Para Estudantes, Para imigrantes

Os Tipos De Escolas Públicas Nos EUA

sala de aula nos EUA

 

Muitas coisas mudam do Brasil para os Estados Unidos, se você lê o blog há algum tempo já sabe que universidades americanas diferem bastante das brasileiras e que a relação de anos escolares entre os dois países é um pouco diferente.

Até ái tudo bem, mas se você tem filhos pequenos que vão ou estão prestes a estudar em escolas americanas, você é bombardeado com muitas escolhas educacionais além de simplesmente diferenciar escolas entre públicas ou particulares.

Há diversos tipos de escolas nos EUA, tanto no ramo das públicas quanto no das particulares. Hoje falaremos dos tipos de escolas públicas:

 Começamos com a Local Public School:

A escola da sua vizinhança ou do distrito onde você mora. A chamada homeschool. Escolas públicas são financiadas pelo governo federal, estadual e local (condado), portanto segue às regulações de ensino padrão da área onde você mora. O que pode ser bom ou ruim, dependendo do seu estado americano de residência.  Infelizmente nem todos estados americanos são famosos por alto níveis educacionais.

Charter Schools:

Basicamente charter schools são escolas públicas mas elas também recebem fundos de grupos com interesse direto nas mesmas, sendo assim elas são públicas, não cobram tuition (mensalidade mas valor anual, não por mês) mas passam por menos burocracia e regulação do estado, condado e governo federal.

Elas ainda mantém o mínimo de requerimentos padrão que uma escola pública comum possui mas com liberdades extra em relação ao currículo e implementação da escola em geral.

Devido à sua independência mas ao mesmo tempo manter o mínimo de regulamentos aprovados pelo Estado e boa qualidade de ensino, algumas charter schools possuem um processo de seleção acirrado, criando até loterias para ver quem vai ter o privilégio de estudar nas mesmas. A regra de admissão nessas escolas é a seguinte: Quanto melhor a charter school for, mais difícil é o processo de seleção.

 Magnet Schools:

Também são escolas públicas mas com um currículo um pouco mais especializado em determinada área, exatas ou humanas. Ou seja, o currículo possui ênfase em uma dessas áreas.

Como o currículo delas costuma ser mais avançado que uma escola pública comum, há bastante competição para ser aceito em magnet schools e o processo seletivo é puxado, contanto com testes, entrevistas e até audições.

Magnet schools podem permitir que alunos de outros distritos sejam matriculados desde que eles passem pelo processo de seleção (quando elas são controladas pelo Estado, quando elas são controladas pelo distrito, elas somente aceitam alunos daquele distrito). Essas escolas também dão ênfase na diversidade de seus alunos, ou seja, eles sempre buscam alunos pertencentes a minorias sociais, raciais ou étnicas.

 Public School Choice:

Se você mora nos EUA sabe que escolas públicas tem que aceitar todas crianças com idade para cursar o ensino fundamental. Mas o detalhe aqui é que a escolha da escola é feita por onde você mora, ou seja, a chamada homeschool é a escola mais próxima da sua casa, a escola no mesmo distrito que o seu.

Então trocar de escola fica difícil, a não ser em casos extremos e que possam ser aprovados pela school board. Mesmo assim, alguns condados americanos permitem que as crianças sejam matriculadas em escolas chamadas de public school choice. Mas não se engane, a competição para matrículas nessas escolas é grande. Para você ter uma idéia, existe loterias para conseguir vagas nas mesmas.

Resumindo, o jeito de ver se uma escola é boa para seu filho é ver se na vizinhança na qual vocês vão se mudar há escolas de boa qualidade. Não é à toa que esse é um dos primeiros fatores que famílias americanas checam antes de se mudar para uma vizinhança nova e o motivo pelo qual algumas delas se mudam para casas diferentes mas na mesma vizinhança.

Imagem: By knittymarie via flickr

Quer morar e/ou se adaptar nos EUA? Veja as Muitas Dicas da Lu

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

20 comentários sobre “Os Tipos De Escolas Públicas Nos EUA

  1. Oi Lu, ótimo o seu post,muito esclarecedor!
    Você saberia informar algum ranking com essas escolas e seus respectivos estados? Ou algum link ? Sabe como é a qualidade da educação na Flórida ou Califórnia?
    Obrigada sempre;)

  2. Olá Angélica,

    Há vários sites com rankings de escolas, não tenho um favorito ou um que eu saiba ser completo. É só você procurar por isso (school rankings) no Google que diversas opções aparecerão. Quanto à qualidade da educação, aqui na Flórida ela deixa muito a desejar, na Califórnia ouço que é melhor. Mas você pode fazer uma pesquisa colocando os dois estados em comparação ou simplesmente pesquisando um de cada vez nos sites de ranking e reviews de escolas que você achar e comparará-los. É possível que alguns deles ofereçam ferramentas de comparação. Faça sua pesquisa e sucesso!

  3. Carol,

    Por lei, crianças com idade escolar tem que ir para a escola. Por isso eles conseguem matricular seus filhos mas quando eles crescem, eles não podem estudar em faculdades ou universidades americanas sem documentação para tal.

  4. LU, o que é condado ? Pode ser comparado a um município ? Em Inglês a palavra é condado mesmo ou muda ? Obrigada

  5. Olá Sheila,

    Condados são regiões administrativas, elas são compostas de vários municípios. Condado em inglês é county.

  6. Ola, boa tarde. Muito obrigado pelas ricas informações que vc nos disponibiliza com o seu site. Num trecho desse seu texto, vc diz = ” Infelizmente nem todos os estados americanos são famosos por altos indices educacionais”. Vc tem a relação dos melhores e dos piores? Ou ha algum site onde posso encontrar esses dados? Muito obrigado.

  7. Olá Carlos,

    Procure por sites de “school reviews ou rankings” (há vários pela internet) no google.com (não no .com.br) para escolas de ensino fundamental e médio e collegeboard.org e usanews.com para universidades e faculdades americanas.

  8. Boa tarde. Vou me mudar para os EUA no dia 20 de agosto e minha filha tem apenas 10 anos e preciso saber sobre a vacinação, existe alguma obrigatória para que ela seja matriculada na rede pública? E caso ela não tenha alguma tem como fazermos isso estando lá, e por um acaso alguém sabe me informar sobre os valores? Muito obrigada.

  9. Olá Rosilene,

    Antes de você vir para cá vocês certamente terão que passar pelo exame médico e colocar suas vacinas (sua e dela) em dia – Como você disse que vem morar aqui suponho que o processo do seu visto exija isso. Se ela precisar de vacinas adicionais a escola na qual ela será matriculada vai te passar uma lista com qualquer vacina que ela precise tomar. Daí é só pegar um pediatra para ela e tomar conta disso. Algunas vacinas estão disponíveis em farmácias.

  10. Estarei indo estudar nos E.U.A e gostaria de saber o ranking das escolas publicas pois precisarei maricular meu filho !!! Escolherei a cidade pela a escola q ele ira estudar … help-me please”””

  11. ate ai foi bem,mais quem quer terminar o ensino medio fora,e fazer faculdade é possivel fazer ilegalmente

  12. Somente o ensino médio, afinal é lei que TODAS crianças que estão nos EUA em idade escolar tenham acesso a escola pública, mas faculdade, universidade não. Inclusive esse é o dilema de muitas crianças que nasceram em outros países mas foram trazidas pelos pais para cá quando pequenas ilegalmente. Elas até querem um diploma universitário mas não há universidades que as aceitem. Mais um dos motivos pelos quais vir para cá ilegalmente não funciona e não é algo que recomendo ou que apoie que ninguém faça.

  13. Boa noite Lu, qual seria o melhor visto para eu conseguir morar nos estados unidos levando meus filhos? levando em conta que sou separada e não divorciada. quero conseguir um trabalho ai e morar de vez. Ficar no Brasil s tornou uma coisa insustentável. me mande email se quiser

  14. Olá Thaís, já que você me contatou aqui vou te responder aqui rsrs Se você é separada, há a probabilidade do seu ex ter que aprovar a mudança dos seus filhos para cá, ou seja, independente do tipo de visto é provável que você vai precisar pedir autorização dele para poder trazer as crianças. Entao no seu caso essa é uma preocupacao a mais. Não estou 100% certa então recomendo que você consulte um advogado de imigração para ter certeza.

    Para conseguir um trabalho ou voce precisa ter um visto que vai dar a oportunidade de obter o green card no futuro ou voce precisa tirar um dos vistos de trabalho (leia mais aqui:
    Posso trabalhar nos EUA?) , os mais conhecidos sao o H1B, voce pode ler sobre ele aqui:
    O que é preciso para tirar o H1B e o L1, voce pode ler sobre ele aqui: L1

    De qualquer forma você vai precisar se preparar entao leia mais detalhes dos vistos que estao a seu alcance (os quais voce tem todos requisitos para conseguir) no site oficial do consulado americano no Brasil, eles explicam tudo da parte legal.

    Se voce nao tem todos os requisito para os vistos, escolha aquele para o qual que voce tem QUASE todos os requisitos e corra atrás dos restantes, depois tire tal visto.

    Sucesso!

Faça parte da conversa: