Cultura Americana, Curiosidades

EUA O País Obcecado Com Esportes E Fitness

By healthgauge via flickr (CC BY 2.0)

Sim, os Estados Unidos podem ser a terra do hambúrguer e batatas fritas mas eles também são obcecados com esportes e parte da população com fitness e dietas.

Os fissurados por esportes não são necessariamente sarados e/ou praticam qualquer esporte além de levantamento de nachos e cerveja na frente da TV (no canal de esportes, claro) e/ou levantamento de cachorro-quente e cerveja no estádio de baseball. Mas há exceções e alguns dos fãs de esportes praticam esportes regularmente em grupos, à la futebol no fim de semana com os amigos – que nem os homens brazucas.

Agora os obcecados com fitness realmente levam dietas e exercícios a sério. E boa parte da população americana está tão interessada nisso que há diversas modalidade de exercícios aparecendo para tudo que é lado, algumas delas criando seguidores fanáticos.

 ZUMBA nos EUA
By jblmmwr (CC BY 2.0)

Entre alguns desses modismos podemos citar a Zumba, que é basicamente uma mistureba de danças e ritmos latinos. Ela é inclusive uma das aulas favoritas de muitos brazucas que moram nos Estados Unidos e muitos brasileiros dão aulas de zumba também (pelos comentários que recebi de alguns dos leitores do blog, essa moda também pegou em academias no Brasil).

P90X, que é um DVD famoso com um regime de exercícios que promete resultados em 90 dias de uso quando usado com dietas mais vitaminas. Crossfit que é uma mistura de exercícios (levantamento de peso olímpico, aeróbica e etc) que é tão potente que se o seguidor não vomitar regularmente depois das aulas ele não está fazendo a coisa direito. E sem contar os DVD’s de exercícios baseados em movimentos de strippers (os quais são hilários por sinal).

By ice5nake via flickr (CC BY2.0)

Bem, a cada semana eles inventam alguma modalidade nova no quesito exercícios. Isso sem falar nos modismos de dietas, muitas vezes influenciados por estrelas de hollywood ou “estrelas” de reality shows mesmo. Tudo para caber dentro do seu par de jeans favorito que você não veste há anos.

Algumas das dietas da moda contam com a dos sucos verdes, vitaminas, dietas das sopas entre muitas outras. Esqueci de mencionar o hábito que muitos americanos têm de participar de maratonas. Maratonas de luta contra doenças incuráveis, maratonas no meio da lama, maratonas de zombies. Eles certamente curtem uma corrida.

maratonas zombies EUA
By imperialphotos via flickr (CC BY2.0)

E talvez seja por isso que os americanos estejam tão felizes (pela primeira e quem sabe última vez) em ser número dois em algo: o segundo país mais gordo do planeta.Isso mesmo, americanos perderam para o México, que é agora o número uno em gordura.

Mas ainda assim Os EUA continua sendo o país das contradições, sendo que uma das mais evidentes é que ele ainda é a terra do fast food versus a terra dos obcecados com o corpo perfeito.

Mora nos EUA? Curte uma zumba? Deixe seu comentário abaixo.

Quer morar e/ou se adaptar nos EUA?  Veja as 101 Dicas da Lu 

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

2 comentários sobre “EUA O País Obcecado Com Esportes E Fitness

  1. Olá,
    Tenho de dizer-lhe que o seu blogue é um dos meus preferidos, por toda a variada e interessante informação que nos presta. Muito obrigada por isso.
    Recentemente estive na California interior sul e fiquei boquiaberta com a quantidade de corredores de comida processada já cozinhada e congelada que encontrei nas grandes superfícies, State Brothers ou walmart. Corri tudo para encontrar peixe fresco e só dei com uns píficos filetes de um peixe desconhecido mas que até era saboroso. De facto a grande maioria dos americanos que vi era obesa em último grau e este problema não escolhia idades. Vi autênticos “monstros”, desculpem-me esta expressão, e ficava pensando como puderam chegar àquele ponto em que dificilmente conseguiam movimentar-se, alguns já só com ajuda de cadeiras de rodas eléctricas. Tinha a ideia de que a Califórnia era o estado americano do silicone e corpos perfeitos, mas isso só observei junto à costa desde o sul passando por San Diego e um pouco mais a norte. Já viajei por 22 países e tinha ido 2 vezes a Nova Iorque e sinceramente fiquei admiradíssima.
    Saudações de Lisboa.

  2. Olá Né,

    Muito obrigada pela participação e por curtir o blog! Sim, infelizmente a situação chegou a esse ponto e os que se beneficiam são os conglomerados alimentícios e a qualidade dos produtos cái bastante. No fim das contas quem mais sofre com isso é o consumidor. Mas é tudo uma questão de escolha também, aqueles que desejam uma alimentação saudável têm que prestar atenção ao que se compra. Volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *