação ao México , país q nada tem á ver com EUA . Prova disso são as fronteiras , EUA-México é uma fronteira ultra militarizada , EUA-Canadá é uma fronteira praticamente livre .
Portanto , quem conhece as historias de EUA e Canadá vai entender bem esta estreita união entre os dois gigantes da América do Norte 🙂
Lu,
Descobri seu site e estou encantado com os posts.
A vontade de conhecer e vivenciar a cultura americana desperta o desejo de mudar para aí.
Mas barramos na burocracia de migrar e pelo receio do incerto.
Parabéns e continue transmitindo conhecimento para nós, leitores.
Forte Abraço
Ricardo
Olá Ricardo,
Uma coisa é certa: Se vocês não tentarem não saberão 😉 Muito obrigada pelo apoio e participação. Apareça sempre. Abraços
Na verdade Silas, o futebol americano é chamado de “football” por lá, porquê o futebol como conhecemos foi introduzido nos EUA ao mesmo tempo que o rugby. Então, os americanos começaram a jogar o “football”, mas adotaram as regras do rugby e com o tempo o esporte foi se modificando e dando origem ao futebol americano que conhecemos hoje. Espero ter ajudado.