Cultura Americana, Curiosidades, Dicas de viagem

Comida Mexicana Nos EUA

comida mexicana EUA
by alanenglish via flickr

Embora muitos americanos não saibam diferenciar brasileiros de hispânicos e pensem que além de falarmos espanhol que nossa culinária é a mesma coisa, nós sabemos que a história é bem diferente.

Se você mora nos Estados Unidos, você já passou pela situação de sair com amigos americanos para comer, vocês optam por comida mexicana e eles esperam que você saiba explicar exatamente o que é o quê no menu do restaurante? Mesmo quando eles sabem que você não é mexicano?

Vou dizer uma coisa, não sei se a culinária mexicana é algo que “pegou”no Brasil tanto quanto aqui (americanos amam a culinária mexicana, inclusive ela é uma das cozinhas estrangeiras mais apreciadas por aqui em nível geral – algo interessante se levarmos em consideração como americanos costumam ser ressabiados com tudo que é estrangeiro, até comida) mas a probabilidade é que um californiano ou texano saiba mais sobre comida mexicana ou pseudo-mexicana (como o tex-mex) do que brazucas.

Mas se você é aventureiro no quesito paladar, quer experimentar o sabor mexicano e quer ter algum conhecimento básico sobre isso veja a lista abaixo:

Tortilla chips:

Salsa and Chips
By texascooking via flickr (CC BY-NC-ND 2.0)

Essa é fácil, chips de farinha de milho sem sabor algum. Para ser servido com diferentes salsas e/ou guacamole. Para fazer em casa é só cortar e fritar as rodelas de tortilla.

As Salsas:

chips and salsa

Salsas são molhos que acompanham os mais variados pratos mexicanos. Há alguns que sempre aparecem, tais quais a salsa (às vezes chamada de salsa roja) que é o básico de molho mexicano com tomates cozidos, pimientas, cebola, alho e coentro, salsa verde (purê de tomatillos verdes frescos ou cozidos e ervas picadas), pico de gallo (tomate fresco, cebola e pimentas picadas). Todo cuidado é pouco com as salsas. Você pode olhar a salsa verde e pensar que ela é menos ardida do que a salsa roja, mas é o oposto. Mas pimenta não é motivo para deixar de visitar restaurantes mexicanos, já que aqui todos eles listam a intensidade das pimentas usadas nos pratos.

Guacamole:

Guacamole
by ilovememphis via flickr (CC BY-ND 2.0)

Qualquer salsa (veja acima) com abacate na mistura.

Jalapeño e habanero:

comida mexicana nos EUA
by jeffreyww via flick

Se você não gosta de comidas apimentadas fique longe das famosas pimentas mexicanas chamadas de jalapeño e de habanero. Essa última é mais forte que uma malagueta e o jalapeño menos ardido.

 Refried beans (frijoles refritos):

Refried Beans from El Trompo

Basicamente tutu de feijão posteriormente assado ou frito. Uma delícia.

Tostada:

Tostada

Tortilla frita usada como base para pratos mexicanos. Como um taco frito com o recheio por cima.

Chalupa:

Quase a mesma coisa que uma tostada. Compare a foto da tostada acima com a gordita mais abaixo.

Empanadas:

Saturday Morning Market in St. Petersburg

 

Fácil também. Doces ou salgadas. Parecida com nosso pastél mas diferente. Veja como nesse outro post.

Nachos:

Nachos
By nebulux76  via flickr (CC BY 2.0)

Nada mais nada menos do que um monte de tortillas chips cobertas por queijo e pimenta jalapeño.

Fajitas:

Fajitas
By nebulux76  via flickr (CC BY 2.0) 

Esse prato não é necessáriamente mexicano mas pertencente à culinária tex-mex (culinária texana com influência mexicana). Basicamente pedaços de carne grelhada, para serem comidas com (mais uma vez) tortillas de farinha de milho e com acompanhamentos diversos, tais quais arroz, feijão e vegetais. Cuidado com fajitas em restaurantes, elas costumam ser servidas em uma frigideira super quente sobre a mesa.

Chimichanga:

Chimichanga
By Roger Penguino via flickr (CC BY-NC-SA 2.0) 

Outro prato tex-mex, pegue um burrito, frite-o e coloque num prato com arroz e refried beans. Voilà, você tem uma chimichanga.

Quesadillas:

Quesadillas

Duas tortillas com queijo derretido, carne e molhos  dentro. Geralmente a quesadilla é cortada em pequenas fatias como uma pizza.

Gorditas:

gorditas
By bunchofpants  via flickr (CC BY-NC-SA 2.0)

Uma torta de carne só que frita. Super gordurosa por sinal.

Tacos:

Tacos
By YardSale  via flickr (CC BY-NC-SA 2.0)
hard taco shell
By The_Smiths  via flickr (CC BY-NC 2.0) 

Tortillas de farinha de milho (supresa!) com recheios variados, geralmente carne. É como se fosse uma panqueca mais consistente, aberta ao invés de enrolada. Há dois tipos de tacos, hard e soft, cada um deles indicando a consistência da tortilla. Nas imagens acima, o primeiro tipo de taco é feito com soft shells, o segundo com hard shells.

Burritos:

burrito
By Analog Weapon via flickr (CC BY-NC-SA 2.0)

Esse é o taco enrolado tamanho gigante, quem nem uma panqueca. Perfeito para quem está com bastante fome e mais fácil de comer do que um taco.

Enfim, a culinária mexicana possui pratos apimentados e muitos brazucas não estão acostumados com isso, leve esse pequeno detalhe em consideração na hora de fazer seu pedido em restaurantes mexicanos que sua língua agradecerá 😉

Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

6 comentários sobre “Comida Mexicana Nos EUA

  1. Lu, desculpa estar postando aqui mas ai minha duvida, minha única forma de ir pros EUA e, digamos, “viver” um pouco como americano, é o intercâmbio de trabalho, em hotéis, resorts, etc…
    Voce indica, ou sabe de alguma agencia boa pra esse tipo de intercâmbio?
    E qual o estado mais adequado pro meu perfil, jovem, 21 anos and single of course.
    Obrigado Lu

  2. Lucas,

    Não sei se a EF ( a qual tem link no nosso blogroll – no fim da coluna direita do blog) oferece esse tipo de intercâmbio. Veja o site deles. Mas recomendo que vc faça uma pesquisa online com o maior número de agências possíveis e compare tudo entre elas para escolher a melhor para seu caso e bolso. Procure se informar diretamente com outros brazucas que fizeram intercâmbios aqui através deles tbm para saber se a agência é confiável.

    Escrevi sobre como descobrir qual melhor região, estado e cidade americana escolher para cada tipo de caso, faça uma pesquisa pelos posts do blog. Afinal de contas, ninguém melhor do que vc mesmo para saber quais são suas necessidades que vc considera essênciais em uma cidade.

    Boa sorte!

  3. minha impressao sobre comidas e` q eles sao muito abertos com relacao a comida estrangeira, nao so` a mexicana. Alias amo burritos de paixao.

  4. Ira,

    É que a mexicana, chinesa e italiana ainda são as cozinhas estrangeiras que dominam… Nem todo americano tem um paladar aventureiro para comida tailandesa, alguns sequer para comida japonesa, por exemplo, rsrs Isso também vai depender da cidade onde eles moram e o que ela tem a oferecer nesse quesito e onde eles cresceram, as tradições das famílias deles e etc.

  5. Acredito que uma dica boa pra quem não gosta da pimenta da comida mexicana.. é comer comida cubana. Os nomes são diferentes, mas tem muita coisa parecida. E o bom pra quem gosta de prato grande, normalmente comida cubana tem porções bem grandes e não tem pimenta.

  6. Comida mexicana e eu não nos damos muito bem . Me dá uma uma dor de barriga terrivel !!!

Faça parte da conversa: