Para Estudantes

10 Dicas Para Quem Quer Fazer Intercâmbio Nos EUA

Muitos jovencitos me perguntam sobre intercâmbios para os Estados Unidos. Bem, resolvi colocar 10 dicas importantes para quem deseja fazer isso a seguir:

  1. Primeiro, acima de tudo aprenda e/ou melhore seu inglês.
  2. Decida que tipo de experiência você quer ter no exterior.
  3. Faça uma lista de perguntas com aquilo que você considera importante para sua experiência no exterior.
  4. Faça uma pesquisa de agências de intercâmbio próximas de você.
  5. Contate cada uma delas, procure saber sobre os programas que elas oferecem e não se esqueça de fazer as perguntas da sua lista.
  6. Compare as agências que saíram no top da sua lista de agências, ou seja, aquelas que podem te oferecer a experiência que você quer nos EUA.
  7. Procure conversar com outras pessoas que fizeram intercâmbio para os EUA através dessas empresas.
  8. Decida qual é a melhor agência de acordo com suas necessidades mais importantes (seja dinheiro, oportunidades quando no exterior e etc).
  9. Analise tudo isso antes de pagar qualquer valor e antes de assinar qualquer papelada.
  10. Ah, outra dica é sempre ler tudo de cabo a rabo antes de assinar qualquer contrato e procurar entender o processo de visto que a agência oferece. Como sempre o site do consulado americano deve estar entre os seus favoritos. E se você quiser adicionar o do USCIS, fique à vontade.

Enfim, é importante saber que tipo de experiência você deseja ter como intercambista e ver o que diferentes agências tem a te oferecer e se tudo isso é compatível com o que você quer.

Quer morar e se adaptar nos EUA? Veja as Muitas Dicas da Lu

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

11 comentários sobre “10 Dicas Para Quem Quer Fazer Intercâmbio Nos EUA

  1. Oi, Lu

    Eu cultivo o sonho de fazer um intercâmbio há dois anos. Desde 2011 eu faço uma toda uma pesquisa de valores mensalmente, visando sempre me manter atualizado dos meus futuros custos. Visto que pretendo fazê-lo em NY, é algo realmente importante para se estar ciente. Como eu vou estar lá com um visto de estudante, não terei autorização para trabalho, porém acredito que conseguirei um trabalho sem documentos, só para abater um pouco do alto valor do curso e do custo de vida novaiorquino. Você poderia me dar uma ideia de quanto eu ganharia para, por exemplo, ser um garçom, atendente de fast-food, vendedor e coisas do gênero? Gostaria também de lhe dar meus parabéns pelo seu blog. Tem sido de uma ajuda tremenda, e praticamente todas as dúvidas que eu tenho estão sendo tiradas aqui. Ainda não terminei de ler todos os seus posts, e espero que o que ainda tenho para ler seja de imensa ajuda tanto quando o resto. Aguardo resposta, abraços.

  2. Olá Lucas,

    Sem autorização de trabalho até conseguir os empregos que você citou fica mais difícil, hoje em dia conseguir algo como garçom fica mais complicado mas talvez numa cidade como NYC você consegira um de lavador de pratos. Entende? As coisas mudaram de anos para cá, especialmente por que a imigração está em cima dos empregadores. A pressão está neles para não contratar pessoas sem autorização de trabalho. Não aconselho que você corra esse risco mas a vida é sua.

    Quanto ao valor pago para esses empregos, você pode fazer sua pesquisa específica (em NYC) no site salary.com. Lembrando que trabalhar sem autorização de trabalho permite que o indivíduo seja explorado pelo empregados, portanto não espere receber perto dos mesmos valores que os encontrados no site que te passei nem trabalhar as mesmas cargas horárias que empregados com autorização de trabalho.

  3. Entendo, agradeço pela sua dica. Realmente não gostaria de trabalhar sem autorização lá, porém eu não vejo outra forma pra conseguir me manter em uma cidade como NY.

  4. Oi Lu,

    tenho 17 anos e tenho vontade de ir para EUA, porém meu inglês é muito básico. Entendo algumas coisas e acho que consigo me virar! Você acha que morando 3 meses lá falando apenas inglês e fazendo algum curso consigo aprender bastante?
    Qual seria o gasto médio com moradia, alimentação e transporte nesse período em uma cidade não tão cara?
    É muito difícil conseguir o visto trabalho? E conseguindo você acha que alguém com o meu perfil (idade/pouco conhecimento da língua) conseguiria emprego fácil? Em qual ramo teria mais facilidade em conseguir emprego?
    Me desculpe o excesso de perguntas.. Aguardo respostas!
    Obrigado

  5. Olá João,

    Aprender vai depender de você. Tem muito brasileiro que não se esforça, mora aqui há anos e não fala quase nada. Depende da pessoa, vontade e hábitos. Falei sobre os hábitos bons aqui:7 passos para melhorar seu inglês nos EUA

    Quanto custa morar nos EUA?
    Quanto se gasta com comida nos EUA?
    É fácil conseguir um visto de trabalho estando no Brasil? Sem inglês fica complicado, recomendo que você comece a estudar inglês desde já, faça aulas intensivas se preciso. Não sei, você estuda? Você já trabalha? Com o quê?
    4 sites para te ajudar a escolher onde morar nos EUA

    Sucesso!

  6. oi Lu,

    Eu queria estudar nos Estados Unidos mais ir por conta própria não ir por uma agencia de intercâmbios, queria saber se consigo vaga na escola sem muitas dificuldades, e também quais documentos preciso para conseguir me matricular.
    Aguardo resposta Obrigado!

  7. Olá Ygor,

    Vá ao site da escola de sua escolha e veja os requisitos que ela tem para estudantes internacionais (=você). Sucesso!

  8. Bom dia!
    Estou querendo fazer intercambio e me ocorreu uma dúvida.
    Tenho uma tia que mora nos EUA e estou pensando em visita-la ano que vem, ela mora ao lado de uma cidade que tem uma ótima escola de inglês (que faz parte da tabela de escolas várias instituições daqui do Brasil para intercambio – já fiz várias cotações em diversas escolas);
    Minha duvida é a seguinte: Posso ir para lá, me inscrever na escola sem auxilio de uma instituição brasileira? Teria que voltar para o Brasil para mudar de visto, ou posso ficar por lá mesmo?

    Fico no aguardo.
    Muito obrigado desde já.

  9. Renan,

    Sim, voce pode vir aqui por conta propria sem ser por intercambio, mas dependendo do curso o custo pode ser maior ou maior. Tenta um visto de estudante sem ser por agencia de intercambio, quem sabe voce nao consegue. Voce tem que comparar os gastos dos dois jeitos e as chances de voce conseguir o visto sozinho X o com auxilio de agencias. Atraves de intercambio as regras sao um pouco diferente de simplesmente visto de estudante, veja qual deles tem mais a ver com voce e quais as regras especificas no site do consulado americano no Brasil. Sucesso!

  10. Ola, Lu

    Eu estou na faculdade e assim que terminar irei fazer MBA em Boston… E pretendo morar lá e exercer minha carreira também. O que preciso fazer durante ou depois do MBA para conseguir o green card? Eu penso em durante o MBA procurar um emprego, mas não sei se terei algum resultado positivo.

    Obrigada

  11. Olá Taciana,

    Sua opção é fazer seu networking profisisonal e tentar um visto de trabalho enquanto está estudando. Conseguir um estágio e quem sabe uma empresa patrocinadora para o visto de trabalho… O green card é outro processo depois de conseguir um visto de trabalho. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *