Dicas de viagem

Savannah: Cidade Que Vale A Pena Visitar

viagem savannah georgia
por digitaltree515 via flickr

Algumas semanas atrás eu e meu marido decidimos pegar um fim de semana que ele estava de folga e resolvemos ir para a Georgia. Sempre quis ver de perto se todas aquelas histórias sobre o Sul dos EUA realmente são verdadeiras e também o lugar das famosas mansões a la O Vento Levou.

Da última vez que estive no Sul, foi durante nossa road trip pelos estados da costa leste americana e simplesmente passei por lá (nosso alvo era o norte do norte – Vermont) e embora tenhamos jantado em Richmond na Virginia e fomos muito bem recebidos, não passamos tempo suficiente no local para poder ir além da superfície.

viagem a savannah na georgia
por libby telford via flickr

OK mas você deve estar coçando a cabeça e pensando mas a Lu não está na Flórida e esse estado não está localizado no Sul também? Sim, geograficamente, porém há muita diferença entre a Flórida e os demais estados sulistas. Mais detalhes sobre isso em outro post.

Então resolvemos ficar alguns dias na Georgia para ver como as coisas são de verdade e foi uma experiência incrível. Fiquei surpreendida com tudo.

Escolhemos Savannah, por que eu e meu marido somos fãs de cidades históricas, sei que tem gente que prefere ir para parques de diversão nas férias aqui mas cidades históricas são muito interessantes e sinceramente acho que Savannah (e outras cidades da área Flórida/Georgia) deveria estar no roteiro de mais turistas brasileiros.

A cidade é charmosa, com uma arquitetura linda e o povo é maravilhoso. Eles são muito hospitaleiros por lá, todo mundo te cumprimenta, fomos muito bem recebidos no hotel – a gente sempre é mas em Savannah havia um ar de camaradagem muito forte comparado com a impessoalidade de hotéis em outras partes do país e sim, até na Flórida – que é um estado turístico.

viagem savannah georgia
por twiklind via flickr

Se você já morou ou mora nos Estados Unidos e acha que americanos são simpáticos e educados, você vai ficar sem palavras quando conhecer o pessoal do Sul. Eles são muito educados e simpaticíssimos.

O que mais posso dizer de Savannah? Outras coisas que me deixaram de boca aberta: Eu esperava que a comida e hospedagem iam ser caras– o que costuma ser em cidades turísticas e ainda mais em cidades históricas – no entanto a comida foi barata (e isso que comemos pouquíssimas vezes em restaurantes fast food e alguns dos demais lugares onde almoçamos e jantamos eram de preços razoáveis para alto) e o hotel muito bom pelo preço (com café da manhã incluído e outras comodidades) e relativamente perto da área mais badalada da cidade.

A comida também é boa, mas se você não curte muito frutos do mar e coisas fritas, Savannah não pode ser considerada uma meca culinária para seu gosto. Claro que há restaurantes italianos, japoneses e mexicanos por lá e muito pub grub (comida de pubs). Mas você não vai para o Sul dos EUA para não comer a comida típica deles, vai?

Fried green tomatoes By Rob Speed via flickr (CC BY-SA 2.0)

E se você quer uma dica do que experimentar: fried green tomatoes, fried pickles, alligator, shrimps and grits e quaisquer outros pratos com frutos do mar ou fritos (especialmente as sobremesas fritas, tais quais tortas fritas). Ah, e se você está acostumado com o iced tea servido na Flórida, provavelmente vai gostar do chá gelado deles, especialmente o doce – por que ele é doce de verdade.

viagem savannah georgia
por kenlund via flickr

Mas voltando às ruas de Savannah… O ar da cidade chega a ser mágico e com uma justaposição interessante, enquanto você sabe que está em uma cidade de porte mediano (a população de Savannah é por volta de 142 mil habitantes) quando você anda pelas ruas é como se você estivesse em uma cidadezinha do interior.

Enquanto você vê com seus próprios olhos que a cidade tem anos e anos de história, uma população jovem hip e lojas chics permeiam a cidade. Vimos muitos casais de gays e de lésbicas por lá também. O povo também gosta de se vestir bem– fora os turistas, claro.

Mas o que há por lá para se visitar? Bem o típico de cidades históricas, a arquitetura vitoriana, mansões, museus da guerra da secessão americana, as praias de Tybee island, excursões fantasmagóricas à noite, cemitérios, os muitos parques pela cidade – sempre cheios de atrações na rua, cruzeiros no rio Savannah.

O distrito histórico de Savannah é lindo e termina no chamado Riverfront (na River Street) que é por onde os navios de carga passam, bem no rio Savannah.

Conta-se que a idéia de construir Savannah era de criar uma cidade organizada e cheia de parques para relaxar e é bem isso que você encontra ao andar pelo lado histórico da cidade, praticamente a cada quatro ruas há um parque. Dá para andar tranquilo por lá sem precisar de um carro se você quer visitar essa área.

Inclusive, se você está com preguiça, há três formas de transporte público grátis (chamado de DOT) para quem deseja visitar o distrito histórico de Savannah: ônibus, balsa e bonde. Há mapas que mostram onde as paradas deles ficam pela cidade – você pode conseguir esse e muitos outros mapas úteis no lobby do seu hotel.

Coisa que eu não sabia é que há muitos descendentes de irlandeses (e de alemães também) em Savannah e por essa razão fãs de pubs e cervejarias, isso sem falar no Dia de St. Patrick, vão adorar esse lugar. Já ouvi dizer que Savannah é o local de uma das maiores ( a segunda maior segundo conhecidos meus) celebrações de St. Patrick’s Day do país.

viagem savannah georgia
por predi via flickr


Savannah é para quem gosta de história, Halloween, St, Patrick’s Day, cerveja, frutos do mar, frituras e não fica muito longe de cidades da Flórida, mais ou menos 10 horas na estrada dependendo de onde você está. Se você estiver em Orlando menos ainda.

Aí você pensa, imagina 10 horas na estrada? Mas vou te dizer, a estrada pode até ser a parte chata (e pode ser que para você nem seja já que você não está acostumado com a paisagem como eu) mas vivenciar a experiência de uma cidade que nem Savannah, vale a pena.

Já visitou Savannah? Conhece alguém que mora lá ou simplesmente gostaria de falar mais sobre isso? Deixe seu comentário abaixo.

 ebook morar nos EUA

25 comentários sobre “Savannah: Cidade Que Vale A Pena Visitar

  1. Se você gostou de Savannah pense em visitar Charleston da próxima vez, é linda, histórica, movimentada, alegre, tem pria, tem tours, tem restaurantes, festas, tudo de bom! Realmente sobre o sul posso dizer que é assim mesmo, pessoas te cumprimentam nas ruas, agradecem, perguntam se você está bem, elogiam, sorriem e agradecem de novo. Moro no sul e curto, mas alguns amigos da Califórnia dizem que o atendimento em geral é muito lento. ASAP – as southern as possible, dizem alguns. Ah, adoro seus posts! Abraços

  2. Olá Isabela,

    Obrigada pela participação. Vou colocar Charleston na minha lista de viagem 😉 Abçs

  3. Savanah parece ser uma cidade interessante mesmo! bem a cara do sul!
    Me lembro de uma garota que conheci de Savanah, era Emma o nome dela, era um docinho Lú, só voce vendo, me dava muito bem com ela, ela era muito simpatica, infelizmente acabei perdendo contato com ela, mas voce ve, eu como leitor assíduo do seu blog, olhei o post sobre Savanah e me chamou atenção, me despertou algo, muito bacana! abração Lú, tudo de bom! adoro seu blog!

  4. Que cultura rica e bonita do Sul, vá para Cidades próx de Atlanta, pra ver se é bom, tem padarias brasileiras por lá

    Abs Lu

  5. Olá Jefferson,

    Muito obrigada pelo comentário. Fico contente em saber que você curtiu o post. Volte sempre!

  6. Detestei Savannah. A cidade tem um clima pesado, fantasmagorica. Apesar de flores e parques lindos e muito bem cuidados a atmosfera de Savannah me impressionou muito. Eu fui sem saber da existencia de fantasmas e apos sair de lá e que vim a saber que a fama de fantasmas é conhecida. Até o sino da igreja é assustador e tem um cemitério enorme bem no meio da cidade. É um pavor!

  7. Olá Elaine,

    Engraçado, eu não senti a mesma coisa 😀 Muito pelo contrário, achei o lugar bonito, com uma vibração alto astral e muito hospitaleiro. Inclusive, visitei esse cemitério do qual você se refere e achei ele muito interessante.

  8. Ola estou planejando minha lua de mel pro ano que vem, maio 15. Gostaria de sugestoes de hoteis, estou tendo muitas dificuldades para encontrar.. Pleasee.
    Danilo

  9. AMOOO Savannah!! Fiz um intercâmbio por aqui e simplemente amei!! Estou aqui de volta agora e sou simplesmente apaixonada! Quem não gostou não tem um bom senso crítico. Beijos Lu!

  10. Olá Brenda. Verdade, também amei Savannah, eu curto cidades com um quê histórico e gente bacana 😉

  11. Olá! Meu namorado mora em Savannah (e é de lá). Eu sou Brasileira e ele americano e passo mto tempo por lá e foi amor a primeira visita. Adorei essa matéria, pq é exatamente como as pessoas são, maravilhosas e hospitaleiras, me sinto em casa. Adorei o post. Um beijo

  12. Olá, cheguei aqui através de um amigo que está visitando Savannah. Já estive no aeroporto de Atlanta, dos EUA, estive Orlando, Washington, Maryland, morei Los Angeles, conheci um pouco da Califórnia, mas minha paixão é LAS VEGAS. Estive por 7 vezes, e 2013 passei 5 semanas com meus filhos estudando inglês. Como pretendo estudar e levar os meninos ( 21 e 25 anos de idade) para uma temporada, pensamos em um lugar diferente. Me encantei com essa cidade, não é pequena, e nem grande, e a localização perfeita. Perto da Flórida, Voo direto para Atlanta do Brasil e ainda posso voar de Atlanta para VEGAS direto 🙂 Gostaria de uma indicação de escola de Inglês, tenho filho cursando universidade aqui e gostam de esporte.
    Se puder me ajudar, agradeço!

  13. Olá! Estou em Savannah, e adorando, cidade com alto altral, estou hospedada no Best Western Central Inn, acolhedor não poderia estar melhor, daqui irei para Atlanta.

  14. Estive em Savannah no início deste ano, 2017 e adorei. Uma cidade muito linda e receptiva como descrita no texto. Como dica penso que vale ressaltar uma loja enorme de doces que fica na área em que há muitos restaurantes na beira do rio Savannah. A loja se chama Savannah’s Candy Kitchen. Gostei muito de conhecer a cidade.

  15. Boa tarde! Me chamo Daniela e moro em Orlando. Fim de julho vou fazer uma trip com minha família. Meus meninos tem 12 e 16 anos, estamos super animados e vendo quais cidades iremos parar, sem nada marcado. Vamos tentar passar por Savannah e chegar em Washington DC, chegar em Detroit e voltar. queria dicas de Hotel em alguns lugares que vc passou, inclusive Savannah e o que e mais tiver. Obrigada!

  16. Olá Daniela. Não paramos em Washington DC e não passamos por Detroit. O que posso te passar é algumas dicas de Savannah, as dicas das outras cidades podem ser lidas no post sobre a viagem da Flórida a Vermont. Quanto a Savannah:
    O hotel Springhill Suites no Historic District, Downtown é excelente.
    A comida do restaurante the Shrimp Factory e do the Distillery também.
    Para fazer na cidade: andar pelo Historic District, visitar o Forsyth Park,Lafayette Square, St John the Baptist Cathedral, Bonaventure cemetery, River street/Riverfront. Há outras coisas para fazer, recomendo que você veja o site do TripAdvisor para ter mais ideias.

    Boa viagem!

  17. Olá! Podia me esclarecer uma dúvida? Você escreveu na matéria que a cidade possui 3 meios de transporte público… eles são gratuitos mesmo? Todos, inclusive o bonde?

  18. Olá Lu, em qual hotel você se hospedou? Estaremos por lá em janeiro/2018 e adorei suas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *