Cultura Americana, Curiosidades

Comer Sem Guardanapos É Costume Nos EUA

comer com as maos nos EUA
No Brasil usamos guardanapos. Nos EUA, quase nunca.

Se tem uma coisa que divide americanos e brasileiros em relação a comida é usar o garfo e faca e guardanapos ao comer.

Outro dia assistindo à visita do Anthony Bordain a São Paulo, fui relembrada do fato (a gente esquece tanto do português quanto de outros costumes brazucas depois de morar um tempinho fora do Brasil) que nós brasileiros comemos pizzas com garfo e faca.

Anthony deu uma dica para os americanos que querem experimentar a pizza paulista: Use o gardo e faca. Nas palavras deles “nada de parecer um animal pegando a fatia dobrada com a mão” a la nova Iorque.

 

etiqueta mesa EUA
Conselho do Anthony: Não faça isso no Brasil. Faça isso em NYC.

Mas isso não quer dizer que não comamos com a mão no Brasil, afinal temos muitos estabelecimentos que vendem lanches, tipo as coxinhas, pastéis e etc, só que a diferença que notei é que sempre usamos algum papel ou guardanapo ao segurar esses salgadinhos ou docinhos. Isso quando não comemos a bendita coxinha com garfo e faca também 🙂

Já americanos? Eles não se importam tanto em deixar de usar o guardanapo de papel. Vou citar um exemplo cotidiano para muitos americanos, eles compram fast food e pelo menos os hamburguers vem enrolados com um pedaço pequeno de papel fininho. Como você pode ver na foto abaixo:

comer com as maos EUA

A maioria dos americanos que conheço sequer usam esse papel, eles seguram o hamburger diretamente com as mãos. Muito americanos até tiram o papel de cupcakes ao comer esses doces em festas.

 

etiqueta mesa EUA

Imagens: 1 / 2 / 3 / 4

Quer morar nos EUA também?

Gostou do Post? Compartilhe!

10 comentários sobre “Comer Sem Guardanapos É Costume Nos EUA

  1. Bom dia Luciano. Acompanho seus posts acho que desde o inicio e afirmo que todos tem sido muito valiosos para mim. Primeiro, porque adoro os EUA, principalmente o Estado da Florida(estou em Orlando, quase todos os anos. Como neste próximo mes de Junho. Eu e familia estaremos ai). Tambem temos planos de mudanca ao me aposentar. Bem, parabéns mesmo pelo post. Aproveito para sugerir um pequeno comentário seu sobre o uso de bermudas para banhos em Praias e Piscinas. Fica estranho usar sungao em praias e parques aquaticos nos EUA? Grande abraço.

  2. Olá Luiz,

    Obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog. Meu nome não é Luciano e sequer sou homem 🙂 mas posso te dizer que é raro ver sungas nas praias daqui. É considerado estranho sim. Assim como é raro ver biquinis pequeníssimos, fio dental então é raríssimo. A moda de praia aqui é completamente diferente. Inclusive dei algumas dicas sobre o asusnto nesse post:

    Dicas praia nos EUA

    Boa viagem!

  3. Argh, bem nojento esse hábito deles, de comer sem usar ao menos um guardanapo para segurar a comida!

  4. Olá Viviane,

    Alguns lavam as mãos ou usam sanitizer antes de fazer isso mas outros não.

  5. Verdade! Lu , passei alguns meses com uma família americana e na primeira vez que pediram uma pizza pedi talheres. ..ainda hoje me lembro a cara de supresa que eles fizeram… rsss

  6. Adoro os EUA, mas não para morar,tenho ido todos os anos para conhecer uma região de cada vez.Meu país é aqui e se não estou contente, VOU FAZER O QUE E
    STIVER AO MEU ALCANCE PARA MELHORAR !

  7. Olá , Lu!
    Adorei seu post, é sempre interessante saber mais sobre os diferentes costumes dos Estados Unidos. Eu tenho que admitir que acho meio estranho comer pizza com às mãos, pizza é comida, e comida se come com talheres.

Faça parte da conversa: