Cultura Americana, Para Estudantes, Para imigrantes

Como São Os Uniformes Escolares Nos EUA?

Aproveitando que estamos na semana volta às aulas por aqui, vou falar mais sobre escolas americanas públicas. Tem muita gente que vê filmes americanos e pensa que simplesmente não há regras para uso de uniformes por aqui. Mas não é bem assim. Escolas particulares (a maioria delas, pelo que notei) tem uniforme e as escolas públicas fazem a molecada vestir roupas que são basicamente uniformes.

Bem, pelo menos para a criançada mais pequena (do jardim de infância a quinta série – não sei sobre os adolescentes mas pelo que já vi suponho que não haja regras para vestimentas deles na escola).

Mas o que escolas americanas de ensino fundamental consideram como uniformes?

uniformes escolares EUA
Basicamente isso aqui.

Assim que você recebe a lista de materiais escolares, você recebe praticamente uma pasta cheia de documentos (alguns a serem preenchidos) e as demais listas sobre o que se espera sobre o comportamento de seus filhos na escola, com quem da escola entrar em contato quando preciso, quem pode buscar a criança na escola e a lista com o que a escola considera uniforme.

Esse é o chamado de dress code escolar (já escrevi sobre dress codes para casamentos aqui, se você estiver curioso). Veja alguns pontos dele a seguir:

  • Calças, shorts e saias mas com uma cor somente. Nada de detalhes.
  • Camisas pólo sem marca visível.
  • Preferência dada para tênis e outros tipos de sapatos fechados somente.
  • A molecada tem que usar meia.
  • Proibido o uso de roupas esportivas e roupas largas.

As escolas também fazem camisetas escolares que devem ser usadas quando as crianças saem para passear durante as aulas (field trips), quando há comemorações e competições na escola e em dias especiais a critério da escola. Geralmente nesses dias os alunos podem vestir a camiseta e jeans, desde que a calça/shorts seja de uma cor só.

Mas há escolas públicas que não exigem tudo isso? Claro que há. Como saber? Se eles te mandarem uma lista com o dress code eles tem regras sobre isso.

Quer morar e/ou se adaptar nos EUA? Veja as 101 Dicas da Lu 

Gostou Do Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

11 comentários sobre “Como São Os Uniformes Escolares Nos EUA?

  1. O Governo de Santa Catarina , aqui no Brasil dispõem de uniformes para a “gurizada” , Full Dress (camisa, calça, shoes) tanto para as municipais e estaduais, vejo caso semelhante nas escolas do estados do Sudeste também(SP,RJ,MG e ES),Porém dependerá da gestão do estabelecimento

    Mas é legal saber também sobre uniformes Americanos , e do Dress Code para escolas pagas , estava por fora do assunto.

  2. oi Lu tudo bem? minha amiga esteve ai nos usa em junho participando de um acampamento para deficientes visuais.E o que mais a impressionou foi a praticidade americana, desde limpeza, alimentaçao (inclusive ela contou de um modo de cozinhar ovos cozidos q nao sei se tenho coragem de comer), ela disse q ai é tudo muito dinamico q parece q as pessoas nao tem tempo a perder, disse tb q tem muito descartavel e q devido a isso os sacos de lixo sao imensos.Mas msmo assim ficou apaixonada e falou q volta ano q vem.abç

  3. É verdade, Lucia. A organização aqui costuma deixar a gente de boca aberta. Tudo muito prático.

  4. sou eu de novo lu, (acabei de mandar um comentario mais esqueçi uma coisa)
    é pq quando a gente for ,vamos sem nenhum adulto,tem como ou precisa de um adulto?aah e tambem,queria saber das listas de materiais escolares,e se a comida no supermercado é muito cara ,e quanto tempo demora pra gente virar americanas legalmente?

  5. Nicole,

    Seria aconselhável vocês terminarem o ensino médio no Brasil e depois vir estudar em alguma universidade daqui. Sozinhas menores de idade, vocês não vão em lugar algum. Para a maioria das coisas aqui vc precisa ser maior de 18 ou 21. Enquanto isso estude bastante inglês e até 2015 muitas coisas podem mudar em relação a vistos e etc. Ah, visto de turista e de estudante não dá Green Card, ou seja, não tem como “virar americana legalmente” através desses vistos. Já escrevi sobre quais vistos dão essa possibilidade. Faça uma pesquisa pelo blog que vc encontrará ele

  6. eu gostaria muito que nas escolas publicas daqui do BRASIL fosse assim tambem porque as cores que os prefeitos escolhem para a camisa do uniforme na minha opnião são horriveis

  7. Ah que roupas estranhas .. prefiro a farda que uso estudando no colégio militar daqui , a calça é preta a blusa branca, fica linda no corpo ..Mas vou terminar os estudos aqui ,fazer faculdade e quando estiver bem financeiramente fazer algo no exterior ,quem sabe?! Mas enquanto isso quem sabe passar umas férias por lá.. tenho 16 anos ,ainda há muito o que aprender.

  8. Aqui em fortaleza tem farda na publica tb. Lá é nas particulares. Mas tem um projeto de colocar farda nas publicas. Detalhe a calça da farda da minha filha de 7 anos custa 120 e a blusa 70. La uma calça azula marinho de colegio custa de 10-14 reais. Fiquei revoltada. Mas colégio particular lá nao é pra quem quer não. É pra quem pode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *