*Este artigo foi inicialmente publicado no dia 1 de maio de 2013, esta e uma versão revisada.
Cinco de maio está chegando aí e para quem não sabe, esse feriado celebrado no México é também comemorado aqui nos EUA. Embora o feriado se concentre na cultura mexicana, não são somente mexicanos que aqui vivem ou seus descendentes que participam das celebrações.
Esse feriado, afinal, é mais um ótima desculpa para ir aos bares e saborear comidas com influência mexicana, já que os bares (assim como no dia de St. Patrick) costumam encher no dia cinco de maio e nos dias próximos.
Mas o que você provavelmente encontrará em fiestas de cinco de mayo nos EUA?
Guacamole
Um dos pratos mais consumidos no 5 de maio é o guacamole, o guacamole é uma salada de abacate. Para se ter uma ideia da popularidade do prato, só no dia 5 de maio aqui nos EUA são consumidos em torno de 38 milhões de quilos de abacate.
Que tal experimentar o famoso guacamole? Vai aí uma receita do guacamole tradicional.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 3 abacates médios descascados e sem os corações.
- 1.3 de xícara de chá de cebola picada bem fininha.
- 3 colheres de sopa de coentro fresco picadinho.
- 1 metade ou uma inteira pimenta jalapeno cortada sem sementes ,
- 1.2 colher de chá de molho picante.
- 1.2 colher de chá de sal de cozinha.
- 3.4 de colher de chá de cominho em pó.
- 1 dente de alho amassado e bem picadinho.
- 1 tomate médio sem sementes picado.
Modo de Preparo
Em uma tigela de preferência de cerâmica, coloque os abacates descascados e sem os caroços, combine com o suco de limão e amasse bem com um garfo.
Coloque os outros temperos em cima da mistura e mexa bem. Deixe descansar por cerca de 1 hora em temperatura ambiente antes de servir, ou 2 ou 3 horas na geladeira se preferir servir gelado.
Dica:
Sirva guacamole como aperitivo no almoço, acompanhado com tortilha de milho ou chips.
Bom Apetite!
Além das margaritas e comidas típicas do México, o jogo da piñata cheia de doces ou prêmios, danças e bandas mexicanas e competições para ver quem come mais pimentas são algumas das atrações das celebrações.
Mesmo se você não conhece ninguém aqui ou não foi convidado para nenhuma fiesta, se você quiser participar das celebrações é só ir ao bar mais perto da sua casa, que você vai se divertir para caramba! 😉
Olá. Achei seu Blog por acaso. Muito bom. Seu pensamento está sintonizado com o meu. Tenho muita vontade de cair fora daqui. O Brasil, aquele país eternamente emergente, vai de mal a pior. Educação para os filhos abaixo da crítica. Violência insuportável. Agora estão querendo “importar” médicos cubanos. A medicina que já não era lá essas coisas vai para o buraco de vez. Sem falar na careza das coisas. Vejo amigos voltando do exterior e contando sobre o preço das coisas. É de babar. realmente o brasileiro conseguiu transformar um presente da natureza numa lambança continental. E o que e pior: o povo ainda é extremamente orgulhoso a ponto de não aceitar qualquer crítica. Feliz para aqueles que cedo se mandaram…
Olá Gerson,
Obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog! É realmente, os preços são muito diferentes mesmo. Costumava recomendar que os turistas fizessem mais coisas além de compras por aqui, até que voltei para o Brasil e vi os preços atuais das coisas. Agora entendo mais o lado deles nesse sentido. Incrível! Tudo subiu! E sim, a sensibilidade do ego de alguns e a incapacidade de tirar as vendas dos próprios olhos é inacreditável rsrs