Cultura Americana, Curiosidades

A Flórida É Um Estado Sulista?

Se você já se perguntou se a Flórida é um estado sulista, vai se surpreender pois ela pode até estar localizada no Sul dos EUA porém não é facilmente encaixado nos aspectos tipicamente sulistas.Veja o porquê na lista abaixo:

Hospitalidade e educação:

Sim, americanos são mais educados do que estamos acostumados no Brasil mas nada se compara a educação do povo do Sul dos EUA.

Isso, infelizmente, tirando a Flórida. Culpe as levas de snow birds e de ex-nova iorquinos que vêm do norte para cá (infelizmente eles não são famosos pela sua educação e sim pelo oposto) ou o calor extremo o ano todo que deixa qualquer um abilolado, ou seja lá que desculpa que encontrarmos, nada se compara a educação dos sulistas.

Eles também são muito hospitaleiros, te fazem se sentir em casa até numa recepção de hotel e olha que já estive em hotéis de diversos estados do país. Não tem comparação.

Isso sem falar que quando você pisa na rua essa impressão fica, pois todo mundo é assim. Parece que você está em outro planeta.

 

O clima:

neve nos EUA
Neve no Kentucky… Um estado do Sul.

Embora a Flórida esteja no Sul do país, os demais estados do Sul ficam mais frios no inverno em muitos deles até neva (pode nevar na Flórida? Pode mas é difícil).

Agora exceto pela porção norte da Flórida, onde a temperatura muda em comparação com o Sul desse mesmo estado, é praticamente verão, com direito a calor e humidade quase insuportáveis, durante o ano todo. Quer ver como é o inverno na Flórida para comparar? Leia esse outro post do blog.

 

Os sotaques:

Floridians, ou seja quem nasce ou é residente da Flórida, não possuem aquele sotaque típico de outros estados sulistas. Algo que deixa americanos de outras partes do país e turistas que esperavam tirar um sarrinho disso abismados.

Seja por que a influência e presença de estrangeiros na Flórida é grande ou mais uma vez devido ao sotaque do nordeste americano que ouvimos regularmente por aqui (NY, New Jersey ,anyone?). É difícil achar uma explicação para isso. Se você souber o porquê, deixe seu pitaco nos comentários no fim desse post.

Não se diz ya’ll por aqui para se referir a mais de uma pessoa – se usa you guys ou simplesmente you. Quantas vezes não ouvi ya’ll em Savannah na Georgia – comecei a contar mas perdi a conta – Para mim Ya’ll devia ser o slogan da cidade deles rsrs

 

Religiosidade:

Floridians são religiosos mas não temos como comparar essa religiosidade àquela dos outros estados sulistas dos EUA.

E também há a questão da diversidade, enquanto na Flórida você encontrará pessoas de diferentes denominações religiosas (judeus, evangélicos, católicos e etc) que são praticantes, é só você reparar nas muitas igrejas de outros estados sulistas para ver que a denominação mais comum por lá costuma ser batista, metodista e luteranos.

 

A comida:

comida sul dos EUA
Soul food

Claro que tinha que falar de comida, já vimos em outro post as diferenças da culinária de diversos estados americanos.

Mas posso resumir aqui que as influências que chegaram à mesa da Flórida são bem diferentes daquela sobre a mesa de outros estados do Sul.

Fora essas diferenças, a Flórida e o restante do sul dos EUA estão repletos de doidos varridos com convicções malucas e é cada coisa que acontece aqui que muitos costumam dizer “tinha que ser na Flórida” ou tinha que ser “em tal estado sulista” 😀

Já morou ou mora no Sul do país? Já viu outras diferenças entre o Sunshine State e os demais estados sulistas? Deixe seu comentário abaixo.

 Crédito Imagens:
 By Local Louisville (CC BY 2.0) via flickr
 By Jennifer Woodward (CC BY 2.0) via flickr

ebook morar nos EUA

2 comentários sobre “A Flórida É Um Estado Sulista?

  1. Uma diferença que chamou muito a minha atenção foi a roupa. Aqui no “típico sul” as roupas são mais clássicas e todo mundo se veste igual (as vezes eu me assusto, parece que todo mundo está participando da figuração de um filme), na Flórida as pessoas são menos formais, usam roupas que esconde menos o corpo e roupas mais coloridas. Falando nisso, é preciso mencionar que eu não lembro de ter visto mulheres com aqueles cabelos armados que vejo por aqui. Minha mudança para a Flórida será em junho e eu não vejo a hora! 🙂

  2. Faz sentido, Lorna. Eu achei o povo de Savannah super arrumado comparando com os Floridians rsrs Obrigada pela participação e espero que você curta o Sunshine State!

Faça parte da conversa: