Para Estudantes, Para imigrantes

O Primeiro Obstáculo De Quem Quer Morar Nos EUA

 

Recebo muitos e-mails de jovens… Bem mais para jovenzinhos 😀 que sonham em morar nos Estados Unidos e o primeiro obstáculo que eles enfrentam em relação a esse sonho é inacreditável e em certos casos inaceitável.

Mas o que me faz coçar a cabeça ao ler a maioria desses e-mails é a falta de apoio que alguns pais dão para seus filhos quando o assunto é morar no exterior, às vezes até estudar no exterior (cruz credo!).

Como já tentamos elucidar nos posts sobre preconceito espalhados pelo blog, o maior problema e resistência que brasileiros que desejam morar nos EUA e em outros países enfrentam costumam vir de dentro de suas próprias famílias. O que acho uma vergonha. É cada coisa absurda que já ouvi e li que vocês não acreditariam.

Se você está curioso, esse não foi meu caso, afinal de contas sou maior de idade e também o era quando vim para cá e vim com visto de noiva, a decisão foi minha, eu já era independente no Brasil e etc, enfim uma situação que costuma diferir da maioria dos que vem para cá e portanto não tive esse tipo de problema. Foram outros quinhentos.

E embora eu, tendo filhos e tudo mais, entenda a proteção toda que esses pais estão tentando dar para seus filhos adolescentes, matar ou tentar afogar o sonho dos seus filhos não é algo saudável.

No Brasil, e em outros países da América Latina em geral como já percebi, pais possuem essa ligação com filhos que americanos definem como to be born conjuncted at the hips.

Traduzindo é algo to tipo, Deus me livre se meu filho ficar um segundo em outra cidade, quanto mais em um outro país, longe de mim. Ele/a nasceu colado comigo e vai continuar colado comigo até os fins dos tempos. Às vezes esse tipo de coisa é tão forte que o filho sequer pode ir na casa do vizinho 😛 Brincadeirinha…

Compreendo a vontade de proteger mas vocês tem que entender que todo mundo tem o direito a sonhar e a tornar seu sonho uma realidade, mesmo que essa realidade não bata com o que você considera melhor para seu filho.

A vida é dele ou dela, ele tem o direito de escolher o tipo de vida que quiser e onde quiser, mas concordo com alguns de vocês ao afirmar que ele/ela deva se preparar e esperar para colocar os sonhos em prática na hora certa.

Mas tirar sarro das idéias deles, tentar colocar medo neles ou proibí-los de fazer tal coisa somente por que você não concorda com isso só piora as coisas.

Se você tem lá seus 15 anos ou 16 não fique todo animadinho não, por que de certa forma seus pais ainda estão corretos e vou expressar por que acho isso, como quando eles dizem que você é muito novo para ir para os Estados Unidos, quanto mais sozinho, por exemplo.

Estou deixando bem claro que nem todos pais brasileiros pensam assim, já vi muito jovem brazuca aqui em grupos, mas me refiro a esses que são pais dos meus leitores jovencitos e digo que não concordo quando eles tentam jogar um balde de água fria nos seus sonhos e vou explicar o porquê disso também.

Por que acho que você é muito jovem?

Por que você tem que estudar primeiro. Não vá deixar a escola de lado só por que você sonha em morar nos Estados Unidos. Muito pelo contrário você tem que se esforçar para ser o melhor da turma, tirar as melhores notas e etc, especialmente se você quer estudar aqui um dia. Isso contará muito.

Nem preciso dizer que inglês deve ser uma das suas matérias preferidas, afinal para morar aqui você tem que falar esse idioma. Mas por incrível que pareça muitos dos profissionais que conseguem visto de trabalho mais facilmente (e visto de trabalho dá direito ao green card) são os da área de tecnologia e ciências, portanto não se concentre somente no inglês mas na matemática, biologia, química, física e etc.

Quem sabe esse não é seu ticket para uma vida aqui? Pense nisso.

Por que você não pode fazer tudo que você pensa que poderá fazer aqui. Ponto final.

Sei que muitos jovens não pensam assim (e do jeito que as coisas são no Brasil, não é de se espantar que eles pensem dessa maneira) mas certamente há aqueles que querem vir para cá pra fazer o que bem entenderem.

Mas tenho má notícias para esses últimos. Se você é menor de idade e não tem seu guardião por aqui contigo, advinha? Toda farra que você pode fazer no Brasil mesmo sendo menor de idade você não pode fazer aqui.

Você sequer pode pegar um quarto num hotel, alugar um carro sozinho, quanto mais beber, farrear, ir à baladas e etc.

O mesmo vale para os mais sérios, imagine você não poder sequer abrir uma conta de cartão de crédito ou de banco sem seus pais contigo aqui? Muito inconveniente não?

Por isso digo que esse é o momento de você se preparar, estudar muito, aprender inglês, se informar sobre suas chances reais de vir para cá. Afinal, sonhar é bom mas realizar o sonho é bem melhor, concorda?

Voltando aos pais que jogam água fria no sonho de seus filhos:

Morar no exterior é algo incrível se você estiver bem preparado, claro, então ao invés de julgar o sonho da sua criança, que tal ajudá-la a ser mais realista sobre o assunto?

Vou repetir: Seu filho tem o direito de sonhar e concretizar o sonho dele. Mais cedo ou mais tarde eles batem as asinhas e saem debaixo das asas da mãe e pai coruja e não há nada que vocês podem fazer sobre isso, como dizem os franceses, é a vida.

Eles não vão deixar de ser seus filhos por causa disso e muito menos serão “traidores da pátria “ por causa disso. Uma que na última vez que chequei o Brasil não era uma país comunista (ou será que esteja errada e as coisas tenham mudado no tempo todo em que estou aqui?) e pelo que sei os únicos traidores da pátria são os políticos corruptos no poder por lá.

E reprimir os sonhos de seus filhos, bem, não preciso falar sobre como  psicologia reversa funciona para vocês, preciso?

Se seus filhos querem mesmo ir a fundo em relação a morar nos EUA, eu os elogiaria pela coragem e perseverança que eles possuem e teria orgulho disso.

Eles precisam de apoio e de uma boa pitada de realismo e acho que seus pais são as melhores pessoas para instigarem isso nos nossos jovens brazucas sonhadores.

Quer saber mais sobre os EUa? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do Post? Compartilhe com seus amigos!

56 comentários sobre “O Primeiro Obstáculo De Quem Quer Morar Nos EUA

  1. eu traduziria a frase mais como “agarrado na barra da saia da mãe” hauahuahauaha
    bjs

  2. Pois é Franciele. Tá vendo como estou “esquecendo” o português que nem falei no post anterior a esse? 😀

  3. Olá pessoal, eu tenho 16 anos e sonho em ir nos EUA tem alguns anos, mas sabendo como são meu avós(que são meus responsáveis, junto com minha mãe), tive medo de contar pra eles sobre isso… aliás, como disse a Franciele no comentário aqui em cima, me considero muito agarrada na barra da saia deles, nao que eu goste mas… rs e depois de tanto reprimir esse sonho, decidi que iria tentar esse ano, a primeira coisa foi falar com a minha mãe, e para minha surpresa ela me apoio de primeira, disse que entende minha situação e iria fazer de tudo para me ajudar, ela teve essa oportunidade antes, morou por 5 anos no Japão, e só volto no ano em que eu nasci. Depois de muito conversar, decidimos que eu iria fazer um intercâmbio primeiro, para ver se é isto que eu realmente quero. Fomos na agência, vimos tudo direitinho, para poder contar pros meus avós. Tá aí a parte difícil, de primeira eles disseram que não, durante meses eu nao podia tocar nas palavras “Estados Unidos” e “Intercâmbio” :/ até pensei em desistir, mas como sou bastante persistente e sei oque quero de minha vida, argumentei trocentas vezes com minha vó (que é teimosa que só ela!) e ela aceitou… Hoje eu pego ela falando coisas do tipo “Pois quando você for para os EUA…” ou até mesmo “Você deveria levar sua mãe pra lá com você” rsrs eu sei que ainda falta muito para eu conseguir um visto para morar nos EUA, e até mesmo pode não acontecer de primeira, mas estou objetivada a continuar tentando, mas só o fato de ter a minha família me apoiando já me deixa mais segura pra continuar… e sinceramente não iria desistir se eles me negassem isso 😡 é como aquele famoso ditado “Na vida tudo tem seu tempo.”, talvez hoje, com 16 anos, eu não consiga, mas eu vo tentar amanha, e depois se for preciso, tudo é questão de garra e Perseverança! …
    É como você, Lu, disse no post, que eu tenho o direito de sonhar, mas como ainda não me dei por satisfeita, to buscando concretizar meu sonho… e olha, sei bem que não vai ser um dos meus caminhos mais fáceis… ps: mil desculpas por este comentário ENORME, tenho o costume de falar demais hahaha um grande abç!!

  4. Adorei o post (: Sim tenho 15 anos, o sonho de morar nos EUA é enorme, mas só vou quando tiver feito minha faculdade.
    E isso que você disse dos pais, é a mais pura verdade, minha mãe ri quando eu falo que vou morar aí.

  5. Olá Brenda,

    Sim, essa é uma “reação” comum por parte dos pais pelo que vejo pelos e-mails que recebo e até por alguns amigos meus no Brasil quando ainda morava lá.

  6. Olá Suyane,

    Muito obrigada por partilhar sua experiência conosco. Verdade, que graça tem sonhar se não realizar o sonho, né? 🙂 Acho muito bom que você entende que nem tudo a respeito de morar no exterior é fácil, isso te ajudará a ser mais realista ainda sobre suas possibilidades e lutar pelas mesmas com muita garra!

    Muito sucesso para ti!

  7. Que bom! Minhas preces foram atendidas. Que bom que tem uma alma caridosa que nos escuta (jovens). Lu, obrigada, acompanho seu blog a finco. Um grande abraço.

  8. Olá, sou novo no blog mas o estou achando bem interessante, desde pequeno eu sonho em morar nos EUA, tanto que aprendi inglês por conta própria e sou praticamente fluente. Minha pergunta é a seguinte, sou cadista (trabalho com autocad, 2d, 3d) e estou fazendo curso superior em design de interiores. Pelo site indeed eu vi que até que existem vagas consideráveis para “autocad drafters” principalmente nos estados do Texas e da California. Mas como eu vou conseguir o visto de trabalho sem antes ter o de turista? Eu li que não da pra ser feita a mudança do visto de turista para o de trabalho aí nos EUA. Então quer dizer que eu terei de ir primeiro até aí com visto de turista, procurar o emprego, se achar voltar para o Brasil para tentar o visto de trabalho? Essa parte está um pouco confusa para mim, agradeço se você puder responder.

  9. Olá André,

    Não é assim. Se vc quer vir para cá com visto de trabalho, então é esse visto que vc tem que obter e não o de turista. Para saber mais como o processo do visto de trabalho funciona, leia a seção de vistos do site do consulado americano no Brasil e e vc quiser ir mais a fundo no site do USCIS.

    Sucesso!

  10. Eu tenho 19 anos e sonho em estuda e mora nos Estados Unidos dês dos meus 10,11 anos e minha mãe sempre que eu falava pra ela isso ela me dizia ” menina acorda pra vida, ta vendo que eu nunca iria deixa você ir sozinha pra lá” e ficava super triste, tão triste que aos 15 anos entrei em depressão, não saia de casa e ficava o dia todo chorando e fui ao psicologo e algumas terapias depois fiquei bem, porém sempre com o mesmo sonho.
    Até que então completei 18 anos sempre fui uma menina esforçada terminei meus estudos cedo, fui conversar novamente sobre isso com a minha mãe e advinha o que aconteceu ? ela veio com a mesma historia de sempre, “menina acorda pra vida,ta vendo que eu nunca vou deixa você ir sozinha pra lá” Só que agora estou mais madura e tenho coragem de dar “minha cara a tapa” por que nós só crescemos e amadurecemos tentando, e eu sei que sou muito protegida e sei que onde eu vivo é muito pequeno pra mim e necessito criar assas pra voar já que sei que não vou te pai e mãe pra vida toda e pra criar essa asa preciso que os meus pais me deixe tenta.
    Infelizmente ano passado sofri um acidente que “destruiu” meu joelho depois de quase um ano ainda continuo na fisioterapia e isso me prende aqui consigo andar normalmente mas com algumas dores espero que tudo melhore pra mim, sou otimista e tenho fé que vou conseguir esse ano.
    Mesmo que seja por meio de intercambio, eu sou intermediaria na língua, consigo ler um texto em inglês e compreender o que ta dizendo, minha dificuldade é na pronuncia e acho que uma boa maneira seria através de um intercambio ou aquelas aulas que as universidades dão antes de um aluno ingressar de verdade no curso, e tenho algumas perguntas, quais são as melhores agencias de intercambio? precisa de muito dinheiro pra fazer ?e vale a pena esse um ano antes de um curso universitário ou o melhor mesmo é o intercambio?

    PS: Desculpa pelo texto longo e triste, mais queria dividi minha historia por que sei que tem pessoas passando pelo o que eu já passei e estou passando, só que é a vida, e espero conta com a ajuda da Lu tirando minhas duvidas e espero muda a mentalidade dos meus pais pra que um dia ( ainda esse ano se Deus quiser) eu concretize meu sonho.

  11. Tenho 17 anos , eu gostaria de morar nos Estados Unidos faz tempo só que minha mãe é do tipo… superprotetora . Pra falar a verdade eu ainda não contei sobre esse sonho pros meus pais por medo mas eu tenho esperança e principalmente fé de que eu ainda vou morar aí.( se eu estudar e me formar aqui o meu diploma servirá pra eu trabalhar aí?)

  12. Eu tenho 22 anos e vou para nova york o ano que vem eu vou para morar eu falei para a minha mãe isso e ela não me deu nem um apoio pelo contrario ela fala que eu vou passa fome,dormi na rua e etc. mas eu tenho um sonho e vou lutar pelo meu sonho custe o que custa toda vez que eu ouço uma palavra de desanimo isso só me da mais força de luta pelo meu sonho.

  13. Com o visto de turista ou estudante eu consigo, depois com o tempo, tirar o green card? Or is it almost impossible? Ano que vem vou fazer intercambio para a Santa Barbara-CA pela EF, vou fazer um curso lá. E tenho mtas duvidas com os preços dos taxistas, restaurante, comida e roupas. Eu irei ficar 2 meses, você acha que nesse tempo da para eu deixar meu ingles mto bom? Eu ja faço ingles na CCAA, mas to no nivel 3. Eu quero ser comissário de bordo, mas para isso preciso ter meu inglês fluente, por isso irei fazer o intercambio antes, além disso, quero pegar uma agencia internacional.

  14. Olá Adriely,

    Depende mais da pessoa do que qualquer outra coisa. Como vejo que você é uma pessoa aventureira e aberta a experimentar coisas novas, você se adaptaria muito bem por aqui.

  15. Meu pai morreu quando eu tinha 5 anos, fui criada so pela minha mae, sempre tive sonhos e todos os que eu tive ela dava um jeito de destruir e NUNCA ajudava em nada, so me humilhava, zombava e dizia que eu nunca iria conseguir. Vir para os EUA foi sempre o meu maior sonho, sempre sonhei vir pra ca. E quando eu comecei a conversar com ela sobre isso (antes de eu fazer 18) ela nao me apoiou nem um momento, nao apoiou nem de eu vir estudar aqui por 3 meses ou ficar definitivo, eu fiz as coisas sozinha, meu visto, meu passaporte, a maioria das coisas eu fiz em segredo. So avisei ela que estava vindo quando ja tinha tudo ajeitado aqui, casa, documentos e etc..
    Enfim, ela acabou aceitando! Estou aqui a 3 meses e ela ve que eu estou bem, ja viajei muito nesses 3 meses e quero aproveitar cada momento aqui, e muito dificil viver sem o apoio da sua familia no meu caso so a minha mae mesmo porque ela nao me apoiou nunca em nada, seja em profissao ou estudo! Pra ela era coisa de louco e nao sei o que.. Mas a louca aqui realizou o sonho e hoje vive mil vezes melhor do que la no Brasil.. enfim, a gente tem que ser forte e enfrentar os obstaculos, eu enfrentei ela, acreditem eu passei por cima dela muitas vezes, eu chorava muito porque sentia falta de ter uma mae pra conversar, um apoio! Eu encontrava apoio na rua, mas nao apoio da minha mae. Foi muito complicado, mas consegui vencer isso!! Hoje nao dependo mais dela pra nada, vivo com o meu dinheiro aqui.. e nao peco nada nada mesmo pra ela!

  16. Olá Lu,

    Eu sou brasileira e namoro um militar americano, planejamos morar juntos a partir do ano que vem e eu estou pedindo a transferencia da minha faculdade, já fiz o ACT Compass Test e preciso somente do Toeffl agora.
    A minha duvida é a seguinte: enquanto eu estudar gostaria de trabalhar também, porém li que pessoas com vistos de estudantes não podem trabalhar durante a faculdade, vc saberia me esclarecer quanto a isso?
    Beijos

  17. Olá Amanda,

    Sim, estudantes não possuem um documento chamado de autorização de trabalho, o qual permite que estrangeiros possam trabalhar dentro dos EUA. Portanto você não poderá trabalhar aqui.

    Seu namorado poderia te trazer com visto de noiva, se não me engano esses processos são ainda mais rápidos para militares – se ele estiver na ativa- e você estará livre para estudar, trabalhar e fazer de tudo aqui. Acho que vocês deveriam ter uma conversa sobre opções melhores se vocês desejam investir realmente nesse relacionamento. Escolher esse processo evitará muitas dores de cabeça, que serão na maior parte suas e não dele.

    Ps.: Ah, se ele é militar e mora numa base você somente pode morar com ele se vocês dois forem casados. Detalhe importante a considerar.

    Pense nisso e sucesso!

  18. Ola Lu.. Tudo bom??

    Primeiramente parabéns pelo Site!
    Gostaria de saber em qual categoria de visto eu me enquadro para pedir visto, estou procurando isso porem não estou achando a informação clara. O meu visto que gostaria seria para poder morar ai realmente, ter trabalho, poder estudar, podendo levar uma vida normal! Morei recentemente na Inglaterra e me adaptei muito bem. Voltei para o Brasil alguns meses atrás, e estou me sentindo como um peixe fora d’água. Então estou vendo junto com um amigo meu de irmos morar nos EUA, gostaria de saber então se possível por parte sua qual o visto que tenho que aplicar, e quais a dificuldades que tem em conseguir esse visto.
    Aguardo ansioso uma resposta sua.
    Obrigado.
    Att. Alyson Magurno

  19. Gostei muito das respostas , eu tenho muita vontade de morar fora do brasil. Mas eu tenho 3 filhas , eu quero saber como e o mercado de trabalho nos EUA ,e que cursos tecnico devo fazer, muito obrigado se voce me responder .

  20. OLa..

    tenho a intencao de ir para os eua com meu namorado para recomeçarmos nossa vida.. ambos falamos ingles.

    ele ha 12 anos morou um tempo ai como ilegal.. e depois só voltamos para passear.
    Em q cidade vc mora??

    como esta para conseguir emprego agora???

  21. Oi! Tenho 16 e eu maior sonho desde criança é imigrar para os EUA. Sempre quando toco no assunto, dizem que vou virar “pintor de parede”, “motorista de táxi”, enfim; agora percebo que tenho um peixe maior para pegar. Queria saber se um visto de estudante facilita pra conseguir um “green-card”.

  22. Olá Yuri,

    Se morar nos EUA é realmente seu sonho, você tem que seguí-lo e não dar bola para a oposição. Se concentre em tornar seu sonho uma realidade. Infelizmente o visto de estudante não dá um caminho para conseguir o GC. Há outros tipos de vistos que dão maiores chances de se obter esse documento. Geralmente, o que estudantes fazem é conseguir um estágio no término do curso, conseguir uma proposta de emprego e um visto de trabalho e depois de um processo longo, a possibilidade de obter o GC. Você pode ver como funciona o processo de obtenção do GC através de vistos diferentes na figura desse artigo nosso:

    Como funciona a famosa “fila” para o Green Card?

    E se vc fizer uma pesquisa no blog, poderá achar o post sobre tipos de vistos que mais dão chances de se obter o green card. Mas se esse é seu sonho, não desanime. Você é novo e tem muito pela frente, quem sabe até lá as coisas fiquem mais fáceis. Estude inglês, tire notas boas na escola e sucesso!

  23. Opa!preciso de dicas de quem esta ai e não brinca em serviço!!! …hi…ksrksrk..então..perguntinha…
    morei por vários anos fora do pais e só voltei agora… falo “ingreis” ..ksrksk … fluente…e italiano… …I’m Italian Citizenship … como seria por ai a chegada de uma pessoa de 43 anos com cara de 25..skrkskrs…é!!! pratico muito esporte como i ‘m coach tennis LTA…base jumper..ecc…so….anyway… can help me about this?!

    Kinds Regards

    Fer…

  24. Oi Lu, gostei do seu blog, parabéns! Então.. Eu sonho em morar nos EUA e pretendo tirar o visto de turista e ficar por aí mesmo. A minha grande dúvida é se eu vou ter alguma chance por aí além de trabalhar como fora de status. O que esse termo significa exatamente? Vou poder alugar ou comprar casa, carro, comprar coisas normalmente, ter cartão de crédito, tirar documentos??? Obrigado!!!

  25. Ola Matheus,

    Estar fora de status significa que voce nao consegue fazer nada do que voce esta planejando fazer. Muito menos tirar documentos. Por que voce nao tira um visto de estudante, por exemplo, voce nem sabe sabe se vai gostar daqui. Dai voce vem, ve se curte, aprende e/ou melhora o ingles e etc. Mas posso te dizer uma coisa, vc com certeza nao vai gostar daqui se nao puder fazer nada do que voce pretende fazer.

  26. Olá, tudo certo?
    Achei muito interessante tudo o que foi dito neste blog, e realmente ajuda muitos jovens a perseverar em seus sonhos e a não desistir seja qual for os obstáculos. Eu sou grato a minha família pelo apoio que eu tenho desde criança a realizar meu sonho de trabalhar com Game Designer nos EUA, principalmente por minha mãe que admira muito este país.
    Com 16 anos de idade, desde criança me empenhei em tirar as melhores notas(média americana por volta de A+ A-) e em aprender a língua inglesa. Com 12 anos comecei meu curso de inglês, e atualmente estou terminando o nível intermediário e indo para o avançado. Atualmente todos dizem que meu nível de inglês está muito bom, e eu tenho grandes chances de morar lá. Por sorte já conversei com uma americana que visitou o meu curso de inglês pelo fato de o mesmo ser oferecido pela embaixada americana (IBEUV) e ela perguntou se eu era fluente na língua e quando eu disse que ainda não; ela disse que parecia, e que se eu continuar assim eu tinha grandes chances de realizar meu sonho. E como a área de games se refere a informática, desde criança procuro aprender informática, e atualmente sei fazer animações em programas como 3D Studio Max, e programar em linguagens C e C++, não sei tudo, pois na computação serei um eterno aprendiz, assim como em todas as áreas da nossa vida; pois como diria Sócrates: “Só sei que nada sei”. Com minha dedicação fiz uma prova para intercâmbio para os EUA com tudo pago durante 6 meses e passei na primeira etapa, passando pela segunda etapa dia 4 de dezembro estou lá. Terei de voltar ao Brasil depois mas acho que isso me ajudará bastante :P.
    No futuro farei Engenharia da Computação, e depois um mestrado em Game Designer para me garantir( Mestrado pretendo fazer nos EUA).
    Mas enfim… Minha dúvida é: Fazendo a faculdade de Engenharia da Computação no Brasil eu posso conseguir validar meu diploma nos EUA? Eu tenho chances de trabalhar lá? Ou será que tenho obrigação de fazer a faculdade lá para trabalhar nos EUA? Sei que se fizer a faculdade no Brasil e mestrado nos EUA eu vou ter chance de trabalhar lá porque já perguntei à faculdade que oferecia o curso na Flórida e disseram que o governo americano permite isto. Mas era essa minha maior dúvida até o momento. Portanto faço voluntariado e pretendo fazer algum esporte para aumentar minhas chances de bolsas de estudo nos EUA.
    Outra pergunta: Intercâmbio me ajudará a realizar meu sonho mesmo que eu tenha de voltar ao Brasil logo após; sendo que no futuro pretendo ir aos EUA?
    Sei que posso estar sendo um pouco precipitado e isto possa soar um pouco estranho para você, mas isto são dúvidas que possuo já tem tempos, e quanto mais cedo puder ter informações para ir me programando desde já meu caminho, mais chances meu sonho têm de ser concretizado; como diria o atendente da Sony o qual conversei por e-mail.
    Bem, acho que é só isso… Desculpe, o texto ficou meio grande mas creio que isso seria o suficiente para sanar minhas dúvidas.
    Agradeço por qualquer informação que puder me passar.
    Fique com Deus e um grande abraço.

  27. Olá Renato,

    Por que você não vem fazer sua faculdade direito aqui? Na minha opinião essa seria a melhor opção. Você faz seu curso, tira notas boas e quem sabe consegue uma empresa americana para patrocinar o visto de trabalho para você. Melho isso do que ter a trabalheira de validar diplomas e etc. Veja se essa é uma possibilidade para você.

    Olha, intercâmbio é bom par conhecer aqui, praticar o inglês e ver se você se adaptaria rapidamente aqui mas isso não influencia na bolsa de estudo e nas suas chances de voltar para morar aqui.

    Pense nisso e sucesso!

  28. oi lu sou eu de novo te pertubando com os meus comentarios xatos( e mil desculpas por te pertubar com os meus comentarios xatos)eu quero me formar professor de potuguês e inglês aqui no BRASIL imigrar para ai e trabalhar como professor de inglês em uma escola pubica dai e eu queria que você esclarecece umas duvidas minhas sobre isso por favor e facil conseguir emprego como professor em uma escola publica dai? quanto um professor de escola publica ganha? as escolas publicas dai exigem algum tipo de requisito para se trabalhar como professor o lu mesmo que eu não te conheça direito pelas respostas educadas,simpaticas,claras e carinhosas que você da aos meus comentarios e aos comentarios das outras pessoas da para perceber que você e uma pessoa maravilhosa legal e muinto simpatica você e uma anja enviada por DEUS e sabe porque? porque você escreveu esse blog com o intuito de ajudar as pessoas que queram ir para ai dando dicas a elas de como e a vida,americana que DEUS te abençoe te guarde e te ilumine e que você seja muinto feliz

  29. Oi Lu, então, eu tenho 15 anos e minha mãe não me apoia, o meu sonho é de ir fazer faculdade e ficar por ai, mas ela diz que eu sonho alto demais e que eu não conseguiria ficar longe dela, ela coloca pressão em mim às vezes isso me desmotiva, me deixa triste pelos cantos e até choro, mas eu tenho fé de que se for da vontade de Deus, eu vou me esforçar e conseguir realizar aquilo que eu mais quero na vida!
    Bjs, adoro suas publicações!

  30. sim meu maior sonho e morar nos EUA conseguir uma grande carreira administrativa ia ser o maior passo na vida. mas por enquanto estou apenas sonhando mas vou realizar esse sonho.. já sou maior de idade mais ainda não sou dependente de mi mesmo quero muito cursa faculdade de inglês e administração mas não tenho tanto empenho em estudar por dificuldade de entendimento das coisas… qual o conselho você me daria sobre isso?

  31. Olá Paulo,

    Sua dificuldade é no entendimento do inglês? Se for isso, você tem que começar a estudar ou aperfeiçoar seu inglês desde já. Não tem como fugir do idioma estando nos EUA e você vai precisar fazer um upgrade no seu inglês para conseguir estudar numa universidade daqui. Além de melhorar seu entendimento, inclusive escrevi um livro digital justamente com dicas para melhorar o entendimento, a escrita e fala do idioma estando tanto no Brasil quanto nos EUA: 101 Dicas Para Aprender (e Melhorar o) Inglês Dê uma olhada nele e sucesso!

  32. Olá, Primeiro quero parabenizar pelo blog! É ótimo!!! Sempre tive o sonho de conhecer e morar nos EUA, mas sei de poucas coisas em relação ao visto, comecei a me empenhar um pouco mais no inglês, pois sei que mesmo que demore um dia vou realizar este desejo.

  33. Ola Renata,

    Procure se informar mais sobre vistos no site do consulado americano no Brasil, eles explicam tudo que voce precisa saber. Sucesso!

  34. Oii!
    Tenho 13 anos e desde sempre quis fazer um intercâmbio. Vivo falando com meus pais sobre o assunto e eles apoiam e dizem que vou conseguir.
    Minha dúvida é: posso fazer o intercâmbio e trabalhar ao mesmo tempo ( em alguma lanchonete, lojinha)? pois é apenas para conseguir dinheiro para minhas ” necessidades “.
    Com quantos anos posso trabalhar nos EUA?
    Pretendo fazer o ensino médio. Até lá já terei 16 anos.

    Grata.

  35. Olá Vanessa,

    Para poder trabalhar você tem que vir como au pair, e se não me engano você tem que ter 18 anos no mínimo e 26 no máximo para ser uma. Intercâmbio de high school não dá permissão de trabalho. Então comece a guardar seu dinheiro desde já.

  36. Oii, Lu

    Tenho 16 anos e tenho MUITO interesse em fazer tentar entrar em uma community College, graças a Deus, meus pais apoiam abertamente minha decisão, porém ainda tenho algumas dúvidas em relação a isso.

    Alguma community college oferece o curso de direito? Ou são mais restritas nas opções?
    Depois de graduada (2 anos em C.College e 2 anos em uma universidade) eu poderia exercer a minha profissão?
    É complicado arranjar trabalho nessa parte de direito?

    Se você tiver como responder minhas dúvidas, ficarei eternamente grata!!!

    Bjaaaao

  37. Pois é Lú, desde ontem encontrei seu site e não páro de ler todas as classes de assuntos. Você está de Parabéns. Concordo com a maioria das suas colocações. Porém, tenhjo 3 que gostaria que me aconselhasse:

    1) Meu filho está atualmente morando nos EUA ( Granbury – Texas ), numa Boarding School. Ele joga basquete e estuda. Porém quer mudar de escola para uma que tenha maior destaque no esporte que tanto gosta, para realizar seu grande sonho de disputar um campeonato universitário ( NCAA ). Tem uma professora de 25 anos que quer ajudá-lo, e numa das propostas que nos fêz é ser a tutora dele e morar com ele num apto perto da escola que ambos estudará e lecionará. Como você enxerga isto? A pessoa parece confiável, mas gostaria de saber como as pessoas aí nos EUA pensam sobre esta prática?

    2) Quero ir morar nos EUA. Tenho trabalho no Brasil num regime de 14 dias de trabalho por 21 de folga ( plataformas de petróleo ) e isto me permite ir voltar a cada mês. É possível legalmente fazer isto? Qual é a forma legal mais indicada para que eu possa ficar / morar nos EUA legalmente?

    3) Como disse, meu filho quer mudar de escola. É possível ele estudar numa Escola Pública?

  38. Olá Renata,

    Faça o seguinte, vá no site do collegeboard.org e procure por cursos de direito em community colleges de cidades americanas de seu interesse para ver o que você acha, aliás o site do collegeboard dá todas informações sobre estudar nos EUA. Depois de terminar o curso de direito você tem que fazer um exame e passá-lo para se aceita na Bar association do estado no qual você quer exercer a profissão mas não sei se estrangeiros que não são residentes (ou seja, não possuem o green card) podem fazer esse teste. Sem ele um formando em direito nos EUA nào pode trabalhar com isso.

  39. Oi Lu, esqueci de mencionar parte da minha dúvida… Se vou com o visto de noiva e caso, logo recebo o Green Card provisório? Pois senão, como farei para trabalhar? Aquele visto de trabalho não é super dificil de conseguir…? Obrigad novamente!!!

  40. Mariana,

    Visto de trabalho é uma coisa, green card através de casamento é outra. Você está confundindo o cartão de autorização de trabalho com o visto de trabalho. Escrevi sobre o visto de noiva em detalhes nesse outro post: http://passaportebrasilusa.com/2014/01/o-visto-de-noiva-para-os-eua/ (incluindo a ordem dos documentos que a noiva/o recebe) Dê uma lida para entender o processo e se tiver dúvidas específicas/ adicionais leia o site do consulado americano no Brasil, eles explicam todos pormenores.

  41. Oi LU, tem pouco tempo que comecei a acompanhar seu blog. Sempre sonhei em morar nos EUA, e até hoje sonho assim. Acho que essa vontade bateu mais forte agora, pois estou a quase 2 anos desempregado e sinceramente, tenho 26 anos e sou negro, além do Brasil ser um país que tenta mudar, tanto pelo racismo e discriminação sofro com isso até hoje. Tanto na rua, em mercados, empregos que já trabalhei e procurei, enfim…

    Bem queria te falar que depois que li seu texto, tenho alguns problemas das pessoas aceitarem o que penso. Inclusive meus pais. Se precisar, jogam até balde de água fria. Então evito ter conversas relacionadas a isso e toco a vida. Mas um dia com a Graça de Deus estarei longe daqui.
    Tenho muitas perguntas para te fazer, afinal, muitas delas não consegui achar pela internet, se puder responder ficarei grato.

    Abraços e Sucessos!!!

  42. Olá Jarbas,

    Desculpe seu comentário foi parar na pasta de spam por engano, por isso a demora em publicá-lo. Então, isso é infelizmente comum. Mas como você disse, siga em frente e corra atrás que você realizará seus objetivos! Se prepare desde já e sucesso para você!

  43. parabéns, pelo o blog. gostei de tudo que li até agora. A 15 anos atrás desisti (adormeci) do meu sonho americano, pois fiquei gravida e hoje tenho uma vontade muito forte de ir morar ai, mas agora tenho 40 anos, como é o campo de trabalho para uma pessoa da minha idade?

  44. Tenho 16 anos e por morar com minha avó ao invés de morar com meus pais, pensamos em fazer minha emancipação. Gostaria de ir para os Estados Unidos no ano que vem para começar um curso do meu interesse, mas ainda não teria 18. Com a emancipação aqui no Brasil eu poderia alugar um apartamento nos Estados Unidos? Tenho todo o apoio da família para isso, acho que é apenas a burocracia que me impediria.

  45. Olá boa tarde..

    Então, tentarei ser breve..

    O nosso país tá uma M.. das grandes. Salários defasados, mercado de trabalho cada vez mais desleal ( o maldito q.i que vc já deve saber), custo de vida absurdamente alto, salários que não hahaha não chegam nem perto de sustentar o básico para subsistência, faça ideia para o Supérfluo necessário.

    Coloquei na cabeça cair fora e tentar a sorte aí nos EUA.

    Serei honesto, irei com uma mão na frente e outra atrás, com prováveis 5 mil dólares, um pouco mais talvez.. Vou sozinho, não conheço ninguém aí..

    Da uma luz ai, sei que minhas chances de sucesso serão extremamente difíceis e árdua.

    Mesmo assim quero arriscar!!!

    O que vc me aconselha a fazer assim que chegar, o que não devo fazer em hipótese alguma, quais as dicas, para onde devo ir.. e por aí vai..

    Me indicaram ir para Miami, Boca Raton por ter muitos brasileiros e ser mais fácil conseguir ajuda.
    Mas vejo uma dificuldade em sucesso nesses locais com muitos imigrantes, mais por questões das burocracias e as fiscalizações serem mais intensas.

    Tenho vislubrado ir para os estados do norte.

    Enfim..

    O que vc me diria e/ou aconselharia?

    Desde já muito obrigado

    Att

    Lucas

  46. Eu com 18 anos ai nos EUA eu posso comprar Casa, Carro… Alugar Casa, apartamento, estúdio, quarto, carro.. reservar hotel…
    abrir conta em banco, cartão…

    eu tenho o desejo de ir com visto de turista, no 4° ou 3° mês aplicar o de estudante de linguá inglês como segunda linguá. com isso eu terei mais um tempo la legalmente certo? apos eu aplicar o visto estudante eu posso tirar habilitação certo?

    Primeira vez aqui no seu blog, gostei muito, vou continuar dando umas passadinhas aki!

  47. Olá Juarez. Se você tem dinheiro para pagar tudo à vista, casa e carro sem problemas. Abrir conta em banco, também sem problemas. Para alugar apartamento sozinho você vai precisar ter histórico trabalhista, bom credit score aqui (o que você não tem) ou dar bastante dinheiro adiantado. Reservar hotel, vai depender do hotel, em alguns a idade mínima é 18 mas há outros que a idade mínima é 21 e até 25.

    Se você quer morar aqui definitivamente, sua rota não faz sentido. É melhor estudar para uma profissão de alta demanda no Brasil e conseguir um visto de trabalho na dita profissão. Sim, vai demorar mais, mas valerá muito mais a pena pois pelo menos você terá uma rota imigratória. Lembre-se que como turista e como estudante você não pode trabalhar, e o que vale para a imigração é sua intenção, ou seja, turista vem para turistar, estudante para estudar e mudança de status dentro do país de turista para estudante não é algo garantido. Pense nisso e sucesso!

  48. olá!
    estou em uma posição que nunca imaginei estar nela.tenho 3 filhos 17,14e 12 minha filha de 14 quer ir fazer intercâmbio na Espanha tudo bem eu não vou impedir como nossa amiga falou matar os sonhos dos filhos .Deus me livre eu sei oque é isso pois os meus pais mataram os meus ! so que estou com um grande problema a minha filha de 12 quer ir fazer o ensino médio nos EUA ela esta hoje com no sexto ano tem 3 anos a frente para programar ,so não sei como fazer isso ,sou totalmente leiga nesse assunto ela quer conseguir uma bolsa para o ensino médio .o meu medo é deixar uma menina de 15 anos é a idade que ela vai ter daqui a três anos é morar na casa de outras famílias vou dizer bem a verdade sou meia paranoica com tenho muito medo de minha filhar ser estrupada na casa de outras famílias ou ser traficada !tá pode dizer que sou doida ,mais tudo isso está me deixando meia lelê so que não falo para elas! se alguem puder me ajudar agradeço com dicas

  49. Vdd,eu contei para minha familia e alguns amigos sobre meu sonho,todos riram da minha cara e eu me senti um pouco mal por isso.

  50. Se é seu sonho, corra atrás, faça amizades com pessoas que tem objetivos similares ao seu e não dê ouvidos a pessoas (sejam familiares, amigos ou simplesmente conhecidos) que:

    1. não entendem como as coisas são para vir para cá, seja por ignorância ou qualquer outro motivo e que
    2. te colocam pra baixo.

    Sucesso!

Faça parte da conversa: