Curiosidades, Para imigrantes

O Lado Bom E Ruim De Se Viver Na Flórida

viver na Florida

Para os que não sabem a Lu mora no beautiful Sunshine State, ela lista a seguir o que ela acha bom e ruim de se viver nesse estado:

Tudo de bom:

O clima (na maioria das vezes):

vantagens morar na Flórida

Enquanto o pessoal de outras regiões estão tremendo de frio, desenterrando o carro debaixo da neve e escorregando nas estradas interestaduais, quem mora na Flórida está tomando um mojito na beira da praia e pegando um bronze.

Nada de neve:

Bem, recentemente houve geadas e até neve no norte do estado e  por lá as coisas esfriam no inverno mas ainda assim, as temperaturas raramente se comparam ao freezer de outras regiões nessa estação do ano. Afinal, é por isso que muitos deles fogem do inverno lá “em cima” e vem pra cá. Veja imagens do inverno na Flórida.

A comida:

Duas palavras: Comida cubana. Se você não experimentou comida cubana e está nos EUA, please, experimente.Garanto que você não vai se arrepender.

Mas não pára aí, há muitas outras cozinhas que valem a pena por aqui, a brasileira também– para matar a saudade. Ah se você gosta de frutos do mar, aqui é seu lugar 😉

As praias:

Quem disse que você tem que ir para o Havaí para aproveitar as praias americanas? As praias da Flórida são relaxantes também.

Só esteja preparado para as diferenças entre elas (a areia é diferente, por exemplo) e regras de cada uma delas e etc.

Outros imigrantes e certos turistas:

A Flórida é o lugar para conhecer gente de outras partes do planeta. Como esse estado é um imã de turistas e imigrantes, gente famosa também – quem mora aqui já deve ter se esbarrado ou pelo menos visto algum famoso – eu já vi e até já conversei com alguns deles 😉

Portanto conhecer gente diferente e divertida não é problema. Alguns turistas e imigrantes são meus favoritos devido ao jeito que eles encaram a vida. Quais os seus? Conte para nós nos comentários no fim do post.

A Natureza:

Se você já deu uma olhada nos álbuns de foto da página oficial de blog no facebook sabe que temos um álbum dedicado somente aos inúmeros tipos de animais  que andam soltos por aqui, algumas vezes você encontrará eles no seu quintal.

As maluquices que só acontecem aqui:

Muita coisa maluca e inacreditável acontece na Flórida, é só você ler qualquer jornal daqui para entender o que o povo faz ou não entender por que vai ser difícil achar lógica nas coisas que acontecem por aqui. Bem, pelos menos a gente se diverte com isso.

O lado ruim:

Os “relocados” que moram aqui:

A Flórida é o paraíso dos aposentados de Nova Iorque e de outros estados do nordeste americano e de muitos outros que querem se esconder do frio. O problema? Em sua maioria eles são grossos, mal educados e terríveis no trânsito.

Se você mora no Sul do Brasil, esse fenômeno é algo parecido com o que acontece com os turistas argentinos que passam férias por lá. Falando em trânsito…

Parece que as pessoas não sabem dirigir:

lado ruim viver Florida EUA

O transito aqui é horrível e a culpa é dos motoristas, que parecem não saber dirigir. Ou é o adolescente que mal sabe mover o carro, muito menos frear, ou é o idoso que mal consegue enxergar um palmo adiante.

De qualquer maneira acho que a necessidade de carros aqui é tão grande que qualquer um consegue passar em testes de direção. Meu marido viveu na Europa e segundo ele, tirar a carteira por lá é bem mais difícil do que aqui, quase impossível.

As pessoas não são lá tão legais:

Claro que há suas exceções, no entanto essa é uma reclamação que sempre ouço, e muitas vezes de pessoas que nasceram ou que moram aqui há muito tempo.

Eu pensava que as pessoas aqui eram OK, até passar alguns dias na Georgia. Quanta diferença! Aquilo sim que é nice.

Certos imigrantes que vivem aqui:

Há certos grupos de imigrantes que são mal educados, grossos e que se recusam a falar em inglês contigo, como se todo mundo tivesse que saber falar o idioma deles (o qual para lusófonos sequer faz muito sentido).

Não vou citar quem são eles, só que muita gente reclama do jeito que eles se comportam, tanto americanos quanto outros imigrantes que aqui vivem.

Se você vive aqui sabe de quem estou falando. E quem sabe você pode adicionar mais nacionalidades à essa lista nos comentários abaixo.

O clima (algumas vezes):

Bem, calor é bom mas a humidade daqui mata, e a mulherada que quer domar o cabelo detesta 😀 isso sem falar no calor de rachar e nas temporadas de furacões e quando elas não trazem furacões elas trazem uma quantidade enorme de chuvas. Alagamentos?

Dependendo de onde você mora, acontece. Inclusive, isso é uma das coisas importantes a saber antes de comprar ou alugar sua casa nos Estados Unidos.

Estragos nas casas? Se você não se preparar devidamente, sim. Dirigir num dia lindo de Sol (e ter planejado ir à praia) e chuva se materializar do nada? Bem vindo à Flórida.

O nível do ensino:

A Flórida é famosa por não ter lá um bom nível de ensino (tanto fundamental quanto universitário), claro que há estados piores (Alabama, Mississippi) mas certamente há outros onde as coisas são melhores nesse sentido.

A Natureza:

lado ruim morar Florida EUA

Encontrar um pássaro ou um pato no seu quintal, tudo bem. Dar de cara com uma cobra ou um jacaré? Nem tanto.

Não vou dizer que isso é regra e que você deva se desesperar mas outro dia encontraram um jacaré num campo de golfe rsrs.

Os Malucos que moram aqui:

“Só podia ser na Flórida” é uma daquelas frases que americanos usam para descrever as maluquices que só acontecem no Sunshine State.

Vai ver é o calor que afeta a cabeça de uns e de outros 🙂

Essas são as razões pelas quais eu adoro e detesto morar na Flórida. Já morou ou vive aqui? Quais as suas?

Imagens: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6

 

Fique por dentro dos posts do blog!

Coloque seu email abaixo

Quer morar nos EUA?

Gostou do post? Compartilhe!

35 comentários sobre “O Lado Bom E Ruim De Se Viver Na Flórida

  1. Adorei ….. o sonho da minha vida é ir para os EUA, mas não imagino para onde iria….. então fico lendo essas posts que vc escreve e eu ADORO ….
    AMO ESSE SITE, parabéns.

  2. Cada praia tem suas regras… Ah! Quanta falta isto faz aqui no Brasil! Aqui, se tu estiveres descansando sob o Sol, pode ser atingido por outro objeto esférico, uma bola cheia de areia e algum babaca ainda te diz “foi mal”. Os idiotas esqueceram o significado da palavra desculpe… Isto quando não for uma menor, mas mais rápida, de frescobol e atingir na cara. Eu adoro cães, mas nem por isto vou levar um dos meus para as praias e quem faz isto, geralmente, não recolhe as fezes de seu animal, porque seus donos animais acham isto degradante. Surreal. Agora, a praga nacional que quase ninguém critica, som alto, de lixo musical, mas mesmo que fosse Beethoven, não importa, ninguém é obrigado ou tem que estar “no clima” de ouvir em som abusivo o que não quer. Seria tão simples que houvesse praias para esportes, para brincar com animais, para simplesmente se banhar e aquelas para mentecaptos regozijarem-se com o lixo da música eletrônica, o ‘sertanojo’, o pagode ou a pior abominação auditiva já criada pelo Homem, o funk. Lu, se isto não existe aí nas condições que eu descrevi, parabéns, tu estás em algo próximo do paraíso.

  3. Ótimo post! Eu amo a Flórida, as praias o verão, poder achar produtos brasileiros com facilidade e o fato das pessoas serem muito mais liberais do que no meu estado (Utah). Mas tenho que concordar que tem um problema que é irritante, alguns lugares não são, nem de longe, seguros e isso é horrível, pq num momento vc está em Coconut Grove e em cinco minutos está na barra pesada, isso dá medo.
    Venha visitar o Utah!

  4. Olá, desculpe postar aqui, mas estou com uma dúvida..
    Me formei no final desse ano de 2013 em Análise e desenvolvimento de sistemas, não possuo experiência, mas tenho um amplo conhecimento nessa área de T.I (programação especificamente). Cadastrei um curriculum em sites de empregos como linkedin e apliquei para algumas vagas no site glassdoor..
    Enfim, várias empresas e recrutadores estão me mandando email e me ligando (comprei um número americano no skype) pois essa área acho que está muito em alta e o problema não é nem tanto o visto, pois algumas dessas empresas dizem que dão suporte ao H1b. O grande problema é que para ter direito ao visto, é preciso ter uma formação de 4 anos, ou seja bachelor or bachelor equivalent degree e a minha formação é de 3 anos, superior de tecnologia.
    Já vi que vou ter que retirar meu curriculum dos sites por enquanto, e queria saber se uma pós graduação, totalizando 3 anos de graduação + pós de 1 ano, equivale ao bacharelado deles? Ou será mais fácil ganhar experiência de 3 anos no Brasil, já que a cada 3 anos de experiência vale 1 ano de graduação.
    Estou muito angustiado pois querem marcar entrevistas até por telefone, e eu não quero criar esperanças pra chegar na hora e negarem meu visto…

    Ótimo site, já me tirou várias dúvidas… desde já agradeço… Obrigado

  5. eu moro no Novo Mexico,amo viver aqui,so que,tudo que nao tem e umidade,super seco,minha pele era linda,meu cabelo sedoso,brilhante,foi pro espaco,,fiquei com pele seca,envelheci muito,,nunca fiquei resfriada,nunca mesmo,agora vivo assim, com o tempo muito frio,odeio aquecedor em casa,me faz ficar com o peito cheio de secrecao,nariz entupido,parece bronquite,e no calor todo mundo sabe,e duro,porem no mais,amo tudo,a seguranca do lugar onde vivo,a educacao dos motoristas,quase sempre vou ao mercado de bicicleta,param para eu atravessar,policia respeitada,cidade pequena,um simples acidente 5 carros de policia no minimo,hehe

  6. Olá Karen,

    Muito obrigada por partilhar sua experiência aqui na Flórida conosco. Sim, há certas áreas que são perigosas. Gostaria muito de visitar o estado onde você mora, deve ser muito bonito por lá. Um dia eu visito 😉 Me diz uma coisa, é bastante difícil achar produtos brasileiros aí? Onde você geralmente os encontra e o que é mais difícil de se achar?

  7. Olá Gustavo,

    Não sei mas se você não tentar não saberá também. E acho que nenhum empregador americano vai reclamar que você tem uma pós na sua área, muito pelo contrário, acho que isso somente adiciona algo a mais a seu currículo. Tente isso, se não der certo, faça sua segunda opção. E não fique angustiado, vá atrás do que você precisa para conseguir o visto com muito gosto e força de vontade, não deixe um obstáculo no meio do caminho interromper seu sonhos. Muito sucesso para você!

  8. Da Florida só gosto do lugar que moro, uma ilha a 21 milhas de Key West ou bem ao Norte do estado. Não sei se o que vou falar pode ser publicado mas tem 2 tipos de imigrante hispânico, Cubano e os outros. As vezes lembro os jogos de volei entre Cuba/Brasil. Apesar de conhecer uns poucos simpáticos, eu os acho arrogantes, usurpadores e mal educados (apesar da comida boa) chegam aqui com todas as benesses e ajuda do governo Americano e usam e abusam. Duvido que algo como o que acontece por exemplo, em Miami e arredores seria aceito no Brasil. Ate no aeroporto e na imigracao encontrei gente que não fala Inglês e se recusa a aprender, imagina se milhares de Argentinos imigrasse mensalmente para o Brasil, criasse um gueto que incha e se espalha pelo estado e se recusassem a aprender o Português.
    O que adoro e o clima porque apesar de eu e meu marido sermos seniors e aposentados, velejamos quase todos os dias.
    Os impostos também são dos menores do pais. Cobra tem no meu quintal mas não são venenosas, ja as iguanas detesto, comem as plantas pelos brotos matando tudo. Quanto ao trafico onde moro e bom porque a quantidade de policiais por habitante e enorme. Morei antes em Baton Rouge La, povo maravilhoso. Conheço bem alguns outros estados mas meus favoritos são New Mexico (Santa Fe, Taos) Colorado (amo) California (so o Norte) e o mal falado Oregon que acho lindíssimo, apesar da chuva, Portland and Ashland vale a pena conhecer. E chega, ohhh falei de mais!

  9. Lu, a educação da Florida realmente deixa a desejar? Desde o secundario até a universidade no geral não são muito boas? Recomendaria qual estado para cursar uma universidade?

  10. Olá Pereira,

    Infelizmente sim. Os estados da costa Leste americana tem as melhores universidades em geral. Claro que isso também depende do curso.

  11. Olá Lu!
    Aqui é um pouco difícil encontrar produtos brasieleiros, algumas lojas mexicanas vendem, mas como o forte deles é produtos para hispanicos, quase nunca tem nada, ou está vencido! Quando vc vier visitar o Utah me avise que te falo sobre o que tem de melhor por aqui!

  12. Lu que lugar indicaria tenho 2 filhas 8 e 10 e com escolas boas , e como faço para comprar uma casa aí.qual o melhor lugar até uns $100.000 da uma dica

  13. Olá Italo,

    1. Como escolher em que cidade dos EUA morar e Mais dicas para escolher onde morar
    2. Se vc for comprar como não residente no país: Comprando casas como não residente nos EUA

    Se vc for comprar com residente, – leia-se quem tem o green card ou está no processo de obter o mesmo Como comprar casas nos EUA como residente

    Há outros artigos do blog com várias dicas sobre regiões e cidades americanas (as melhores, piores, onde aluguéis são mais baratos e etc, recomendo que você use as tags (etiquetas) e categorias do blog pra fazer sua busca: regiões americanas e imigrantes.

    Sucesso!

  14. olá , é a primeira visita ao site , estou procurando casa para comprar na florida , qual a cidade que vc me indicaria e como faço para migrar para lá com toda a família ??? grato pela atenção e boa semana !

  15. Olá Jonatas,

    Obrigada pelo comentário. Olha, fica difícil escolher uma cidade para você, ter essa responsabilidade nas minhas mãos rsrsrs Mesmo por que não conheço seu estilo de vida ou qual estilo de vida você gostaria de ter aqui, sua família, suas necessidades e o que vocês procuram ou consideram importantes numa cidade e etc. Porém escrevi alguns artigos sobre o assunto, um deles diz que pontos considerar quando escolher em que lugar dos EUA morar e outro lista websites que ajudam a comparar cidades e escolher a melhor para vocês.

    Faça uma pesquisa pelo blog que você vai encontrá-los. Quanto a migrar para cá, é preciso ter um visto que te dê chances de abrir o processo para o green card, não são todos vistos que permitem isso e infelizmente comprar um imóvel aqui também não dá esse direito. Também já escrevi sobre quais são esses vistos e mais informações sobre o green card, tempo de espera e etc. Recomendo que voce dê uma olhada na categoria “documentos” para achar os artigos ou simplesmente digite vistos ou green card na barra de buscas.

    Sucesso para vocês!

    P.S.: Ah, não esqueça de ler sobre vistos no site do consulado americano no Brasil. Eles explicam os pormenores de todos os vistos para os EUA.

  16. Ola Lu, super legal seu post. Ja morei no norte da California, Utah e a muitos anos moro em San Diego na California e adoro aqui (gostaria que a agua do mar fosse mais quente). O clima de San Diego eh talvez quem sabe, o melhor do mundo. Eu e minha esposa vamos sempre que pudemos a Florida e nos curtimos muito toda vez, notamos as diferencas que existe entre aqui e a Florida, mas todo estado tem sua diferenca, curtimos o fato da Florida ter muitos latinos de outros paises, nao como aqui que temos mais imigrantes da america central. Eh nossa intencao de aposentar na Florida algum dia pelo fato do clima quente, humido e a distancia do Brasil. Valeu pelo post.

  17. Oi ! Quando vocês foram para EUA , já foram com tudo arrumado , ou foram com a cara e a coragem !?
    Têm alguma dica para quem vai sem falar muito bem inglês e sem conhecer nada e ninguém ?!
    Que medoooo !!!!
    Obrigado ,
    André

  18. Oi André. Acho que a maioria dos brasileiros que moram aqui não aconselhariam ninguém a vir “com a cara e a coragem” no sentido de vir “de qualquer jeito e ficar de qualquer jeito”. Eu mesma jamais recomendaria algo do tipo. Tem algumas dicas de brasileiros sobre isso nesse artigo do blog: Dicas de quem mora nos EUA para quem quer viver nos EUA.

    Sim, tudo arrumado mais ou menos pois meu marido cuidou de tudo com antecedência. Ele já tinha casa aqui, carro e etc. Foi só chegar e ver se me acostumava e gostava do lugar. Minha dica de inglês seria de ir estudando desde já, aí no Brasil mesmo preparando o ouvido rsrs. Depois aqui a pessoa pode fazer um curso de ESOL (mais sobre esse curso aqui..

    Quanto a vir sem conhecer nada isso é normal e a gente se acostuma com a cidade onde vai ficar e dependendo do visto a pessoa vai ter mais oportunidades de conhecer bastante pessoas, tipo um visto de estudante facilita isso pela interação que o brazuca vai ter com colegas de classe, professores e eventos da escola, etc. Se a pessoa fizer um curso para adultos ela também terá oportunidades de encontrar mais gente e se ela gostar de sair a noite, ela pode connher outras pessoas também… É uma questão de ter hobbies, estudar ou sair de casa. E frio na barriga é normal mas como tudo na vida, ele passa 😉

  19. Tirando apenas os animais, pelos relatos parece Santos, praia, chuvas do nada, aposentados, pessoas que não sabem dirigir… pessoas grosseiras, nem tanto

  20. Oi Lu, acabei de descobrir o blog. As postagens são de 2014, voce ainda vive ai?
    Gostaria de morar na Flórida. Estou investigando os passos que devo seguir.
    Boa semana!

  21. Olá Rosangela. Comecei o blog em 2009 e publico artigos regularmente desde então. Sim, ainda vivo na Flórida. Há diversos artigos e links de outros websites (oficiais e nào oficiais) aqui que podem te ajudar a seguir esse caminho. Qualquer coisa, estou aqui. Sucesso!

  22. Olá Lu, sou professor de uma universidade pública aqui no Brasil, tenho a intenção de ir fazer um pós-doc em uma universidade da Flórida, pois não suporto frio e vi que na Flórida o clima é quente.
    Minha ideia é levar meu filho de 10 anos e minha esposa, não gosto de centros grandes, adoraria ficar em uma cidade em torno de 100.000 habitantes ou menos, gostaria de uma dica de uma cidade com este perfil e que ao mesmo tempo tivesse uma universidade para que eu consiga fazer meu curso.
    Como funciona para alugar uma casa por aí?
    Obrigado e parabéns pelo site.

  23. Olá Walter,

    Para achar a cidade, recomendo esse site : City-data. Ele possui informações sobre todas as cidades dos EUA, simplesmente busque uma que tenha os critérios que você quer. Mas se quer uma dica, Boca Raton tem menos que 100 mil habitantes e com universidades e faculdades. Vá nos nomes das cidades que se encaixam no seu perfil de veja quantas listam colleges e universities e se eles oferecem cursos na sua área de atuação.

    Recomendo esse post sobre alugar: Como alugar apartamento nos EUAe que você peça a ajuda de um real estate agent na cidade de seu interesse. Há muitos real estate agents bilíngues pela Florida, alguns dos quais falam português. Um bom real estate agent vai te ajudar a alugar uma casa ou apartamento sem ter o credit score, o que suponho que nem você nem sua esposa tenham aqui ainda. Veja o que eles te dizem sobre os pormenores do seu caso. Sucesso!

  24. eu tenho 56 anos e desde o primeiro contato com a língua inglesa fiquei apaixonada,mas não pensava em viver nos ESTADOS UNIDOS, hoje já aposentada, penso em passar tipo 6 meses ou algo assim. ir ao supermercado, so falar em inglês, mas tenho muitas duvidas sobre como funciona locação. Com relação ao artigo foi uma boa contribuição e como todo lugar tem os pro e contra e acredito que soh vivendo mesmo, para sentir na pele. Obrigada por compartilhar suas experiências foi como se eu estivesse na Florida. Bye

  25. ola estou querendo investir em construção ai na florida tem alguma cidade que está em crescimento qe compensa o investimento?

  26. Oi Lu bia noite.Estou querendo dá uma reviravolta na minga vida.Sou dna de casa e vivi p casamento.E hj acabou.Tenho um filho de 8 anos e sempre tive vontade de morar e trabalhar aí nos Estados Unidos.To começando do zero.Quero trabalhar primeiro e com tempo voltar aos estudos .Li vc falando de um lugar Boca Raton.Uma cidade com menos de 100.000 habitantes.Moro numa cidade do interior.Preciso muito de emprego quero muito ir pra trabalhar e claro voltar p estudos.E não quero ir assim na cara e na coragem até pq quero levar meu filho.Oq vc me aconselha.Preciso muito de uma ajuda.Gostei da Flórida oq vc disse.Só me preocupei c a educação q vc disse não ser muito bom.Me ajuda por favor.Obrigada.

  27. Minha prioridade é a educação a escola p meu filho.E meu emprego vou p trabalhar ganhar dinheiro. Oq vc acha?Vc q está aí posso juntar um bom dinheiro? Obrigada

  28. Aguardo ansiosa.Pq se eu precisar me organizar quero ir até em janeiro do ano q vem .

  29. Oi Hevila. Aconselho que você estude sobre o visto adequado para você fazer o que quer fazer aqui e para que seu filho possa ter direito a estudar também. Para fazer isso leia os sites do consulado americano no Brasil e o do uscis.gov (versões em inglês e espanhol). Sucesso!

Faça parte da conversa: